main-banner

Jurisprudência


STF Rcl 1947 AgR / DF - DISTRITO FEDERAL AG.REG.NA RECLAMAÇÃO

Ementa
RECLAMAÇÃO. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO. NÃO-OBSERVÂNCIA DO ART. 37, X, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ALEGADA OBRIGAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ENVIAR PROJETO DE LEI PROMOVENDO A REVISÃO DE REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES FEDERAIS COM BASE EM ÍNDICES REAIS DE INFLAÇÃO. Decisão que, ao determinar fosse dada ciência ao Presidente da República de sua mora no cumprimento do mencionado dispositivo constitucional, não impôs uma obrigação de fazer ao Chefe do Executivo federal e nem, muito menos, estabeleceu o dever de observar determinado índice inflacionário quando da remessa ao Congresso Nacional de projeto de lei versando a matéria sob enfoque. Agravo regimental desprovido.
Decisão
O Tribunal negou provimento ao agravo. Decisão unânime. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Celso de Mello e Carlos Velloso, e, neste julgamento, o Senhor Ministro Marco Aurélio, Presidente. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Ilmar Galvão, Vice-Presidente. Plenário, 29.11.2001.

Data do Julgamento : 29/11/2001
Data da Publicação : DJ 01-02-2002 PP-00087 EMENT VOL-02055-01 PP-00063
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : AGTE. : PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - PDT ADVDOS. : RONALDO JORGE ARAUJO VIEIRA JUNIOR E OUTROS AGTE. : PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT ADVDOS. : LUIZ ALBERTO DOS SANTOS E OUTROS AGDO. : PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão