main-banner

Jurisprudência


STF Rcl 2848 / CE - CEARÁ RECLAMAÇÃO

Ementa
FINANCEIRO. RECLAMAÇÃO. ORDEM DE SEQÜESTRO DE VERBAS PÚBLICAS. PRECATÓRIO. QUEBRA DE ORDEM CRONOLÓGICA. ACORDO JUDICIAL. ALEGAÇÃO DE OFENSA À AUTORIDADE DA ADI 1.662. A ausência de inclusão das verbas relativas a precatório no orçamento e o pagamento irregular não se equiparam à quebra da ordem cronológica da solução dos débitos, consoante entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal por ocasião do julgamento da ADI 1.662. Ordem de seqüestro de verbas públicas fundada em quebra de ordem cronológica, consistente no pagamento antecipado de crédito programado para quitação posterior ao crédito das interessadas, em virtude da realização de acordo judicial. Constrição que não se funda em simples inadimplemento. Ausência de ofensa à autoridade da decisão proferida no julgamento da ADI 1.662. Reclamação julgada improcedente.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente a reclamação, nos termos do voto do relator. Votou a Presidente. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Nelson Jobim (Presidente), Celso de Mello, Carlos Velloso e Cezar Peluso. Presidiu o julgamento a Senhora Ministra Ellen Gracie (Vice-Presidente). Plenário, 27.10.2005.

Data do Julgamento : 27/10/2005
Data da Publicação : DJ 24-02-2006 PP-00007 EMENT VOL-02222-01 PP-00145
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. JOAQUIM BARBOSA
Parte(s) : RECLTE.(S) : ESTADO DO CEARÁ ADV.(A/S) : PGE-CE - JOÃO RÉGIS NOGUEIRA MATIAS RECLDO.(A/S) : PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ INTDO.(A/S) : ODETE MEDEIROS MARQUES
Mostrar discussão