- Anúncio -
main-banner

Jurisprudência


STF Rcl 345 / DF - DISTRITO FEDERAL RECLAMAÇÃO

Ementa
1. INTERESSE DE AGIR - RECLAMAÇÃO - SUSPENSÃO DO PROCESSO -EFEITO. O SIMPLES FATO DE O JUÍZO HAVER SUSPENSO O PROCESSO EM QUE PROFERIDA A DECISÃO QUE SE ALEGA CONFLITANTE COM O PROVIMENTO EMANADO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ISTO ATÉ QUE SEJA JULGADO RECURSO DE REVISTA, NÃO IMPORTA NA INEXISTÊNCIA DO INTERESSE DE AGIR NA VIA DA RECLAMAÇÃO. DIVERSOS SÃO OS OBJETOS DAS MEDIDAS JUDICIAIS, BEM COMO OSTRIBUNAIS COMPETENTES PARA JULGA-LAS. 2. RECLAMAÇÃO - DECISÃO SINGULAR X DECISÃO DO COLEGIADO - DISCREPANCIA. SE O COLEGIADO, APRECIANDO RESCISÓRIA AJUIZADA CONTRA DECISÃO SINGULAR, CONCLUI QUE DETERMINADO TEMA NÃO FOI OBJETO DE EXAME, IMPOSSIVEL E POTENCIALIZAR UMA SIMPLES REFERENCIA. DO QUADRO EXSURGEQUE A QUESTÃO FOI VERSADA DE MODO IMPROPRIO, SENDO APARENTE O CONFLITO.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal julgou improcedente a reclamação. Impedido o Ministro Moreira Alves. Falaram: pelo reclamante, o Dr. Jurandir Fernandes de Souza e pelo interessado, o Dr. Leonardo Greco. Plenário, 27.11.1991.

Data do Julgamento : 27/11/1991
Data da Publicação : DJ 30-09-1994 PP-26164 EMENT VOL-01760-01 PP-00055
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : RCLTE. : BANCO DO BRASIL S.A. ADVS. : CLEBER JOSÉ DA SILVA E OUTROS RCLDO. : TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO INTERESSADO: PEDRO URMAN ADVS. : MARISA SCHÜTZER DEL NERO POLETTI E OUTROS