main-banner

Jurisprudência


STF Rcl 449 / SP - SÃO PAULO RECLAMAÇÃO

Ementa
- Reclamação. Julgamento do STJ no Recurso Especial n.º 29.101-3/SP, em oposição ao julgamento proferido por esta Corte nos autos do Recurso Extraordinário n.º 100.397-9/SP. 2. Execução baseada em título não vencido. Processo extinto. Honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor da causa. 3. Assentado, no STJ, que o valor da causa não poderia ser outro senão o do principal e acessórios da dívida sobejante. 4. Acórdão reclamado que refoge da compreensão do julgado do STF que extinguiu o processo de execução, porque nenhuma das três notas promissórias com que instruída a súplica possuía condições de exigibilidade. Valor dado à causa, inicialmente: o dos três títulos e seus acréscimos. 5. Reclamação conhecida e julgada procedente.
Decisão
O Tribunal conheceu da reclamação e a julgou procedente, considerado o pedido formulado e o voto do Relator, cassando o acórdão proferido pelo Superior Tribunal de Justiça. Decisão unânime. Impedido o Senhor Ministro Sepúlveda Pertence. Falou pela reclamante o Dr. José Guilherme Villela. Presidiu o julgamento, sem voto, o Senhor Ministro Marco Aurélio. Plenário, 21.03.2002.

Data do Julgamento : 21/03/2002
Data da Publicação : DJ 24-05-2002 PP-00055 EMENT VOL-02070-01 PP-00001
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : RECLTE. : CENTRAL PAULISTA ACUCAR E ALCOOL LTDA ADVDOS. : JOSÉ GUILHERME VILLELA E OUTROS RECLDO. : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA INTDO. : COOPERATIVA DE PRODUTORES DE CANA, AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO DE SÃO PAULO - COPERSUCAR ADVDOS. : ROBERTO FERREIRA ROSAS E OUTROS
Mostrar discussão