main-banner

Jurisprudência


STF Rcl 499 / MG - MINAS GERAIS RECLAMAÇÃO

Ementa
CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL E TRABALHISTA. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DECISÃO DE T.R.T. AGRAVO DE INSTRUMENTO. I. - O RECURSO EXTRAORDINÁRIO INTERPOSTO DE ACÓRDÃO DO TRT DA 3. REGIAO, QUE NEGOU PROVIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO APRESENTADO CONTRA DECISÃO DO JUIZ PRESIDENTE DA JCJ DE ITAJUBA, QUE NEGOU SEGUIMENTO A AGRAVO DE PETIÇÃO, NÃO FOI ADMITIDO. DESSA ÚLTIMA DECISÃO FOI INTERPOSTO AGRAVO DE INSTRUMENTO PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. CABIVEL OU NÃO O RECURSO EXTRAORDINÁRIO, NÃO PODERIA O RECLAMADO DEIXAR DE ENCAMINHAR O AGRAVO A CORTE SUPREMA, DADO QUE SOMENTE A ESTA CABE APRECIA-LO E JULGA-LO. TENDO SIDO INTERCEPTADA A SUA REMESSA AO S.T.F., HOUVE USURPAÇÃO DA COMPETÊNCIA DESTA CORTE. II. - RECLAMAÇÃO JULGADA PROCEDENTE. .
Decisão
Por votaçãounânime, o Tribunal julgou procedente a reclamação e determinou o processamento do agravo de instrumento, nos termos do voto do Relator. Ausentes, ocasionalmente, os Ministros Celso de Mello e Octavio Gallotti, Presidente. Presidiu o julgamento o Ministro Sepúlveda Pertence, Vice-Presidente. Plenário, 15.02.1995.

Data do Julgamento : 15/02/1995
Data da Publicação : DJ 31-03-1995 PP-07772 EMENT VOL-01781-01 PP-00065
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CARLOS VELLOSO
Parte(s) : RECLTE. :BANCO NACIONAL S/A ADVS. :HUMBERTO BARRETO FILHO E OUTROS RECLDO. :VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIONAL
Mostrar discussão