main-banner

Jurisprudência


STF RE 127533 AgR / SP - SÃO PAULO AG.REG.NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO - ATUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - QUADRO FATICO - SOBERANIA DAS CORTES DE ORIGEM. NA APRECIAÇÃO DA PERTINENCIA DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONSIDERA-SE O QUADRO FATICO REVELADO PELO ACÓRDÃO QUE SE PRETENDE ALVEJAR. A VERDADE FORMAL SOBREPOE-SE A REAL, NÃO SENDO DADO AO ÓRGÃO JULGADOR ADENTRAR A INSTRUÇÃO DO PROCESSO PARA, COMO QUE A MERCE DO CONFLITO COM O TEXTO CONSTITUCIONAL. NISTO ESTA A ESSENCIA DA ATUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO JULGAMENTO DOS EXTRAORDINÁRIOS. PROCEDE-SE A COTEJO CONSIDERADA A PROPRIA PECA IMPUGNADA. AS CORTES DE ORIGEM GOZAM DE SOBERANIA NO CAMPO FATICO, SENDO CERTO QUE POSSIVEIS DISCREPANCIAS ENTRE O QUE ASSENTADO E OS ELEMENTOS PROBATORIOS DOS AUTOS NELAS DEVEM SER QUESTIONADAS E AFASTADAS.
Decisão
A Turma, por maioria, vencidos os Srs. Ministros Aldir Passarinho e Célio Borja, negou provimento ao agravo regimental. 2ª. Turma, 13.11.90.

Data do Julgamento : 13/11/1990
Data da Publicação : DJ 12-04-1991 PP-04160 EMENT VOL-01615-02 PP-00206
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : AGTES.: CELSO CARVALHO E OUTROS ADV.(A/S): JOÃO BERNARDINO GARCIA GONZAGA AGDO: ESTADO DE SÃO PAULO ADV.: DORA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS E OUTROS
Mostrar discussão