main-banner

Jurisprudência


STF RE 146740 ED-ED / MG - MINAS GERAIS EMB.DECL.NOS EMB.DECL.NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DESERÇÃO. PROVA FORMAL DE INTIMAÇÃO DA EMBARGADA PARA EFETIVAÇÃO DO PREPARO. JUNTADA EXTEMPORANEA. EMBARGOS REJEITADOS. DOCUMENTO JA EXISTENTE, QUE NÃO ERA IGNORADO PELA PARTE NEM ERA DE DIFICIL OBTENÇÃO PARA SER APRESENTADO EM TEMPO HABIL, ANTES DO JULGAMENTO DA LIDE, NÃO PODE SER ACOLHIDO COMO FATO NOVO, CAPAZ DE ALTERAR O JULGAMENTO DO RECURSO. OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OBJETIVAM ESCLARECIMENTOS SOBRE OBSCURIDADE, DUVIDA OU CONTRADIÇÃO OBSERVADAS NO ACÓRDÃO, BEM COMO RECLAMAR O PRONUNCIAMENTO ACERCA DE ALGUM PONTO SOBRE O QUAL O TRIBUNAL DEVIA PRONUNCIAR-SE E NÃO O FEZ. SE NÃO SE PRETENDEU SANAR TAIS DEFICIENCIAS, MAS, SIM, APRESENTAR DOCUMENTO QUE NÃO FORA PRODUZIDO NO MOMENTO OPORTUNO, POR DESIDIA OU NEGLIGENCIA DO EMBARGANTE, O RECURSO NÃO PODE SER ACOLHIDO. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS.
Decisão
Por unanimidade, a Turma rejeitou os embargos de declaração. Ausente, ocasionalmente, o Senhor Ministro Francisco Rezek. 2ª Turama, 15.12.1995.

Data do Julgamento : 15/12/1995
Data da Publicação : DJ 12-04-1996 PP-11076 EMENT VOL-01823-03 PP-00442
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : EMBTE. : UNIÃO FEDERAL ADV. : PFN - SILVIA MARIA CARCEIRO RIBEIRO EMBDA. : SANTIAGO E COMPENHIA LTDA ADVS. : LUIZ ALBERTO BETTIOL E OUTROS
Mostrar discussão