main-banner

Jurisprudência


STF RE 166776 / SP - SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. LIQÜIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL DE INSTITUIÇÃO BANCÁRIA. CESSAÇÃO. LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA FISCALIZAR OS ATOS PRATICADOS PELA NOVA GESTÃO. INEXISTÊNCIA. 1. A legitimidade do Ministério Público para fiscalizar os atos de instituição financeira perdura enquanto couber ao Banco Central do Brasil, por intermédio de liqüidante, a responsabilidade pela administração da entidade liqüidanda. 2. Exaurido o regime de intervenção extrajudicial, cessa também a legitimidade ad causam do Parquet, quer como custos legis, quer na condição de autor, visto que a empresa retoma a autogestão de seus negócios. Recurso extraordinário não conhecido.
Decisão
A Turma, por unanimidade, não conheceu do recurso. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Néri da Silveira e Nelson Jobim. Presidiu, este julgamento, o Senhor Ministro Carlos Velloso. 2ª Turma, 02.03.99.

Data do Julgamento : 02/03/1999
Data da Publicação : DJ 04-06-1999 PP-00017 EMENT VOL-01953-01 PP-00189
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : RECTE. : MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL RECDO. : DEZENOVE DE NOVEMBRO EMPREENDIMENTOS S/A ADVDOS. : WANDERLEY BONVENTI E OUTRO
Mostrar discussão