main-banner

Jurisprudência


STF RE 174742 / PR - PARANÁ RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
TETO CONSTITUCIONAL. CF, ART. 37, XI. PROCURADOR DO ESTADO. PERCEPÇÃO DE PROVENTOS EQUIVALENTES AO DE SECRETÁRIO DE ESTADO, ALÉM DE GRATIFICAÇÕES, ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO E VERBA DE REPRESENTAÇÃO DE GABINETE. 1. Entendimento do SUPREMO - anterior à EC 19/98 e à EC 41/2003 - de que o adicional por tempo de serviço é vantagem de caráter pessoal excluída do limitador constitucional (ADI 14, CÉLIO BORJA). 2. Verbas relativas à natureza do cargo incluem-se no teto. Precedente (RE 218.465, GALLOTTI). Recurso conhecido e parcialmente provido.
Decisão
A Turma, por maioria, conheceu e deu parcial provimento ao recurso, cassando a segurança quanto às gratificações de serviço extraordinário e produtividade, de representação de gabinete e verba de representação, vencido o Ministro Marco Aurélio, que conhecia e dava provimento em maior extensão ao recurso.Redigirá o acórdão o Ministro Nelson Jobim. Presidiu, este julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim. Ausente, justificadamente, neste julgamento, a Senhora Ministra Ellen Gracie. 2ª Turma, 14.03.2006.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. NELSON JOBIM
Data da Publicação : DJ 23-06-2006 PP-00070 EMENT VOL-02238-02 PP-00264
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : RECTE. : ESTADO DO PARANÁ ADV. : JULIO CESAR RIBAS BOENG ADV. : CARLOS FREDERICO MARES DE SOUZA FILHO E OUTROS RECDO. : JOSÉ MANOEL DE MACEDO CARON ADV. : FRANCISCO DE PAULA XAVIER NETO
Mostrar discussão