main-banner

Jurisprudência


STF RE 195663 / SP - SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
TRIBUTÁRIO. ART. 5º DA LEI PAULISTA Nº 6.374/89. ICMS INCIDENTE SOBRE MERCADORIA IMPORTADA. Obrigação tributária insuscetível de ser cumprida mediante lançamento de débito na conta gráfica da contribuinte. Pelo sistema tributário em vigor, o que se contabiliza na referida conta é o crédito do ICMS pago na entrada da mercadoria, independentemente de sua origem, ou o débito pelas saídas, inexistindo hipótese de débito pela entrada. Acórdão que decidiu de acordo com essa orientação. Recurso que se conhece, mas que se nega provimento.
Decisão
- A Turma decidiu afetar o julgamento do recurso extraordinário ao Tribunal Pleno. Unânime. 1ª. Turma, 12.3.96. - Adiado o julgamento pelo pedido de vista do Ministro Marco Aurélio, depois do voto do Ministro Ilmar Galvão (Relator), conhecendo do recurso e negando provimento. Falou pela recorrente o Dr. Eduardo Domingos Bottallo. Ausentes, justificadamente, o Ministro Carlos Velloso, e, ocasionalmente, os Ministros Maurício Corrêa e Sepúlveda Pertence, Presidente. Presidiu o julgamento o Ministro Celso de Mello, Vice-Presidente (RISTF, art. 37, I). Plenário, 17.4.96. - O Tribunal, por votação majoritária, conheceu do recurso e lhe negou provimento, vencido o Ministro Marco Aurélio, que o conhecia e lhe dava provimento. Votou o Presidente. Ausente, justificadamente, o Ministro Nelson Jobim. Plenário, 13.8.97.

Data do Julgamento : 13/08/1997
Data da Publicação : DJ 21-11-1997 PP-60600 EMENT VOL-01892-05 PP-00946
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : RECTE. : FERRAMENTARIA DE PRECISAO SÃO JOAQUIM LTDA ADVDO. : MARCELO DE CARVALHO BOTTALLO E OUTROS RECDO. : ESTADO DE SÃO PAULO ADVDA. : ELIZABETH JANE ALVES DE LIMA
Mostrar discussão