main-banner

Jurisprudência


STF RE 201729 / ES - ESPÍRITO SANTO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
VENCIMENTOS - ESCALONAMENTO - SALÁRIO-MÍNIMO. Exsurge inconstitucional, porque conflitante com o inciso IV do artigo 7º e com o inciso XIII do artigo 37, lei estadual que prevê o escalonamento dos vencimentos da polícia civil - a partir de um por cento para o vencimento do agente de presídio de 1ª categoria e, no topo, de sete e meio por cento para o vencimento de delegado de polícia de categoria especial. Além de tratar-se de vinculação, tem-se que, ficando o vencimento do cargo situado na base da pirâmide aquém do salário-mínimo, ocorre automática complementação que acaba por repercutir em todos os demais vencimentos, tornando a oscilação do salário-mínimo fator genérico de indexação.
Decisão
Por unanimidade, a Turma conheceu do recurso e lhe deu provimento, nos termos do voto do Relator. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Presidente e Maurício Corrêa. Presidente o julgamento o Senhor Ministro Carlos Velloso. 2ª. Turma, 16.12.97.

Data do Julgamento : 16/12/1997
Data da Publicação : DJ 20-03-1998 PP-00018 EMENT VOL-01903-06 PP-01174
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : RECTE. : ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ADV. : CIBELE VIERA MACHADO DE MORAES RECDO. : CELSO FELIPE FERRARI E OUTROS ADV. : AUGUSTO DA COSTA OLIVEIRA NETO E OUTRO
Mostrar discussão