main-banner

Jurisprudência


STF RE 202489 / TO - TOCANTINS RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. DECISÃO PROFERIDA EM AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ANULAÇÃO DO EDITAL. O Pleno do Supremo Tribunal Federal, ao julgar a ADI 598-4, declarou a inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 157/90 e do Decreto nº 1.520/90 e, em conseqüência, anulou o edital do concurso público que, com base nesses diplomas, conferia pontos aos candidatos portadores do título de "Pioneiro do Tocantins". Recurso extraordinário conhecido e provido.
Decisão
Decisão: O Tribunal, por maioria, vencidos os Senhores Ministros Marco Aurélio (Relator) e Sepúlveda Pertence, conheceu e deu provimento ao recurso extraordinário, para cassar a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, proferida nos autos do Mandado de Segurança nº 790/93, que anulou o Decreto nº 9.191/93, cassando, em consequência, a liminar concedida nos autos da Petição nº 1.687-TO, requerida pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins. Votou o Presidente. Redigirá o acórdão o Senhor Ministro Maurício Corrêa. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Celso de Mello. Falaram, pelo recorrente, o Dr. Leonardo Fregonesi Júnior, Procurador do Estado, e, pelo recorrido, o Dr. Luiz Rafael Mayer. Plenário, 14.10.99.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. MAURÍCIO CORRÊA
Data da Publicação : DJ 11-10-2001 PP-00018 EMENT VOL-02047-03 PP-00504
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : RECTE. : ESTADO DO TOCANTINS ADVDO. : SEBASTIÃO ALVES ROCHA RECDO. : SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICOS DO ESTADO DO TOCANTINS ADVDO. : GLAUCIO LUCIANO CORAIOLA ADVDO. : LUIZ RAFAEL MAYER
Mostrar discussão