main-banner

Jurisprudência


STF RE 217422 / ES - ESPÍRITO SANTO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
VENCIMENTOS. GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO DE CHEFIA. INCORPORAÇÃO. ESTABILIDADE FINANCEIRA. DESIGNAÇÃO PARA NOVA FUNÇÃO. ART. 37, CAPUT E INC. XIV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. O aresto recorrido, ao garantir a percepção da vantagem do cargo comissionado tido como correspondente àquele anteriormente exercido pelos recorridos, afastou a aplicação de dispositivo de lei local (art. 27 da Lei nº 3.477/82), que acena com a possibilidade de opção no caso do funcionário beneficiário da estabilidade financeira, distanciando-se da legalidade. De outra parte, o critério de cálculo endossado pelo acórdão recorrido, permitindo que uma vantagem sob o mesmo título ou idêntico fundamento incorporada ao estipêndio seja considerada para integrar a base de cálculo da outra, é violador da proibição estabelecida no art. 37, inc. XIV, da Constituição, por representar um bis in idem. Recurso conhecido e provido.
Decisão
A Turma conheceu do recurso e lhe deu provimento, nos termos do voto do relator. Unânime. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Sydney Sanches. 1ª Turma, 15.06.99.

Data do Julgamento : 15/06/1999
Data da Publicação : DJ 05-11-1999 PP-00028 EMENT VOL-01970-06 PP-01111
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : RECTE. : ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ADVDA. : PGE-ES - ROSA MARIA ASSAD GOMEZ RECDOS. : JOSÉ GILBERTO BARROS FARIA E OUTROS ADVDOS. : VERDEVAL FERREIRA E OUTRO
Mostrar discussão