main-banner

Jurisprudência


STF RE 76229 / MG - MINAS GERAIS RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
O CÓDIGO CIVIL IMPÕE O REGIME DA SEPARAÇÃO DE BENS AO CONJUGE SUPERSTITE, QUE TIVER FILHO DO PRIMEIRO LEITO, "ENQUANTO NÃO FIZER INVENTARIO DOS BENS DO CASAL (ART. 225) E DER PARTILHA AOS HERDEIROS" (INC. XIII, DO ART. 183). O LEGISLADOR TEVE EM VISTA RESGUARDAR A SITUAÇÃO DOS FILHOS, EVITANDO A CONFUSAO DO PATRIMÔNIO DESTES COM O DO GENITOR, E DA NOVA PROLE, DIANTE DA CONTRAÇÃO DE NOVAS NUPCIAS. DESDE QUE FORAM DADOS TODOS OS BENS A PARTILHA, DELIBERADA ESTA PELO JUIZ E FEITO O RESPECTIVO ESBOCO, SEM HAVER NO PRAZO LEGAL, QUALQUER IMPUGNAÇÃO DOS INTERESSADOS, EM PRINCÍPIO NENHUM DEVER RESTA AO PAI OU A MÃE, QUE PRETENDE CONTRAIR NOVO CASAMENTO. EM CONSEQUENCIA VALIDO E O REGIME DA COMUNHAO DE BENS NÃO OBSTANTE CELEBRADO O CASAMENTO MESES ANTES DE JULGADA A PARTILHA. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO, POREM NÃO PROVIDO.
Decisão
Conheceram do recurso, mas lhe negaram provimento. Unânime. Falaram: pelo recorrente, o Dr. Luiz carlos Pujol, e, pela recorrida, o Dr. Milton Barbosa. 1ª T., em 02.10.73.

Data do Julgamento : 02/10/1975
Data da Publicação : DJ 02-01-1974 PP-00014 EMENT VOL-00934-05 PP-01523
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. DJACI FALCAO
Parte(s) : RECTE.: CAIO EDUARDO JUNQUEIRA ADVS.: LUIZ CARLOS PUJOL E CARLOS ROBICHEZ PENNA RECDA.: HEBE PERRONE JUNQUEIRA ADV.: MILTON BARBOSA
Mostrar discussão