main-banner

Jurisprudência


STF RE 88876 / SP - SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DESERÇÃO. IMUNIDADE TRIBUTARIA DE ESTADO ESTRANGEIRO. 1.DESDE QUE NÃO SUSCITADO O PROBLEMA DA ISENÇÃO DE CUSTAS, POR SE TRATAR DE ESTADO ESTRANGEIRO, E DE SE REJEITAR PRELIMINAR QUE A INVOCA, EIS QUE A DISCUSSÃO EM TELA SUBSOME-SE NA TEMPESTIVIDADE, OU NÃO, DAS MESMAS. 2.O ESTADO ESTRANGEIRO, AO REQUERER PERANTE A INSTÂNCIA JUDICIAL, SUBMETE-SE A JURISDIÇÃO NACIONAL, DESPINDO-SE DE SUAS IMUNIDADES. 3.A FLUENCIA, "IN ALBIS", DO DECENDIO LEGAL PARA O PAGAMENTO DAS CUSTAS DEVIDAS AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, RESULTA NA DESERÇÃO DO RECURSO. 4.RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Decisão
Pediu vista o Ministro Decio Miranda, após o voto do Ministro Relator, rejeitando as preliminares suscitadas pelos Ministros Moreira Alves e Cordeiro Guerra, e não conhecendo do recurso. Falaram.: pelo Recte: o Dr. Sergio Dutra e pela Recda: o Dr. Sid h. Riedel de Figueiredo. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Antonio Neder. Presidência do Sr. Min. Xavier de Albuquerque. Ausente licenciado, o Sr. Ministro Leitão de Abreu. T. Pleno, 29.11.79. Não se conheceu do recurso, vencidos, em parte, os Ministros Moreira Alves, Cordeiro Guerra e Djaci Falcão. Votou o Presidente. T. Pleno, 01.02.80.

Data do Julgamento : 01/02/1980
Data da Publicação : DJ 27-02-1981 PP-01306 EMENT VOL-01201-03 PP-00760 RTJ VOL-00096-03 PP-01234
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. RAFAEL MAYER
Parte(s) : RECTE. : ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ADVS. : PAULO FAINGAUS BEDIN E SÉRGIO GONZGA DUTRA RECDA. : ISABEL BAKER RIBEIRO - (3ª INTERESSADA) ADVS. : SID H. RIEDEL DE FIGUEIREDO E OUTROS
Mostrar discussão