main-banner

Jurisprudência


STF RE 89459 / RS - RIO GRANDE DO SUL RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
INTERPELAÇÃO A QUE ALUDE O ARTIGO 1 DO DECRETO-LEI 745/69.NÃO E ELA EXIGIVEL PARA PROMESSAS DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL NÃO LOTEADO QUE NÃO FOI INSCRITA NO REGISTRO DE IMÓVEIS, NÃO SE TENDO O PROMITENTE VENDEDOR OBRIGADO A EFETUAR ESSE REGISTRO. NESSE CASO, SEM CULPA DO PROMITENTE COMPRADOR O DIREITO REAL A AQUISIÇÃO DIREITO ESSE QUE JUSTIFICA A DERROGAÇÃO, PELO CITADO DISPOSITIVO LEGAL, DA REGRA DE DIREITO COMUM CONCERNENTE A EFICACIA DA CLÁUSULA RESOLUTIVA EXPRESSA. AS PROMESSAS DE COMPRA E VENDA SEM TAL INSCRIÇÃO CONTINUA APLICAVEL O PRINCÍPIO, CONSAGRADO PELA JURISPRUDÊNCIA DO STF, ANTERIORMENTE AO CITADO DECRETO-LEI, DE QUE A CITAÇÃO CORRESPONDE A INTERPELAÇÃO PARA EFEITO DA PURGAÇÃO DA MORA OU RESCISAO DO CONTRATO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO.
Decisão
Conheceram do recurso e lhes deram provimento, vencidos os Srs. Ministro Decio Miranda e Cordeiro Guerra. - 2ª T., 22-08-78.

Data do Julgamento : 22/08/1978
Data da Publicação : DJ 06-10-1978 PP-07784 EMENT VOL-01110-03 PP-00974
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : RECTE.: PAULO JOAQUIM FERREIRA ADVS.: MARCO ANTONIO BANDEIRA MARTHA E OUTRO RECDO.: JOSÉ DIRCEU ALVES DOS SANTOS ADV.: JOÃO ANTOALCY GOMES
Mostrar discussão