main-banner

Jurisprudência


STF RE 91703 / SP - SÃO PAULO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Ementa
SENTENÇA NORMATIVA EM DISSIDIO COLETIVO. EMPREGADO ESTUDANTE: ABONO DE FALTAS. AFASTAMENTO DO EMPREGADO PARA O SERVIÇO MILITAR. ADICIONAL SOBRE HORAS EXTRAS EXCEDENTES DUAS AO DIA. I) SÃO INCONSTITUCIONAIS AS CLAUSULAS PERTINENTES AO ABONO DE FALTAS DO EMPREGADO ESTUDANTE PARA O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES ESCOLARES, BEM COMO A QUE GARANTE O EMPREGO AO TRABALHADOR QUE SE AFASTA PARA PRESTAR SERVIÇO MILITAR. II)NÃO PADECE DE INCONSTITUCIONALIDADE A CLÁUSULA QUE CONCEDE AO TRABALHADOR O ADICIONAL DE 30%, CALCULADO SOBRE O SALARIO-BASE ACRESCIDO DE 20%, E INCIDENTE NAS HORAS EXTRAS QUE EXCEDEM DE DUAS AO DIA. CONSTITUCIONALIDADE DAS DEMAIS CLAUSULAS. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO EM PARTE.
Decisão
Conheceu-se do recurso e se lhe deu parcial provimento, nos termos do voto do Ministro Rafael Mayer, vencidos, em parte, os Ministros Relator e Cordeiro Guerra. Votou o Ministro Presidente. Tribunal Pleno, 27.11.80.

Data do Julgamento : 27/11/1980
Data da Publicação : DJ 20-02-1981 PP-01059 EMENT VOL-01200-03 PP-00685 RTJ VOL-00097-01 PP-00352
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CUNHA PEIXOTO
Parte(s) : RECTE.: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS QUÍMICOS E PARA FINS INDUSTRIAIS E DA PETROQUÍMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ADVS.: LORETTA MARIA VELLETRI MURELLI E OUTROS RECDO.: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DE SANTO ANDRÉ ADVS.: JOSÉ FRANCISCO BOSELLI E OUTROS
Mostrar discussão