main-banner

Jurisprudência


STF RHC 67108 / ES - ESPÍRITO SANTO RECURSO EM HABEAS CORPUS

Ementa
'HABEAS CORPUS'. ESTUPRO. ALEGAÇÃO DE OCORRENCIA DE DECADENCIA. SE HÁ A NOTORIEDADE DA POBREZA DA VÍTIMA E DE SEU REPRESENTANTE LEGAL - E O ACÓRDÃO RECORRIDO AFIRMA QUE SEU ESTADO DE INDIGENCIA EMANA DOS AUTOS DE FORMA INDISCUTIVEL - E SE HOUVE A INEQUIVOCA MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DO REPRESENTANTE LEGAL NO SENTIDO DO PROCESSAMENTO CRIMINAL DO ACUSADO, TEM-SE QUE O DELITO DA MARGEM A AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA E QUE ESSA MANIFESTAÇÃO INEQUIVOCA CARACTERIZA REPRESENTAÇÃO. NÃO-OCORRENCIA, NO CASO, DA PRETENDIDA DECADENCIA. RECURSO ORDINÁRIO A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
Decisão
Indexação CABIMENTO, AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA, ESTUPRO, COMPROVAÇÃO, ESTADO DE POBREZA, VÍTIMA, REPRESENTANTE LEGAL, MANIFESTAÇÃO, VONTADE, ANDAMENTO, PROCESSO PENAL, INOCORRENCIA, DECADENCIA. PP2635,AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA DECADENCIA INOCORRENCIA Observação VOTAÇÃO: UNÂNIME. RESULTADO: IMPROVIDO. Número de páginas: 11. Alteração: 04/11/11, OJR.

Data do Julgamento : 19/12/1988
Data da Publicação : DJ 17-03-1989 PP-03608 EMENT VOL-01534-02 PP-00393
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : RECTE: CLEUDES LAURINDO DOS SANTOS ADV: ILACEIA NOVAIS RECDO: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Mostrar discussão