main-banner

Jurisprudência


STF RMS 21329 / SP - SÃO PAULO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
CONSTITUCIONAL. ELEITORAL. VOTOS EM BRANCO. ELEIÇÕES PROPORCIONAIS. QUOCIENTE ELEITORAL: DETERMINAÇÃO. Cod. Eleitoral, art. 106, parag. único. COMPATIBILIDADE COM A CONSTITUIÇÃO. I. - A norma inscrita no parag. único do art. 106 do Cod. Eleitoral, a dizer que "contam-se como validos os votos em branco para determinação do quociente eleitoral", não e incompativel com a Constituição vigente. II. - Precedentes do S.T.F. III. - Recurso improvido.::
Decisão
A Turma, por unanimidade, deliberou afetar ao Plenário o julgamento do presente feito, por indicação do Ministro Relator. 2ª Turma, 01.12.1992. Decisão: Por votação unânime, o Tribunal rejeitou questão preliminar suscitada da Tribuna, pelo advogado do recorrente, Dr. José Fernando Rocha, de impedimento dos Ministros Sydney Sanches e Presidente, por terem participado da elaboração da Resolução no Tribunal Superior Eleitoral, cuja inconstitucionalidade é argüida. Votou o Presidente. Em seguida, por maioria de votos, o Tribunal negou provimento ao recurso, vencidos os Ministros Marco Aurélio e Sepúlveda Pertence. Votou o Presidente. Falou pelo recorrente, o Dr. José Fernando Rocha. Plenário, 09.06.1993.

Data do Julgamento : 09/06/1993
Data da Publicação : DJ 22-10-1993 PP-22253 EMENT VOL-01722-02 PP-00248
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CARLOS VELLOSO
Parte(s) : RECTE. : RICARDO NAHAT ADVS. : RICARDO NAHAT E OUTROS RECDOS. : TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL-TSE TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL : DE SÃO PAULO PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA : BRASILEIRA - PSDB E OUTRO. ADV. : LUIZ SERGIO MODESTO
Mostrar discussão