main-banner

Jurisprudência


STF RMS 21771 QO / DF - DISTRITO FEDERAL QUESTÃO DE ORDEM NO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
QUESTÃO DE ORDEM. SEGURANÇA CONCEDIDA A TODOS OS RECORRENTES, SEM CONSIDERAÇÃO A DESISTENCIA MANIFESTADA POR UM DELES, CUJA PETIÇÃO, EM FACE DE LAPSO VERIFICADO NA INDICAÇÃO NUMERICA DO RECURSO, SÓ VEIO PARA OS AUTOS APÓS O JULGAMENTO. A DESISTENCIA DO RECURSO, CONTRARIAMENTE AO QUE SE DA COM A DESISTENCIA DA AÇÃO, E ATO QUE PRODUZ EFEITO PROCESSUAL IMEDIATO, INDEPENDENTEMENTE DE HOMOLOGAÇÃO (ART. 158 E PARAGRAFO ÚNICO DO CPC). ACÓRDÃO QUE, POR ISSO, AO DEFERIR SEGURANÇA A QUEM JA NÃO ERA PARTE NA RELAÇÃO PROCESSUAL, INCIDIU EM ERRO MATERIAL, SANAVEL DE OFICIO PELO JULGADOR, A TEOR DA NORMA DO ART. 463, I, DO CPC, APLICAVEL, POR ANALOGIA, AOS TRIBUNAIS. QUESTÃO DE ORDEM QUE SE ACOLHE PARA CORREÇÃO DA INEXATIDAO MATERIAL DO ACÓRDÃO, MEDIANTE A DECLARAÇÃO DE QUE O MANDADO DE SEGURANÇA DEFERIDO NÃO SE ESTENDE AO RECORRENTE ISTEFISON DE OLIVEIRA QUE, TEMPESTIVAMENTE, DESISTIU DO RECURSO.
Decisão
A Turma acolheu a questão de ordem no recurso em mandado de segurança, nos termos do voto do Relator. Unânime. 1ª Turma, 09.05.95.

Data do Julgamento : 09/05/1995
Data da Publicação : DJ 16-06-1995 PP-18218 EMENT VOL-01791-02 PP-00415
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : RECTE.: ISTEFISON DE OLIVEIRA E OUTROS ADVDO.: YVONE FERNANDES DA COSTA ASTOLPHI E OUTRO RECDA.: UNIÃO FEDERAL ADVDO.: ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO
Mostrar discussão