main-banner

Jurisprudência


STF Rp 1170 / RJ - RIO DE JANEIRO REPRESENTAÇÃO

Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº 672, DE 08.09.83, DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR SOBRE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (ART. 8ª, INC, XVII, LETRA "Q", E SEU PARÁGRAFO ÚNICO, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA). COMPETÊNCIA SUPLETIVA DO ESTADO-MEMBRO, SUBORDINANDO-SE ESTA À CLÁUSULA "RESPEITADA A LEI FEDERAL". A LEI ESTADUAL NÃO PODE DISCREPAR DA LEI FEDERAL QUE UNIFORMIZA O SISTEMA NACIONAL. RESGUARDO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA OFICIAL, INTEGRANTE DO SISTEMA NACIONAL DE ENSINO, NO PROVIMENTO DOS SEUS CARGOS DE DIREÇÃO MÁXIMA DEVE OBEDIÊNCIA ÀS DIRETRIZES E BASES TRAÇADAS PELO LEGISLADOR FEDERAL, COM SENTIDO BASTANTE AMPLO E COMPREENSIVO. SE A LEI FEDERAL DISPÕE QUE A DETERMINADOS ÓRGÃOS COLEGIADOS CABE ELABORAR AS LISTAS DE REITOR E VICE-REITOR, O ESTADO - ENTIDADE MANTENEDORA DA UNIVERSIDADE NÃO PODE SE CONTRAPOR A ESSE CRITÉRIO LIMITATIVO. POR OUTRO LADO, A ESCOLHA DE DIRETORES E VICE-DIRETORES DE UNIDADES UNIVERSITÁRIAS, E MAIS DOS DIRETORES DE CENTROS SETORIAIS MEDIANTE ELEIÇÃO DIRETA, TAMBÉM FOGE DA LEI DE DIRETRIZES E BASES, QUE PRESERVA O PRINCÍPIO DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA, NO SEU ART. 5º. REPRESENTAÇÃO JULGADA PROCEDENTE, IN TOTUM, POR MAIORIA DE VOTOS.
Decisão
Pediu vista o Ministro Néri da Silveira, depois dos votos dos Ministros Relator, Aldir Passarinho, Oscar Corrêa e Alfredo Buzaid, julgando procedente a Representação, e do voto do Ministro Francisco Rezek, julgando-a procedente, em parte. Falou pelos Repdos. o Dr. Eduardo Seabra Fagundes. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Moreira Alves. Plenário, 14.12.83. Decisão: Julgou-se procedente a Representação e declarou-se a inconstitucionalidade da Lei nº 672, de 8 de setembro de 1983 do Estado do Rio de Janeiro, vencidos, em parte, os Ministros Francisco Rezek e Néri da Silveira. Votou o Presidente. Plenário, 15.12.83.

Data do Julgamento : 15/12/1983
Data da Publicação : DJ 06-09-1984 PP-14330 EMENT VOL-01348-01 PP-00049
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. DJACI FALCÃO
Parte(s) : REPTE.: PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA REPDOS.: GOVERNADOR E ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mostrar discussão