STF Rp 891 / GB - GUANABARA REPRESENTAÇÃO
1) ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 42 E SEU PAR. ÚNICO, DA
LEI 2085-A, DE 05.09.72, DO ESTADO DA GUANABARA.
OS OFICIOS DE JUSTIÇA E DE NOTAS SÃO ÓRGÃOS DA FÉ PÚBLICA
INSTITUIDOS PELO ESTADO. QUER NO FORO JUDICIAL, SEJA NO CHAMADO FORO
EXTRA-JUDICIAL, DESEMPENHAM FUNÇÃO EMINENTEMENTE PÚBLICA. OS SEUS
TITULARES SITUAM-SE COMO SERVIDORES PUBLICOS.
AS CUSTAS CONCEITUADAS COMO ESPÉCIE DE TAXA, OU COM OUTRA
QUALIFICAÇÃO NA ORBITA JURÍDICA, CONSTITUEM, SEMPRE, NÃO HÁ NEGAR,
ESPECIAL RETRIBUIÇÃO DEVIDA AO ESTADO, EM RAZÃO DA PRESTAÇÃO DE
SERVIÇO PÚBLICO. DESDE QUE NÃO SE QUALIFICAM COMO RENDA PRIVADA
INFRUTIFERA E A ARGÜIÇÃO DE AFRONTA AS REGRAS INSCRITAS NOS ARTS.21,
INC.IV, 18, PAR. 2 E 2L, PAR. 2, INC.I, DA LEI MAGNA.
VITALICIEDADE E IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS CONSTITUEM GARANTIAS
FUNCIONAIS AUTONOMAS. NA PRIMEIRA NÃO SE CONTEM, NECESSARIAMENTE, A
SEGUNDA. EM CONSEQUENCIA, NÃO VINGA A ALEGAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE, ARRIMADA NO ART. 177, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
DE 1967, HOJE ART. 194 (EC N.1, DE 17.10.1969).
O FUNDAMENTO DE QUE HÁ VIOLAÇÃO DE DIREITO ADQUIRIDO, RESGUARDADO,
DE MODO ESPECIAL, PELA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA, ESCAPA
AO ÂMBITO DA REPRESENTAÇÃO. INTELIGENCIA DO ART. 119,I, LETRA 1, DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL. RESTA, DIANTE DA APLICAÇÃO DO ART. 42 E SEU
PAR. ÚNICO, EM FASE DO CASO CONCRETO, O EXAME DA ARGÜIÇÃO PERANTE O
ÓRGÃOLOCAL COMPETENTE. POR FIM, DESDE QUE AS REGRAS SOB APRECIAÇÃO
NÃO IMPORTAM E AUMENTO DE DESPESA, INOCORRE AFRONTA AO DISPOSTO NO
ART. 57 E SEU PAR. ÚNICO, LETRA A, DA LEI MAIOR.
II - ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 38 E SEU PAR. 1.
INFRUTIFERA, POR FORÇA DO QUE ESTABELECEM O ART. 57 DA CARTA
POLITICA E O ART 4 DA LEI 5621/70.
III - CONCLUSÃO: IMPROCEDENCIA DA ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
DOS ARTS. 42, PAR. ÚNICO, E 38 E SEU PAR. L, DA LEI N 2085-A.
Ementa
1) ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 42 E SEU PAR. ÚNICO, DA
LEI 2085-A, DE 05.09.72, DO ESTADO DA GUANABARA.
OS OFICIOS DE JUSTIÇA E DE NOTAS SÃO ÓRGÃOS DA FÉ PÚBLICA
INSTITUIDOS PELO ESTADO. QUER NO FORO JUDICIAL, SEJA NO CHAMADO FORO
EXTRA-JUDICIAL, DESEMPENHAM FUNÇÃO EMINENTEMENTE PÚBLICA. OS SEUS
TITULARES SITUAM-SE COMO SERVIDORES PUBLICOS.
AS CUSTAS CONCEITUADAS COMO ESPÉCIE DE TAXA, OU COM OUTRA
QUALIFICAÇÃO NA ORBITA JURÍDICA, CONSTITUEM, SEMPRE, NÃO HÁ NEGAR,
ESPECIAL RETRIBUIÇÃO DEVIDA AO ESTADO, EM RAZÃO DA PRESTAÇÃO DE
SERVIÇO PÚBLICO. DESDE QUE NÃO SE QUALIFICAM COMO RENDA PRIVADA
INFRUTIFERA E A ARGÜIÇÃO DE AFRONTA AS REGRAS INSCRITAS NOS ARTS.21,
INC.IV, 18, PAR. 2 E 2L, PAR. 2, INC.I, DA LEI MAGNA.
VITALICIEDADE E IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS CONSTITUEM GARANTIAS
FUNCIONAIS AUTONOMAS. NA PRIMEIRA NÃO SE CONTEM, NECESSARIAMENTE, A
SEGUNDA. EM CONSEQUENCIA, NÃO VINGA A ALEGAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE, ARRIMADA NO ART. 177, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
DE 1967, HOJE ART. 194 (EC N.1, DE 17.10.1969).
O FUNDAMENTO DE QUE HÁ VIOLAÇÃO DE DIREITO ADQUIRIDO, RESGUARDADO,
DE MODO ESPECIAL, PELA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA, ESCAPA
AO ÂMBITO DA REPRESENTAÇÃO. INTELIGENCIA DO ART. 119,I, LETRA 1, DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL. RESTA, DIANTE DA APLICAÇÃO DO ART. 42 E SEU
PAR. ÚNICO, EM FASE DO CASO CONCRETO, O EXAME DA ARGÜIÇÃO PERANTE O
ÓRGÃOLOCAL COMPETENTE. POR FIM, DESDE QUE AS REGRAS SOB APRECIAÇÃO
NÃO IMPORTAM E AUMENTO DE DESPESA, INOCORRE AFRONTA AO DISPOSTO NO
ART. 57 E SEU PAR. ÚNICO, LETRA A, DA LEI MAIOR.
II - ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 38 E SEU PAR. 1.
INFRUTIFERA, POR FORÇA DO QUE ESTABELECEM O ART. 57 DA CARTA
POLITICA E O ART 4 DA LEI 5621/70.
III - CONCLUSÃO: IMPROCEDENCIA DA ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
DOS ARTS. 42, PAR. ÚNICO, E 38 E SEU PAR. L, DA LEI N 2085-A.Decisão
Indexação
SERVENTIA DE JUSTIÇA, TRANSFERENCIA, PERMUTA, VENCIMENTOS, FIXAÇÃO,
LIMITAÇÃO,EXCEDENTE, RECOLHIMENTO, COFRE, ESTADO MEMBRO.
IMPROCEDENCIA, REPRESENTAÇÃO, INCONSTITUCIONALIDADE, LEI ESTADUAL,
(GB).
AD0335,SERVENTIA DE JUSTIÇA
VENCIMENTOS
FIXAÇÃO
AD0609,SERVENTIA DE JUSTIÇA
TRANSFERENCIA
CT0197,REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
LEI ESTADUAL
Legislação
LEG-FED EMC-000001 ANO-1969
ART-00013 INC-00003 ART-00013 INC-00005
ART-00018 PAR-00002 ART-00021 PAR-00002 INC-00001
CF-1969 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LEG-FED EMC-000001 ANO-1969
ART-00021 PAR-00002 INC-00004
ART-00057 PAR-ÚNICO LET-A ART-00115 INC-00002
CF-1969 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LEG-FED EMC-000001 ANO-1969
ART-00119 INC-00001 LET-E
ART-00144 PAR-00005 INC-00004 ART-00144 PAR-00006 ART-00153
PAR-00003 CF-1969 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LEG-FED EMC-000001 ANO-1969
ART-00194 ART-00196
CF-1969 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LEG-FED LEI-005621 ANO-1970
ART-00004 ART-00006 INC-00004
LEG-EST CES ART-00057 INC-00003 ART-00069
PAR-00002 (GB).
LEG-EST LEI-002013 ANO-1971
ART-00011
(GB).
LEG-EST LEI-002085 ANO-1972
ART-00002 ART-00004 ART-00009
ART-00012 ART-00038 PAR-00001 ART-00041 PAR-00059 INC-00055
(GB).
LEG-EST LEI-002085 ANO-1972
ART-00042 PAR-ÚNICO INC-00063
ART-00059 INC-00067 ART-00063 ART-00067 INC-00089 ART-00081
ART-00089 (GB).
Observação
VOTAÇÃO: UNÂNIME EM PARTE.
RESULTADO: IMPROCEDENTE.
Número de páginas: 87.
Alteração: 24/07/2013, FSB.
Data do Julgamento
:
13/06/1973
Data da Publicação
:
DJ 23-11-1973 PP-08898 EMENT VOL-00931-01 PP-00007 RTJ VOL-00068-03 PP-00283
Órgão Julgador
:
Tribunal Pleno
Relator(a)
:
Min. DJACI FALCÃO
Parte(s)
:
RPTE.: PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, A REQUERIMENTO DO COLÉGIO
NOTARIAL DO BRASIL, EDWARD CARVALHO BALBINO E LUIZ VITORIANO
VIEIRA TEIXEIRA
ADV.: LUIZ CARLOS ´PUJOL
RPDA.: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA GUANABARA
LITISCONSORTE.: ESTADO DA GUANABARA
ADVS.: ROBERTO RICHELLETTE FREIRE DE CARVALHO, JOSÉ CARLOS BARBOSA
MOREIRA E ANTONIO CARLOS CAVALCANTI MAIA
Mostrar discussão