TJPR 0001875-63.2017.8.16.0171 (Decisão monocrática)
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0001875-63.2017.8.16.0171
Recurso: 0001875-63.2017.8.16.0171
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): TIM CELULAR S.A.
Recorrido(s): TEREZINHA INES BALDOINO DE SOUZA
TELEFONIA MÓVEL. INEFICIENTE. O AUTORCALL CENTER
ALEGA, EM SÍNTESE, QUE POSSUI CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO COM A
EMPRESA RÉ; QUE OBSERVOU QUE A RÉ VEM DESCONTANDO VALORES
INDEVIDOS DOS SEUS CRÉDITOS; QUE ENTROU EM CONTATO COM O CALL
DA TELEFÔNICA A FIM DE TER SEUS PROBLEMAS SOLUCIONADOS,CENTER
PORÉM, NÃO RECEBEU ATENDIMENTO ADEQUADO E NÃO LOGROU ÊXITO EM
SUAS RECLAMAÇÕES. SOBREVEIO SENTENÇA PROCEDENTE QUE CONDENOU AO
PAGAMENTO DE R$ 8.000,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.
TESE RECURSAL DA RÉ SUSTENTA, PRELIMINARMENTE, A NECESSIDADE DE
SUSPENSÃO DO PROCESSO EM RAZÃO DO IRDR 1.561.113-5 PR. NO MÉRITO,
AFIRMA QUE A SIMPLES INDICAÇÃO DE PROTOCOLO NÃO CONSTITUI PROVA
MÍNIMA DO DIREITO DO AUTOR E QUE INEXISTEM DANOS MORAIS
INDENIZÁVEIS. PUGNA PELA REFORMA DA SENTENÇA OU, SUBSIDIARIAMENTE,
MINORAÇÃO DO VALOR FIXADO. . PRIMEIRAMENTE, CABE RESSALTARDECIDO
QUE ESTA LIDE NÃO FAZ PARTE DAS HIPÓTESES DE SUSPENSÃO DETERMINADAS
PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ, ELENCADAS NO INCIDENTE DE
RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Nº. 1561113-5, ISTO PORQUE, O AUTOR
PLEITEIA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS EM RAZÃO DO CALL CENTER
INEFICIENTE. NO QUE TANGE AO MÉRITO, PRESENTE A RELAÇÃO DE CONSUMO. O
ATENDIMENTO PRESTADO PELO DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTE,CALL CENTER
UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER AO APELO DO CONSUMIDOR, O QUAL
SOLICITOU ADMINISTRATIVAMENTE, POR MEIO DOS PROTOCOLOS Nº
2017878985451 E 2017900520590 O CANCELAMENTO DAS COBRANÇAS, PORÉM, SEM
SUCESSO. RESSALTE-SE QUE NÃO SE PODE ADMITIR COMO MERO DISSABOR DO
COTIDIANO TRANSTORNOS GERADOS AO CONSUMIDOR PELA FALHA DA
OPERADORA EM CAPACITAR SEUS ATENDENTES. DENOTA-SE POR MEIO DO
PROTOCOLO SUPRAMENCIONADO QUE O CONSUMIDOR SE SOCORREU DAS VIAS
ADMINISTRATIVAS DA EMPRESA RECORRIDA, CONTUDO, NÃO OBTEVE ÊXITO EM
SUAS RECLAMAÇÕES, TENDO QUE SE SOCORRER DAS VIAS JUDICIAIS, SENDO
QUE OS TRANSTORNOS GERADOS AO CONSUMIDOR PODERIAM SER FACILMENTE
RESOLVIDOS PELA EMPRESA RÉ SE POSSUÍSSE UM SERVIÇO EFICIENTE DE CALL
. CENTER INTELIGÊNCIA DO ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR. DANO MORAL
CARACTERIZADO. O ARBITRAMENTO DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL
DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO PROPORCIONAR, POR UM LADO, O
DETRIMENTO DO RÉU, NEM PORENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO AUTOR EM
OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA A DUPLA FINALIDADE DO INSTITUTO, QUAL
SEJA, A REPARATÓRIA EM FACE DO OFENDIDO E A EDUCATIVA E
SANCIONATÓRIA QUANTO AO OFENSOR. MONTANTE INDENIZATÓRIO
ESCORREITO, UMA VEZ QUE ATENDE AOS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA
PROPORCIONALIDADE, BEM COMO AO CARÁTER PUNITIVO DO INSTITUTO.
ADEMAIS, ENCONTRA-SE EM CONSONÂNCIA COM OS PRECEDENTES DESTA
TURMA RECURSAL. SENTENÇA QUE DEVE SER MANTIDA NA ÍNTEGRA, PELOS
SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA LJE. DESTA
FORMA, CONSIDERANDO QUE AS RAZÕES RECURSAIS SÃO CONTRÁRIAS AO
ENTENDIMENTO DESTA TURMA RECURSAL, COM FULCRO NO ART. 932, INCISO IV,
ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGO PROVIMENTO AO RECURSO
DE FORMA MONOCRÁTICA. CONDENO A PARTE RECORRENTE AO PAGAMENTO DE
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, OS QUAIS FIXO EM 20% SOBRE O VALOR DA
CONDENAÇÃO. CONFORME PREVISÃO DO ART. 4º DA LEI ESTADUAL 18.413/2014,
NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DAS CUSTAS RECURSAIS. SERVE A PRESENTE
EMENTA COMO VOTO.
Curitiba, 11 de Abril de 2018.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais - 0001875-63.2017.8.16.0171 - Tomazina - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 11.04.2018)
Ementa
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0001875-63.2017.8.16.0171
Recurso: 0001875-63.2017.8.16.0171
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): TIM CELULAR S.A.
Recorrido(s): TEREZINHA INES BALDOINO DE SOUZA
TELEFONIA MÓVEL. INEFICIENTE. O AUTORCALL CENTER
ALEGA, EM SÍNTESE, QUE POSSUI CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO COM A
EMPRESA RÉ; QUE OBSERVOU QUE A RÉ VEM DESCONTANDO VALORES
INDEVIDOS DOS SEUS CRÉDITOS; QUE ENTROU EM CONTATO COM O CALL
DA TELEFÔNICA A FIM DE TER SEUS PROBLEMAS SOLUCIONADOS,CENTER
PORÉM, NÃO RECEBEU ATENDIMENTO ADEQUADO E NÃO LOGROU ÊXITO EM
SUAS RECLAMAÇÕES. SOBREVEIO SENTENÇA PROCEDENTE QUE CONDENOU AO
PAGAMENTO DE R$ 8.000,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.
TESE RECURSAL DA RÉ SUSTENTA, PRELIMINARMENTE, A NECESSIDADE DE
SUSPENSÃO DO PROCESSO EM RAZÃO DO IRDR 1.561.113-5 PR. NO MÉRITO,
AFIRMA QUE A SIMPLES INDICAÇÃO DE PROTOCOLO NÃO CONSTITUI PROVA
MÍNIMA DO DIREITO DO AUTOR E QUE INEXISTEM DANOS MORAIS
INDENIZÁVEIS. PUGNA PELA REFORMA DA SENTENÇA OU, SUBSIDIARIAMENTE,
MINORAÇÃO DO VALOR FIXADO. . PRIMEIRAMENTE, CABE RESSALTARDECIDO
QUE ESTA LIDE NÃO FAZ PARTE DAS HIPÓTESES DE SUSPENSÃO DETERMINADAS
PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ, ELENCADAS NO INCIDENTE DE
RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Nº. 1561113-5, ISTO PORQUE, O AUTOR
PLEITEIA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS EM RAZÃO DO CALL CENTER
INEFICIENTE. NO QUE TANGE AO MÉRITO, PRESENTE A RELAÇÃO DE CONSUMO. O
ATENDIMENTO PRESTADO PELO DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTE,CALL CENTER
UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER AO APELO DO CONSUMIDOR, O QUAL
SOLICITOU ADMINISTRATIVAMENTE, POR MEIO DOS PROTOCOLOS Nº
2017878985451 E 2017900520590 O CANCELAMENTO DAS COBRANÇAS, PORÉM, SEM
SUCESSO. RESSALTE-SE QUE NÃO SE PODE ADMITIR COMO MERO DISSABOR DO
COTIDIANO TRANSTORNOS GERADOS AO CONSUMIDOR PELA FALHA DA
OPERADORA EM CAPACITAR SEUS ATENDENTES. DENOTA-SE POR MEIO DO
PROTOCOLO SUPRAMENCIONADO QUE O CONSUMIDOR SE SOCORREU DAS VIAS
ADMINISTRATIVAS DA EMPRESA RECORRIDA, CONTUDO, NÃO OBTEVE ÊXITO EM
SUAS RECLAMAÇÕES, TENDO QUE SE SOCORRER DAS VIAS JUDICIAIS, SENDO
QUE OS TRANSTORNOS GERADOS AO CONSUMIDOR PODERIAM SER FACILMENTE
RESOLVIDOS PELA EMPRESA RÉ SE POSSUÍSSE UM SERVIÇO EFICIENTE DE CALL
. CENTER INTELIGÊNCIA DO ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR. DANO MORAL
CARACTERIZADO. O ARBITRAMENTO DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL
DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO PROPORCIONAR, POR UM LADO, O
DETRIMENTO DO RÉU, NEM PORENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO AUTOR EM
OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA A DUPLA FINALIDADE DO INSTITUTO, QUAL
SEJA, A REPARATÓRIA EM FACE DO OFENDIDO E A EDUCATIVA E
SANCIONATÓRIA QUANTO AO OFENSOR. MONTANTE INDENIZATÓRIO
ESCORREITO, UMA VEZ QUE ATENDE AOS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA
PROPORCIONALIDADE, BEM COMO AO CARÁTER PUNITIVO DO INSTITUTO.
ADEMAIS, ENCONTRA-SE EM CONSONÂNCIA COM OS PRECEDENTES DESTA
TURMA RECURSAL. SENTENÇA QUE DEVE SER MANTIDA NA ÍNTEGRA, PELOS
SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA LJE. DESTA
FORMA, CONSIDERANDO QUE AS RAZÕES RECURSAIS SÃO CONTRÁRIAS AO
ENTENDIMENTO DESTA TURMA RECURSAL, COM FULCRO NO ART. 932, INCISO IV,
ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGO PROVIMENTO AO RECURSO
DE FORMA MONOCRÁTICA. CONDENO A PARTE RECORRENTE AO PAGAMENTO DE
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, OS QUAIS FIXO EM 20% SOBRE O VALOR DA
CONDENAÇÃO. CONFORME PREVISÃO DO ART. 4º DA LEI ESTADUAL 18.413/2014,
NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DAS CUSTAS RECURSAIS. SERVE A PRESENTE
EMENTA COMO VOTO.
Curitiba, 11 de Abril de 2018.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais - 0001875-63.2017.8.16.0171 - Tomazina - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 11.04.2018)
Data do Julgamento
:
11/04/2018 00:00:00
Data da Publicação
:
11/04/2018
Órgão Julgador
:
3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais
Relator(a)
:
Fernando Swain Ganem
Comarca
:
Tomazina
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Tomazina
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