TJPR 0001941-95.2017.8.16.0089 (Decisão monocrática)
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0001941-95.2017.8.16.0089/0
Recurso: 0001941-95.2017.8.16.0089
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Enriquecimento sem Causa
Recorrente(s): TIM CELULAR S.A.
Recorrido(s): Iraci Altvater Junior
CALL CENTERINEFICIENTE. ALEGA O AUTOR EM SÍNTESE,
QUE POSSUI O SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL COM O PLANO TIM CONTROLE
QUE NOTOU QUE MESMO SEM UTILIZAÇÃO SEUS CRÉDITOSWHATSAPP 300,
DESAPARECIAM, QUE FORAM COBRADOS INDEVIDAMENTE OS SERVIÇOS “VO –
PURE BROS 97 (FACEBOOK) – INTERATIVIDADE – CATEG 2” E “VO – ENGINEERING
QUE NO DIA 23/07/2016 SOLICITOU ATRAVÉS DO (GOLD/FASHION)”, CALL CENTER
DA RÉ SOB O PROTOCOLO 2016025463288 E NO DIA 09/09/2016 SOB O PROTOCOLO
2016025746328 E OUTRAS INÚMERAS VEZES A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PELA
VIA ADMINISTRATIVA, PORÉM NÃO OBTEVE ÊXITO. PLEITEIA A INDENIZAÇÃO
POR DANOS MORAIS. SOBREVEIO SENTENÇA QUE CONDENOU AO PAGAMENTO
DE RS 2.000,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. INSURGE-SE A RÉ.
PUGNA PELA SUSPENÇÃO DO PROCESSO EM RAZÃO DO IRDR 1.561.113-5 PR,
PUGNA PELA REFORMA DA SENTENÇA OU, SUBSIDIARIAMENTE A MINORAÇÃO
DO INDENIZATÓRIO. . PRIMEIRAMENTE, CABE RESSALTAR QUEQUANTUM DECIDO
ESTA LIDE NÃO FAZ PARTE DAS HIPÓTESES DE SUSPENSÃO DETERMINADAS PELO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ, ELENCADAS NO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO
DE DEMANDAS REPETITIVAS Nº. 1561113-5. PRESENTE A RELAÇÃO DE CONSUMO.
INCIDÊNCIA DO CDC. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. A PARTE AUTORA
CONSTITUIU PROVAS MÍNIMAS DO QUE ALEGA, POIS AFIRMOU QUE SOLICITOU
INFORMAÇÕES E TENTOU OBTER A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PELOS
PROTOCOLOS SUPRAMENCIONADOS SEM ÊXITO. A PARTE RÉ NÃO COMPROVOU
NOS AUTOS QUE O AUTOR CONTRATOU OS SERVIÇOS,NÃO APRESENTOU
QUALQUER DOCUMENTO ASSINADO PELO AUTOR, NEM CÓPIA DA GRAVAÇÃO
DAS LIGAÇÕES QUE PUDESSEM COMPROVAR AS SOLICITAÇÕES DOS SERVIÇOS,
NEM MESMO SE DIGNOU A APRESENTAR OS EXTRATOS DE CONSUMO DA PARTE
AUTORA, PROBLEMAS ESSES QUE PODERIAM SER FACILMENTE RESOLVIDOS SE A
RÉ POSSUÍSSE UM ATENDIMENTO EFICIENTE E PROFISSIONAIS BEM TREINADOS,
O QUE EVITARIA TODOS OS TRANSTORNOS GERADOS AOS CONSUMIDORES.
EVIDENTE DECEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUE PACTUA COM RENOMADA EMPRESA
DE TELEFONIA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E RECEBE COBRANÇA DE SERVIÇO
NÃO REGULARMENTE PACTUADO. PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E CONFIANÇA
DESRESPEITADOS PELA COMPANHIA. COBRANÇA ERRÔNEA QUE PROVOCA NO
CONSUMIDOR DESGASTE DESNECESSÁRIO, JUSTAMENTE PORQUE ESPERA DA
OPERADORA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CONFORME
DIVULGADOS EM SUAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS
SERVIÇOS, DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO. PRÁTICA ABUSIVA. OFENSA AO
ART. 39, INC. III DO CDC. ALÉM DISSO, O ATENDIMENTO PRESTADO PELO CALL
DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTE ( UMACENTER ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR),
VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER O APELO DO CONSUMIDOR. DANO MORAL
CARACTERIZADO. O ARBITRAMENTO DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL
DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO PROPORCIONAR, POR UM LADO, O
ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO AUTOR EM DETRIMENTO DO RÉU, NEM POR
OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA A DUPLA FINALIDADE DO INSTITUTO, QUAL
SEJA, A REPARATÓRIA EM FACE DO OFENDIDO E A EDUCATIVA E
SANCIONATÓRIA QUANTO AO OFENSOR. DIANTE DISSO, LEVANDO EM CONTA,
AINDA, OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE, ADEMAIS,
ENCONTRA-SE EM CONSONÂNCIA COM OS PRECEDENTES DESTA TURMA
RECURSAL SENTENÇA QUE DEVE SER MANTIDA NA ÍNTEGRA, PELOS SEUS
PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA LJE. DESTA FORMA,
CONSIDERANDO QUE AS RAZÕES RECURSAIS SÃO CONTRÁRIAS AO
ENTENDIMENTO DESTA TURMA RECURSAL, COM FULCRO NO ART. 932, INCISO IV,
ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGO PROVIMENTO AO RECURSO
DE FORMA MONOCRÁTICA. CONDENO A PARTE RECORRENTE AO PAGAMENTO DE
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, OS QUAIS FIXO EM 20% SOBRE O VALOR DA
CONDENAÇÃO. CONFORME PREVISÃO DO ART. 4º DA LEI ESTADUAL 18.413/2014,
NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DAS CUSTAS RECURSAIS.
Curitiba, 13 de Novembro de 2017.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 0001941-95.2017.8.16.0089 - Ibaiti - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 13.11.2017)
Ementa
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0001941-95.2017.8.16.0089/0
Recurso: 0001941-95.2017.8.16.0089
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Enriquecimento sem Causa
Recorrente(s): TIM CELULAR S.A.
Recorrido(s): Iraci Altvater Junior
CALL CENTERINEFICIENTE. ALEGA O AUTOR EM SÍNTESE,
QUE POSSUI O SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL COM O PLANO TIM CONTROLE
QUE NOTOU QUE MESMO SEM UTILIZAÇÃO SEUS CRÉDITOSWHATSAPP 300,
DESAPARECIAM, QUE FORAM COBRADOS INDEVIDAMENTE OS SERVIÇOS “VO –
PURE BROS 97 (FACEBOOK) – INTERATIVIDADE – CATEG 2” E “VO – ENGINEERING
QUE NO DIA 23/07/2016 SOLICITOU ATRAVÉS DO (GOLD/FASHION)”, CALL CENTER
DA RÉ SOB O PROTOCOLO 2016025463288 E NO DIA 09/09/2016 SOB O PROTOCOLO
2016025746328 E OUTRAS INÚMERAS VEZES A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PELA
VIA ADMINISTRATIVA, PORÉM NÃO OBTEVE ÊXITO. PLEITEIA A INDENIZAÇÃO
POR DANOS MORAIS. SOBREVEIO SENTENÇA QUE CONDENOU AO PAGAMENTO
DE RS 2.000,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. INSURGE-SE A RÉ.
PUGNA PELA SUSPENÇÃO DO PROCESSO EM RAZÃO DO IRDR 1.561.113-5 PR,
PUGNA PELA REFORMA DA SENTENÇA OU, SUBSIDIARIAMENTE A MINORAÇÃO
DO INDENIZATÓRIO. . PRIMEIRAMENTE, CABE RESSALTAR QUEQUANTUM DECIDO
ESTA LIDE NÃO FAZ PARTE DAS HIPÓTESES DE SUSPENSÃO DETERMINADAS PELO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ, ELENCADAS NO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO
DE DEMANDAS REPETITIVAS Nº. 1561113-5. PRESENTE A RELAÇÃO DE CONSUMO.
INCIDÊNCIA DO CDC. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. A PARTE AUTORA
CONSTITUIU PROVAS MÍNIMAS DO QUE ALEGA, POIS AFIRMOU QUE SOLICITOU
INFORMAÇÕES E TENTOU OBTER A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PELOS
PROTOCOLOS SUPRAMENCIONADOS SEM ÊXITO. A PARTE RÉ NÃO COMPROVOU
NOS AUTOS QUE O AUTOR CONTRATOU OS SERVIÇOS,NÃO APRESENTOU
QUALQUER DOCUMENTO ASSINADO PELO AUTOR, NEM CÓPIA DA GRAVAÇÃO
DAS LIGAÇÕES QUE PUDESSEM COMPROVAR AS SOLICITAÇÕES DOS SERVIÇOS,
NEM MESMO SE DIGNOU A APRESENTAR OS EXTRATOS DE CONSUMO DA PARTE
AUTORA, PROBLEMAS ESSES QUE PODERIAM SER FACILMENTE RESOLVIDOS SE A
RÉ POSSUÍSSE UM ATENDIMENTO EFICIENTE E PROFISSIONAIS BEM TREINADOS,
O QUE EVITARIA TODOS OS TRANSTORNOS GERADOS AOS CONSUMIDORES.
EVIDENTE DECEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUE PACTUA COM RENOMADA EMPRESA
DE TELEFONIA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E RECEBE COBRANÇA DE SERVIÇO
NÃO REGULARMENTE PACTUADO. PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E CONFIANÇA
DESRESPEITADOS PELA COMPANHIA. COBRANÇA ERRÔNEA QUE PROVOCA NO
CONSUMIDOR DESGASTE DESNECESSÁRIO, JUSTAMENTE PORQUE ESPERA DA
OPERADORA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CONFORME
DIVULGADOS EM SUAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS
SERVIÇOS, DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO. PRÁTICA ABUSIVA. OFENSA AO
ART. 39, INC. III DO CDC. ALÉM DISSO, O ATENDIMENTO PRESTADO PELO CALL
DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTE ( UMACENTER ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR),
VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER O APELO DO CONSUMIDOR. DANO MORAL
CARACTERIZADO. O ARBITRAMENTO DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL
DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO PROPORCIONAR, POR UM LADO, O
ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO AUTOR EM DETRIMENTO DO RÉU, NEM POR
OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA A DUPLA FINALIDADE DO INSTITUTO, QUAL
SEJA, A REPARATÓRIA EM FACE DO OFENDIDO E A EDUCATIVA E
SANCIONATÓRIA QUANTO AO OFENSOR. DIANTE DISSO, LEVANDO EM CONTA,
AINDA, OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE, ADEMAIS,
ENCONTRA-SE EM CONSONÂNCIA COM OS PRECEDENTES DESTA TURMA
RECURSAL SENTENÇA QUE DEVE SER MANTIDA NA ÍNTEGRA, PELOS SEUS
PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA LJE. DESTA FORMA,
CONSIDERANDO QUE AS RAZÕES RECURSAIS SÃO CONTRÁRIAS AO
ENTENDIMENTO DESTA TURMA RECURSAL, COM FULCRO NO ART. 932, INCISO IV,
ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGO PROVIMENTO AO RECURSO
DE FORMA MONOCRÁTICA. CONDENO A PARTE RECORRENTE AO PAGAMENTO DE
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, OS QUAIS FIXO EM 20% SOBRE O VALOR DA
CONDENAÇÃO. CONFORME PREVISÃO DO ART. 4º DA LEI ESTADUAL 18.413/2014,
NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DAS CUSTAS RECURSAIS.
Curitiba, 13 de Novembro de 2017.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 0001941-95.2017.8.16.0089 - Ibaiti - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 13.11.2017)
Data do Julgamento
:
13/11/2017 00:00:00
Data da Publicação
:
13/11/2017
Relator(a)
:
Fernando Swain Ganem
Comarca
:
Ibaiti
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Ibaiti
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