TJPR 0004240-65.2015.8.16.0105 (Decisão monocrática)
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0004240-65.2015.8.16.0105/0
Recurso: 0004240-65.2015.8.16.0105
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes
Recorrente(s): OI MOVEL S.A.
Recorrido(s): Luiz Carlos Milharesi
RECURSO INOMINADO. SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO. CHIP
APRESENTA DEFEITO. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.
CALLCENTER INEFICIENTE. COBRANÇA DE MULTA POR QUEBRA DE
FIDELIDADE. PRÁTICA ABUSIVA. APLICAÇÃO DO ENUNCIADOS 1.6 E
1.7 DAS TURMAS RECURSAIS DO PARANÁ. DANO MORAL
CONFIGURADO. PEDIDO PARA MINORAÇÃO DO VALOR NÃO
ATENDIDO. QUE ATENDE O CARÁTER PUNITIVO EQUANTUM
PEDAGÓGICO (R$8.000,00). SENTENÇA MANTIDA POR SEUS PRÓPRIOS
FUNDAMENTOS. SÚMULA DE JULGAMENTO. (ART. 46 DA LEI 9.099/95).
NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO.
A Turma Recursal do Paraná, em diversos julgados, já consolidou o entendimento segundo o qual a
obstacularização, pela precariedade e/ou ineficiência do serviço de por parte da empresa decallcenter,
telefonia, como estratégia para não dar o devido atendimento aos reclamados do consumidor caracteriza
dano moral.
Assim como é inexigível a cobrança de multa por quebra de fidelidade quando o serviço de telefonia
apresentar defeito ou quando a empresa não comprovar ter dado ao consumidor informação clara e
adequada sobre a cláusula que estabelece a referida multa (art.6º, III, do CDC), não se olvidando o
contido no art. 54, § 4º, do CDC, que impõe ao fornecedor, nos contratos de adesão, o dever de redigir
cláusulas restritivas de direito de forma destacada, permitindo sua "imediata e fácil compreensão".
Nesse sentido:
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. TELEFONIA. ENVIO DE
MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. SOLICITAÇÃO DE NÃO ENVIO DO
CONSUMIDOR. CALL INEFICIENTE. TENTATIVA DE RESOLUÇÃO
ADMINISTRATIVA.CENTER SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA.
CONDENANDO A RÉ A NÃO ENVIAR MENSAGENS DE CUNHO
PUBLICITÁRIO AO CONSUMIDOR E AINDENIZAÇÃO POR DANOS
MORAIS. INSURGÊNCIA RECURSAL DA RÉ. RELAÇÃO DE CONSUMO.
INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.FORNECEDOR QUE NÃO LOGROU
ÊXITO EM ATENDER AOS RECLAMOS DA PARTE
AUTORA. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. INTELIGÊNCIA DO
ARTIGO 14, DO CDC. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DOCAPUT,
FORNECEDOR DE SERVIÇOS. DANO MORAL CONFIGURADO.
APLICAÇÃO DO ENUNCIADO 1.6 DA TURMAS RECURSAIS DO ESTADO
D O P A R A N Á .
PLEITO DE INEXISTÊNCIA OU IMPOSSIBILIDADE DO QUANTUM
ARBITRADO A TÍTULO DE DANOS MORAIS. IMPROCEDENTE.SITUAÇÃO
QUE ULTRAPASSA O MERO DISSABOR.INDENIZATÓRIOQUANTUM
ARBITRADO DE MANEIRA A ATENDER AS FINALIDADES PUNITIVA,
COMPENSATÓRIA E PEDAGÓGICA. MANUTENÇÃO. VALORES NÃO
IMPUGNADOS. SENTENÇA MANTIDA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS
NOS TERMOS DO ART. 46 DA LEI Nº 9099/95. Recurso conhecido e desprovido.
(TJPR - 3ª Turma Recursal - DM92 - 0002904-69.2016.8.16.0047/0 – Assaí – Rel.:
Leo Henrique Furtado Araújo - - J. 28.06.2017)
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA
JURÍDICA C/C DANOS MORAIS E REPETIÇÃO DE INDÉBITO. SERVIÇO DE
TELEFONIA. COBRANÇA SUPERIOR INDEVIDA. FALHA NA PRESTAÇÃO
DOS SERVIÇOS. DANO MORAL CONFIGURADO. MANTIDO
(R$2.000,00).QUANTUM SENTENÇA MANTIDA POR SEUS PRÓPRIOS
FUNDAMENTOS.
(TJPR - 3ª Turma Recursal - DM92 - 0000620-66.2016.8.16.0119/0 - Nova
Esperança - Rel.: FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - - J.
17.11.2016)
Com relação à fixação do quantum indenizatório resta consolidado, tanto na doutrina, como na
jurisprudência pátria o entendimento de que a fixação do valor da indenização por dano moral deve
observar o princípio da razoabilidade, levando-se em conta as peculiaridades do caso concreto, como a
situação econômica do autor, o porte econômico da ré, o grau de culpa e a atribuição do efeito
sancionatório e seu caráter pedagógico.
Por tais razões, conclui-se que o valor dos danos morais fixados em R$8.000,00 (oito mil reais) não pode
ser considerado elevado, estando de acordo com os parâmetros desta Corte.
Ante o exposto, com fulcro no art. 932, IV, alínea “a” CPC, ao presente recurso,NEGO PROVIMENTO
de forma monocrática, por confrontar com a jurisprudência consolidada desta Turma Recursal. Pela
sucumbência, condeno a recorrente ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, os
quais arbitro em 20% sobre o valor da condenação.
Intimem-se.
Curitiba, data da assinatura digital.
Fernanda de Quadros Jorgensen Geronasso
Juíza Relatora
(TJPR - 0004240-65.2015.8.16.0105 - Loanda - Rel.: FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - J. 05.07.2017)
Ementa
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0004240-65.2015.8.16.0105/0
Recurso: 0004240-65.2015.8.16.0105
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes
Recorrente(s): OI MOVEL S.A.
Recorrido(s): Luiz Carlos Milharesi
RECURSO INOMINADO. SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO. CHIP
APRESENTA DEFEITO. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.
CALLCENTER INEFICIENTE. COBRANÇA DE MULTA POR QUEBRA DE
FIDELIDADE. PRÁTICA ABUSIVA. APLICAÇÃO DO ENUNCIADOS 1.6 E
1.7 DAS TURMAS RECURSAIS DO PARANÁ. DANO MORAL
CONFIGURADO. PEDIDO PARA MINORAÇÃO DO VALOR NÃO
ATENDIDO. QUE ATENDE O CARÁTER PUNITIVO EQUANTUM
PEDAGÓGICO (R$8.000,00). SENTENÇA MANTIDA POR SEUS PRÓPRIOS
FUNDAMENTOS. SÚMULA DE JULGAMENTO. (ART. 46 DA LEI 9.099/95).
NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO.
A Turma Recursal do Paraná, em diversos julgados, já consolidou o entendimento segundo o qual a
obstacularização, pela precariedade e/ou ineficiência do serviço de por parte da empresa decallcenter,
telefonia, como estratégia para não dar o devido atendimento aos reclamados do consumidor caracteriza
dano moral.
Assim como é inexigível a cobrança de multa por quebra de fidelidade quando o serviço de telefonia
apresentar defeito ou quando a empresa não comprovar ter dado ao consumidor informação clara e
adequada sobre a cláusula que estabelece a referida multa (art.6º, III, do CDC), não se olvidando o
contido no art. 54, § 4º, do CDC, que impõe ao fornecedor, nos contratos de adesão, o dever de redigir
cláusulas restritivas de direito de forma destacada, permitindo sua "imediata e fácil compreensão".
Nesse sentido:
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. TELEFONIA. ENVIO DE
MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. SOLICITAÇÃO DE NÃO ENVIO DO
CONSUMIDOR. CALL INEFICIENTE. TENTATIVA DE RESOLUÇÃO
ADMINISTRATIVA.CENTER SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA.
CONDENANDO A RÉ A NÃO ENVIAR MENSAGENS DE CUNHO
PUBLICITÁRIO AO CONSUMIDOR E AINDENIZAÇÃO POR DANOS
MORAIS. INSURGÊNCIA RECURSAL DA RÉ. RELAÇÃO DE CONSUMO.
INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.FORNECEDOR QUE NÃO LOGROU
ÊXITO EM ATENDER AOS RECLAMOS DA PARTE
AUTORA. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. INTELIGÊNCIA DO
ARTIGO 14, DO CDC. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DOCAPUT,
FORNECEDOR DE SERVIÇOS. DANO MORAL CONFIGURADO.
APLICAÇÃO DO ENUNCIADO 1.6 DA TURMAS RECURSAIS DO ESTADO
D O P A R A N Á .
PLEITO DE INEXISTÊNCIA OU IMPOSSIBILIDADE DO QUANTUM
ARBITRADO A TÍTULO DE DANOS MORAIS. IMPROCEDENTE.SITUAÇÃO
QUE ULTRAPASSA O MERO DISSABOR.INDENIZATÓRIOQUANTUM
ARBITRADO DE MANEIRA A ATENDER AS FINALIDADES PUNITIVA,
COMPENSATÓRIA E PEDAGÓGICA. MANUTENÇÃO. VALORES NÃO
IMPUGNADOS. SENTENÇA MANTIDA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS
NOS TERMOS DO ART. 46 DA LEI Nº 9099/95. Recurso conhecido e desprovido.
(TJPR - 3ª Turma Recursal - DM92 - 0002904-69.2016.8.16.0047/0 – Assaí – Rel.:
Leo Henrique Furtado Araújo - - J. 28.06.2017)
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA
JURÍDICA C/C DANOS MORAIS E REPETIÇÃO DE INDÉBITO. SERVIÇO DE
TELEFONIA. COBRANÇA SUPERIOR INDEVIDA. FALHA NA PRESTAÇÃO
DOS SERVIÇOS. DANO MORAL CONFIGURADO. MANTIDO
(R$2.000,00).QUANTUM SENTENÇA MANTIDA POR SEUS PRÓPRIOS
FUNDAMENTOS.
(TJPR - 3ª Turma Recursal - DM92 - 0000620-66.2016.8.16.0119/0 - Nova
Esperança - Rel.: FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - - J.
17.11.2016)
Com relação à fixação do quantum indenizatório resta consolidado, tanto na doutrina, como na
jurisprudência pátria o entendimento de que a fixação do valor da indenização por dano moral deve
observar o princípio da razoabilidade, levando-se em conta as peculiaridades do caso concreto, como a
situação econômica do autor, o porte econômico da ré, o grau de culpa e a atribuição do efeito
sancionatório e seu caráter pedagógico.
Por tais razões, conclui-se que o valor dos danos morais fixados em R$8.000,00 (oito mil reais) não pode
ser considerado elevado, estando de acordo com os parâmetros desta Corte.
Ante o exposto, com fulcro no art. 932, IV, alínea “a” CPC, ao presente recurso,NEGO PROVIMENTO
de forma monocrática, por confrontar com a jurisprudência consolidada desta Turma Recursal. Pela
sucumbência, condeno a recorrente ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, os
quais arbitro em 20% sobre o valor da condenação.
Intimem-se.
Curitiba, data da assinatura digital.
Fernanda de Quadros Jorgensen Geronasso
Juíza Relatora
(TJPR - 0004240-65.2015.8.16.0105 - Loanda - Rel.: FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - J. 05.07.2017)
Data do Julgamento
:
05/07/2017 00:00:00
Data da Publicação
:
05/07/2017
Relator(a)
:
FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO
Comarca
:
Loanda
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Loanda
Mostrar discussão