TJPR 0008388-82.2017.8.16.0030 (Decisão monocrática)
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0008388-82.2017.8.16.0030/0
Recurso: 0008388-82.2017.8.16.0030
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): OI S.A. - EM RECUPERACAO JUDICIAL
Recorrido(s): MARIA DE FATIMA CAVALHEIRO DE VARGAS
RECURSO INOMINADO. SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO. TELEFONIA.
ERRO NA COBRANÇA DE FATURA PELO AGENTE ARRECADADOR.
TENTATIVA DE SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA. SUSPENSÃO DOS
SERVIÇOS. CALLCENTER INEFICIENTE. DANO MORAL
CARACTERIZADO. QUANTUM INDENIZATÓRIO. ARBITRADO DE
ACORDO COM AS PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO. MATÉRIA JÁ
DECIDIDA PELO COLEGIADO. RECURSO REPETITIVO. ENUNCIADO N.º 1.6
DAS TURMAS RECURSAIS DO PARANÁ. SÚMULA DO JULGAMENTO (ART.
46 DA LEI 9.099/95). NEGADO PROVIMENTO.
No caso em comento, a recorrida aponta erro no pagamento da fatura de fevereiro de 2016 pela preposta da Casa
Lotérica, ficando comprovado que contatou a recorrente para solucionar o problema, mas por ineficiente do
callcenter foi necessário o ajuizamento da presente lide para que toda a controvérsia fosse resolvida.
A Turma Recursal do Paraná, em diversos julgados, já consolidou o entendimento segundo o qual configura dano
moral a obstacularização, pela precariedade e/ou ineficiência do serviço de , por parte da empresa decallcenter
telefonia, como estratégia para não dar o devido atendimento aos reclamos do consumidor. (Enunciado 1.6 da
). TR/PR
Nesse sentido:
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C REPETIÇÃO DO
INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE
PLANO. VALORES COBRADOS A MAIS. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.
CALLCENTER INEFICIENTE. APLICAÇÃO DO ENUNCIADO 1.6 DESTA CORTE.
DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM FIXADO DE ACORDO COM O CASO
CONCRETO (R$3.000,00). SENTENÇA MANTIDA.
(TJPR – 3ª Turma Recursal - DM92 - 0002693-17.2016.8.16.0117/0 - Medianeira - Rel.:
FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - - J. 07.10.2016)
Desta forma, devida a indenização por danos morais fixada em R$3.000,00, sendo o valor adequado e de acordo
com ampla jurisprudência desta Corte.
Ante o exposto, com fulcro no art. 932, IV, alínea “a” CPC, ao presente recurso, de formaNEGO PROVIMENTO
monocrática, por confrontar com a jurisprudência consolidada desta Turma Recursal. Pela sucumbência, condeno a
recorrente ao pagamento das custas processuais. Deixo de condenar ao pagamento de honorários advocatícios por
não estar a autora assistida por procurador.
Intimem-se.
Curitiba, data da assinatura digital.
Fernanda de Quadros Jorgensen Geronasso
Juíza Relatora
(TJPR - 0008388-82.2017.8.16.0030 - Foz do Iguaçu - Rel.: FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - J. 18.08.2017)
Ementa
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0008388-82.2017.8.16.0030/0
Recurso: 0008388-82.2017.8.16.0030
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): OI S.A. - EM RECUPERACAO JUDICIAL
Recorrido(s): MARIA DE FATIMA CAVALHEIRO DE VARGAS
RECURSO INOMINADO. SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO. TELEFONIA.
ERRO NA COBRANÇA DE FATURA PELO AGENTE ARRECADADOR.
TENTATIVA DE SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA. SUSPENSÃO DOS
SERVIÇOS. CALLCENTER INEFICIENTE. DANO MORAL
CARACTERIZADO. QUANTUM INDENIZATÓRIO. ARBITRADO DE
ACORDO COM AS PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO. MATÉRIA JÁ
DECIDIDA PELO COLEGIADO. RECURSO REPETITIVO. ENUNCIADO N.º 1.6
DAS TURMAS RECURSAIS DO PARANÁ. SÚMULA DO JULGAMENTO (ART.
46 DA LEI 9.099/95). NEGADO PROVIMENTO.
No caso em comento, a recorrida aponta erro no pagamento da fatura de fevereiro de 2016 pela preposta da Casa
Lotérica, ficando comprovado que contatou a recorrente para solucionar o problema, mas por ineficiente do
callcenter foi necessário o ajuizamento da presente lide para que toda a controvérsia fosse resolvida.
A Turma Recursal do Paraná, em diversos julgados, já consolidou o entendimento segundo o qual configura dano
moral a obstacularização, pela precariedade e/ou ineficiência do serviço de , por parte da empresa decallcenter
telefonia, como estratégia para não dar o devido atendimento aos reclamos do consumidor. (Enunciado 1.6 da
). TR/PR
Nesse sentido:
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C REPETIÇÃO DO
INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE
PLANO. VALORES COBRADOS A MAIS. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.
CALLCENTER INEFICIENTE. APLICAÇÃO DO ENUNCIADO 1.6 DESTA CORTE.
DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM FIXADO DE ACORDO COM O CASO
CONCRETO (R$3.000,00). SENTENÇA MANTIDA.
(TJPR – 3ª Turma Recursal - DM92 - 0002693-17.2016.8.16.0117/0 - Medianeira - Rel.:
FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - - J. 07.10.2016)
Desta forma, devida a indenização por danos morais fixada em R$3.000,00, sendo o valor adequado e de acordo
com ampla jurisprudência desta Corte.
Ante o exposto, com fulcro no art. 932, IV, alínea “a” CPC, ao presente recurso, de formaNEGO PROVIMENTO
monocrática, por confrontar com a jurisprudência consolidada desta Turma Recursal. Pela sucumbência, condeno a
recorrente ao pagamento das custas processuais. Deixo de condenar ao pagamento de honorários advocatícios por
não estar a autora assistida por procurador.
Intimem-se.
Curitiba, data da assinatura digital.
Fernanda de Quadros Jorgensen Geronasso
Juíza Relatora
(TJPR - 0008388-82.2017.8.16.0030 - Foz do Iguaçu - Rel.: FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO - J. 18.08.2017)
Data do Julgamento
:
18/08/2017 00:00:00
Data da Publicação
:
18/08/2017
Relator(a)
:
FERNANDA DE QUADROS JORGENSEN GERONASSO
Comarca
:
Foz do Iguaçu
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Foz do Iguaçu
Mostrar discussão