TJPR 0012335-53.2015.8.16.0083 (Decisão monocrática)
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0012335-53.2015.8.16.0083/0
Recurso: 0012335-53.2015.8.16.0083
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): TELEFONICA BRASIL S.A.
Recorrido(s): Sergio Copini
TELEFONIA MÓVEL. O AUTOR ALEGA, EM SÍNTESE, QUE POSSUÍA CONTRATO DE
TELEFONIA MÓVEL COM A RÉ, NO VALOR MENSAL DE R$ 60,65; QUE APÓS
ALGUNS MESES DA CONTRATAÇÃO A RÉ PASSOU A COBRAR VALOR ACIMA DO
CONTRATADO, PROVOCANDO O PEDIDO DE CANCELAMENTO DO CONTRATO
CONFORME PROTOCOLOS Nº 20153152857174, 20153152912609, E O EFETIVO
PAGAMENTO DE TODAS AS FATURAS, ENTRETANTO, A RÉ CONTINUA ENVIANDO
FATURAS REFERENTE AO CONTRATO JÁ CANCELADO. PLEITEIA INDENIZAÇÃO
POR DANOS MORAIS E O CANCELAMENTO DO CONTRATO 0244865246. SOBREVEIO
SENTENÇA PARCIALMENTE PROCEDENTE CONDENOU A RÉ AO PAGAMENTO DO
VALOR DE R$ 3.000,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS,
DECLAROU A INEXIGIBILIDADE DOS DÉBITOS POSTERIORES AO MÊS DE
OUTUBRO E DETERMINOU A EMISSÃO DE NOVA FATURA REFERENTE AO MÊS DE
SETEMBRO/2015 NO VALOR DE R$ 60,65. INSURGÊNCIA RECURSAL. A RÉ PUGNA
PELA REFORMA DA SENTENÇA PARA JULGAR IMPROCEDENTE A AÇÃO OU,
SUBSIDIARIAMENTE, REDUZIR O INDENIZATÓRIO ARBITRADO. QUANTUM
RELAÇÃO DE CONSUMO. INCIDÊNCIA DO CDC. VERIFICA-SEANÁLISE RECURSAL.
QUE O PRESENTE CASO É UMA TÍPICA RELAÇÃO DE CONSUMO, POIS AS PARTES
ENQUADRAM-SE NOS CONCEITOS DE CONSUMIDOR E FORNECEDOR CONSTANTES
NOS ARTIGOS 2º E 3º DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. QUE O AUTOR
APRESENTOU PROVA MÍNIMA DE SEU DIREITO CONFORME APRESENTAÇÃO DE
PROTOCOLOS E DOCUMENTOS ANEXADOS AOS AUTOS (MOV.1.5). INCUMBIA À RÉ
A COMPROVAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO, MODIFICATIVO OU
EXTINTIVO DO DIREITO DO AUTOR, CONFORME PREVISÃO DO ART. 6º, VIII, DO
CDC. NO ENTANTO, NÃO REALIZOU DE MODO SATISFATÓRIO. EXIGE-SE UMA
POSTURA CONFIÁVEL POR PARTE DAS EMPRESAS, BEM COMO O CUMPRIMENTO
ESCORREITO DO CONTRATO. DESTAQUE-SE QUE SITUAÇÕES DE DESCASO E
DESRESPEITO COM O CONSUMIDOR VÊM TORNANDO-SE CORRIQUEIRAS NO
CAMPO DA TELEFONIA. A FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS ACARRETA
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E CONFIANÇA
DESRESPEITADOS PELA COMPANHIA. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS,
DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO, MORMENTE QUANDO SE TRATA DE
CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO, A QUEM SE IMPUTA A
RESPONSABILIDADE OBJETIVA, NOS TERMOS DOS ARTS. 14 E 22 DO CDC. ALÉM
DISSO, O ATENDIMENTO PRESTADO PELO CALL CENTER DA RÉ REVELOU-SE
INEFICIENTE (ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR), UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE
ATENDER O APELO DO CONSUMIDOR, O QUAL SOLICITOU
ADMINISTRATIVAMENTE POR MEIO DOS PROTOCOLOS Nº 20153152857174,
20153152912609, A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DISCUTIDOS NA LIDE. MONTANTE
INDENIZATÓRIO ESCORREITO, UMA VEZ QUE ATENDE AOS PRINCÍPIOS DA
RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE, BEM COMO AO CARÁTER PUNITIVO
DO INSTITUTO. ADEMAIS, ENCONTRA-SE EM CONSONÂNCIA COM OS
PRECEDENTES DESTA TURMA RECURSAL. SENTENÇA QUE DEVE SER MANTIDA
NA ÍNTEGRA, PELOS SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA
LJE. DESTA FORMA, CONSIDERANDO QUE AS RAZÕES RECURSAIS SÃO
CONTRÁRIAS AO ENTENDIMENTO DO STJ E DESTA TURMA RECURSAL, COM
FULCRO NO ART. 932, IV, ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGO
PROVIMENTO AO RECURSO DE FORMA MONOCRÁTICA. CONDENAÇÃO DA
RECORRENTE AO PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, ESTES QUE FIXO
EM 20% SOBRE O VALOR DA CONDENAÇÃO. CONFORME PREVISÃO DO ART. 4º DA
LEI ESTADUAL 18.413/2014, NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DAS CUSTAS RECURSAIS.
Curitiba, 26 de Junho de 2017.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 0012335-53.2015.8.16.0083 - Francisco Beltrão - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 26.06.2017)
Ementa
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0012335-53.2015.8.16.0083/0
Recurso: 0012335-53.2015.8.16.0083
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): TELEFONICA BRASIL S.A.
Recorrido(s): Sergio Copini
TELEFONIA MÓVEL. O AUTOR ALEGA, EM SÍNTESE, QUE POSSUÍA CONTRATO DE
TELEFONIA MÓVEL COM A RÉ, NO VALOR MENSAL DE R$ 60,65; QUE APÓS
ALGUNS MESES DA CONTRATAÇÃO A RÉ PASSOU A COBRAR VALOR ACIMA DO
CONTRATADO, PROVOCANDO O PEDIDO DE CANCELAMENTO DO CONTRATO
CONFORME PROTOCOLOS Nº 20153152857174, 20153152912609, E O EFETIVO
PAGAMENTO DE TODAS AS FATURAS, ENTRETANTO, A RÉ CONTINUA ENVIANDO
FATURAS REFERENTE AO CONTRATO JÁ CANCELADO. PLEITEIA INDENIZAÇÃO
POR DANOS MORAIS E O CANCELAMENTO DO CONTRATO 0244865246. SOBREVEIO
SENTENÇA PARCIALMENTE PROCEDENTE CONDENOU A RÉ AO PAGAMENTO DO
VALOR DE R$ 3.000,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS,
DECLAROU A INEXIGIBILIDADE DOS DÉBITOS POSTERIORES AO MÊS DE
OUTUBRO E DETERMINOU A EMISSÃO DE NOVA FATURA REFERENTE AO MÊS DE
SETEMBRO/2015 NO VALOR DE R$ 60,65. INSURGÊNCIA RECURSAL. A RÉ PUGNA
PELA REFORMA DA SENTENÇA PARA JULGAR IMPROCEDENTE A AÇÃO OU,
SUBSIDIARIAMENTE, REDUZIR O INDENIZATÓRIO ARBITRADO. QUANTUM
RELAÇÃO DE CONSUMO. INCIDÊNCIA DO CDC. VERIFICA-SEANÁLISE RECURSAL.
QUE O PRESENTE CASO É UMA TÍPICA RELAÇÃO DE CONSUMO, POIS AS PARTES
ENQUADRAM-SE NOS CONCEITOS DE CONSUMIDOR E FORNECEDOR CONSTANTES
NOS ARTIGOS 2º E 3º DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. QUE O AUTOR
APRESENTOU PROVA MÍNIMA DE SEU DIREITO CONFORME APRESENTAÇÃO DE
PROTOCOLOS E DOCUMENTOS ANEXADOS AOS AUTOS (MOV.1.5). INCUMBIA À RÉ
A COMPROVAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO, MODIFICATIVO OU
EXTINTIVO DO DIREITO DO AUTOR, CONFORME PREVISÃO DO ART. 6º, VIII, DO
CDC. NO ENTANTO, NÃO REALIZOU DE MODO SATISFATÓRIO. EXIGE-SE UMA
POSTURA CONFIÁVEL POR PARTE DAS EMPRESAS, BEM COMO O CUMPRIMENTO
ESCORREITO DO CONTRATO. DESTAQUE-SE QUE SITUAÇÕES DE DESCASO E
DESRESPEITO COM O CONSUMIDOR VÊM TORNANDO-SE CORRIQUEIRAS NO
CAMPO DA TELEFONIA. A FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS ACARRETA
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E CONFIANÇA
DESRESPEITADOS PELA COMPANHIA. FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS,
DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO, MORMENTE QUANDO SE TRATA DE
CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO, A QUEM SE IMPUTA A
RESPONSABILIDADE OBJETIVA, NOS TERMOS DOS ARTS. 14 E 22 DO CDC. ALÉM
DISSO, O ATENDIMENTO PRESTADO PELO CALL CENTER DA RÉ REVELOU-SE
INEFICIENTE (ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR), UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE
ATENDER O APELO DO CONSUMIDOR, O QUAL SOLICITOU
ADMINISTRATIVAMENTE POR MEIO DOS PROTOCOLOS Nº 20153152857174,
20153152912609, A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DISCUTIDOS NA LIDE. MONTANTE
INDENIZATÓRIO ESCORREITO, UMA VEZ QUE ATENDE AOS PRINCÍPIOS DA
RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE, BEM COMO AO CARÁTER PUNITIVO
DO INSTITUTO. ADEMAIS, ENCONTRA-SE EM CONSONÂNCIA COM OS
PRECEDENTES DESTA TURMA RECURSAL. SENTENÇA QUE DEVE SER MANTIDA
NA ÍNTEGRA, PELOS SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA
LJE. DESTA FORMA, CONSIDERANDO QUE AS RAZÕES RECURSAIS SÃO
CONTRÁRIAS AO ENTENDIMENTO DO STJ E DESTA TURMA RECURSAL, COM
FULCRO NO ART. 932, IV, ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGO
PROVIMENTO AO RECURSO DE FORMA MONOCRÁTICA. CONDENAÇÃO DA
RECORRENTE AO PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, ESTES QUE FIXO
EM 20% SOBRE O VALOR DA CONDENAÇÃO. CONFORME PREVISÃO DO ART. 4º DA
LEI ESTADUAL 18.413/2014, NÃO HAVERÁ DEVOLUÇÃO DAS CUSTAS RECURSAIS.
Curitiba, 26 de Junho de 2017.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 0012335-53.2015.8.16.0083 - Francisco Beltrão - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 26.06.2017)
Data do Julgamento
:
26/06/2017 00:00:00
Data da Publicação
:
26/06/2017
Relator(a)
:
Fernando Swain Ganem
Comarca
:
Francisco Beltrão
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Francisco Beltrão
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