TJPR 0037620-15.2016.8.16.0018 (Decisão monocrática)
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0037620-15.2016.8.16.0018/0
Recurso: 0037620-15.2016.8.16.0018
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): JOSÉ PAULO DA SILVA
Recorrido(s): TIM CELULAR S.A.
TELEFONIA MÓVEL. COBRANÇA INDEVIDA. CALL CENTER
INEFICIENTE. TRATA-SE DE AÇÃO DECLARATÓRIA/CONDENATÓRIA NA QUAL O
AUTOR ALEGA QUE CONTRATOU DOIS PLANOS DE TELEFONIA MÓVEL
FORNECIDO PELA RÉ, PELO VALOR MENSAL DE R$ 32,90; QUE RESTOU PACTUADO
QUE OS PAGAMENTOS SERIAM REALIZADOS POR MEIO DE DÉBITO AUTOMÁTICO
NO CARTÃO DE CRÉDITO; AFIRMA QUE A RÉ REALIZOU VÁRIAS COBRANÇAS
INDEVIDAS, POIS REALIZOU DÉBITOS REFERENTES A QUATRO PLANOS, AO INVÉS
DOS DOIS PACTUADOS; QUE ENTROU EM CONTRATO COM O PARACALL CENTER
SOLICITAR QUE A RÉ CESSASSE AS COBRANÇA INDEVIDA, CONTUDO, NÃO FOI
ATENDIDO; PLEITEIA DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITOS REFERENTES
AOS PLANOS NÃO CONTRATADOS, DEVOLUÇÃO EM DOBRO DOS VALORES PAGOS
INDEVIDAMENTE E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. APÓS CONTESTADO O
FEITO SOBREVEIO SENTENÇA PARCIALMENTE PROCEDENTE, QUE DETERMINOU
QUE A RÉ PASSE A COBRAR APENAS DOIS PLANOS DE TELEFONIA – TIM
CONTROLE (2 X 32,90), SOB PENA DE MULTA NO VALOR DE R$ 300,00 PARA CADA
COBRANÇA INDEVIDA, DECLAROU A INEXIGIBILIDADE DOS VALORES COBRADOS
ACIMA DOS PLANOS CONTRATADOS E CONDENOU A RÉ A DEVOLVER A
IMPORTÂNCIA DE R$ 658,00, EQUIVALENTE DO VALOR PAGO INDEVIDAMENTE.
INSURGÊNCIA RECURSAL DO AUTOR VISA A REFORMA DO JULGADO PARA QUE A
RÉ SEJA CONDENADA AO PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.
DECIDO. VERIFICA-SE QUE O PRESENTE CASO É UMA TÍPICA RELAÇÃO DE
CONSUMO, POIS AS PARTES ENQUADRAM-SE NOS CONCEITOS DE CONSUMIDOR E
FORNECEDOR CONSTANTES NOS ARTIGOS 2º E 3º DO CÓDIGO DE DEFESA DO
CONSUMIDOR. ASSIM, É ASSEGURADA AO CONSUMIDOR A APLICAÇÃO DO
INSTITUTO DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA, PREVISTO NO ART. 6º, VIII, DO
CDC. RESTOU INCONTROVERSO NOS AUTOS QUE O AUTOR FOI COBRADO
INDEVIDAMENTE, POIS CONTRATOU APENAS DOIS PLANOS, MAS TEVE DEBITADO
DE SEU CARTÃO DE CRÉDITO VALORES REFERENTES A QUATRO PLANOS (MOV.
1.10 E 1.11). INCUMBIA À EMPRESA RÉ DEMONSTRAR A REGULARIDADE NA
COBRANÇA DO SERVIÇO (INTELIGÊNCIA DO ART. 6º INC. VIII DO CDC),
CUMPRINDO NA ÍNTEGRA, O DEVER DE INFORMAÇÕES CLARAS AO CONSUMIDOR,
E AINDA, OS EXATOS TERMOS DA RESOLUÇÃO 632 DA ANATEL, DE 7/3/2014, EM
ESPECIAL OS ARTIGOS 50 A 56. NADA DISSO FOI OBSERVADO PELA RÉ, ORA
RECORRIDA, QUE NÃO APRESENTOU NENHUM DOCUMENTO ASSINADO PELO
AUTOR, NEM DE GRAVAÇÃO DAS LIGAÇÕES QUE PUDESSEM DEMONSTRAR SUA
ANUÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS COBRADOS EM EXCESSO E A
REGULARIDADE DAS COBRANÇAS PERPETRADAS. EVIDENTE DECEPÇÃO DO
CONSUMIDOR QUE PACTUA COM RENOMADA EMPRESA DE TELEFONIA A
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E RECEBE COBRANÇA DE SERVIÇO ACIMA DO
PACTUADO. PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E CONFIANÇA DESRESPEITADOS PELA
COMPANHIA. COBRANÇA ERRÔNEA QUE PROVOCA NO CONSUMIDOR DESGASTE
DESNECESSÁRIO, JUSTAMENTE PORQUE ESPERA DA OPERADORA A PRESTAÇÃO
DOS SERVIÇOS CONFORME DIVULGADOS EM SUAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS, DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO,
MORMENTE QUANDO SE TRATA DE CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO, A
QUEM SE IMPUTA A RESPONSABILIDADE OBJETIVA, NOS TERMOS DOS ARTS. 14 E
22 DO CDC. PRÁTICA ABUSIVA. OFENSA AO ART. 39, INC. III DO CDC.
INTELIGÊNCIA DO ENUNCIADO 1.8 DAS TR’S/PR. ALÉM DISSO, RESSALTA-SE QUE
O ATENDIMENTO PRESTADO PELO DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTECALL CENTER
UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER O APELO DO CONSUMIDOR, QUE
SOLICITOU ADMINISTRATIVAMENTE (PROTOCOLOS REFERIDOS NA INICIAL) A
EXCLUSÃO DA COBRANÇA, PORÉM, NÃO FOI ATENDIDO. INTELIGÊNCIA DO
ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR. DANO MORAL CARACTERIZADO. O ARBITRAMENTO
DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO
PROPORCIONAR, POR UM LADO, O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO AUTOR EM
DETRIMENTO DO RÉU, NEM POR OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO AOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR. TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA A DUPLA
FINALIDADE DO INSTITUTO, QUAL SEJA, A REPARATÓRIA EM FACE DO OFENDIDO
E A EDUCATIVA E SANCIONATÓRIA QUANTO AO OFENSOR. DIANTE DISSO,
LEVANDO EM CONTA, AINDA, OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E
RAZOABILIDADE, ARBITRO A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS EM R$
8.000,00 (OITO MIL REAIS), COM JUROS DE MORA DE 1% AO MÊS E CORREÇÃO
MONETÁRIA PELO ÍNDICE INPC, NOS TERMOS DO ENUNCIADO 12.13 “A” DAS
SENTENÇA REFORMADA. DESTA FORMA, CONSIDERANDO QUE OTRS/PR.
JULGADO SE MOSTRA EM DESACORDO COM O ENTENDIMENTO DO STJ E DESTA
TURMA RECURSAL, COM FULCRO NO ART. 932, V, A, DO CÓDIGO DE PROCESSO
CIVIL, DOU PROVIMENTO AO RECURSO DE FORMA MONOCRÁTICA. DEIXO DE
CONDENAR O RECORRENTE AO PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
Curitiba, 31 de Agosto de 2017.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 0037620-15.2016.8.16.0018 - Maringá - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 31.08.2017)
Ementa
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ
3ª TURMA RECURSAL - DM92 - PROJUDI
Rua Mauá, 920 - 28º Andar - Alto da Glória - Curitiba/PR - CEP: 80.030-200 - Fone:
3017-2568
Autos nº. 0037620-15.2016.8.16.0018/0
Recurso: 0037620-15.2016.8.16.0018
Classe Processual: Recurso Inominado
Assunto Principal: Espécies de Contratos
Recorrente(s): JOSÉ PAULO DA SILVA
Recorrido(s): TIM CELULAR S.A.
TELEFONIA MÓVEL. COBRANÇA INDEVIDA. CALL CENTER
INEFICIENTE. TRATA-SE DE AÇÃO DECLARATÓRIA/CONDENATÓRIA NA QUAL O
AUTOR ALEGA QUE CONTRATOU DOIS PLANOS DE TELEFONIA MÓVEL
FORNECIDO PELA RÉ, PELO VALOR MENSAL DE R$ 32,90; QUE RESTOU PACTUADO
QUE OS PAGAMENTOS SERIAM REALIZADOS POR MEIO DE DÉBITO AUTOMÁTICO
NO CARTÃO DE CRÉDITO; AFIRMA QUE A RÉ REALIZOU VÁRIAS COBRANÇAS
INDEVIDAS, POIS REALIZOU DÉBITOS REFERENTES A QUATRO PLANOS, AO INVÉS
DOS DOIS PACTUADOS; QUE ENTROU EM CONTRATO COM O PARACALL CENTER
SOLICITAR QUE A RÉ CESSASSE AS COBRANÇA INDEVIDA, CONTUDO, NÃO FOI
ATENDIDO; PLEITEIA DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITOS REFERENTES
AOS PLANOS NÃO CONTRATADOS, DEVOLUÇÃO EM DOBRO DOS VALORES PAGOS
INDEVIDAMENTE E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. APÓS CONTESTADO O
FEITO SOBREVEIO SENTENÇA PARCIALMENTE PROCEDENTE, QUE DETERMINOU
QUE A RÉ PASSE A COBRAR APENAS DOIS PLANOS DE TELEFONIA – TIM
CONTROLE (2 X 32,90), SOB PENA DE MULTA NO VALOR DE R$ 300,00 PARA CADA
COBRANÇA INDEVIDA, DECLAROU A INEXIGIBILIDADE DOS VALORES COBRADOS
ACIMA DOS PLANOS CONTRATADOS E CONDENOU A RÉ A DEVOLVER A
IMPORTÂNCIA DE R$ 658,00, EQUIVALENTE DO VALOR PAGO INDEVIDAMENTE.
INSURGÊNCIA RECURSAL DO AUTOR VISA A REFORMA DO JULGADO PARA QUE A
RÉ SEJA CONDENADA AO PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.
DECIDO. VERIFICA-SE QUE O PRESENTE CASO É UMA TÍPICA RELAÇÃO DE
CONSUMO, POIS AS PARTES ENQUADRAM-SE NOS CONCEITOS DE CONSUMIDOR E
FORNECEDOR CONSTANTES NOS ARTIGOS 2º E 3º DO CÓDIGO DE DEFESA DO
CONSUMIDOR. ASSIM, É ASSEGURADA AO CONSUMIDOR A APLICAÇÃO DO
INSTITUTO DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA, PREVISTO NO ART. 6º, VIII, DO
CDC. RESTOU INCONTROVERSO NOS AUTOS QUE O AUTOR FOI COBRADO
INDEVIDAMENTE, POIS CONTRATOU APENAS DOIS PLANOS, MAS TEVE DEBITADO
DE SEU CARTÃO DE CRÉDITO VALORES REFERENTES A QUATRO PLANOS (MOV.
1.10 E 1.11). INCUMBIA À EMPRESA RÉ DEMONSTRAR A REGULARIDADE NA
COBRANÇA DO SERVIÇO (INTELIGÊNCIA DO ART. 6º INC. VIII DO CDC),
CUMPRINDO NA ÍNTEGRA, O DEVER DE INFORMAÇÕES CLARAS AO CONSUMIDOR,
E AINDA, OS EXATOS TERMOS DA RESOLUÇÃO 632 DA ANATEL, DE 7/3/2014, EM
ESPECIAL OS ARTIGOS 50 A 56. NADA DISSO FOI OBSERVADO PELA RÉ, ORA
RECORRIDA, QUE NÃO APRESENTOU NENHUM DOCUMENTO ASSINADO PELO
AUTOR, NEM DE GRAVAÇÃO DAS LIGAÇÕES QUE PUDESSEM DEMONSTRAR SUA
ANUÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS COBRADOS EM EXCESSO E A
REGULARIDADE DAS COBRANÇAS PERPETRADAS. EVIDENTE DECEPÇÃO DO
CONSUMIDOR QUE PACTUA COM RENOMADA EMPRESA DE TELEFONIA A
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E RECEBE COBRANÇA DE SERVIÇO ACIMA DO
PACTUADO. PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E CONFIANÇA DESRESPEITADOS PELA
COMPANHIA. COBRANÇA ERRÔNEA QUE PROVOCA NO CONSUMIDOR DESGASTE
DESNECESSÁRIO, JUSTAMENTE PORQUE ESPERA DA OPERADORA A PRESTAÇÃO
DOS SERVIÇOS CONFORME DIVULGADOS EM SUAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS, DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO,
MORMENTE QUANDO SE TRATA DE CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO, A
QUEM SE IMPUTA A RESPONSABILIDADE OBJETIVA, NOS TERMOS DOS ARTS. 14 E
22 DO CDC. PRÁTICA ABUSIVA. OFENSA AO ART. 39, INC. III DO CDC.
INTELIGÊNCIA DO ENUNCIADO 1.8 DAS TR’S/PR. ALÉM DISSO, RESSALTA-SE QUE
O ATENDIMENTO PRESTADO PELO DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTECALL CENTER
UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER O APELO DO CONSUMIDOR, QUE
SOLICITOU ADMINISTRATIVAMENTE (PROTOCOLOS REFERIDOS NA INICIAL) A
EXCLUSÃO DA COBRANÇA, PORÉM, NÃO FOI ATENDIDO. INTELIGÊNCIA DO
ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR. DANO MORAL CARACTERIZADO. O ARBITRAMENTO
DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO
PROPORCIONAR, POR UM LADO, O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO AUTOR EM
DETRIMENTO DO RÉU, NEM POR OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO AOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR. TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA A DUPLA
FINALIDADE DO INSTITUTO, QUAL SEJA, A REPARATÓRIA EM FACE DO OFENDIDO
E A EDUCATIVA E SANCIONATÓRIA QUANTO AO OFENSOR. DIANTE DISSO,
LEVANDO EM CONTA, AINDA, OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E
RAZOABILIDADE, ARBITRO A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS EM R$
8.000,00 (OITO MIL REAIS), COM JUROS DE MORA DE 1% AO MÊS E CORREÇÃO
MONETÁRIA PELO ÍNDICE INPC, NOS TERMOS DO ENUNCIADO 12.13 “A” DAS
SENTENÇA REFORMADA. DESTA FORMA, CONSIDERANDO QUE OTRS/PR.
JULGADO SE MOSTRA EM DESACORDO COM O ENTENDIMENTO DO STJ E DESTA
TURMA RECURSAL, COM FULCRO NO ART. 932, V, A, DO CÓDIGO DE PROCESSO
CIVIL, DOU PROVIMENTO AO RECURSO DE FORMA MONOCRÁTICA. DEIXO DE
CONDENAR O RECORRENTE AO PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
Curitiba, 31 de Agosto de 2017.
Fernando Swain Ganem
Magistrado
(TJPR - 0037620-15.2016.8.16.0018 - Maringá - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 31.08.2017)
Data do Julgamento
:
31/08/2017 00:00:00
Data da Publicação
:
31/08/2017
Relator(a)
:
Fernando Swain Ganem
Comarca
:
Maringá
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Maringá
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