TJPR 0047154-58.2017.8.16.0014 (Decisão monocrática)
FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. INEFICIENTE. BLOQUEIOCALL CENTER
INDEVIDO. ALEGA A PARTE AUTORA, EM SÍNTESE, QUE É TITULA DA LINHA (43)
99873-0866, PELO PLANO TIM LIBERTY CONTROLE COM A RÉ, PELO QUAL PAGA O
VALOR MENSAL DE R$ 55,62. OCORRE QUE, MESMO ESTANDO EM DIA COM SUA
MENSALIDADE, OBSERVOU QUE NÃO POSSUI ACESSO A SEU INTERNET MÓVEL.
ENTROU EM CONTATO COM A RÉ SOB O PROTOCOLO Nº 2017498900465, DENTRE
OUTROS, PORÉM NÃO OBTEVE ÊXITO EM SUAS RECLAMAÇÕES. PUGNA PELA
REGULARIZAÇÃO DOS SEUS SERVIÇOS E INTERNET MÓVEL PRESTADOS PELA RÉ,
BEM COMO, PELA CONDENAÇÃO DA RÉ EM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.
SOBREVEIO SENTENÇA PROCEDENTE, DETERMINOU QUE A RÉ REGULARIZE A
PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INTERNET DA PARTE AUTORA, BEM COMO,
CONDENOU A RÉ O PAGAMENTO DE R$ 500,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR
DANOS MORAIS. INSURGÊNCIA RECURSAL DA PARTE AUTORA, PUGNA ELA
MAJORAÇÃO DO INDENIZATÓRIO. RELAÇÃO DE CONSUMOQUANTUM DECIDO.
HÁ INCIDÊNCIA DO CDC, INCLUSIVE O DISPOSTO NO ART. 6º, VIII, QUE
DETERMINA A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. INCUMBIA À RÉ (ARTIGO 6º,
INCISO VIII, DO CDC) COMPROVAR A REGULARIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS,
TODAVIA, MANTEVE-SE INERTE.RESSALTA-SE AINDA QUE AS TELAS
APRESENTADAS PELA RÉ, CONSUBSTANCIAM-SE EM TELAS SISTÊMICAS, AS
QUAIS SEM OUTRAS PROVAS A CORROBORAR COM AS INFORMAÇÕES ALI
DESCRITAS, NÃO CONSTITUEM PROVAS IDÔNEAS APTAS A AFASTAR/MODIFICAR
O DIREITO DO CONSUMIDOR, JÁ QUE SÃO UNILATERAIS E DE FÁCIL
MANIPULAÇÃO PELA PARTE BENEFICIADA SENDO O CONSUMIDOR PRIVADO DA
UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO ESSENCIAL DE COMUNICAÇÃO E VERIFICADA SUA
PATENTE VULNERABILIDADE, PRINCIPALMENTE FRENTE ÀS EMPRESAS DE
GRANDE PORTE, RESTA EVIDENCIADO O DEVER DE INDENIZAR, POIS
ULTRAPASSA O MERO DISSABOR COTIDIANO, JÁ QUE É INCONCEBÍVEL QUE O
CONSUMIDOR SEJA PRIVADO DA UTILIZAÇÃO COMPLETA DOS SERVIÇOS SEM
QUE A RÉ TENHA TOMADO AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS AO
RESTABELECIMENTO. APLICAÇÃO DO : ENUNCIADO 1.5 DAS TR’S/PR “A
SUSPENSÃO/BLOQUEIO DO SERVIÇO DE TELEFONIA SEM CAUSA LEGÍTIMA
ALÉM DISSO, O ATENDIMENTO PRESTADO PELO CARACTERIZA DANO MORAL”.
DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTE ),CALL CENTER (ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR
UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER AO APELO DA CONSUMIDORA QUE
SOLICITOU PELA VIA ADMINISTRATIVA O CANCELAMENTO DOS SERVIÇOS,
PORÉM, NÃO FOI ATENDIDA, TENDO QUE SOCORRER-SE DAS VIAS JUDICIAIS.
RESSALTE-SE QUE OS TRANSTORNOS GERADOS À CONSUMIDORA PODERIAM SER
FACILMENTE RESOLVIDOS PELA EMPRESA RÉ SE ESTA POSSUÍSSE UM SERVIÇO
EFICIENTE DE .CALL CENTER DANO MORAL CARACTERIZADO.O ARBITRAMENTO
DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO
PROPORCIONAR, POR UM LADO, O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO RECORRENTE
EM DETRIMENTO DO RECORRIDO, NEM POR OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA
VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. DIANTE DISSO, LEVANDO EM
CONTA, AINDA, OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE,
BEM COMO OS PRECEDENTES DESTA TURMA RECURSAL, MAJORO A
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS PARA R$ 8.000 (OITO MIL REAIS). VALOR
QUE DEVERÁ SER CORRIGIDO PELO ÍNDICE INPC E JUROS DE MORA DE 1% AO
MÊS, NOS TERMOS DO ENUNCIADO 12.13 “A” DAS TR’S/PR. SENTENÇA
RECURSO DA PARTE AUTORA CONHECIDO EPARCIALMENTE REFORMADA.
PROVIDO. CONSIDERANDO QUE A SENTENÇA É CONTRÁRIA AO ENTENDIMENTO
DESTA TURMA RECURSAL, DOU PROVIMENTO AO RECURSO DE FORMA
MONOCRÁTICA, COM FULCRO NO ART. 932, INCISO V, ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE
PROCESSO CIVIL. DIANTE DO ÊXITO RECURSAL DEIXO DE CONDENAR A PARTE
AUTORA AO PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.CONFORME
PREVISÃO DO ART. 4 DA LEI ESTADUAL 18.413/2014 NÃO HAVERÁ A DEVOLUÇÃO
DAS CUSTAS RECURSAIS.
Curitiba, 23 de Abril de 2018.
(TJPR - 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais - 0047154-58.2017.8.16.0014 - Londrina - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 23.04.2018)
Ementa
FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. INEFICIENTE. BLOQUEIOCALL CENTER
INDEVIDO. ALEGA A PARTE AUTORA, EM SÍNTESE, QUE É TITULA DA LINHA (43)
99873-0866, PELO PLANO TIM LIBERTY CONTROLE COM A RÉ, PELO QUAL PAGA O
VALOR MENSAL DE R$ 55,62. OCORRE QUE, MESMO ESTANDO EM DIA COM SUA
MENSALIDADE, OBSERVOU QUE NÃO POSSUI ACESSO A SEU INTERNET MÓVEL.
ENTROU EM CONTATO COM A RÉ SOB O PROTOCOLO Nº 2017498900465, DENTRE
OUTROS, PORÉM NÃO OBTEVE ÊXITO EM SUAS RECLAMAÇÕES. PUGNA PELA
REGULARIZAÇÃO DOS SEUS SERVIÇOS E INTERNET MÓVEL PRESTADOS PELA RÉ,
BEM COMO, PELA CONDENAÇÃO DA RÉ EM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.
SOBREVEIO SENTENÇA PROCEDENTE, DETERMINOU QUE A RÉ REGULARIZE A
PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INTERNET DA PARTE AUTORA, BEM COMO,
CONDENOU A RÉ O PAGAMENTO DE R$ 500,00 A TÍTULO DE INDENIZAÇÃO POR
DANOS MORAIS. INSURGÊNCIA RECURSAL DA PARTE AUTORA, PUGNA ELA
MAJORAÇÃO DO INDENIZATÓRIO. RELAÇÃO DE CONSUMOQUANTUM DECIDO.
HÁ INCIDÊNCIA DO CDC, INCLUSIVE O DISPOSTO NO ART. 6º, VIII, QUE
DETERMINA A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. INCUMBIA À RÉ (ARTIGO 6º,
INCISO VIII, DO CDC) COMPROVAR A REGULARIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS,
TODAVIA, MANTEVE-SE INERTE.RESSALTA-SE AINDA QUE AS TELAS
APRESENTADAS PELA RÉ, CONSUBSTANCIAM-SE EM TELAS SISTÊMICAS, AS
QUAIS SEM OUTRAS PROVAS A CORROBORAR COM AS INFORMAÇÕES ALI
DESCRITAS, NÃO CONSTITUEM PROVAS IDÔNEAS APTAS A AFASTAR/MODIFICAR
O DIREITO DO CONSUMIDOR, JÁ QUE SÃO UNILATERAIS E DE FÁCIL
MANIPULAÇÃO PELA PARTE BENEFICIADA SENDO O CONSUMIDOR PRIVADO DA
UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO ESSENCIAL DE COMUNICAÇÃO E VERIFICADA SUA
PATENTE VULNERABILIDADE, PRINCIPALMENTE FRENTE ÀS EMPRESAS DE
GRANDE PORTE, RESTA EVIDENCIADO O DEVER DE INDENIZAR, POIS
ULTRAPASSA O MERO DISSABOR COTIDIANO, JÁ QUE É INCONCEBÍVEL QUE O
CONSUMIDOR SEJA PRIVADO DA UTILIZAÇÃO COMPLETA DOS SERVIÇOS SEM
QUE A RÉ TENHA TOMADO AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS AO
RESTABELECIMENTO. APLICAÇÃO DO : ENUNCIADO 1.5 DAS TR’S/PR “A
SUSPENSÃO/BLOQUEIO DO SERVIÇO DE TELEFONIA SEM CAUSA LEGÍTIMA
ALÉM DISSO, O ATENDIMENTO PRESTADO PELO CARACTERIZA DANO MORAL”.
DA RÉ REVELOU-SE INEFICIENTE ),CALL CENTER (ENUNCIADO 1.6 DAS TR’S/PR
UMA VEZ QUE NÃO FOI CAPAZ DE ATENDER AO APELO DA CONSUMIDORA QUE
SOLICITOU PELA VIA ADMINISTRATIVA O CANCELAMENTO DOS SERVIÇOS,
PORÉM, NÃO FOI ATENDIDA, TENDO QUE SOCORRER-SE DAS VIAS JUDICIAIS.
RESSALTE-SE QUE OS TRANSTORNOS GERADOS À CONSUMIDORA PODERIAM SER
FACILMENTE RESOLVIDOS PELA EMPRESA RÉ SE ESTA POSSUÍSSE UM SERVIÇO
EFICIENTE DE .CALL CENTER DANO MORAL CARACTERIZADO.O ARBITRAMENTO
DA INDENIZAÇÃO PELO DANO MORAL DEVE SEMPRE TER O CUIDADO DE NÃO
PROPORCIONAR, POR UM LADO, O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO RECORRENTE
EM DETRIMENTO DO RECORRIDO, NEM POR OUTRO, A BANALIZAÇÃO DA
VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR. DIANTE DISSO, LEVANDO EM
CONTA, AINDA, OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE,
BEM COMO OS PRECEDENTES DESTA TURMA RECURSAL, MAJORO A
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS PARA R$ 8.000 (OITO MIL REAIS). VALOR
QUE DEVERÁ SER CORRIGIDO PELO ÍNDICE INPC E JUROS DE MORA DE 1% AO
MÊS, NOS TERMOS DO ENUNCIADO 12.13 “A” DAS TR’S/PR. SENTENÇA
RECURSO DA PARTE AUTORA CONHECIDO EPARCIALMENTE REFORMADA.
PROVIDO. CONSIDERANDO QUE A SENTENÇA É CONTRÁRIA AO ENTENDIMENTO
DESTA TURMA RECURSAL, DOU PROVIMENTO AO RECURSO DE FORMA
MONOCRÁTICA, COM FULCRO NO ART. 932, INCISO V, ALÍNEA ‘A’, DO CÓDIGO DE
PROCESSO CIVIL. DIANTE DO ÊXITO RECURSAL DEIXO DE CONDENAR A PARTE
AUTORA AO PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.CONFORME
PREVISÃO DO ART. 4 DA LEI ESTADUAL 18.413/2014 NÃO HAVERÁ A DEVOLUÇÃO
DAS CUSTAS RECURSAIS.
Curitiba, 23 de Abril de 2018.
(TJPR - 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais - 0047154-58.2017.8.16.0014 - Londrina - Rel.: Fernando Swain Ganem - J. 23.04.2018)
Data do Julgamento
:
23/04/2018 00:00:00
Data da Publicação
:
23/04/2018
Órgão Julgador
:
3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais
Relator(a)
:
Fernando Swain Ganem
Comarca
:
Londrina
Segredo de justiça
:
Não
Comarca
:
Londrina
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