TRF2 0115463-25.2015.4.02.5156 01154632520154025156
ADMINISTRATIVO. PRESCRIÇÃO. ENUNCIADO DA SÚMULA N.85 DO STJ. APOSENTADOS
E PENSIONISTAS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM -
DNER. PLANO ESPECIAL DE CARGOS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA
DOS TRANSPORTES - DNIT. ENQUADRAMENTO. PARIDADE. APLICAÇÃO. LEI
N. 11.171/05. GDAPEC. GRATIFICAÇÃO DOS SERVIDORES ATIVOS VINCULADA
À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. PARIDADE COM INATIVOS E PENSIONISTAS ATÉ A
REGULAMENTAÇÃO E O PROCESSAMENTO DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO. ART.1º-F. DA LEI
N. 9.494/97. APLICAÇÃO. RECURSO DE APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDO. 1. O
Superior Tribunal de Justiça possui firme entendimento no sentido de que
nas ações em que servidores inativos buscam equiparação de seus proventos
com servidores da ativa não se opera a prescrição de fundo de direito, mas
apenas das parcelas vencidas anteriormente ao quinquênio que antecedeu a
propositura da demanda, nos termos do estabelecido pelo enunciado da súmula
n.85 daquela Corte. (PRECEDENTES: STJ, REsp 1567477/PE, Rel. Ministro OG
FERNANDES, SEGUNDA TURMA, julgado em 09/03/2017, DJe 15/03/2017; STJ,
RCD no AREsp 474.435/DF, Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, PRIMEIRA TURMA,
julgado em 14/04/2015, DJe 20/04/2015; STJ, AgRg no AgRg no REsp 1355595/RS,
Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/05/2013,
DJe 13/05/2013). 2. No caso vertente, a parte autora postula o reconhecimento
do direito a paridade de seus proventos de pensão de ex-servidor do extinto
DNER, com aqueles recebidos por servidores ativos do DNIT, bem como o pagamento
das diferenças devidas. 3. A questão já se encontra pacificada pelo Supremo
Tribunal Federal, com repercussão geral reconhecida, e pelo Superior Tribunal
de Justiça, sob o regime do art.543-C do Código de Processo Civil de 1973,
no sentido de que os servidores aposentados e pensionistas do extinto
DNER, ainda que passem a integrar o quadro de inativos do Ministério dos
Transportes, fazem jus aos efeitos financeiros decorrentes do enquadramento de
servidores ativos que, provindos deste órgão, passaram a gozar dos benefícios
e vantagens resultantes do Plano Especial de Cargos do DNIT, instituído pela
Lei 11.171/2005. (STF, RE 677730, Relator(a): Min. GILMAR MENDES, Tr ibunal
Pleno, julgado em 28/08/2014, PROCESSO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO
DJe-210 DIVULG 23-10-2014 PUBLIC 24-10-2014; STJ, AgRg no REsp 1301412/PB,
Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 12/04/2012,
DJe 17/04/2012). 4. A gratificação GDAPEC, havendo sido criada com o
objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços, seria devida ao servidor
de acordo com a avaliação de desempenho individual e do alcance de metas de
desempenho institucional, de modo que seria inviável o cálculo da vantagem
no que se refere a aposentados e pensionistas, uma vez que, nesses casos,
não há 1 desempenho funcional a ser avaliado. 5. Ocorre, entretanto, que
o art. 16-G da Lei 11.171/2005 estabeleceu uma regra de transição prevendo
que até a regulamentação da gratificação e o processamento dos resultados
da primeira avaliação individual e institucional, os servidores perceberiam
a gratificação no valor correspondente a oitenta pontos. Da mesma forma,
o § 2o do art. 16-H estabeleceu a mesma pontuação para o servidor recém
nomeado e aquele que tivesse retornado de licença sem vencimento ou de outros
afastamentos sem direito à percepção de gratificação de desempenho. 6. Dessa
forma, até o resultado da primeira avaliação estaria a GDAPEC desvinculada
dos níveis de desempenho e produtividade do servidor, adquirindo, portanto,
um caráter genérico, de modo a abranger a totalidade dos servidores, não
havendo sentido em se excluir da vantagem os inativos e pensionistas que
tenham constitucionalmente direito à paridade com os servidores da ativa. 7. Os
juros de mora e a atualização monetária devem observar os índices oficiais de
remuneração básica e juros aplicados aos depósitos em caderneta de poupança
na forma do artigo 1º-F da Lei nº 9.494/97, com a redação dada pela Lei nº
11.960/2009. 8. Recurso de apelação parcialmente provido.
Ementa
ADMINISTRATIVO. PRESCRIÇÃO. ENUNCIADO DA SÚMULA N.85 DO STJ. APOSENTADOS
E PENSIONISTAS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM -
DNER. PLANO ESPECIAL DE CARGOS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA
DOS TRANSPORTES - DNIT. ENQUADRAMENTO. PARIDADE. APLICAÇÃO. LEI
N. 11.171/05. GDAPEC. GRATIFICAÇÃO DOS SERVIDORES ATIVOS VINCULADA
À AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. PARIDADE COM INATIVOS E PENSIONISTAS ATÉ A
REGULAMENTAÇÃO E O PROCESSAMENTO DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO. ART.1º-F. DA LEI
N. 9.494/97. APLICAÇÃO. RECURSO DE APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDO. 1. O
Superior Tribunal de Justiça possui firme entendimento no sentido de que
nas ações em que servidores inativos buscam equiparação de seus proventos
com servidores da ativa não se opera a prescrição de fundo de direito, mas
apenas das parcelas vencidas anteriormente ao quinquênio que antecedeu a
propositura da demanda, nos termos do estabelecido pelo enunciado da súmula
n.85 daquela Corte. (PRECEDENTES: STJ, REsp 1567477/PE, Rel. Ministro OG
FERNANDES, SEGUNDA TURMA, julgado em 09/03/2017, DJe 15/03/2017; STJ,
RCD no AREsp 474.435/DF, Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, PRIMEIRA TURMA,
julgado em 14/04/2015, DJe 20/04/2015; STJ, AgRg no AgRg no REsp 1355595/RS,
Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/05/2013,
DJe 13/05/2013). 2. No caso vertente, a parte autora postula o reconhecimento
do direito a paridade de seus proventos de pensão de ex-servidor do extinto
DNER, com aqueles recebidos por servidores ativos do DNIT, bem como o pagamento
das diferenças devidas. 3. A questão já se encontra pacificada pelo Supremo
Tribunal Federal, com repercussão geral reconhecida, e pelo Superior Tribunal
de Justiça, sob o regime do art.543-C do Código de Processo Civil de 1973,
no sentido de que os servidores aposentados e pensionistas do extinto
DNER, ainda que passem a integrar o quadro de inativos do Ministério dos
Transportes, fazem jus aos efeitos financeiros decorrentes do enquadramento de
servidores ativos que, provindos deste órgão, passaram a gozar dos benefícios
e vantagens resultantes do Plano Especial de Cargos do DNIT, instituído pela
Lei 11.171/2005. (STF, RE 677730, Relator(a): Min. GILMAR MENDES, Tr ibunal
Pleno, julgado em 28/08/2014, PROCESSO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO
DJe-210 DIVULG 23-10-2014 PUBLIC 24-10-2014; STJ, AgRg no REsp 1301412/PB,
Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 12/04/2012,
DJe 17/04/2012). 4. A gratificação GDAPEC, havendo sido criada com o
objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços, seria devida ao servidor
de acordo com a avaliação de desempenho individual e do alcance de metas de
desempenho institucional, de modo que seria inviável o cálculo da vantagem
no que se refere a aposentados e pensionistas, uma vez que, nesses casos,
não há 1 desempenho funcional a ser avaliado. 5. Ocorre, entretanto, que
o art. 16-G da Lei 11.171/2005 estabeleceu uma regra de transição prevendo
que até a regulamentação da gratificação e o processamento dos resultados
da primeira avaliação individual e institucional, os servidores perceberiam
a gratificação no valor correspondente a oitenta pontos. Da mesma forma,
o § 2o do art. 16-H estabeleceu a mesma pontuação para o servidor recém
nomeado e aquele que tivesse retornado de licença sem vencimento ou de outros
afastamentos sem direito à percepção de gratificação de desempenho. 6. Dessa
forma, até o resultado da primeira avaliação estaria a GDAPEC desvinculada
dos níveis de desempenho e produtividade do servidor, adquirindo, portanto,
um caráter genérico, de modo a abranger a totalidade dos servidores, não
havendo sentido em se excluir da vantagem os inativos e pensionistas que
tenham constitucionalmente direito à paridade com os servidores da ativa. 7. Os
juros de mora e a atualização monetária devem observar os índices oficiais de
remuneração básica e juros aplicados aos depósitos em caderneta de poupança
na forma do artigo 1º-F da Lei nº 9.494/97, com a redação dada pela Lei nº
11.960/2009. 8. Recurso de apelação parcialmente provido.
Data do Julgamento
:
26/05/2017
Data da Publicação
:
31/05/2017
Classe/Assunto
:
AC - Apelação - Recursos - Processo Cível e do Trabalho
Órgão Julgador
:
5ª TURMA ESPECIALIZADA
Relator(a)
:
ALUISIO GONÇALVES DE CASTRO MENDES
Comarca
:
TRIBUNAL - SEGUNDA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Relator para
acórdão
:
ALUISIO GONÇALVES DE CASTRO MENDES
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