TRF2 0183519-13.2017.4.02.5101 01835191320174025101
APELAÇÕES CÍVEIS. REMESSA NECESSÁRIA. DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL
CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO CIVIL. PENSÃO TEMPORÁRIA POR
MORTE. FILHA MAIOR, SOLTEIRA E NÃO OCUPANTE DE CARGO PÚBLICO. CUMULAÇÃO
COM PENSÃO POR MORTE DE EX-COMBATENTE. IMPOSSIBILIDADE. INTERPRETAÇÃO
TELEOLÓGICO-SISTEMÁTICA DO TERMO "CARGO PÚBLICO PERMANENTE". AUSÊNCIA DE
CONFIGURAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA. FACULDADE DE OPÇÃO PELA PERCEPÇÃO DO
BENEFÍCIO MAIS VANTAJOSO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. DESCABIMENTO. ART 25 DA
LEI N.º 12.016/2009. RECURSO DO INSS CONHECIDO E PROVIDO. RECURSO DA UNIÃO
E REEXAME OFICIAL CONHECIDOS E PARCIALMENTE PROVIDOS. 1. A controvérsia
ora posta a deslinde cinge-se a perquirir acerca da possibilidade de a
impetrante cumular dois benefícios de pensão por morte: um concedido com
esteio nas Leis n.ºs 4.242/1963 e 3.765/1960 (pensão de ex-combatente) e
outro com lastro na Lei n.º 3.373/1958 (pensão de filha maior solteira de
servidor público civil). 2. O direito à pensão por morte é regido pela lei
vigente à época do falecimento do instituidor do benefício (STJ - AgRg/REsp
n. 652.186/RJ, Rel. Ministro Gilson Dipp, DJU de 08.11.2004, pág. 291). Na
espécie, o ex-servidor faleceu em 10.02.1987 (fl. 32), de modo que há de
se aplicar a Lei n.º 3.373/1958, e não a Lei n.º 8.112/1990, no que toca à
pensão paga pelo INSS. 3. De uma exegese puramente literal da dicção dos
preceptivos em referência, é possível haurir que, com efeito, a situação
jurígena da autora, de titular de pensão por morte de ex-combatente, não
guarda nenhuma correlação com cargo público, na medida em que os aludidos
benefícios se submetem a regimes jurídicos diversos. Todavia, semelhante
diretriz vetorial não se configura a melhor interpretação, porquanto a mens
legislatoris ou a ratio legis do diploma legal em comento, forte na ideia
de que a norma jurídica é produto social e cultural de seu tempo, reflete,
sob a égide de sua vigência, as necessidades sociais de antanho, contexto
em que, num país onde a família era tradicional e marcadamente patriarcal,
bem como notoriamente era diminuta e assaz difícil a participação feminina no
mercado de trabalho, diferentemente do que se sucede hodiernamente, momento
histórico-social em que a mulher representa uma força laboral pujante, com
amplas possibilidades de plena e progressiva ascensão profissional, o que não
raro é-lhe hábil a alcançar a sua tencionada independência financeira. 4. O
legislador, decerto, ao instituir o plano de previdência para os servidores da
União e cobrir o risco social morte, estatuído na Lei n.º 3.373/58, art. 5.º,
II, parágrafo único, contemplou, entre seus benefícios e beneficiários,
pensão temporária por morte para filha maior de 21 (vinte e um) anos,
solteira e não detentora de cargo público permanente, com o que visou
assegurar proteção familiar aos dependentes do servidor, outorgando-lhes
meios de subsistência digna, os quais de outro modo não poderiam prover
às 1 suas necessidades econômicas, na ocorrência contingencial de eventual
passamento do provisor da família, inferência que se extrai do próprio texto
legal: 5. A pensão por morte de ex-combatente percebida pela autora pode
ser equiparada à remuneração de cargo público permanente, pois é paga com
regularidade pela União. Não se pode confundir dependência econômica com
redução do padrão de qualidade de vida, em razão da supressão da pensão
em discussão. A finalidade do benefício assegurada pela lei é tutelar a
subsistência do familiar que se vê surpreendido com o falecimento de seu
provedor. Em análise perfunctória, entendimento diverso afrontaria a própria
ratio da lei, pois permitiria a continuidade do pagamento àquele que não se
encontra em situação de desamparo. 6. Na hipótese em comento, a autora não
satisfaz os requisitos legais estatuídos no art. 5.º, II, parágrafo único,
da Lei n.º 3.373/58, haja vista que, consoante comprovado nos autos, recebe
pensão por morte de ex-combatente, inegavelmente de nítido caráter permanente,
apto a descaracterizar a dependência econômica exigida pela lei para a fruição
do benefício de pensão vindicada, tal como constatado pela Administração
Pública. 7. A circunstância de a demandante receber, indevidamente, a pensão
por morte em exame, por largo período de tempo, resultante de manifesto error
administrativo, não tem o condão de lhe outorgar legítimo direito à percepção
de referido benefício, não só porquanto inexiste direito adquirido contra
legem, como também porque a Administração Pública sujeita-se ao princípio
da legalidade estrita e, ademais, é investida do poder de autotutela,
de modo que deve, respeitado o devido processo-legal-administrativo,
especialmente os princípios do contraditório e da ampla defesa, rever seus
atos quando tisnados de ilegalidade, como se deu no caso concreto. 8. De
acordo com os preceitos em vigor quando do óbito do instituidor (art. 30
da Lei n.º 4.242/63 e artigos 7.º, II, e 24, ambos da Lei n.º 3.765/60),
a pensão de ex-combatente equivale à deixada por um Segundo Sargento e pode
ser revertida à filha de qualquer condição após o óbito da viúva. Ocorre que
o legislador ordinário, ao regular o direito ao benefício do art. 30 da Lei
n.º 4.242/63, estabeleceu requisitos mais restritivos para o recebimento da
pensão equivalente à deixada por um Segundo Sargento. Ainda que o interessado
tenha participado efetivamente de operações de guerra durante a Segunda Guerra
Mundial, sendo considerado ex-combatente, é claro que, para fazer jus à pensão
de Segundo Sargento (estipulada no art. 26 da Lei n.º 3.765/60), precisa (i)
encontrar-se incapacitado, sem poder prover os próprios meios de subsistência,
e (ii) não estar percebendo qualquer importância dos cofres públicos, exigência
esta que deve ser estendida a seus herdeiros. 9. O preenchimento no passado,
vale dizer, na data do óbito do ex-combatente, dos requisitos exigidos
no art. 30 da Lei n.º 4.242/63, não garante a percepção do benefício de
forma vitalícia, sendo necessária a comprovação contínua do atendimento
dos mesmos. Com efeito, "não perceber qualquer importância dos cofres
públicos" é condição que, se não atendida, pode, a qualquer tempo,
ensejar a perda do benefício pelo ex-combatente, assim também ocorrendo
com aqueles herdeiros que, embora dependessem do ex-combatente quando do
seu falecimento, por qualquer razão tornaram-se capazes e passaram a poder
prover os próprios meios de subsistência e/ou a receber qualquer importância
dos cofres públicos. 10. In casu, verifica-se que a demandante declara,
na petição inicial, ser beneficiária de pensão também instituída pelo seu
genitor. Sucede que as Leis n.º 3.765/60 e n.º 4.242/63, que previam a
concessão da pensão especial às filhas maiores e não inválidas, vedavam a
acumulação da pensão de ex- combatente equivalente à deixada por um Segundo
Sargento com "qualquer importância" recebida "dos cofres públicos", o que,
em razão da generalidade do texto, engloba qualquer tipo de despesa pública,
nos termos do Enunciado n.º 55 da Súmula deste Tribunal (j. em 02/12/2010,
in E-DJF2R 16/03/2011). 2 11. Tendo a demandante direito à pensão de
ex-combatente, mas não podendo cumular tal benefício com a pensão que
já percebe, na forma da legislação de regência, a ela deve ser permitido
optar pelo benefício que lhe for mais vantajoso. 12. Rechaçada a tese de
decadência do direito de a Administração anular o ato que ensejou a indevida
(e ilegal) acumulação de proventos, uma vez que se trata de ato nulo que não
se convalida com o decurso do tempo. Legitimar a continuidade da percepção
de verbas públicas que nunca deveriam ter sido pagas, ante a ilegalidade
da acumulação, equivaleria a se considerar como adquirido um direito que
nunca existiu, posto que o fundamento para sua existência é nulo desde a
origem. 13. Cuidando-se a pensão estatuída no art. 5.º, inciso II, da Lei
n.º 3.373/1958, de benefício de natureza temporária, os requisitos nela
previstos, a exemplo da dependência econômica com o instituidor, devem, como
dito alhures, ser permanentemente verfiicados pela Administração, no exercício
do seu poder-dever de autotutela, como condição para a continuidade de sua
percepção. 14. Descabida a condenação ao pagamento de honorários de sucumbência
recursal, uma vez que, com supedâneo no art. 85, § 11, da vigente Lei de Ritos,
a sua fixação pressupõe condenação anterior a ser majorada, o que não ocorreu
na hipótese em comento. 15. Apelação do INSS conhecida e provida. Apelação
da União e remessa necessária conhecidas e parcialmente providas.
Ementa
APELAÇÕES CÍVEIS. REMESSA NECESSÁRIA. DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL
CIVIL. MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO CIVIL. PENSÃO TEMPORÁRIA POR
MORTE. FILHA MAIOR, SOLTEIRA E NÃO OCUPANTE DE CARGO PÚBLICO. CUMULAÇÃO
COM PENSÃO POR MORTE DE EX-COMBATENTE. IMPOSSIBILIDADE. INTERPRETAÇÃO
TELEOLÓGICO-SISTEMÁTICA DO TERMO "CARGO PÚBLICO PERMANENTE". AUSÊNCIA DE
CONFIGURAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA. FACULDADE DE OPÇÃO PELA PERCEPÇÃO DO
BENEFÍCIO MAIS VANTAJOSO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. DESCABIMENTO. ART 25 DA
LEI N.º 12.016/2009. RECURSO DO INSS CONHECIDO E PROVIDO. RECURSO DA UNIÃO
E REEXAME OFICIAL CONHECIDOS E PARCIALMENTE PROVIDOS. 1. A controvérsia
ora posta a deslinde cinge-se a perquirir acerca da possibilidade de a
impetrante cumular dois benefícios de pensão por morte: um concedido com
esteio nas Leis n.ºs 4.242/1963 e 3.765/1960 (pensão de ex-combatente) e
outro com lastro na Lei n.º 3.373/1958 (pensão de filha maior solteira de
servidor público civil). 2. O direito à pensão por morte é regido pela lei
vigente à época do falecimento do instituidor do benefício (STJ - AgRg/REsp
n. 652.186/RJ, Rel. Ministro Gilson Dipp, DJU de 08.11.2004, pág. 291). Na
espécie, o ex-servidor faleceu em 10.02.1987 (fl. 32), de modo que há de
se aplicar a Lei n.º 3.373/1958, e não a Lei n.º 8.112/1990, no que toca à
pensão paga pelo INSS. 3. De uma exegese puramente literal da dicção dos
preceptivos em referência, é possível haurir que, com efeito, a situação
jurígena da autora, de titular de pensão por morte de ex-combatente, não
guarda nenhuma correlação com cargo público, na medida em que os aludidos
benefícios se submetem a regimes jurídicos diversos. Todavia, semelhante
diretriz vetorial não se configura a melhor interpretação, porquanto a mens
legislatoris ou a ratio legis do diploma legal em comento, forte na ideia
de que a norma jurídica é produto social e cultural de seu tempo, reflete,
sob a égide de sua vigência, as necessidades sociais de antanho, contexto
em que, num país onde a família era tradicional e marcadamente patriarcal,
bem como notoriamente era diminuta e assaz difícil a participação feminina no
mercado de trabalho, diferentemente do que se sucede hodiernamente, momento
histórico-social em que a mulher representa uma força laboral pujante, com
amplas possibilidades de plena e progressiva ascensão profissional, o que não
raro é-lhe hábil a alcançar a sua tencionada independência financeira. 4. O
legislador, decerto, ao instituir o plano de previdência para os servidores da
União e cobrir o risco social morte, estatuído na Lei n.º 3.373/58, art. 5.º,
II, parágrafo único, contemplou, entre seus benefícios e beneficiários,
pensão temporária por morte para filha maior de 21 (vinte e um) anos,
solteira e não detentora de cargo público permanente, com o que visou
assegurar proteção familiar aos dependentes do servidor, outorgando-lhes
meios de subsistência digna, os quais de outro modo não poderiam prover
às 1 suas necessidades econômicas, na ocorrência contingencial de eventual
passamento do provisor da família, inferência que se extrai do próprio texto
legal: 5. A pensão por morte de ex-combatente percebida pela autora pode
ser equiparada à remuneração de cargo público permanente, pois é paga com
regularidade pela União. Não se pode confundir dependência econômica com
redução do padrão de qualidade de vida, em razão da supressão da pensão
em discussão. A finalidade do benefício assegurada pela lei é tutelar a
subsistência do familiar que se vê surpreendido com o falecimento de seu
provedor. Em análise perfunctória, entendimento diverso afrontaria a própria
ratio da lei, pois permitiria a continuidade do pagamento àquele que não se
encontra em situação de desamparo. 6. Na hipótese em comento, a autora não
satisfaz os requisitos legais estatuídos no art. 5.º, II, parágrafo único,
da Lei n.º 3.373/58, haja vista que, consoante comprovado nos autos, recebe
pensão por morte de ex-combatente, inegavelmente de nítido caráter permanente,
apto a descaracterizar a dependência econômica exigida pela lei para a fruição
do benefício de pensão vindicada, tal como constatado pela Administração
Pública. 7. A circunstância de a demandante receber, indevidamente, a pensão
por morte em exame, por largo período de tempo, resultante de manifesto error
administrativo, não tem o condão de lhe outorgar legítimo direito à percepção
de referido benefício, não só porquanto inexiste direito adquirido contra
legem, como também porque a Administração Pública sujeita-se ao princípio
da legalidade estrita e, ademais, é investida do poder de autotutela,
de modo que deve, respeitado o devido processo-legal-administrativo,
especialmente os princípios do contraditório e da ampla defesa, rever seus
atos quando tisnados de ilegalidade, como se deu no caso concreto. 8. De
acordo com os preceitos em vigor quando do óbito do instituidor (art. 30
da Lei n.º 4.242/63 e artigos 7.º, II, e 24, ambos da Lei n.º 3.765/60),
a pensão de ex-combatente equivale à deixada por um Segundo Sargento e pode
ser revertida à filha de qualquer condição após o óbito da viúva. Ocorre que
o legislador ordinário, ao regular o direito ao benefício do art. 30 da Lei
n.º 4.242/63, estabeleceu requisitos mais restritivos para o recebimento da
pensão equivalente à deixada por um Segundo Sargento. Ainda que o interessado
tenha participado efetivamente de operações de guerra durante a Segunda Guerra
Mundial, sendo considerado ex-combatente, é claro que, para fazer jus à pensão
de Segundo Sargento (estipulada no art. 26 da Lei n.º 3.765/60), precisa (i)
encontrar-se incapacitado, sem poder prover os próprios meios de subsistência,
e (ii) não estar percebendo qualquer importância dos cofres públicos, exigência
esta que deve ser estendida a seus herdeiros. 9. O preenchimento no passado,
vale dizer, na data do óbito do ex-combatente, dos requisitos exigidos
no art. 30 da Lei n.º 4.242/63, não garante a percepção do benefício de
forma vitalícia, sendo necessária a comprovação contínua do atendimento
dos mesmos. Com efeito, "não perceber qualquer importância dos cofres
públicos" é condição que, se não atendida, pode, a qualquer tempo,
ensejar a perda do benefício pelo ex-combatente, assim também ocorrendo
com aqueles herdeiros que, embora dependessem do ex-combatente quando do
seu falecimento, por qualquer razão tornaram-se capazes e passaram a poder
prover os próprios meios de subsistência e/ou a receber qualquer importância
dos cofres públicos. 10. In casu, verifica-se que a demandante declara,
na petição inicial, ser beneficiária de pensão também instituída pelo seu
genitor. Sucede que as Leis n.º 3.765/60 e n.º 4.242/63, que previam a
concessão da pensão especial às filhas maiores e não inválidas, vedavam a
acumulação da pensão de ex- combatente equivalente à deixada por um Segundo
Sargento com "qualquer importância" recebida "dos cofres públicos", o que,
em razão da generalidade do texto, engloba qualquer tipo de despesa pública,
nos termos do Enunciado n.º 55 da Súmula deste Tribunal (j. em 02/12/2010,
in E-DJF2R 16/03/2011). 2 11. Tendo a demandante direito à pensão de
ex-combatente, mas não podendo cumular tal benefício com a pensão que
já percebe, na forma da legislação de regência, a ela deve ser permitido
optar pelo benefício que lhe for mais vantajoso. 12. Rechaçada a tese de
decadência do direito de a Administração anular o ato que ensejou a indevida
(e ilegal) acumulação de proventos, uma vez que se trata de ato nulo que não
se convalida com o decurso do tempo. Legitimar a continuidade da percepção
de verbas públicas que nunca deveriam ter sido pagas, ante a ilegalidade
da acumulação, equivaleria a se considerar como adquirido um direito que
nunca existiu, posto que o fundamento para sua existência é nulo desde a
origem. 13. Cuidando-se a pensão estatuída no art. 5.º, inciso II, da Lei
n.º 3.373/1958, de benefício de natureza temporária, os requisitos nela
previstos, a exemplo da dependência econômica com o instituidor, devem, como
dito alhures, ser permanentemente verfiicados pela Administração, no exercício
do seu poder-dever de autotutela, como condição para a continuidade de sua
percepção. 14. Descabida a condenação ao pagamento de honorários de sucumbência
recursal, uma vez que, com supedâneo no art. 85, § 11, da vigente Lei de Ritos,
a sua fixação pressupõe condenação anterior a ser majorada, o que não ocorreu
na hipótese em comento. 15. Apelação do INSS conhecida e provida. Apelação
da União e remessa necessária conhecidas e parcialmente providas.
Data do Julgamento
:
29/06/2018
Data da Publicação
:
05/07/2018
Classe/Assunto
:
APELREEX - Apelação / Reexame Necessário - Recursos - Processo Cível e
do Trabalho
Órgão Julgador
:
6ª TURMA ESPECIALIZADA
Relator(a)
:
GUILHERME CALMON NOGUEIRA DA GAMA
Comarca
:
TRIBUNAL - SEGUNDA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Relator para
acórdão
:
GUILHERME CALMON NOGUEIRA DA GAMA
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