TRF2 0516039-31.2009.4.02.5101 05160393120094025101
TRIBUTÁRIO E CONSTITUCIONAL - EMBARGOS À EXECUÇÃO - INSS - IPTU - IMUNIDADE
TRIBUTÁRIA RECÍPROCA - ART. 150, VI, ‘A’, CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- TCDL - CONSTITUCIONALIDADE - COBRANÇA DEVIDA - RECURSO DESPROVIDO. 1 -
A hipótese é de apelação cível em face de sentença que julgou procedente,
em parte, o pedido veiculado pela UNIÃO FEDERAL nos presentes embargos
à execução, declarando a inexigibilidade dos créditos relativos ao IPTU,
diante da imunidade tributária recíproca, e mantendo a cobrança da Taxa de
Coleta Domiciliar de Lixo - TCDL, em razão da sua constitucionalidade. 2 -
A imunidade tributária recíproca está prevista no art. 150, VI, "a", da
Constituição Federal e significa dizer que a União, os Estados, o Distrito
Federal e os Municípios não podem cobrar impostos sobre o patrimônio,
a renda ou os serviços, uns dos outros, funcionando como instrumento de
preservação e equilíbrio do pacto federativo, impedindo que os impostos sejam
utilizados como instrumento de pressão indireta de um ente sobre outro. 3
- Não cabe ao ente imune comprovar que utiliza o bem de acordo com suas
finalidades institucionais, mas, sim, à autoridade tributária, que é a quem
cabe o ônus de demonstrar que foi dada destinação diversa ao bem, de modo a
afastar a imunidade. Precedente do STF, com repercussão geral reconhecida:
RE nº 773.992 - Tribunal Pleno - Rel. Ministro DIAS TOFFOLI - julgado em
15-10-2014 - acórdão eletrônico repercussão geral - DJe 19- 02-2015. 4 -
Quanto à TCDL, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no sentido
da constitucionalidade da taxa de coleta de lixo proveniente de imóveis,
entendendo como específico e divisível o serviço público de coleta e tratamento
de lixo domiciliar prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição. 5 -
O Plenário da Suprema Corte, quando do julgamento do RE nº 576.321 QO-RJ,
com reconhecimento de repercussão geral, ratificou o entendimento acerca da
matéria com o 1 enunciado da Súmula Vinculante nº 19, dispondo que "a taxa
cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e
tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não
viola o artigo 145, II, da Constituição Federal". Precedente: RE nº 576321
QO-RG - Pleno - Rel. Ministro RICARDO LEWANDOWSKI - julgado em 04-12-2008 -
DJe 13-02-2009; AI nº 636.528 AgR/RJ - Primeira Turma - Rel. Ministro RICARDO
LEWANDOWSKI - DJe 26-06-2009. 6 - Assinale-se que a Taxa de Coleta Domiciliar
de Lixo - TCLD foi instituída pela Lei Municipal nº 2.687/98 e cobrada em
substituição à Taxa de Coleta de Lixo e Limpeza Pública - TCLLP. Com efeito,
a exação possui base de cálculo diversa de imposto, não afrontando, portanto,
a disposição constitucional contida no art. 145, § 2º da Carta da República. 7
- Recurso desprovido.
Ementa
TRIBUTÁRIO E CONSTITUCIONAL - EMBARGOS À EXECUÇÃO - INSS - IPTU - IMUNIDADE
TRIBUTÁRIA RECÍPROCA - ART. 150, VI, ‘A’, CONSTITUIÇÃO FEDERAL
- TCDL - CONSTITUCIONALIDADE - COBRANÇA DEVIDA - RECURSO DESPROVIDO. 1 -
A hipótese é de apelação cível em face de sentença que julgou procedente,
em parte, o pedido veiculado pela UNIÃO FEDERAL nos presentes embargos
à execução, declarando a inexigibilidade dos créditos relativos ao IPTU,
diante da imunidade tributária recíproca, e mantendo a cobrança da Taxa de
Coleta Domiciliar de Lixo - TCDL, em razão da sua constitucionalidade. 2 -
A imunidade tributária recíproca está prevista no art. 150, VI, "a", da
Constituição Federal e significa dizer que a União, os Estados, o Distrito
Federal e os Municípios não podem cobrar impostos sobre o patrimônio,
a renda ou os serviços, uns dos outros, funcionando como instrumento de
preservação e equilíbrio do pacto federativo, impedindo que os impostos sejam
utilizados como instrumento de pressão indireta de um ente sobre outro. 3
- Não cabe ao ente imune comprovar que utiliza o bem de acordo com suas
finalidades institucionais, mas, sim, à autoridade tributária, que é a quem
cabe o ônus de demonstrar que foi dada destinação diversa ao bem, de modo a
afastar a imunidade. Precedente do STF, com repercussão geral reconhecida:
RE nº 773.992 - Tribunal Pleno - Rel. Ministro DIAS TOFFOLI - julgado em
15-10-2014 - acórdão eletrônico repercussão geral - DJe 19- 02-2015. 4 -
Quanto à TCDL, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento no sentido
da constitucionalidade da taxa de coleta de lixo proveniente de imóveis,
entendendo como específico e divisível o serviço público de coleta e tratamento
de lixo domiciliar prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição. 5 -
O Plenário da Suprema Corte, quando do julgamento do RE nº 576.321 QO-RJ,
com reconhecimento de repercussão geral, ratificou o entendimento acerca da
matéria com o 1 enunciado da Súmula Vinculante nº 19, dispondo que "a taxa
cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e
tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não
viola o artigo 145, II, da Constituição Federal". Precedente: RE nº 576321
QO-RG - Pleno - Rel. Ministro RICARDO LEWANDOWSKI - julgado em 04-12-2008 -
DJe 13-02-2009; AI nº 636.528 AgR/RJ - Primeira Turma - Rel. Ministro RICARDO
LEWANDOWSKI - DJe 26-06-2009. 6 - Assinale-se que a Taxa de Coleta Domiciliar
de Lixo - TCLD foi instituída pela Lei Municipal nº 2.687/98 e cobrada em
substituição à Taxa de Coleta de Lixo e Limpeza Pública - TCLLP. Com efeito,
a exação possui base de cálculo diversa de imposto, não afrontando, portanto,
a disposição constitucional contida no art. 145, § 2º da Carta da República. 7
- Recurso desprovido.
Data do Julgamento
:
15/06/2016
Data da Publicação
:
20/06/2016
Classe/Assunto
:
AC - Apelação - Recursos - Processo Cível e do Trabalho
Órgão Julgador
:
3ª TURMA ESPECIALIZADA
Relator(a)
:
MARCUS ABRAHAM
Comarca
:
TRIBUNAL - SEGUNDA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Relator para
acórdão
:
MARCUS ABRAHAM
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