TRF3 0004550-84.2006.4.03.6183 00045508420064036183
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE
CONTRIBUIÇÃO. ART. 52 E SEGUINTES DA LEI Nº 8.213/91. ATIVIDADE
ESPECIAL. ENGENHEIRO ELETRICISTA. ENQUADRAMENTO. DECRETO Nº
53.831/64. CANCELAMENTO ADMINISTRATIVO INDEVIDO. CONJUNTO PROBATÓRIO
SUFICIENTE. TEMPO ESPECIAL. CONVERSÃO EM COMUM. APOSENTADORIA
PROPORCIONAL. REATIVAÇÃO DO BENEFÍCIO. DATA DA CESSAÇÃO INDEVIDA. JUROS
DE MORA. CORREÇÃO MONETÁRIA. MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
PARA OS CÁLCULOS NA JUSTIÇA FEDERAL. LEI Nº 11.960/09. INVERSÃO DO ÔNUS
SUCUMBENCIAL. APELAÇÃO DA PARTE AUTORA PROVIDA.
1 - O benefício pleiteado nos autos foi concedido administrativamente
em 25/11/2003 e submetido à auditoria pelo Instituto Nacional do Seguro
Social, para o fim de apurar indícios de irregularidades na conversão
de tempo de atividade especial em comum, no período compreendido entre
23/08/1979 e 28/04/1995. Quanto ao período em questão, laborado na empresa
Telecomunicações de São Paulo S.A - TELESP, o formulário DSS-8030,
assinado por Engenheiro de Segurança do Trabalho e pela Gerência Executiva da
empresa, demonstra que a autora, engenheira eletricista, desenvolveu atividades
próprias da categoria profissional, de modo habitual e permanente, cabendo
ressaltar que sua ocupação enquadra-se no Anexo do Decreto nº 53.831/64,
código 2.1.1.
2 - A Autarquia justificou o cancelamento do benefício pelo fato de ter
constado no formulário DSS - 8030 a descrição do cargo da autora como
sendo de "Engenheiro", ao passo que o Decreto antes mencionado abarcaria
somente os Engenheiros da Construção Civil, de Minas, de Metalurgia e
Eletricistas. Trata-se, entretanto, de argumento frágil, e que, por si só,
não justificaria, em princípio, a suspensão do pagamento da benesse,
na justa medida em que a autora, graduada como "engenheiro eletricista,
modalidade eletrônica", e contratada pela TELESP para "desenvolvimento de
Projetos de Implantação de Centrais Telefônicas" estava inserida em área
de atuação própria da sua categoria profissional, a qual, por sua vez,
encontra-se indubitavelmente abrangida pelo Decreto n. 53.831/64, código
2.1.1 do Anexo.
3 - Em período anterior à da edição da Lei nº 9.032/95, a aposentadoria
especial e a conversão do tempo trabalhado em atividades especiais eram
concedidas em virtude da categoria profissional, conforme a classificação
inserta no Anexo do Decreto nº 53.831, de 25 de março de 1964, e nos Anexos
I e II do Decreto nº 83.080, de 24 de janeiro de 1979, ratificados pelo
art. 292 do Decreto nº 611, de 21 de julho de 1992, o qual regulamentou,
inicialmente, a Lei de Benefícios, preconizando a desnecessidade de laudo
técnico da efetiva exposição aos agentes agressivos, exceto para ruído
e calor.
4 - A Lei nº 9.032, de 29 de abril de 1995, deu nova redação ao art. 57 da
Lei de Benefícios, alterando substancialmente o seu §4º, passando a exigir
a demonstração da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos,
químicos, físicos e biológicos, de forma habitual e permanente, sendo
suficiente a apresentação de formulário-padrão fornecido pela empresa. A
partir de então, retirou-se do ordenamento jurídico a possibilidade
do mero enquadramento da atividade do segurado em categoria profissional
considerada especial, mantendo, contudo, a possibilidade de conversão do
tempo de trabalho comum em especial. Precedentes do STJ.
5 - O Decreto nº 53.831/64 foi o primeiro a trazer a lista de atividades
especiais para efeitos previdenciários, tendo como base a atividade
profissional ou a exposição do segurado a agentes nocivos. Já o Decreto
nº 83.080/79 estabeleceu nova lista de atividades profissionais, agentes
físicos, químicos e biológicos presumidamente nocivos à saúde, para fins
de aposentadoria especial, sendo que, o Anexo I classificava as atividades de
acordo com os agentes nocivos enquanto que o Anexo II trazia a classificação
das atividades segundo os grupos profissionais.
6 - Em outras palavras, até 28/04/1995, é possível a qualificação
da atividade laboral pela categoria profissional ou pela comprovação da
exposição a agente nocivo, por qualquer modalidade de prova.
7 - À vista do conjunto probatório juntado aos autos, deve ser enquadrado
como especial o período indicado na inicial, qual seja, de 23/08/1979 a
28/04/1995.
8 - É possível a conversão do tempo especial em comum, independentemente da
data do exercício da atividade especial, conforme se extrai da conjugação
das regras dos arts. 28 da Lei nº 9.711/98 e 57, § 5º, da Lei nº 8.213/91.
9 - Somando-se a atividade especial reconhecida nesta demanda (23/08/1979
a 28/04/1995) aos períodos incontroversos constantes do CNIS, verifica-se
que a autora, mediante o cumprimento do período adicional previsto na regra
de transição, alcançou 27 anos, 04 meses e 22 dias de serviço na data
em que pleiteou o benefício de aposentadoria, em 25/11/2003, o que lhe
assegura, a partir daquela data, o direito à aposentadoria proporcional
por tempo de contribuição, conforme disposição do art. 9º, § 1º,
da Emenda Constitucional 20/1998.
10 - Reativação do benefício desde a cessação indevida.
11 - Os juros de mora devem ser fixados de acordo com o Manual de Orientação
de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal, por refletir as
determinações legais e a jurisprudência dominante.
12 - Já a correção monetária dos valores em atraso deverá ser calculada
de acordo com o Manual de Orientação e Procedimentos para os Cálculos
na Justiça Federal, naquilo em que não conflitar com o disposto na Lei
nº 11.960/09, aplicável às condenações impostas à Fazenda Pública a
partir de 29 de junho de 2009.
13 - Inversão do ônus sucumbencial, com a condenação do INSS nos
honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor das parcelas devidas
até a data de prolação da sentença, uma vez que, sendo as condenações
pecuniárias da autarquia previdenciária suportadas por toda a sociedade,
a verba honorária deve, por imposição legal, ser fixada moderadamente,
conforme, aliás, preconizava o §4º, do art. 20 do CPC/73, vigente à
época do julgado recorrido.
14 - Isenção da Autarquia Securitária do pagamento de custas processuais.
15 - Recurso da parte autora provido.
Ementa
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE
CONTRIBUIÇÃO. ART. 52 E SEGUINTES DA LEI Nº 8.213/91. ATIVIDADE
ESPECIAL. ENGENHEIRO ELETRICISTA. ENQUADRAMENTO. DECRETO Nº
53.831/64. CANCELAMENTO ADMINISTRATIVO INDEVIDO. CONJUNTO PROBATÓRIO
SUFICIENTE. TEMPO ESPECIAL. CONVERSÃO EM COMUM. APOSENTADORIA
PROPORCIONAL. REATIVAÇÃO DO BENEFÍCIO. DATA DA CESSAÇÃO INDEVIDA. JUROS
DE MORA. CORREÇÃO MONETÁRIA. MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
PARA OS CÁLCULOS NA JUSTIÇA FEDERAL. LEI Nº 11.960/09. INVERSÃO DO ÔNUS
SUCUMBENCIAL. APELAÇÃO DA PARTE AUTORA PROVIDA.
1 - O benefício pleiteado nos autos foi concedido administrativamente
em 25/11/2003 e submetido à auditoria pelo Instituto Nacional do Seguro
Social, para o fim de apurar indícios de irregularidades na conversão
de tempo de atividade especial em comum, no período compreendido entre
23/08/1979 e 28/04/1995. Quanto ao período em questão, laborado na empresa
Telecomunicações de São Paulo S.A - TELESP, o formulário DSS-8030,
assinado por Engenheiro de Segurança do Trabalho e pela Gerência Executiva da
empresa, demonstra que a autora, engenheira eletricista, desenvolveu atividades
próprias da categoria profissional, de modo habitual e permanente, cabendo
ressaltar que sua ocupação enquadra-se no Anexo do Decreto nº 53.831/64,
código 2.1.1.
2 - A Autarquia justificou o cancelamento do benefício pelo fato de ter
constado no formulário DSS - 8030 a descrição do cargo da autora como
sendo de "Engenheiro", ao passo que o Decreto antes mencionado abarcaria
somente os Engenheiros da Construção Civil, de Minas, de Metalurgia e
Eletricistas. Trata-se, entretanto, de argumento frágil, e que, por si só,
não justificaria, em princípio, a suspensão do pagamento da benesse,
na justa medida em que a autora, graduada como "engenheiro eletricista,
modalidade eletrônica", e contratada pela TELESP para "desenvolvimento de
Projetos de Implantação de Centrais Telefônicas" estava inserida em área
de atuação própria da sua categoria profissional, a qual, por sua vez,
encontra-se indubitavelmente abrangida pelo Decreto n. 53.831/64, código
2.1.1 do Anexo.
3 - Em período anterior à da edição da Lei nº 9.032/95, a aposentadoria
especial e a conversão do tempo trabalhado em atividades especiais eram
concedidas em virtude da categoria profissional, conforme a classificação
inserta no Anexo do Decreto nº 53.831, de 25 de março de 1964, e nos Anexos
I e II do Decreto nº 83.080, de 24 de janeiro de 1979, ratificados pelo
art. 292 do Decreto nº 611, de 21 de julho de 1992, o qual regulamentou,
inicialmente, a Lei de Benefícios, preconizando a desnecessidade de laudo
técnico da efetiva exposição aos agentes agressivos, exceto para ruído
e calor.
4 - A Lei nº 9.032, de 29 de abril de 1995, deu nova redação ao art. 57 da
Lei de Benefícios, alterando substancialmente o seu §4º, passando a exigir
a demonstração da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos,
químicos, físicos e biológicos, de forma habitual e permanente, sendo
suficiente a apresentação de formulário-padrão fornecido pela empresa. A
partir de então, retirou-se do ordenamento jurídico a possibilidade
do mero enquadramento da atividade do segurado em categoria profissional
considerada especial, mantendo, contudo, a possibilidade de conversão do
tempo de trabalho comum em especial. Precedentes do STJ.
5 - O Decreto nº 53.831/64 foi o primeiro a trazer a lista de atividades
especiais para efeitos previdenciários, tendo como base a atividade
profissional ou a exposição do segurado a agentes nocivos. Já o Decreto
nº 83.080/79 estabeleceu nova lista de atividades profissionais, agentes
físicos, químicos e biológicos presumidamente nocivos à saúde, para fins
de aposentadoria especial, sendo que, o Anexo I classificava as atividades de
acordo com os agentes nocivos enquanto que o Anexo II trazia a classificação
das atividades segundo os grupos profissionais.
6 - Em outras palavras, até 28/04/1995, é possível a qualificação
da atividade laboral pela categoria profissional ou pela comprovação da
exposição a agente nocivo, por qualquer modalidade de prova.
7 - À vista do conjunto probatório juntado aos autos, deve ser enquadrado
como especial o período indicado na inicial, qual seja, de 23/08/1979 a
28/04/1995.
8 - É possível a conversão do tempo especial em comum, independentemente da
data do exercício da atividade especial, conforme se extrai da conjugação
das regras dos arts. 28 da Lei nº 9.711/98 e 57, § 5º, da Lei nº 8.213/91.
9 - Somando-se a atividade especial reconhecida nesta demanda (23/08/1979
a 28/04/1995) aos períodos incontroversos constantes do CNIS, verifica-se
que a autora, mediante o cumprimento do período adicional previsto na regra
de transição, alcançou 27 anos, 04 meses e 22 dias de serviço na data
em que pleiteou o benefício de aposentadoria, em 25/11/2003, o que lhe
assegura, a partir daquela data, o direito à aposentadoria proporcional
por tempo de contribuição, conforme disposição do art. 9º, § 1º,
da Emenda Constitucional 20/1998.
10 - Reativação do benefício desde a cessação indevida.
11 - Os juros de mora devem ser fixados de acordo com o Manual de Orientação
de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal, por refletir as
determinações legais e a jurisprudência dominante.
12 - Já a correção monetária dos valores em atraso deverá ser calculada
de acordo com o Manual de Orientação e Procedimentos para os Cálculos
na Justiça Federal, naquilo em que não conflitar com o disposto na Lei
nº 11.960/09, aplicável às condenações impostas à Fazenda Pública a
partir de 29 de junho de 2009.
13 - Inversão do ônus sucumbencial, com a condenação do INSS nos
honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor das parcelas devidas
até a data de prolação da sentença, uma vez que, sendo as condenações
pecuniárias da autarquia previdenciária suportadas por toda a sociedade,
a verba honorária deve, por imposição legal, ser fixada moderadamente,
conforme, aliás, preconizava o §4º, do art. 20 do CPC/73, vigente à
época do julgado recorrido.
14 - Isenção da Autarquia Securitária do pagamento de custas processuais.
15 - Recurso da parte autora provido.Decisão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide
a Egrégia Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por
unanimidade, dar provimento ao recurso de apelação da parte autora, para
condenar o INSS na reativação do benefício de aposentadoria proporcional por
tempo de serviço, desde a data da cessação indevida, acrescidas as parcelas
em atraso de juros de mora, de acordo com os critérios estabelecidos pelo
Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal,
e de correção monetária, de acordo com o mesmo Manual, naquilo em que não
conflitar com o disposto na Lei nº 11.960/09, aplicável às condenações
impostas à Fazenda Pública a partir de 29 de junho de 2009, bem como na
verba honorária fixada em 10% sobre as parcelas vencidas, contadas estas
até a data de prolação da sentença, nos termos do relatório e voto que
ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Data do Julgamento
:
24/04/2017
Data da Publicação
:
08/05/2017
Classe/Assunto
:
AC - APELAÇÃO CÍVEL - 1430969
Órgão Julgador
:
SÉTIMA TURMA
Relator(a)
:
DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS DELGADO
Comarca
:
TRIBUNAL - TERCEIRA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Indexação
:
VIDE EMENTA.
Fonte da publicação
:
e-DJF3 Judicial 1 DATA:08/05/2017
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