TRF3 0005256-56.2010.4.03.6109 00052565620104036109
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. PEDIDOS ALTERNATIVOS. APOSENTADORIA
ESPECIAL. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. SENTENÇA
CONDICIONAL. NULIDADE. CONDIÇÕES DE JULGAMENTO IMEDIATO
PELO TRIBUNAL. ATIVIDADE ESPECIAL. COMPROVAÇÃO PARCIAL. RUÍDOS
VARIÁVEIS. APOSENTADORIA ESPECIAL DEVIDA. TERMO INICIAL. REQUERIMENTO. JUROS
DE MORA. CORREÇÃO MONETÁRIA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CUSTAS. NULIDADE
DE OFÍCIO. AÇÃO PARCIALMENTE PROCEDENTE. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÕES,
DO AUTOR E DO INSS, PREJUDICADAS.
1 - Fixados os limites da lide pela parte autora, veda-se ao magistrado
decidir além (ultra petita), aquém (citra petita) ou diversamente do pedido
(extra petita), consoante art. 492 do CPC/2015.
2 - A d. Juíza a quo determinou que a autarquia previdenciária procedesse
à implantação da benesse, condicionada à presença dos requisitos
(ensejadores a tanto), a ser averiguada, pois, pelo INSS.
3 - Está-se diante de sentença condicional, eis que, deveras, não foi
analisado o pedido formulado na inicial, restando violado o princípio da
congruência, insculpido no art. 460 do CPC/73, atual art. 492 do CPC/2015.
4 - O caso, entretanto, não é de remessa dos autos à 1ª instância,
uma vez que a legislação autoriza expressamente o julgamento imediato do
processo quando presentes as condições para tanto.
5 - Considerando que a causa encontra-se madura para julgamento - presentes
os elementos necessários ao seu deslinde - e que o contraditório e a ampla
defesa restaram assegurados - com a citação válida do ente autárquico
- e, ainda, amparado pela legislação processual aplicável, passa-se ao
exame do mérito da demanda.
6 - A pretensão autoral cinge-se ao reconhecimento dos intervalos
laborativos especiais de 23/11/1998 a 31/10/2000, 01/11/2000 a 31/12/2002,
01/01/2003 a 31/12/2003, 01/01/2004 a 30/09/2004, 01/10/2004 a 31/12/2004,
01/01/2005 a 30/01/2005, 31/01/2005 a 20/06/2005 e de 13/07/2005 até tempos
hodiernos, visando à concessão de "aposentadoria especial" ou, em caráter
alternativo, de "aposentadoria por tempo de serviço/contribuição", a partir
do requerimento administrativo formulado em 16/07/2009 (sob NB 150.210.253-3).
7 - Merece destaque o acolhimento administrativo quanto aos períodos especiais
de 03/04/1978 a 31/12/1980, 01/01/1981 a 23/02/1982, 11/08/1986 a 30/06/1992
e 01/07/1992 a 03/03/1998.
8 - A aposentadoria especial foi instituída pelo artigo 31 da Lei n. 3.807,
de 26.08.1960 (Lei Orgânica da Previdência Social, LOPS). Sobreveio a Lei
n. 5.890, de 08.06.1973, que revogou o artigo 31 da LOPS, e cujo artigo
9º passou regrar esse benefício. A benesse era devida ao segurado que
contasse 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme a
atividade profissional, de serviços para esse efeito considerados penosos,
insalubres ou perigosos, por decreto do Poder Executivo.
9 - O Decreto nº 53.831/64 foi o primeiro a trazer a lista de atividades
especiais para efeitos previdenciários, tendo como base a atividade
profissional ou a exposição do segurado a agentes nocivos. Já o Decreto
nº 83.080/79 estabeleceu nova lista de atividades profissionais, agentes
físicos, químicos e biológicos presumidamente nocivos à saúde, para fins
de aposentadoria especial, sendo que, o Anexo I classificava as atividades de
acordo com os agentes nocivos enquanto que o Anexo II trazia a classificação
das atividades segundo os grupos profissionais.
10 - Atualmente, a aposentadoria especial encontra previsão no art. 57 da
Lei nº 8.213/91, com redação dada pela Lei nº 9.032/95.
11 - Até a edição da Lei nº 9.032/95, era possível o reconhecimento da
atividade especial: (a) com base no enquadramento na categoria profissional,
desde que a atividade fosse indicada como perigosa, insalubre ou penosa nos
anexos dos Decretos nº 53.831/64 ou 83.080/79 (presunção legal); ou (b)
mediante comprovação da submissão do trabalhador, independentemente da
atividade ou profissão, a algum dos agentes nocivos, por qualquer meio de
prova, exceto para ruído e calor.
12 - A apresentação de laudo pericial, Perfil Profissiográfico
Previdenciário - PPP ou outro formulário equivalente para fins de
comprovação de tempo de serviço especial, somente passou a ser exigida a
partir de 06.03.1997 (Decreto nº. 2.172/97), exceto para os casos de ruído
e calor, em que sempre houve exigência de laudo técnico para verificação
do nível de exposição do trabalhador às condições especiais.
13 - Especificamente quanto ao reconhecimento da exposição ao agente
nocivo ruído, por demandar avaliação técnica, nunca prescindiu do laudo
de condições ambientais.
14 - Considera-se insalubre a exposição ao agente ruído acima de 80dB,
até 05/03/1997; acima de 90dB, no período de 06/03/1997 a 18/11/2003;
e superior a 85 dB, a partir de 19/11/2003.
15 - O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), instituído pela Lei
nº 9.528/97, emitido com base nos registros ambientais e com referência ao
responsável técnico por sua aferição, substitui, para todos os efeitos,
o laudo pericial técnico, quanto à comprovação de tempo laborado em
condições especiais.
16 - Saliente-se ser desnecessário que o laudo técnico seja contemporâneo
ao período em que exercida a atividade insalubre. Precedentes deste E. TRF
3º Região.
17 - A desqualificação em decorrência do uso de EPI vincula-se à prova
da efetiva neutralização do agente, sendo que a mera redução de riscos
e a dúvida sobre a eficácia do equipamento não infirmam o cômputo
diferenciado. Cabe ressaltar, também, que a tese consagrada pelo C. STF
excepcionou o tratamento conferido ao agente agressivo ruído, que, ainda
que integralmente neutralizado, evidencia o trabalho em condições especiais.
18 - A apresentação de laudos técnicos de forma extemporânea não impede
o reconhecimento da especialidade, eis que de se supor que, com o passar do
tempo, a evolução da tecnologia tem aptidão de redução das condições
agressivas. Portanto, se constatado nível de ruído acima do permitido, em
períodos posteriores ao laborado pela parte autora, forçoso concluir que,
nos anos anteriores, referido nível era superior.
19 - Os autos foram instruídos com vasta documentação, incluídas cópias
de CTPS a revelar o ciclo laborativo da parte autora - conferível junto
ao banco de dados CNIS e junto à tabela confeccionada pelo INSS. Nada
despiciendo referir, ainda, aos recolhimentos vertidos pelo autor, na
qualidade de contribuinte individual, de maio a outubro/1998.
20 - Por outro lado, coexistem documentos específicos, cujo exame
percuciente comprovara o labor excepcional do postulante, como segue: *
de 23/11/1998 a 20/06/2005 (Dedini S/A Indústrias de Base), na condição
de moldador (fundição), exposto a, dentre outros agentes agressivos,
ruídos variáveis entre 86,5 e 97 dB(A): comprovação por meio de PPP,
autorizado o reconhecimento da especialidade, nos moldes dos itens 1.1.6 do
Decreto nº 53.831/64, 1.1.5 do Decreto nº 83.080/79, 2.0.1 do Decreto nº
2.172/97, e 2.0.1 do Decreto nº 3.048/99; * de 13/07/2005 a 02/04/2009 (data
de emissão do documento) (Mário Mantoni Metalúrgica Ltda.), na condição
de moldador C (fundição), exposto a, dentre outros agentes agressivos, calor
42,5 IBUTG e radiação infravermelho, poeiras minerais, resinas e thinner:
comprovação por meio de PPP, autorizado o reconhecimento da especialidade,
nos moldes dos itens 1.1.1, 1.1.4, 1.2.10 e 1.2.11 do Decreto nº 53.831/64;
1.1.1 e 1.2.10 do Decreto nº 83.080/79; 2.0.4 do Decreto nº 2.172/97;
e 2.0.4 do Decreto nº 3.048/99.
21 - No tocante à variação de ruído, até então vinha aplicando o
entendimento no sentido da impossibilidade de reconhecimento da especialidade
da atividade, na hipótese de submissão do empregado a nível de pressão
sonora de intensidade variável, em que aquela de menor valor fosse inferior
ao limite estabelecido pela legislação vigente.
22 - Percebe-se nova reflexão jurisprudencial, para admitir a possibilidade
de se considerar, como especial, o trabalho desempenhado sob sujeição a
ruído em sua maior intensidade, na medida em que esta acaba por mascarar a
de menor intensidade, militando em favor do segurado a presunção de que uma
maior pressão sonora prevalecia sobre as demais existentes no mesmo setor.
23 - O cômputo de todos os interstícios laborativos de índole exclusivamente
especial, até a data da postulação administrativa (16/07/2009), alcança 25
anos, 09 meses e 02 dias de labor, número além do necessário à consecução
da "aposentadoria especial" vindicada.
24 - Marco inicial da benesse fixado na data do requerimento previdenciário
(16/07/2009), posto que ali estabelecida a resistência à pretensão do
autor.
25 - Correção monetária dos valores em atraso calculada de acordo com o
Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal
até a promulgação da Lei nº 11.960/09, a partir de quando será apurada,
conforme julgamento proferido pelo C. STF, sob a sistemática da repercussão
geral (Tema nº 810 e RE nº 870.947/SE), pelos índices de variação do
IPCA-E, tendo em vista os efeitos ex tunc do mencionado pronunciamento.
26 - Juros de mora, incidentes até a expedição do ofício requisitório,
fixados de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os
Cálculos na Justiça Federal, por refletir as determinações legais e a
jurisprudência dominante.
27 - Honorários advocatícios no percentual de 10% (dez por cento) sobre o
valor das parcelas vencidas até a data da prolação da sentença, consoante
o verbete da Súmula 111 do Superior Tribunal de Justiça.
28 - Isenta a Autarquia Securitária do pagamento de custas processuais.
29 - Sentença condicional. Anulação de ofício. Parcialmente procedente
a ação. Remessa necessária e apelações, do autor e do INSS, prejudicadas.
Ementa
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. PEDIDOS ALTERNATIVOS. APOSENTADORIA
ESPECIAL. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. SENTENÇA
CONDICIONAL. NULIDADE. CONDIÇÕES DE JULGAMENTO IMEDIATO
PELO TRIBUNAL. ATIVIDADE ESPECIAL. COMPROVAÇÃO PARCIAL. RUÍDOS
VARIÁVEIS. APOSENTADORIA ESPECIAL DEVIDA. TERMO INICIAL. REQUERIMENTO. JUROS
DE MORA. CORREÇÃO MONETÁRIA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CUSTAS. NULIDADE
DE OFÍCIO. AÇÃO PARCIALMENTE PROCEDENTE. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÕES,
DO AUTOR E DO INSS, PREJUDICADAS.
1 - Fixados os limites da lide pela parte autora, veda-se ao magistrado
decidir além (ultra petita), aquém (citra petita) ou diversamente do pedido
(extra petita), consoante art. 492 do CPC/2015.
2 - A d. Juíza a quo determinou que a autarquia previdenciária procedesse
à implantação da benesse, condicionada à presença dos requisitos
(ensejadores a tanto), a ser averiguada, pois, pelo INSS.
3 - Está-se diante de sentença condicional, eis que, deveras, não foi
analisado o pedido formulado na inicial, restando violado o princípio da
congruência, insculpido no art. 460 do CPC/73, atual art. 492 do CPC/2015.
4 - O caso, entretanto, não é de remessa dos autos à 1ª instância,
uma vez que a legislação autoriza expressamente o julgamento imediato do
processo quando presentes as condições para tanto.
5 - Considerando que a causa encontra-se madura para julgamento - presentes
os elementos necessários ao seu deslinde - e que o contraditório e a ampla
defesa restaram assegurados - com a citação válida do ente autárquico
- e, ainda, amparado pela legislação processual aplicável, passa-se ao
exame do mérito da demanda.
6 - A pretensão autoral cinge-se ao reconhecimento dos intervalos
laborativos especiais de 23/11/1998 a 31/10/2000, 01/11/2000 a 31/12/2002,
01/01/2003 a 31/12/2003, 01/01/2004 a 30/09/2004, 01/10/2004 a 31/12/2004,
01/01/2005 a 30/01/2005, 31/01/2005 a 20/06/2005 e de 13/07/2005 até tempos
hodiernos, visando à concessão de "aposentadoria especial" ou, em caráter
alternativo, de "aposentadoria por tempo de serviço/contribuição", a partir
do requerimento administrativo formulado em 16/07/2009 (sob NB 150.210.253-3).
7 - Merece destaque o acolhimento administrativo quanto aos períodos especiais
de 03/04/1978 a 31/12/1980, 01/01/1981 a 23/02/1982, 11/08/1986 a 30/06/1992
e 01/07/1992 a 03/03/1998.
8 - A aposentadoria especial foi instituída pelo artigo 31 da Lei n. 3.807,
de 26.08.1960 (Lei Orgânica da Previdência Social, LOPS). Sobreveio a Lei
n. 5.890, de 08.06.1973, que revogou o artigo 31 da LOPS, e cujo artigo
9º passou regrar esse benefício. A benesse era devida ao segurado que
contasse 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme a
atividade profissional, de serviços para esse efeito considerados penosos,
insalubres ou perigosos, por decreto do Poder Executivo.
9 - O Decreto nº 53.831/64 foi o primeiro a trazer a lista de atividades
especiais para efeitos previdenciários, tendo como base a atividade
profissional ou a exposição do segurado a agentes nocivos. Já o Decreto
nº 83.080/79 estabeleceu nova lista de atividades profissionais, agentes
físicos, químicos e biológicos presumidamente nocivos à saúde, para fins
de aposentadoria especial, sendo que, o Anexo I classificava as atividades de
acordo com os agentes nocivos enquanto que o Anexo II trazia a classificação
das atividades segundo os grupos profissionais.
10 - Atualmente, a aposentadoria especial encontra previsão no art. 57 da
Lei nº 8.213/91, com redação dada pela Lei nº 9.032/95.
11 - Até a edição da Lei nº 9.032/95, era possível o reconhecimento da
atividade especial: (a) com base no enquadramento na categoria profissional,
desde que a atividade fosse indicada como perigosa, insalubre ou penosa nos
anexos dos Decretos nº 53.831/64 ou 83.080/79 (presunção legal); ou (b)
mediante comprovação da submissão do trabalhador, independentemente da
atividade ou profissão, a algum dos agentes nocivos, por qualquer meio de
prova, exceto para ruído e calor.
12 - A apresentação de laudo pericial, Perfil Profissiográfico
Previdenciário - PPP ou outro formulário equivalente para fins de
comprovação de tempo de serviço especial, somente passou a ser exigida a
partir de 06.03.1997 (Decreto nº. 2.172/97), exceto para os casos de ruído
e calor, em que sempre houve exigência de laudo técnico para verificação
do nível de exposição do trabalhador às condições especiais.
13 - Especificamente quanto ao reconhecimento da exposição ao agente
nocivo ruído, por demandar avaliação técnica, nunca prescindiu do laudo
de condições ambientais.
14 - Considera-se insalubre a exposição ao agente ruído acima de 80dB,
até 05/03/1997; acima de 90dB, no período de 06/03/1997 a 18/11/2003;
e superior a 85 dB, a partir de 19/11/2003.
15 - O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), instituído pela Lei
nº 9.528/97, emitido com base nos registros ambientais e com referência ao
responsável técnico por sua aferição, substitui, para todos os efeitos,
o laudo pericial técnico, quanto à comprovação de tempo laborado em
condições especiais.
16 - Saliente-se ser desnecessário que o laudo técnico seja contemporâneo
ao período em que exercida a atividade insalubre. Precedentes deste E. TRF
3º Região.
17 - A desqualificação em decorrência do uso de EPI vincula-se à prova
da efetiva neutralização do agente, sendo que a mera redução de riscos
e a dúvida sobre a eficácia do equipamento não infirmam o cômputo
diferenciado. Cabe ressaltar, também, que a tese consagrada pelo C. STF
excepcionou o tratamento conferido ao agente agressivo ruído, que, ainda
que integralmente neutralizado, evidencia o trabalho em condições especiais.
18 - A apresentação de laudos técnicos de forma extemporânea não impede
o reconhecimento da especialidade, eis que de se supor que, com o passar do
tempo, a evolução da tecnologia tem aptidão de redução das condições
agressivas. Portanto, se constatado nível de ruído acima do permitido, em
períodos posteriores ao laborado pela parte autora, forçoso concluir que,
nos anos anteriores, referido nível era superior.
19 - Os autos foram instruídos com vasta documentação, incluídas cópias
de CTPS a revelar o ciclo laborativo da parte autora - conferível junto
ao banco de dados CNIS e junto à tabela confeccionada pelo INSS. Nada
despiciendo referir, ainda, aos recolhimentos vertidos pelo autor, na
qualidade de contribuinte individual, de maio a outubro/1998.
20 - Por outro lado, coexistem documentos específicos, cujo exame
percuciente comprovara o labor excepcional do postulante, como segue: *
de 23/11/1998 a 20/06/2005 (Dedini S/A Indústrias de Base), na condição
de moldador (fundição), exposto a, dentre outros agentes agressivos,
ruídos variáveis entre 86,5 e 97 dB(A): comprovação por meio de PPP,
autorizado o reconhecimento da especialidade, nos moldes dos itens 1.1.6 do
Decreto nº 53.831/64, 1.1.5 do Decreto nº 83.080/79, 2.0.1 do Decreto nº
2.172/97, e 2.0.1 do Decreto nº 3.048/99; * de 13/07/2005 a 02/04/2009 (data
de emissão do documento) (Mário Mantoni Metalúrgica Ltda.), na condição
de moldador C (fundição), exposto a, dentre outros agentes agressivos, calor
42,5 IBUTG e radiação infravermelho, poeiras minerais, resinas e thinner:
comprovação por meio de PPP, autorizado o reconhecimento da especialidade,
nos moldes dos itens 1.1.1, 1.1.4, 1.2.10 e 1.2.11 do Decreto nº 53.831/64;
1.1.1 e 1.2.10 do Decreto nº 83.080/79; 2.0.4 do Decreto nº 2.172/97;
e 2.0.4 do Decreto nº 3.048/99.
21 - No tocante à variação de ruído, até então vinha aplicando o
entendimento no sentido da impossibilidade de reconhecimento da especialidade
da atividade, na hipótese de submissão do empregado a nível de pressão
sonora de intensidade variável, em que aquela de menor valor fosse inferior
ao limite estabelecido pela legislação vigente.
22 - Percebe-se nova reflexão jurisprudencial, para admitir a possibilidade
de se considerar, como especial, o trabalho desempenhado sob sujeição a
ruído em sua maior intensidade, na medida em que esta acaba por mascarar a
de menor intensidade, militando em favor do segurado a presunção de que uma
maior pressão sonora prevalecia sobre as demais existentes no mesmo setor.
23 - O cômputo de todos os interstícios laborativos de índole exclusivamente
especial, até a data da postulação administrativa (16/07/2009), alcança 25
anos, 09 meses e 02 dias de labor, número além do necessário à consecução
da "aposentadoria especial" vindicada.
24 - Marco inicial da benesse fixado na data do requerimento previdenciário
(16/07/2009), posto que ali estabelecida a resistência à pretensão do
autor.
25 - Correção monetária dos valores em atraso calculada de acordo com o
Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal
até a promulgação da Lei nº 11.960/09, a partir de quando será apurada,
conforme julgamento proferido pelo C. STF, sob a sistemática da repercussão
geral (Tema nº 810 e RE nº 870.947/SE), pelos índices de variação do
IPCA-E, tendo em vista os efeitos ex tunc do mencionado pronunciamento.
26 - Juros de mora, incidentes até a expedição do ofício requisitório,
fixados de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os
Cálculos na Justiça Federal, por refletir as determinações legais e a
jurisprudência dominante.
27 - Honorários advocatícios no percentual de 10% (dez por cento) sobre o
valor das parcelas vencidas até a data da prolação da sentença, consoante
o verbete da Súmula 111 do Superior Tribunal de Justiça.
28 - Isenta a Autarquia Securitária do pagamento de custas processuais.
29 - Sentença condicional. Anulação de ofício. Parcialmente procedente
a ação. Remessa necessária e apelações, do autor e do INSS, prejudicadas.Decisão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide
a Egrégia Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por
unanimidade, de ofício, anular a r. sentença de 1º grau, por se tratar de
sentença condicional e, com supedâneo no art. 1.013, §3º, II, do Código
de Processo Civil, julgar parcialmente procedente a ação, para reconhecer
o labor especial nos períodos de 23/11/1998 a 20/06/2005 e 13/07/2005 a
02/04/2009, bem como para condenar a autarquia no pagamento e implantação
da "aposentadoria especial" à parte autora, desde a data do requerimento
(16/07/2009), sendo que sobre os valores em atraso incidirá correção
monetária de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os
Cálculos na Justiça Federal até a promulgação da Lei nº 11.960/09,
a partir de quando será apurada pelos índices de variação do IPCA-E,
e juros de mora até a expedição do ofício requisitório, de acordo
com o mesmo Manual, ainda, condenando a autarquia no pagamento de verba
honorária fixada em 10% sobre o valor das parcelas vencidas até a data de
prolação da sentença, isentando-a das custas processuais e, por fim, julgar
prejudicada a análise da remessa necessária, assim como das apelações,
da parte autora e do INSS, nos termos do relatório e voto que ficam fazendo
parte integrante do presente julgado.
Data do Julgamento
:
26/11/2018
Data da Publicação
:
06/12/2018
Classe/Assunto
:
ApReeNec - APELAÇÃO/REMESSA NECESSÁRIA - 1775139
Órgão Julgador
:
SÉTIMA TURMA
Relator(a)
:
DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS DELGADO
Comarca
:
TRIBUNAL - TERCEIRA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Indexação
:
VIDE EMENTA.
Fonte da publicação
:
e-DJF3 Judicial 1 DATA:06/12/2018
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