TRF3 0011856-63.2010.4.03.9999 00118566320104039999
PROCESSUAL CIVIL. AUSÊNCIA DE INTERESSE RECURSAL. RMI. RECURSO
CONHECIDO EM PARTE. PREVIDENCIÁRIO. AUXÍLIO-DOENÇA. APOSENTADORIA POR
INVALIDEZ. QUALIDADE DE SEGURADO DEMONSTRADA. CUMPRIMENTO DA CARÊNCIA
LEGAL. INCAPACIDADE ABSOLUTA CONFIGURADA. LAUDO PERICIAL. INTERPRETAÇÃO A
CONTRARIO SENSU. ART. 479, CPC. ADOÇÃO DAS CONCLUSÕES PERICIAIS. MATÉRIA
NÃO ADSTRITA À CONTROVÉRSIA MERAMENTE JURÍDICA. AUSÊNCIA DE
ELEMENTOS QUE INFIRMEM O PARECER DO EXPERTO. VALORAÇÃO DO CONJUNTO
PROBATÓRIO. CONVICÇÕES DO MAGISTRADO. INVIABILIDADE DE PROCESSO
REABILITATÓRIO. DIB. DATA DA CITAÇÃO. CORREÇÃO MONETÁRIA. JUROS DE
MORA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. APELAÇÃO DO INSS CONHECIDA PARCIALMENTE,
E NA PARTE CONHECIDA, PROVIDA EM PARTE. ALTERAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE
APLICAÇÃO DA CORREÇÃO MONETÁRIA E DOS JUROS DE MORA. REDUÇÃO DA VERBA
HONORÁRIA. SENTENÇA REFORMADA EM PARTE.
1 - De início, verifica-se que não houve fixação da RMI pela r. sentença
guerreada, a despeito da alegação do INSS. Aliás, a decisão expressamente
deixou consignado que o montante do benefício de aposentadoria por invalidez
seria fixado "em valor apurado pelo requerido" (fl. 156), ou seja, pelo
próprio ente autárquico, razão pela qual resta evidenciada a ausência de
interesse recursal, sendo de rigor o não conhecimento do apelo no particular.
2 - A cobertura do evento invalidez é garantia constitucional prevista
no Título VIII, Capítulo II da Seguridade Social, no art. 201, I, da
Constituição Federal.
3 - A Lei nº 8.213/91, nos arts. 42 a 47, preconiza que o benefício
previdenciário da aposentadoria por invalidez será devido ao segurado que
tiver cumprido o período de carência exigido de 12 (doze) contribuições
mensais, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz
e insusceptível de reabilitação para exercício da atividade que lhe
garanta a subsistência.
4 - O auxílio-doença é direito daquele filiado à Previdência, que
tiver cumprido o tempo supramencionado, e for considerado temporariamente
inapto para o seu labor ou ocupação habitual, por mais de 15 (quinze)
dias consecutivos (arts. 59 a 63 da legis).
5 - O ato de concessão ou de reativação do auxílio-doença deve, sempre
que possível, fixar o prazo estimado de duração, e, na sua ausência,
será considerado o prazo de 120 (cento e vinte) dias, findo o qual cessará o
benefício, salvo se o segurado postular a sua prorrogação (§11 do art. 60
da Lei nº 8.213/91, incluído pela Medida Provisória nº 767, de 2017).
6 - Independe de carência, entretanto, a concessão do benefício
nas hipóteses de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença
profissional ou do trabalho, conforme art. 26, II, da Lei nº 8.213/91, bem
como ao segurado que, após filiar-se ao Regime Geral da Previdência Social
- RGPS, for acometido das moléstias elencadas taxativamente no art. 151 do
mesmo diploma legislativo.
7 - A patologia ou a lesão que já portara o trabalhador ao ingressar
no Regime, não impede o deferimento do benefício se tiver decorrido a
inaptidão de progressão ou agravamento da moléstia.
8 - Necessário para o implemento do beneplácito em tela, revestir-se
do atributo de segurado, cuja mantença se dá, mesmo sem recolher
as contribuições, àquele que conservar todos os direitos perante a
Previdência Social durante um lapso variável, a que a doutrina denominou
"período de graça", conforme o tipo de filiado e a sua situação, o qual
pode ser prorrogado por 24 (vinte e quatro) meses aos que contribuíram por
mais de 120 (cento e vinte) meses, nos termos do art. 15 e §1º da Lei.
9 - Havendo a perda da mencionada qualidade, o segurado deverá contar com 12
(doze) contribuições mensais, a partir da nova filiação à Previdência
Social, para efeitos de carência, para a concessão dos benefícios de
auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (art. 27-A da Lei nº 8.213/91,
incluído pela Medida Provisória nº 767, de 2017).
10 - No que tange à incapacidade, o profissional médico indicado pelo
Juízo, com base em exame pericial de fls. 135/139, diagnosticou o autor
como portador de "artrose da coluna vertebral", "protrusão discal difusa
L3-L4 e L4-L5 com compressão anterior do saco dural e obliteração do
neuroforame bilateral" e "osteofitos anteriores lombares". O expert afirmou
que o requerente se apresentou com "acentuada redução da mobilidade
da coluna vertebral lombar, que está retificada devido à contratura da
musculatura paravertebral (já com áreas de espasticidade). Há também
atrofia muscular de todos os grupos musculares dos membros inferiores, com
sinal de Lasègue (positivo) a 50 graus, bilateralmente". Acrescentou que
"os males foram adquiridos. A artrose é incurável e as demais patologias
de coluna vertebral são passíveis de tratamento cirúrgico, mas este não
pode ser seguido esforços físicos intensos, mesmo a longo prazo. Assim,
resultam em incapacidade total e definitiva para a sua atividade laborativa
habitual, devido à redução de mobilidade, contratura e atrofia muscular
para além da presença de dores constantes. O autor é também inelegível
para programas de reabilitação profissional devido à sua faixa etária
e ausência de escolaridade".
11 - Nessa senda, se afigura pouco crível que, quem sempre trabalhou em
serviços braçais (pintor, pedreiro, rurícola, ajudante geral e carpinteiro -
CTPS de fls. 10/18), e que conta, atualmente, com mais de 67 (sessenta e sete)
anos de idade, além de ser portador de graves patologias ortopédicas, vá
conseguir, após reabilitação, capacitação e treinamento, recolocação
profissional em outras funções.
12 - Reconhecida a incapacidade absoluta e permanente para o trabalho.
13 - Da mesma forma que o juiz não está adstrito ao laudo pericial,
a contrario sensu do que dispõe o art. 436 do CPC/73 (atual art. 479
do CPC) e do princípio do livre convencimento motivado, a não adoção
das conclusões periciais, na matéria técnica ou científica que refoge
à controvérsia meramente jurídica depende da existência de elementos
robustos nos autos em sentido contrário e que infirmem claramente o parecer
do experto. Atestados médicos, exames ou quaisquer outros documentos
produzidos unilateralmente pelas partes não possuem tal aptidão, salvo
se aberrante o laudo pericial, circunstância que não se vislumbra no
caso concreto. Por ser o juiz o destinatário das provas, a ele incumbe a
valoração do conjunto probatório trazido a exame. Precedentes: STJ, 4ª
Turma, RESP nº 200802113000, Rel. Luis Felipe Salomão, DJE: 26/03/2013;
AGA 200901317319, 1ª Turma, Rel. Arnaldo Esteves Lima, DJE. 12/11/2010.
14 - Saliente-se que a perícia médica foi efetivada por profissional
inscrito no órgão competente, o qual respondeu aos quesitos elaborados e
forneceu diagnóstico com base na análise de histórico da parte e de exames
complementares por ela fornecidos, bem como efetuando demais análises que
entendeu pertinentes, e, não sendo infirmado pelo conjunto probatório,
referida prova técnica merece confiança e credibilidade.
15 - Por outro lado, resta incontroversa a qualidade de segurado do requerente
e o cumprimento da carência legal, na medida em que a demanda visa o
restabelecimento de benefício de auxílio-doença (NB: 502.918.013-0 - fl. 29)
cessado poucos dias antes do ajuizamento da demanda, em 19/11/2007. Assim,
tendo em vista o período de 12 (doze) meses da prorrogação da qualidade
de segurado, após a cessação de benefício por incapacidade (art. 13, II,
do Decreto 3.048/99), inegável que o demandante era filiado ao RGPS, seja no
momento da propositura da ação, seja quando da indevida alta médica. Para
que não reste dúvida, acerca do cumprimento de tais requisitos, consoante
informações da CTPS, já mencionada, e do Cadastro Nacional de Informações
Sociais - CNIS, que ora seguem anexas aos autos, o autor manteve vínculo
empregatício junto a JOÃO H. DA SILVA, entre 12/07/2005 até 23/11/2005
(fl. 18), pouco tempo antes, portanto, da apresentação do requerimento
administrativo, do auxílio-doença, de NB: 502.918.013-0.
16 - Acerca do termo inicial do benefício, é certo que este deve ser
fixado na data do requerimento administrativo, em atenção ao entendimento
consolidado do E. STJ, assim exposto na Súmula 576: "ausente requerimento
administrativo no INSS, o termo inicial para a implantação da aposentadoria
por invalidez concedida judicialmente será a data da citação válida". Tendo
em vista a permanência da incapacidade, quando da cessação de benefício
anterior, a DIB deveria ter sido fixada na data do cancelamento indevido,
já que desde a data de entrada do requerimento (DER) até a cessação,
o autor estava protegido pelo Sistema da Seguridade Social, percebendo
benefício de auxílio-doença. No entanto, em observância ao princípio da
"non reformatio in pejus", mantenho a fixação da DIB na data da citação.
17 - Correção monetária dos valores em atraso calculada de acordo com o
Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal
até a promulgação da Lei nº 11.960/09, a partir de quando será apurada,
conforme julgamento proferido pelo C. STF, sob a sistemática da repercussão
geral (Tema nº 810 e RE nº 870.947/SE), pelos índices de variação do
IPCA-E, tendo em vista os efeitos ex tunc do mencionado pronunciamento.
18 - Juros de mora, incidentes até a expedição do ofício requisitório,
fixados de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os
Cálculos na Justiça Federal, por refletir as determinações legais e a
jurisprudência dominante.
19 - Apelação do INSS conhecida parcialmente, e na parte conhecida, provida
em parte. Alteração dos critérios de aplicação da correção monetária
e dos juros de mora. Redução da verba honorária. Sentença reformada em
parte.
Ementa
PROCESSUAL CIVIL. AUSÊNCIA DE INTERESSE RECURSAL. RMI. RECURSO
CONHECIDO EM PARTE. PREVIDENCIÁRIO. AUXÍLIO-DOENÇA. APOSENTADORIA POR
INVALIDEZ. QUALIDADE DE SEGURADO DEMONSTRADA. CUMPRIMENTO DA CARÊNCIA
LEGAL. INCAPACIDADE ABSOLUTA CONFIGURADA. LAUDO PERICIAL. INTERPRETAÇÃO A
CONTRARIO SENSU. ART. 479, CPC. ADOÇÃO DAS CONCLUSÕES PERICIAIS. MATÉRIA
NÃO ADSTRITA À CONTROVÉRSIA MERAMENTE JURÍDICA. AUSÊNCIA DE
ELEMENTOS QUE INFIRMEM O PARECER DO EXPERTO. VALORAÇÃO DO CONJUNTO
PROBATÓRIO. CONVICÇÕES DO MAGISTRADO. INVIABILIDADE DE PROCESSO
REABILITATÓRIO. DIB. DATA DA CITAÇÃO. CORREÇÃO MONETÁRIA. JUROS DE
MORA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. APELAÇÃO DO INSS CONHECIDA PARCIALMENTE,
E NA PARTE CONHECIDA, PROVIDA EM PARTE. ALTERAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE
APLICAÇÃO DA CORREÇÃO MONETÁRIA E DOS JUROS DE MORA. REDUÇÃO DA VERBA
HONORÁRIA. SENTENÇA REFORMADA EM PARTE.
1 - De início, verifica-se que não houve fixação da RMI pela r. sentença
guerreada, a despeito da alegação do INSS. Aliás, a decisão expressamente
deixou consignado que o montante do benefício de aposentadoria por invalidez
seria fixado "em valor apurado pelo requerido" (fl. 156), ou seja, pelo
próprio ente autárquico, razão pela qual resta evidenciada a ausência de
interesse recursal, sendo de rigor o não conhecimento do apelo no particular.
2 - A cobertura do evento invalidez é garantia constitucional prevista
no Título VIII, Capítulo II da Seguridade Social, no art. 201, I, da
Constituição Federal.
3 - A Lei nº 8.213/91, nos arts. 42 a 47, preconiza que o benefício
previdenciário da aposentadoria por invalidez será devido ao segurado que
tiver cumprido o período de carência exigido de 12 (doze) contribuições
mensais, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz
e insusceptível de reabilitação para exercício da atividade que lhe
garanta a subsistência.
4 - O auxílio-doença é direito daquele filiado à Previdência, que
tiver cumprido o tempo supramencionado, e for considerado temporariamente
inapto para o seu labor ou ocupação habitual, por mais de 15 (quinze)
dias consecutivos (arts. 59 a 63 da legis).
5 - O ato de concessão ou de reativação do auxílio-doença deve, sempre
que possível, fixar o prazo estimado de duração, e, na sua ausência,
será considerado o prazo de 120 (cento e vinte) dias, findo o qual cessará o
benefício, salvo se o segurado postular a sua prorrogação (§11 do art. 60
da Lei nº 8.213/91, incluído pela Medida Provisória nº 767, de 2017).
6 - Independe de carência, entretanto, a concessão do benefício
nas hipóteses de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença
profissional ou do trabalho, conforme art. 26, II, da Lei nº 8.213/91, bem
como ao segurado que, após filiar-se ao Regime Geral da Previdência Social
- RGPS, for acometido das moléstias elencadas taxativamente no art. 151 do
mesmo diploma legislativo.
7 - A patologia ou a lesão que já portara o trabalhador ao ingressar
no Regime, não impede o deferimento do benefício se tiver decorrido a
inaptidão de progressão ou agravamento da moléstia.
8 - Necessário para o implemento do beneplácito em tela, revestir-se
do atributo de segurado, cuja mantença se dá, mesmo sem recolher
as contribuições, àquele que conservar todos os direitos perante a
Previdência Social durante um lapso variável, a que a doutrina denominou
"período de graça", conforme o tipo de filiado e a sua situação, o qual
pode ser prorrogado por 24 (vinte e quatro) meses aos que contribuíram por
mais de 120 (cento e vinte) meses, nos termos do art. 15 e §1º da Lei.
9 - Havendo a perda da mencionada qualidade, o segurado deverá contar com 12
(doze) contribuições mensais, a partir da nova filiação à Previdência
Social, para efeitos de carência, para a concessão dos benefícios de
auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (art. 27-A da Lei nº 8.213/91,
incluído pela Medida Provisória nº 767, de 2017).
10 - No que tange à incapacidade, o profissional médico indicado pelo
Juízo, com base em exame pericial de fls. 135/139, diagnosticou o autor
como portador de "artrose da coluna vertebral", "protrusão discal difusa
L3-L4 e L4-L5 com compressão anterior do saco dural e obliteração do
neuroforame bilateral" e "osteofitos anteriores lombares". O expert afirmou
que o requerente se apresentou com "acentuada redução da mobilidade
da coluna vertebral lombar, que está retificada devido à contratura da
musculatura paravertebral (já com áreas de espasticidade). Há também
atrofia muscular de todos os grupos musculares dos membros inferiores, com
sinal de Lasègue (positivo) a 50 graus, bilateralmente". Acrescentou que
"os males foram adquiridos. A artrose é incurável e as demais patologias
de coluna vertebral são passíveis de tratamento cirúrgico, mas este não
pode ser seguido esforços físicos intensos, mesmo a longo prazo. Assim,
resultam em incapacidade total e definitiva para a sua atividade laborativa
habitual, devido à redução de mobilidade, contratura e atrofia muscular
para além da presença de dores constantes. O autor é também inelegível
para programas de reabilitação profissional devido à sua faixa etária
e ausência de escolaridade".
11 - Nessa senda, se afigura pouco crível que, quem sempre trabalhou em
serviços braçais (pintor, pedreiro, rurícola, ajudante geral e carpinteiro -
CTPS de fls. 10/18), e que conta, atualmente, com mais de 67 (sessenta e sete)
anos de idade, além de ser portador de graves patologias ortopédicas, vá
conseguir, após reabilitação, capacitação e treinamento, recolocação
profissional em outras funções.
12 - Reconhecida a incapacidade absoluta e permanente para o trabalho.
13 - Da mesma forma que o juiz não está adstrito ao laudo pericial,
a contrario sensu do que dispõe o art. 436 do CPC/73 (atual art. 479
do CPC) e do princípio do livre convencimento motivado, a não adoção
das conclusões periciais, na matéria técnica ou científica que refoge
à controvérsia meramente jurídica depende da existência de elementos
robustos nos autos em sentido contrário e que infirmem claramente o parecer
do experto. Atestados médicos, exames ou quaisquer outros documentos
produzidos unilateralmente pelas partes não possuem tal aptidão, salvo
se aberrante o laudo pericial, circunstância que não se vislumbra no
caso concreto. Por ser o juiz o destinatário das provas, a ele incumbe a
valoração do conjunto probatório trazido a exame. Precedentes: STJ, 4ª
Turma, RESP nº 200802113000, Rel. Luis Felipe Salomão, DJE: 26/03/2013;
AGA 200901317319, 1ª Turma, Rel. Arnaldo Esteves Lima, DJE. 12/11/2010.
14 - Saliente-se que a perícia médica foi efetivada por profissional
inscrito no órgão competente, o qual respondeu aos quesitos elaborados e
forneceu diagnóstico com base na análise de histórico da parte e de exames
complementares por ela fornecidos, bem como efetuando demais análises que
entendeu pertinentes, e, não sendo infirmado pelo conjunto probatório,
referida prova técnica merece confiança e credibilidade.
15 - Por outro lado, resta incontroversa a qualidade de segurado do requerente
e o cumprimento da carência legal, na medida em que a demanda visa o
restabelecimento de benefício de auxílio-doença (NB: 502.918.013-0 - fl. 29)
cessado poucos dias antes do ajuizamento da demanda, em 19/11/2007. Assim,
tendo em vista o período de 12 (doze) meses da prorrogação da qualidade
de segurado, após a cessação de benefício por incapacidade (art. 13, II,
do Decreto 3.048/99), inegável que o demandante era filiado ao RGPS, seja no
momento da propositura da ação, seja quando da indevida alta médica. Para
que não reste dúvida, acerca do cumprimento de tais requisitos, consoante
informações da CTPS, já mencionada, e do Cadastro Nacional de Informações
Sociais - CNIS, que ora seguem anexas aos autos, o autor manteve vínculo
empregatício junto a JOÃO H. DA SILVA, entre 12/07/2005 até 23/11/2005
(fl. 18), pouco tempo antes, portanto, da apresentação do requerimento
administrativo, do auxílio-doença, de NB: 502.918.013-0.
16 - Acerca do termo inicial do benefício, é certo que este deve ser
fixado na data do requerimento administrativo, em atenção ao entendimento
consolidado do E. STJ, assim exposto na Súmula 576: "ausente requerimento
administrativo no INSS, o termo inicial para a implantação da aposentadoria
por invalidez concedida judicialmente será a data da citação válida". Tendo
em vista a permanência da incapacidade, quando da cessação de benefício
anterior, a DIB deveria ter sido fixada na data do cancelamento indevido,
já que desde a data de entrada do requerimento (DER) até a cessação,
o autor estava protegido pelo Sistema da Seguridade Social, percebendo
benefício de auxílio-doença. No entanto, em observância ao princípio da
"non reformatio in pejus", mantenho a fixação da DIB na data da citação.
17 - Correção monetária dos valores em atraso calculada de acordo com o
Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal
até a promulgação da Lei nº 11.960/09, a partir de quando será apurada,
conforme julgamento proferido pelo C. STF, sob a sistemática da repercussão
geral (Tema nº 810 e RE nº 870.947/SE), pelos índices de variação do
IPCA-E, tendo em vista os efeitos ex tunc do mencionado pronunciamento.
18 - Juros de mora, incidentes até a expedição do ofício requisitório,
fixados de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os
Cálculos na Justiça Federal, por refletir as determinações legais e a
jurisprudência dominante.
19 - Apelação do INSS conhecida parcialmente, e na parte conhecida, provida
em parte. Alteração dos critérios de aplicação da correção monetária
e dos juros de mora. Redução da verba honorária. Sentença reformada em
parte.Decisão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide
a Egrégia Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por
unanimidade, conhecer parcialmente do apelo do INSS, e na parte conhecida,
dar-lhe parcial provimento a fim de estabelecer que a correção monetária dos
valores em atraso deverá ser calculada de acordo com o Manual de Orientação
de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal até a promulgação
da Lei nº 11.960/09, a partir de quando será apurada pelos índices de
variação do IPCA-E, e que os juros de mora, incidentes até a expedição
do ofício requisitório, serão fixados de acordo com o mesmo Manual,
bem como para reduzir o patamar de honorários de advocatícios para 10%
(dez por cento) sobre o valor das prestações vencidas até a prolação
da sentença de 1º grau de jurisdição, nos termos do relatório e voto
que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Data do Julgamento
:
27/11/2017
Data da Publicação
:
06/12/2017
Classe/Assunto
:
Ap - APELAÇÃO CÍVEL - 1499932
Órgão Julgador
:
SÉTIMA TURMA
Relator(a)
:
DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS DELGADO
Comarca
:
TRIBUNAL - TERCEIRA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Indexação
:
VIDE EMENTA.
Fonte da publicação
:
e-DJF3 Judicial 1 DATA:06/12/2017
..FONTE_REPUBLICACAO:
Mostrar discussão