TRF3 0017579-02.2009.4.03.6183 00175790220094036183
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE
CONTRIBUIÇÃO. RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO. ANOTAÇÃO NA
CTPS. SÚMULA 12 DO TST. CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. RECOLHIMENTO. DEVER
DE FISCALIZAÇÃO DO INSS. PERÍODOS INCONTROVERSOS. SERVIÇO PRESTADO NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CERTIDÕES. CONTRIBUIÇÕES VERTIDAS. RECONHECIMENTO
PELA AUTARQUIA. BENEFÍCIO CONCEDIDO. APOSENTADORIA INTEGRAL. REGRAS
ANTERIORES À EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 20/98. TERMO INICIAL. REQUERIMENTO
ADMINISTRATIVO. TERMO FINAL. DATA DO ÓBITO. CORREÇÃO MONETÁRIA. MANUAL
DE ORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA OS CÁLCULOS NA JUSTIÇA FEDERAL. LEI
Nº 11.960/09. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÕES PARCIALMENTE PROVIDAS.
1 - Pretende a parte autora a concessão de aposentadoria por tempo de
contribuição, mediante o reconhecimento de vínculos laborais registrados
em sua CTPS, bem como daqueles constantes de certidões emitidas pela
administração pública, sobre os quais houve o devido recolhimento de
contribuição previdenciária.
2 - As anotações dos contratos de trabalho na CTPS do autor comprovam os
vínculos laborais nos períodos de 01/03/1958 a 02/03/1962, 01/01/1965 a
17/12/1970, 01/03/1969 a 03/05/1971, 03/05/1971 a 30/11/1972, 05/11/1973 a
31/05/1978, 01/08/1978 a 26/04/1982, 02/02/1981 a 08/11/1984, 01/10/1983 a
27/03/1985 e 15/04/1985 a 31/12/1988.
3 - É assente na jurisprudência que a CTPS constitui prova do período nela
anotado, somente afastada a presunção de veracidade mediante apresentação
de prova em contrário, conforme assentado no Enunciado nº 12 do Tribunal
Superior do Trabalho. E, relativamente ao recolhimento de contribuições
previdenciárias, em se tratando de segurado empregado, essa obrigação fica
transferida ao empregador, devendo o INSS fiscalizar o exato cumprimento da
norma. Logo, eventuais omissões não podem ser alegadas em detrimento do
trabalhador que não deve ser penalizado pela inércia de outrem.
4 - No que diz respeito ao pedido do reconhecimento do labor exercido no
período compreendido entre 21/10/1956 e 10/01/1958, trata-se de período
incontroverso, devendo, portanto, ser computado no tempo de serviço do autor.
5 - Da mesma forma, o vínculo mantido junto à empresa "Companhia Americana
de Seguros" (01/03/1962 a 01/03/1963) deve ser considerado incontroverso, eis
que, a despeito de não ser legível na CTPS a data do término do contrato,
a atividade laboral, no período mencionado, foi devidamente reconhecida
pela Autarquia nas sucessivas contagens de tempo de serviço realizadas no
decorrer do processo administrativo de aposentadoria do autor.
6 - Por fim, pretende o autor o reconhecimento de tempo de serviço prestado
na administração pública, tendo juntado, para tal escopo, as certidões
emitidas pela Prefeitura Municipal de Santo Expedito/SP, pela Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo, pela Prefeitura Municipal de Taciba/SP
e pela Prefeitura Municipal de Emilianópolis/SP, as quais comprovam o
trabalho prestado, respectivamente, nos períodos de 02/01/1989 a 30/03/1990,
18/09/1991 a 10/03/1993 e 12/03/1993 a 16/05/1995, 01/07/1994 a 31/12/1996
e 09/07/1993 a 08/12/1994 e 19/07/1995 a 18/07/1997.
7 - Além de possuírem fé pública e de serem hábeis à comprovação do
tempo de serviço prestado junto à administração pública, tais documentos
foram reconhecidos pelo ente autárquico - com a devida aposição do carimbo
de conferência com o original -, utilizados nas diversas simulações de
soma do tempo de contribuição para efeitos de concessão da aposentadoria e,
ainda, devidamente registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais -
CNIS, conforme se verifica no extrato que integra a presente decisão. Dessa
forma, é inquestionável que os períodos ali referidos devem ser computados
para fins de concessão do benefício previdenciário, porquanto devidamente
comprovados tanto o exercício da atividade laborativa, nos diversos cargos
em comissão, como também o recolhimento das respectivas contribuições
ao sistema da Previdência Pública.
8 - À vista do conjunto probatório juntado aos autos, imperioso concluir que
devem ser reconhecidos todos os vínculos empregatícios alegados na inicial,
cabendo ressaltar que o lapso pleiteado pelo autor em sede de apelação
(18/12/1970 a 03/05/1971) também se encontra comprovado pela anotação em
CTPS, corroborado pelas planilhas de cálculo elaboradas pelo próprio INSS.
9 - Procedendo ao cômputo dos períodos anotados na CTPS do autor, acrescidos
daqueles considerados incontroversos, constata-se que o demandante alcançou
36 anos, 02 meses e 1 dia de serviço na data do requerimento administrativo
(14/10/1997), anteriormente, portanto, à edição da Emenda Constitucional nº
20/98 . Tem o autor, portanto, direito ao benefício de aposentadoria integral
por tempo de contribuição, com base nas regras anteriores à EC nº 20/98.
10 - O termo inicial do benefício deve ser mantido na data do requerimento
administrativo (14/10/1997) e o termo final na data do óbito (03/08/2012),
procedendo-se, de todo modo, a compensação dos valores pagos a título de
antecipação de tutela, e registrando-se não ser o caso de incidência
da prescrição parcelar, tendo em vista a data de prolação da última
decisão do Órgão Previdenciário em processo administrativo (17/08/2007)
e a data do ajuizamento da presente demanda (18/12/2009).
11 - Os juros de mora devem ser fixados de acordo com o Manual de Orientação
de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal, por refletir as
determinações legais e a jurisprudência dominante.
12 - Já a correção monetária dos valores em atraso deverá ser calculada
de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos
na Justiça Federal, naquilo em que não conflitar com o disposto na Lei
nº 11.960/09, aplicável às condenações impostas à Fazenda Pública a
partir de 29 de junho de 2009.
13 - Quanto aos honorários advocatícios, é inegável que as condenações
pecuniárias da autarquia previdenciária são suportadas por toda a sociedade,
razão pela qual a referida verba deve, por imposição legal, ser fixada
moderadamente - conforme, aliás, preconizava o §4º, do art. 20 do CPC/73,
vigente à época do julgado recorrido - o que restou perfeitamente atendido
com o percentual de 10% (dez por cento), devendo o mesmo incidir sobre
o valor das parcelas vencidas até a data da prolação da sentença,
consoante o verbete da Súmula 111 do Superior Tribunal de Justiça.
14 - Apelação do autor, remessa necessária e apelação do INSS parcialmente
providas.
Ementa
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE
CONTRIBUIÇÃO. RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO. ANOTAÇÃO NA
CTPS. SÚMULA 12 DO TST. CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. RECOLHIMENTO. DEVER
DE FISCALIZAÇÃO DO INSS. PERÍODOS INCONTROVERSOS. SERVIÇO PRESTADO NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CERTIDÕES. CONTRIBUIÇÕES VERTIDAS. RECONHECIMENTO
PELA AUTARQUIA. BENEFÍCIO CONCEDIDO. APOSENTADORIA INTEGRAL. REGRAS
ANTERIORES À EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 20/98. TERMO INICIAL. REQUERIMENTO
ADMINISTRATIVO. TERMO FINAL. DATA DO ÓBITO. CORREÇÃO MONETÁRIA. MANUAL
DE ORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA OS CÁLCULOS NA JUSTIÇA FEDERAL. LEI
Nº 11.960/09. REMESSA NECESSÁRIA E APELAÇÕES PARCIALMENTE PROVIDAS.
1 - Pretende a parte autora a concessão de aposentadoria por tempo de
contribuição, mediante o reconhecimento de vínculos laborais registrados
em sua CTPS, bem como daqueles constantes de certidões emitidas pela
administração pública, sobre os quais houve o devido recolhimento de
contribuição previdenciária.
2 - As anotações dos contratos de trabalho na CTPS do autor comprovam os
vínculos laborais nos períodos de 01/03/1958 a 02/03/1962, 01/01/1965 a
17/12/1970, 01/03/1969 a 03/05/1971, 03/05/1971 a 30/11/1972, 05/11/1973 a
31/05/1978, 01/08/1978 a 26/04/1982, 02/02/1981 a 08/11/1984, 01/10/1983 a
27/03/1985 e 15/04/1985 a 31/12/1988.
3 - É assente na jurisprudência que a CTPS constitui prova do período nela
anotado, somente afastada a presunção de veracidade mediante apresentação
de prova em contrário, conforme assentado no Enunciado nº 12 do Tribunal
Superior do Trabalho. E, relativamente ao recolhimento de contribuições
previdenciárias, em se tratando de segurado empregado, essa obrigação fica
transferida ao empregador, devendo o INSS fiscalizar o exato cumprimento da
norma. Logo, eventuais omissões não podem ser alegadas em detrimento do
trabalhador que não deve ser penalizado pela inércia de outrem.
4 - No que diz respeito ao pedido do reconhecimento do labor exercido no
período compreendido entre 21/10/1956 e 10/01/1958, trata-se de período
incontroverso, devendo, portanto, ser computado no tempo de serviço do autor.
5 - Da mesma forma, o vínculo mantido junto à empresa "Companhia Americana
de Seguros" (01/03/1962 a 01/03/1963) deve ser considerado incontroverso, eis
que, a despeito de não ser legível na CTPS a data do término do contrato,
a atividade laboral, no período mencionado, foi devidamente reconhecida
pela Autarquia nas sucessivas contagens de tempo de serviço realizadas no
decorrer do processo administrativo de aposentadoria do autor.
6 - Por fim, pretende o autor o reconhecimento de tempo de serviço prestado
na administração pública, tendo juntado, para tal escopo, as certidões
emitidas pela Prefeitura Municipal de Santo Expedito/SP, pela Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo, pela Prefeitura Municipal de Taciba/SP
e pela Prefeitura Municipal de Emilianópolis/SP, as quais comprovam o
trabalho prestado, respectivamente, nos períodos de 02/01/1989 a 30/03/1990,
18/09/1991 a 10/03/1993 e 12/03/1993 a 16/05/1995, 01/07/1994 a 31/12/1996
e 09/07/1993 a 08/12/1994 e 19/07/1995 a 18/07/1997.
7 - Além de possuírem fé pública e de serem hábeis à comprovação do
tempo de serviço prestado junto à administração pública, tais documentos
foram reconhecidos pelo ente autárquico - com a devida aposição do carimbo
de conferência com o original -, utilizados nas diversas simulações de
soma do tempo de contribuição para efeitos de concessão da aposentadoria e,
ainda, devidamente registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais -
CNIS, conforme se verifica no extrato que integra a presente decisão. Dessa
forma, é inquestionável que os períodos ali referidos devem ser computados
para fins de concessão do benefício previdenciário, porquanto devidamente
comprovados tanto o exercício da atividade laborativa, nos diversos cargos
em comissão, como também o recolhimento das respectivas contribuições
ao sistema da Previdência Pública.
8 - À vista do conjunto probatório juntado aos autos, imperioso concluir que
devem ser reconhecidos todos os vínculos empregatícios alegados na inicial,
cabendo ressaltar que o lapso pleiteado pelo autor em sede de apelação
(18/12/1970 a 03/05/1971) também se encontra comprovado pela anotação em
CTPS, corroborado pelas planilhas de cálculo elaboradas pelo próprio INSS.
9 - Procedendo ao cômputo dos períodos anotados na CTPS do autor, acrescidos
daqueles considerados incontroversos, constata-se que o demandante alcançou
36 anos, 02 meses e 1 dia de serviço na data do requerimento administrativo
(14/10/1997), anteriormente, portanto, à edição da Emenda Constitucional nº
20/98 . Tem o autor, portanto, direito ao benefício de aposentadoria integral
por tempo de contribuição, com base nas regras anteriores à EC nº 20/98.
10 - O termo inicial do benefício deve ser mantido na data do requerimento
administrativo (14/10/1997) e o termo final na data do óbito (03/08/2012),
procedendo-se, de todo modo, a compensação dos valores pagos a título de
antecipação de tutela, e registrando-se não ser o caso de incidência
da prescrição parcelar, tendo em vista a data de prolação da última
decisão do Órgão Previdenciário em processo administrativo (17/08/2007)
e a data do ajuizamento da presente demanda (18/12/2009).
11 - Os juros de mora devem ser fixados de acordo com o Manual de Orientação
de Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal, por refletir as
determinações legais e a jurisprudência dominante.
12 - Já a correção monetária dos valores em atraso deverá ser calculada
de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos
na Justiça Federal, naquilo em que não conflitar com o disposto na Lei
nº 11.960/09, aplicável às condenações impostas à Fazenda Pública a
partir de 29 de junho de 2009.
13 - Quanto aos honorários advocatícios, é inegável que as condenações
pecuniárias da autarquia previdenciária são suportadas por toda a sociedade,
razão pela qual a referida verba deve, por imposição legal, ser fixada
moderadamente - conforme, aliás, preconizava o §4º, do art. 20 do CPC/73,
vigente à época do julgado recorrido - o que restou perfeitamente atendido
com o percentual de 10% (dez por cento), devendo o mesmo incidir sobre
o valor das parcelas vencidas até a data da prolação da sentença,
consoante o verbete da Súmula 111 do Superior Tribunal de Justiça.
14 - Apelação do autor, remessa necessária e apelação do INSS parcialmente
providas.Decisão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas,
decide a Egrégia Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª
Região, por unanimidade, dar parcial provimento à apelação do autor,
para reconhecer que houve o efetivo exercício de atividade laborativa entre
18/12/1970 e 03/05/1971, devendo tal período integrar o cálculo do tempo
de contribuição, e dar parcial provimento à remessa necessária e à
apelação do INSS tão somente para determinar que a correção monetária
dos valores em atraso seja calculada segundo o Manual de Orientação de
Procedimentos para os Cálculos na Justiça Federal, naquilo em que não
conflitar com o disposto na Lei nº 11.960/09, aplicável às condenações
impostas à Fazenda Pública a partir de 29 de junho de 2009, mantendo,
no mais, íntegra a r. sentença de 1º grau, nos termos do relatório e
voto que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Data do Julgamento
:
22/05/2017
Data da Publicação
:
31/05/2017
Classe/Assunto
:
ApReeNec - APELAÇÃO/REMESSA NECESSÁRIA - 2116816
Órgão Julgador
:
SÉTIMA TURMA
Relator(a)
:
DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS DELGADO
Comarca
:
TRIBUNAL - TERCEIRA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Indexação
:
VIDE EMENTA.
Fonte da publicação
:
e-DJF3 Judicial 1 DATA:31/05/2017
..FONTE_REPUBLICACAO:
Mostrar discussão