TRF3 0033473-74.2013.4.03.9999 00334737420134039999
PREVIDENCIÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. ARTIGO 1.021
DO NOVO CPC. APOSENTADORIA POR IDADE HÍBRIDA. TRABALHO RURAL NÃO
COMPROVADO. BENEFÍCIO INDEVIDO. RECURSO DESPROVIDO.
- A aposentadoria por idade, rural e urbana, é garantida pela Constituição
Federal em seu artigo 201, §7º, inciso II, para os segurados do regime
geral de previdência social (RGPS), nos termos da lei e desde que obedecidas
as seguintes condições: "II - sessenta e cinco anos de idade, se homem,
e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os
trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividade
s em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural ,
o garimpeiro e o pescador artesanal; "
- Esta aposentadoria é regulada no artigo 48 da Lei n. 8.213/91, cujo teor,
após as alterações introduzidas pela Lei n. 11.718/2008.
- Consoante se verifica da redação dos §§ 3º e 4º do art. 48 da Lei
n. 8.213/91, a Lei n. 11.718/2008 introduziu nova modalidade de aposentadoria
por idade, a qual permite ao segurado somar períodos de trabalho rural e
urbano para completar o tempo correspondente à carência exigida, desde
que alcançado o requisito etário de 65 (sessenta e cinco) anos de idade,
se homem, e 60 (sessenta), se mulher. É a denominada aposentadoria por
idade híbrida.
- Sobre o tema, muitas interpretações surgiram nos tribunais. Entretanto,
a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, pautada, sobretudo, na
busca de equilíbrio entre as necessidades sociais - decorrentes do fenômeno
do êxodo rural - e o Direito, assentou entendimento de que a concessão da
aposentadoria híbrida independe da predominância das atividades, tampouco
se mostra relevante averiguar o tipo de trabalho exercido no momento do
implemento do requisito etário ou do requerimento (AgRg no REsp 1497086/PR,
Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, STJ - SEGUNDA TURMA, DJe 06/04/2015; AgRg
no REsp 1531534/SC, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, STJ -SEGUNDA TURMA,
DJe 30/06/2015; RESP 201300429921, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES,
STJ - SEGUNDA TURMA, DJe 10/09/2014).
- Com relação às contribuições previdenciárias, é assente o entendimento
de serem desnecessárias, sendo suficiente a comprovação do efetivo
exercício de atividade no meio rural (STJ, REsp 207.425, 5ª Turma, j. em
21/9/1999, v.u., DJ de 25/10/1999, p. 123, Rel. Ministro Jorge Scartezzini;
e STJ, RESP n. 502.817, 5ª Turma, j. em 14/10/2003, v.u., DJ de 17/11/2003,
p. 361, Rel. Ministra Laurita Vaz).
- No que concerne à prova do exercício da atividade rural, certo é que
o legislador exigiu o início de prova material (art. 55, § 3º, da Lei
n. 8.213/91), no que foi secundado pelo Colendo Superior Tribunal de Justiça,
quando da edição da Súmula n. 149.
- Ressalta-se que o início de prova material, exigido pelo § 3º do
artigo 55 da Lei 8.213/91, não significa que o segurado deverá demonstrar
mês a mês, ano a ano, por meio de documentos, o exercício de ativ idade
na condição de rurícola, pois isto importaria em se exigir que todo o
período de trabalho fosse comprovado documentalmente, sendo de nenhuma util
idade a prova testemunhal para demonstração do labor rural.
- Contudo, o início de prova material deve ser contemporâneo à época
dos fatos a provar, na forma da súmula nº 34 da TNU. Admite-se, ainda,
a extensão da qualificação de lavrador de um cônjuge ao outro. Para
além, segundo a súmula nº 73 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região:
"Admite-se como início de prova material do efetivo exercício de trabalho
rural, em regime de economia familiar, documentos de terceiros, membros do
grupo parental".
- A parte autora, consoante se constata dos documentos colacionados aos
autos, cumpriu o requisito etário, em 27/02/2002. Dessa forma, atende ao
requisito da idade de 60 (sessenta) anos, previsto no artigo 48, caput,
da Lei nº 8.213/91.
- Porque houve uma modificação significativa da carência para os benefícios
em questão, passando de 60 (sessenta) contribuições do sistema anterior
(CLPS) para 180 (cento e oitenta) contribuições no atual texto (art. 25,
inciso II, da Lei n.º 8.213/91), a intenção do legislador foi não
frustrar a expectativa dos segurados que já estavam inscritos no Regime
Geral de Previdência Social, criando, assim, uma tabela progressiva. No caso,
deve ser observado o artigo 142 da Lei nº 8.213/91, que exige 126 meses de
carência para o ano de 2002.
- Para além, tendo a autora completado a idade mínima em 2002, o número
necessário à carência do benefício é o relativo a tal ano, ainda que só
atingido posteriormente. Com efeito, nos termos da súmula nº 44 da TNU, "Para
efeito de aposentadoria urbana por idade, a tabela progressiva de carência
prevista no art. 142 da Lei nº 8.213/91 deve ser aplicada em função do
ano em que o segurado completa a idade mínima para concessão do benefício,
ainda que o período de carência só seja preenchido posteriormente."
- Já, em relação ao requisito da filiação, o artigo 3º, § 1º, da
Lei nº 10.666/2003 dispensou a qualidade de segurado para a concessão da
aposentadoria por idade. Antes mesmo da vigência dessa norma, entretanto, o
Superior Tribunal de Justiça já havia firmado o entendimento de que o alcance
da idade depois da perda da qual idade de segurado não obsta o deferimento
do benefício, desde que satisfeita a carência prevista em lei. Dessa forma,
não cabe cogitar aplicação retroativa da Lei n. 10.666/03.
- Os requisitos exigidos pela legislação previdenciária não precisam ser
preenchidos, simultaneamente, no caso de aposentadoria por idade, segundo
interpretação do artigo 102, § 1º da Lei 8.213/91.
- Para comprovar o tempo de atividade rural alegado (desde 1961 a 1968),
a parte autora juntou os seguintes documentos: - certidão de casamento de
1973, onde consta a profissão de lavrador do marido; - título eleitoral da
autora, de 1958, onde consta a profissão de doméstica; - CTPS do marido,
onde consta vínculo de 1969 a 1992 como administrador e motorista.
- A prova testemunhal, formada por três depoimentos vagos e não
circunstanciados, é precária e não serve para a comprovação de vários
anos de atividade rural. Às f. 75/77 constam documentos minúsculos,
imprestáveis para o reconhecimento de tão sérios fatos, capazes de gerar
direito a benefício previdenciário. Como se vê, há inclusive divergências
quanto à época em que a autora passou a viver na cidade. De todo modo, o
documento que configura início de prova material (certidão de casamento) é
extemporâneo aos fatos, de 1973, aplicando-se aqui a súmula nº 34 da TNU.
- Mais que isso, o marido da autora tem registro em CTPS com início em
1969 e término em 1992, como administrador e motorista, ou seja, atividades
tipicamente urbanas. Incide, quanto a isso, a súmula nº 73 do TRF4, acima
citada.
- Enfim, em relação à autora, não há início de prova material, de
modo que o pleito de reconhecimento do labor rural não pode ser acolhido,
na forma da súmula nº 149 do Superior Tribunal de Justiça.
- Assim, porque não cumprido o requisito da carência do artigo 142 da
LBPS, não é possível a concessão do benefício de aposentadoria por
idade híbrida.
- Quanto à possibilidade de o tempo em que gozou de auxílio-doença ser
computado como carência (vide CNIS), trata-se de questão externa aos autos,
não alegada na petição inicial como causa de pedir nem requerida como
pedido, de modo que não pode ser apreciada, à vista das regras dos artigos
128, 460, 264 e 321 do CPC/1973.
- Agravo interno desprovido.
Ementa
PREVIDENCIÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. ARTIGO 1.021
DO NOVO CPC. APOSENTADORIA POR IDADE HÍBRIDA. TRABALHO RURAL NÃO
COMPROVADO. BENEFÍCIO INDEVIDO. RECURSO DESPROVIDO.
- A aposentadoria por idade, rural e urbana, é garantida pela Constituição
Federal em seu artigo 201, §7º, inciso II, para os segurados do regime
geral de previdência social (RGPS), nos termos da lei e desde que obedecidas
as seguintes condições: "II - sessenta e cinco anos de idade, se homem,
e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os
trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividade
s em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural ,
o garimpeiro e o pescador artesanal; "
- Esta aposentadoria é regulada no artigo 48 da Lei n. 8.213/91, cujo teor,
após as alterações introduzidas pela Lei n. 11.718/2008.
- Consoante se verifica da redação dos §§ 3º e 4º do art. 48 da Lei
n. 8.213/91, a Lei n. 11.718/2008 introduziu nova modalidade de aposentadoria
por idade, a qual permite ao segurado somar períodos de trabalho rural e
urbano para completar o tempo correspondente à carência exigida, desde
que alcançado o requisito etário de 65 (sessenta e cinco) anos de idade,
se homem, e 60 (sessenta), se mulher. É a denominada aposentadoria por
idade híbrida.
- Sobre o tema, muitas interpretações surgiram nos tribunais. Entretanto,
a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, pautada, sobretudo, na
busca de equilíbrio entre as necessidades sociais - decorrentes do fenômeno
do êxodo rural - e o Direito, assentou entendimento de que a concessão da
aposentadoria híbrida independe da predominância das atividades, tampouco
se mostra relevante averiguar o tipo de trabalho exercido no momento do
implemento do requisito etário ou do requerimento (AgRg no REsp 1497086/PR,
Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, STJ - SEGUNDA TURMA, DJe 06/04/2015; AgRg
no REsp 1531534/SC, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, STJ -SEGUNDA TURMA,
DJe 30/06/2015; RESP 201300429921, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES,
STJ - SEGUNDA TURMA, DJe 10/09/2014).
- Com relação às contribuições previdenciárias, é assente o entendimento
de serem desnecessárias, sendo suficiente a comprovação do efetivo
exercício de atividade no meio rural (STJ, REsp 207.425, 5ª Turma, j. em
21/9/1999, v.u., DJ de 25/10/1999, p. 123, Rel. Ministro Jorge Scartezzini;
e STJ, RESP n. 502.817, 5ª Turma, j. em 14/10/2003, v.u., DJ de 17/11/2003,
p. 361, Rel. Ministra Laurita Vaz).
- No que concerne à prova do exercício da atividade rural, certo é que
o legislador exigiu o início de prova material (art. 55, § 3º, da Lei
n. 8.213/91), no que foi secundado pelo Colendo Superior Tribunal de Justiça,
quando da edição da Súmula n. 149.
- Ressalta-se que o início de prova material, exigido pelo § 3º do
artigo 55 da Lei 8.213/91, não significa que o segurado deverá demonstrar
mês a mês, ano a ano, por meio de documentos, o exercício de ativ idade
na condição de rurícola, pois isto importaria em se exigir que todo o
período de trabalho fosse comprovado documentalmente, sendo de nenhuma util
idade a prova testemunhal para demonstração do labor rural.
- Contudo, o início de prova material deve ser contemporâneo à época
dos fatos a provar, na forma da súmula nº 34 da TNU. Admite-se, ainda,
a extensão da qualificação de lavrador de um cônjuge ao outro. Para
além, segundo a súmula nº 73 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região:
"Admite-se como início de prova material do efetivo exercício de trabalho
rural, em regime de economia familiar, documentos de terceiros, membros do
grupo parental".
- A parte autora, consoante se constata dos documentos colacionados aos
autos, cumpriu o requisito etário, em 27/02/2002. Dessa forma, atende ao
requisito da idade de 60 (sessenta) anos, previsto no artigo 48, caput,
da Lei nº 8.213/91.
- Porque houve uma modificação significativa da carência para os benefícios
em questão, passando de 60 (sessenta) contribuições do sistema anterior
(CLPS) para 180 (cento e oitenta) contribuições no atual texto (art. 25,
inciso II, da Lei n.º 8.213/91), a intenção do legislador foi não
frustrar a expectativa dos segurados que já estavam inscritos no Regime
Geral de Previdência Social, criando, assim, uma tabela progressiva. No caso,
deve ser observado o artigo 142 da Lei nº 8.213/91, que exige 126 meses de
carência para o ano de 2002.
- Para além, tendo a autora completado a idade mínima em 2002, o número
necessário à carência do benefício é o relativo a tal ano, ainda que só
atingido posteriormente. Com efeito, nos termos da súmula nº 44 da TNU, "Para
efeito de aposentadoria urbana por idade, a tabela progressiva de carência
prevista no art. 142 da Lei nº 8.213/91 deve ser aplicada em função do
ano em que o segurado completa a idade mínima para concessão do benefício,
ainda que o período de carência só seja preenchido posteriormente."
- Já, em relação ao requisito da filiação, o artigo 3º, § 1º, da
Lei nº 10.666/2003 dispensou a qualidade de segurado para a concessão da
aposentadoria por idade. Antes mesmo da vigência dessa norma, entretanto, o
Superior Tribunal de Justiça já havia firmado o entendimento de que o alcance
da idade depois da perda da qual idade de segurado não obsta o deferimento
do benefício, desde que satisfeita a carência prevista em lei. Dessa forma,
não cabe cogitar aplicação retroativa da Lei n. 10.666/03.
- Os requisitos exigidos pela legislação previdenciária não precisam ser
preenchidos, simultaneamente, no caso de aposentadoria por idade, segundo
interpretação do artigo 102, § 1º da Lei 8.213/91.
- Para comprovar o tempo de atividade rural alegado (desde 1961 a 1968),
a parte autora juntou os seguintes documentos: - certidão de casamento de
1973, onde consta a profissão de lavrador do marido; - título eleitoral da
autora, de 1958, onde consta a profissão de doméstica; - CTPS do marido,
onde consta vínculo de 1969 a 1992 como administrador e motorista.
- A prova testemunhal, formada por três depoimentos vagos e não
circunstanciados, é precária e não serve para a comprovação de vários
anos de atividade rural. Às f. 75/77 constam documentos minúsculos,
imprestáveis para o reconhecimento de tão sérios fatos, capazes de gerar
direito a benefício previdenciário. Como se vê, há inclusive divergências
quanto à época em que a autora passou a viver na cidade. De todo modo, o
documento que configura início de prova material (certidão de casamento) é
extemporâneo aos fatos, de 1973, aplicando-se aqui a súmula nº 34 da TNU.
- Mais que isso, o marido da autora tem registro em CTPS com início em
1969 e término em 1992, como administrador e motorista, ou seja, atividades
tipicamente urbanas. Incide, quanto a isso, a súmula nº 73 do TRF4, acima
citada.
- Enfim, em relação à autora, não há início de prova material, de
modo que o pleito de reconhecimento do labor rural não pode ser acolhido,
na forma da súmula nº 149 do Superior Tribunal de Justiça.
- Assim, porque não cumprido o requisito da carência do artigo 142 da
LBPS, não é possível a concessão do benefício de aposentadoria por
idade híbrida.
- Quanto à possibilidade de o tempo em que gozou de auxílio-doença ser
computado como carência (vide CNIS), trata-se de questão externa aos autos,
não alegada na petição inicial como causa de pedir nem requerida como
pedido, de modo que não pode ser apreciada, à vista das regras dos artigos
128, 460, 264 e 321 do CPC/1973.
- Agravo interno desprovido.Decisão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas,
decide a Egrégia Nona Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região,
por unanimidade, negar provimento ao agravo interno, nos termos do relatório
e voto que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Data do Julgamento
:
29/05/2017
Data da Publicação
:
12/06/2017
Classe/Assunto
:
AC - APELAÇÃO CÍVEL - 1904947
Órgão Julgador
:
NONA TURMA
Relator(a)
:
JUIZ CONVOCADO RODRIGO ZACHARIAS
Comarca
:
TRIBUNAL - TERCEIRA REGIÃO
Tipo
:
Acórdão
Indexação
:
VIDE EMENTA.
Fonte da publicação
:
e-DJF3 Judicial 1 DATA:12/06/2017
..FONTE_REPUBLICACAO:
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