TRF3 0041209-85.2009.4.03.9999 00412098520094039999
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA ESPECIAL. APOSENTADORIA
POR TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. PEDIDOS ALTERNATIVOS. DUPLO
GRAU OBRIGATÓRIO. ISENÇÃO DE CUSTAS. FALTA DE INTERESSE
RECURSAL. DEVOLUTIVIDADE. ATIVIDADE ESPECIAL. COMPROVAÇÃO PARCIAL. LAUDO
JUDICIAL. INAPROVEITABILIDADE. TEMPO SUFICIENTE À CONCESSÃO DE
APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO, ANTERIORMENTE À EC Nº 20/98. TERMO
INICIAL. DESÍDIA. CITAÇÃO. JUROS DE MORA. CORREÇÃO MONETÁRIA. CONCESSÃO
ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIO. OPÇÃO PELO MAIS VANTAJOSO. APELO DO INSS
NÃO CONHECIDO EM PARTE E, NA PARTE CONHECIDA, PARCIALMENTE PROVIDO, ASSIM
COMO A REMESSA NECESSÁRIA, TIDA POR INTERPOSTA.
1 - A pretensão autoral cinge-se ao reconhecimento dos intervalos laborativos
especiais de 01/04/1972 a 16/03/1973, 01/04/1973 a 03/02/1977, 01/03/1977 a
14/04/1981, 25/05/1981 a 01/10/1981, 05/11/1981 a 13/10/1982, 15/10/1982 a
15/01/1987, 16/01/1987 a 12/04/1987, 13/04/1987 a 30/11/1991 e 01/12/1991 a
15/12/1998, visando à concessão de "aposentadoria especial" ou, em caráter
alternativo, de "aposentadoria por tempo de serviço/contribuição", a partir
do requerimento administrativo formulado em 15/12/1998 (sob NB 111.405.480-9).
2 - O INSS foi condenado a conceder ao autor aposentadoria proporcional por
tempo de serviço, a partir do ingresso do requerimento administrativo, com
incidência de correção monetária e juros de mora sobre as prestações
vencidas. E não havendo como se apurar, nesta fase processual, com exatidão,
o valor condenatório, considera-se a sentença ilíquida e sujeita ao
reexame necessário, nos termos do inciso I, do artigo retro mencionado e
da Súmula 490 do STJ.
3 - Não merece ser conhecido o apelo do INSS, na parte em que reclama
a isenção das custas e despesas processuais, por lhe faltar interesse
recursal, porquanto não houve condenação neste sentido, na r. sentença.
4 - Tendo em vista a devolutividade da matéria a este E. Tribunal, a
apreciação, nesta instância recursal, restringir-se-á ao exame do quanto
acolhido em 1º grau de jurisdição - conhecimento de atividade laborativa
de índole especial, com a consequente concessão de aposentadoria por tempo
de serviço/contribuição - tendo ocorrido, portanto, o trânsito em julgado
quanto aos demais pedidos, à míngua de insurgência da parte autora.
5 - Com relação ao reconhecimento da atividade exercida como especial e
em obediência ao aforismo tempus regit actum, uma vez prestado o serviço
sob a égide de legislação que o ampara, o segurado adquire o direito à
contagem como tal, bem como à comprovação das condições de trabalho na
forma então exigida, não se aplicando retroativamente lei nova que venha
a estabelecer restrições à admissão do tempo de serviço especial.
6 - Especificamente quanto ao reconhecimento da exposição ao agente nocivo
ruído, por demandar avaliação técnica, nunca prescindiu do laudo de
condições ambientais.
7 - Considera-se insalubre a exposição ao agente ruído acima de 80dB,
até 05/03/1997; acima de 90dB, no período de 06/03/1997 a 18/11/2003;
e superior a 85 dB, a partir de 19/11/2003.
8 - O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), instituído pela Lei
nº 9.528/97, emitido com base nos registros ambientais e com referência ao
responsável técnico por sua aferição, substitui, para todos os efeitos,
o laudo pericial técnico, quanto à comprovação de tempo laborado em
condições especiais.
9 - Saliente-se ser desnecessário que o laudo técnico seja contemporâneo
ao período em que exercida a atividade insalubre. Precedentes deste E. TRF
3º Região.
10 - A desqualificação em decorrência do uso de EPI vincula-se à prova
da efetiva neutralização do agente, sendo que a mera redução de riscos
e a dúvida sobre a eficácia do equipamento não infirmam o cômputo
diferenciado. Cabe ressaltar, também, que a tese consagrada pelo C. STF
excepcionou o tratamento conferido ao agente agressivo ruído, que, ainda
que integralmente neutralizado, evidencia o trabalho em condições especiais.
11 - É possível a conversão do tempo especial em comum, independentemente
da data do exercício da atividade especial, conforme se extrai da conjugação
das regras dos arts. 28 da Lei nº 9.711/98 e 57, § 5º, da Lei nº 8.213/91.
12 - O fator de conversão a ser aplicado é o 1,40, nos termos do art. 70
do Decreto nº 3.048/99, conforme orientação sedimentada no E. Superior
Tribunal de Justiça.
13 - Os autos foram instruídos com vasta documentação, dentre cópia do
procedimento administrativo de benefício e cópias de CTPS - estas últimas,
revelando pormenorizadamente o ciclo laborativo do autor.
14 - Ainda sobre o conjunto probatório: consigne-se que, se a prova oral
produzida não presta auxílio na comprovação do exercício laborativo
especial, o exame percuciente, já, então, da documentação específica,
revela a sujeição a agentes nocivos, restando comprovado o labor excepcional
do postulante, como segue: * de 01/04/1973 a 03/02/1977, na condição de
ajudante de carpinteiro (em serraria), junto à empresa S/A Industrial
Botucatuense: por meio de formulário e laudo técnico, comprovando a
exposição a agente agressivo ruído acima de 88 dB(A), possibilitando
o reconhecimento à luz do código 1.1.6 do Decreto nº 53.831/64; * de
25/05/1981 a 01/10/1981, na condição de 2º ajudante de operador prensa,
junto à empresa Duratex S.A.: por meio de formulário e laudo técnico,
comprovando a exposição a agente agressivo ruído de 84 a 100 dB(A),
possibilitando o reconhecimento à luz dos códigos 1.1.6 do Decreto nº
53.831/64 e 1.1.5 do Decreto nº 83.080/79; * de 15/10/1982 a 15/01/1987,
na condição de ajudante geral (capina), em via permanente (ao longo da
linha, a céu aberto), junto à empresa FEPASA Ferrovia Paulista S/A: por
meio de formulário SB-40 e laudo técnico, possibilitando o enquadramento
profissional à luz do item 2.4.3 do Decreto nº 53.831/64; * de 16/01/1987 a
12/04/1987, na condição de manobrador (em campo de via permanente), junto à
empresa FEPASA Ferrovia Paulista S/A, desenvolvendo tarefas como "engatando
e desengatando vagões, mangueiras de freio de 90 libras, vagões tanques
não desgaseificados carregados com combustíveis inflamáveis, válvulas
angulares, operando AMVs para manobras e recebimento de trens, transmitindo
informações e sinais de manobras para o maquinista, embaixo da rede aérea de
3.000 volts": por meio de formulário SB-40 e laudo técnico, possibilitando
o enquadramento profissional à luz do item 2.4.3 do Decreto nº 53.831/64;
* de 13/04/1987 a 30/11/1991, na condição de ajudante geral/ajudante de
serviços gerais/ajudante de produção (em depósito de locomotivas), junto
à empresa FEPASA Ferrovia Paulista S/A: por meio de formulário e laudo
técnico, comprovando a exposição a agente agressivo ruído de 82 dB(A),
possibilitando o reconhecimento à luz dos códigos 1.1.6 do Decreto nº
53.831/64 e 1.1.5 do Decreto nº 83.080/79; * de 01/12/1991 a 28/02/1996 (termo
final consignado nos documentos), na condição de auxiliar administrativo
II (em depósito de locomotivas), junto à empresa FEPASA Ferrovia Paulista
S/A: por meio de formulário e laudo técnico, comprovando a exposição a
agente agressivo ruído de 82 dB(A), possibilitando o reconhecimento à luz
dos códigos 1.1.6 do Decreto nº 53.831/64 e 1.1.5 do Decreto nº 83.080/79;
quanto ao período remanescente, que corresponde a 01/03/1996 até 15/12/1998
(data consignada no pedido inaugural), não há, no laudo técnico, elementos
caracterizadores de insalubre para o intervalo.
15 - Lado outro, não podem ser admitidos como especiais os intervalos
seguintes: * de 01/04/1972 a 16/03/1973, na condição de aprendiz de
carpinteiro, junto à empresa Sadorin S/A J. Dorini e Filhos: conquanto
o formulário SB-40 refira a agentes agressivos ruídos provenientes
de serras e máquinas de desdobramento e carpintaria; poeira provinda de
madeira serrada e aparelhada; produto tóxico provindo de tambores de piche,
não há laudo técnico a corroborar a exposição à insalubridade; * de
01/03/1977 a 14/04/1981, na condição de controlador de qualidade, junto à
empresa Staroup S/A Indústria de Roupas: o formulário DSS-8030 refere a,
unicamente, poeira de tecidos, não-integrante do rol de agentes previstos
para fins de acolhimento de especialidade laborativa; * de 05/11/1981 a
13/10/1982, na condição de conferente, junto à empresa Zilo Butignoli:
o formulário SB-40 descreve as tarefas do autor (aqui, resumidamente),
como sendo "no interior de um depósito de venda e distribuição de GLP
(gás liquefeito de petróleo) ...auxiliando na carga/descarga de vasilhames
...na arrumação e no manuseio de vasilhames (empilhamento e carregamento)
...ficava no interior de seu escritório...". Certo é que, da narrativa
exposta, não se infere qualquer exposição (direta e até mesmo indireta)
a agentes nocivos, a viabilizar o reconhecimento da especialidade laboral.
16 - A par da impossibilidade fática de reconhecimento (da especialidade)
dos períodos supra, uma elucidação, aqui, faz-se necessária, quanto ao
resultado da perícia judicial determinada: decerto que a utilidade do laudo
pericial seria, a priori, suprir a ausência de laudos técnicos relativos
aos períodos especiais pretendidos, demonstrando, de maneira inequívoca,
a sujeição do autor a agentes potencialmente nocivos.
17 - Da leitura acurada do laudo, infere-se que se baseara em entrevista
realizada com o autor-segurado, e no teor da documentação carreada ao feito,
ou seja, o profissional não teria aferido, pessoalmente, as condições
laborais vivenciadas nos locais de trabalho do autor. A confecção do laudo
fundara-se em meras narrativas, distanciando-o do real escopo pericial,
que seria, em síntese, a verificação in loco da existência de agentes
agressivos ao longo da jornada de trabalho do autor. Assim sendo, considera-se
o laudo inaproveitável ao fim colimado.
18 - Conforme planilha anexa, procedendo-se ao cômputo dos intervalos
incontroversos (constantes de tabela confeccionada pelo INSS) com os intervalos
notadamente especiais, constata-se que o autor cumprira 33 anos, 04 meses
e 29 dias de serviço em 15/12/1998, ou seja, anteriormente ao advento da
Emenda Constitucional nº 20/98, o que autoriza a concessão da aposentadoria
proporcional por tempo de serviço/contribuição.
19 - O marco inicial da benesse merece fixação na data da citação
(02/12/2003), tendo em vista que não se pode atribuir à autarquia as
consequências da postura desidiosa do administrado, que levou cerca
de 05 anos para judicializar a questão, após ter deduzido seu pleito
administrativamente, em 15/12/1998. Impende salientar que se está aqui a
tratar da extração ou não de efeitos decorrentes da conduta daquele que
demora em demasia para buscar satisfação à sua pretensão. Os efeitos da
sentença condenatória via de regra, retroagem à data da citação, eis
que somente a partir dela é que se afigura em mora o devedor, situação
que não se abala quando da existência de requerimento administrativo
prévio, mas efetuado em data muito anterior ao ajuizamento da ação, como
sói ocorrer no caso dos autos. Significa dizer, em outras palavras, que o
decurso de tempo significativo apaga os efeitos interruptivos da prescrição,
fazendo com que o marco inicial para o pagamento seja aquele considerado o
da comunicação ao réu da existência de lide e de controvérsia judicial.
20 - Correção monetária dos valores em atraso deverá ser calculada de
acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos
na Justiça Federal até a promulgação da Lei nº 11.960/09, a partir
de quando será apurada, conforme julgamento proferido pelo C. STF, sob
a sistemática da repercussão geral (Tema nº 810 e RE nº 870.947/SE),
pelos índices de variação do IPCA-E, tendo em vista os efeitos ex tunc
do mencionado pronunciamento.
21 - Juros de mora, incidentes até a expedição do ofício requisitório,
devem ser fixados de acordo com o Manual de Orientação de Procedimentos
para os Cálculos na Justiça Federal, por refletir as determinações legais
e a jurisprudência dominante.
22 - De acordo com a notícia prestada pelo INSS em sede recursal,
verificou-se que a parte autora recebe benefício de "aposentadoria por
tempo de contribuição" (sob NB 131.585.386-5), desde 13/01/2004. Sendo
assim, faculta-se ao demandante a opção pela percepção do benefício
que se lhe afigurar mais vantajoso, vedado o recebimento em conjunto de
duas aposentadorias, nos termos do art. 124, II, da Lei nº 8.213/91 e,
com isso, condiciona-se a execução dos valores atrasados à opção pelo
benefício concedido em Juízo, uma vez que se permitir a execução dos
atrasados concomitantemente com a manutenção do benefício concedido
administrativamente representaria uma "desaposentação" às avessas, cuja
possibilidade - renúncia de benefício - é vedada por lei - art. 18, §2º
da Lei nº 8.213/91 - além do que já se encontra afastada pelo C. Supremo
Tribunal Federal na análise do RE autuado sob o nº 661.256/SC.
23 - Apelo do INSS não conhecido em parte e, na parte conhecida, parcialmente
provido, assim como a remessa necessária, tida por interposta.
Ementa
PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA ESPECIAL. APOSENTADORIA
POR TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. PEDIDOS ALTERNATIVOS. DUPLO
GRAU OBRIGATÓRIO. ISENÇÃO DE CUSTAS. FALTA DE INTERESSE
RECURSAL. DEVOLUTIVIDADE. ATIVIDADE ESPECIAL. COMPROVAÇÃO PARCIAL. LAUDO
JUDICIAL. INAPROVEITABILIDADE. TEMPO SUFICIENTE À CONCESSÃO DE
APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO, ANTERIORMENTE À EC Nº 20/98. TERMO
INICIAL. DESÍDIA. CITAÇÃO. JUROS DE MORA. CORREÇÃO MONETÁRIA. CONCESSÃO
ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIO. OPÇÃO PELO MAIS VANTAJOSO. APELO DO INSS
NÃO CONHECIDO EM PARTE E, NA PARTE CONHECIDA, PARCIALMENTE P...
Data do Julgamento
:
18/06/2018
Data da Publicação
:
28/06/2018
Classe/Assunto
:
Ap - APELAÇÃO CÍVEL - 1471646
Órgão Julgador
:
SÉTIMA TURMA
Relator(a)
:
DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS DELGADO
Comarca
:
TRIBUNAL - TERCEIRA REGIÃO
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