EMENTA: Reclamação trabalhista. Aposentadoria. Prescrição.
- Improcedência da alegação de ofensa aos artigos 5º, XXXV
e LV, e 93, IX, da Constituição.
- Não-ocorrência, em face do disposto no artigo 7º, XXIX,
"a", da Carta Magna, da prescrição de parcelas da complementação
obtida.
Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
Reclamação trabalhista. Aposentadoria. Prescrição.
- Improcedência da alegação de ofensa aos artigos 5º, XXXV
e LV, e 93, IX, da Constituição.
- Não-ocorrência, em face do disposto no artigo 7º, XXIX,
"a", da Carta Magna, da prescrição de parcelas da complementação
obtida.
Recurso extraordinário não conhecido.
Data do Julgamento:04/05/1999
Data da Publicação:DJ 25-06-1999 PP-00028 EMENT VOL-01956-05 PP-00898
EMENTA: - Mandado de segurança. Recurso ordinário. Imóveis
funcionais. HFA.
- No mínimo, com relação aos imóveis em causa, há
controvérsia sobre se são imóveis que integram o complexo hospitalar
do HFA como benfeitorias destinadas à execução dos serviços deste,
ou se são unidades autônomas que não integram esse complexo e, por
isso, podem ser alienados como imóveis funcionais. Inexistência,
portanto, de direito líquido e certo a ser reconhecido por mandado
de segurança.
Recurso ordinário a que se nega provimento.
Ementa
- Mandado de segurança. Recurso ordinário. Imóveis
funcionais. HFA.
- No mínimo, com relação aos imóveis em causa, há
controvérsia sobre se são imóveis que integram o complexo hospitalar
do HFA como benfeitorias destinadas à execução dos serviços deste,
ou se são unidades autônomas que não integram esse complexo e, por
isso, podem ser alienados como imóveis funcionais. Inexistência,
portanto, de direito líquido e certo a ser reconhecido por mandado
de segurança.
Recurso ordinário a que se nega provimento.
Data do Julgamento:04/05/1999
Data da Publicação:DJ 25-06-1999 PP-00045 EMENT VOL-01956-02 PP-00292
EMENTA: PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE. INTERPOSIÇÃO DE
RECURSO DE EMBARGOS PARA IMPUGNAR DESPACHO QUE NEGOU SEGUIMENTO A
RECURSO AO INVÉS DE AGRAVO REGIMENTAL. QUESTÕES TÍPICAS DO RECURSO
DESCABÍVEL.
A orientação estabelecida nesta Corte, embora admitindo a
subsistência do princípio da fungibilidade no sistema processual em
vigor, exclui a hipótese de erro grosseiro, admitindo-o somente nos
casos de "fundada dúvida" e desde que satisfeitos os demais
requisitos formais do recurso cabível.
Ainda que fosse o caso de se receber os declaratórios como
agravo regimental, não haveria razão para a reforma do despacho que
negou seguimento ao recurso extraordinário, o qual se baseara em
precedente do Plenário do Supremo Tribunal Federal, que decidiu no
sentido da constitucionalidade da contribuição social incidente
sobre a remuneração ou retribuição pagas ou creditadas aos segurados
empresários, trabalhadores autônomos e avulsos e demais pessoas
físicas, prevista no art. 1º da LC 84/96.
Agravo Regimental improvido.
Ementa
PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE. INTERPOSIÇÃO DE
RECURSO DE EMBARGOS PARA IMPUGNAR DESPACHO QUE NEGOU SEGUIMENTO A
RECURSO AO INVÉS DE AGRAVO REGIMENTAL. QUESTÕES TÍPICAS DO RECURSO
DESCABÍVEL.
A orientação estabelecida nesta Corte, embora admitindo a
subsistência do princípio da fungibilidade no sistema processual em
vigor, exclui a hipótese de erro grosseiro, admitindo-o somente nos
casos de "fundada dúvida" e desde que satisfeitos os demais
requisitos formais do recurso cabível.
Ainda que fosse o caso de se receber os declaratórios como
agravo regimental, não haveria razão para a reforma do des...
Data do Julgamento:04/05/1999
Data da Publicação:DJ 27-08-1999 PP-00058 EMENT VOL-01960-04 PP-00671
EMENTA: ADMINISTRATIVO. OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR.
REFORMA COM PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE SERVIÇO. ALEGADA
OFENSA AO ART. 5º, LV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
A Carta Magna, no dispositivo indicado, assegura aos
litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados
em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a
ela inerentes.
Caso em que a norma foi inobservada, havendo o Conselho de
Justificação colhido provas sobre as quais não se manifestou a
defesa; e o Tribunal de Justiça, no exercício de jurisdição militar,
proferido o julgamento sem prévia e regular intimação ao acusado.
Recurso provido.
Ementa
ADMINISTRATIVO. OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR.
REFORMA COM PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE SERVIÇO. ALEGADA
OFENSA AO ART. 5º, LV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
A Carta Magna, no dispositivo indicado, assegura aos
litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados
em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a
ela inerentes.
Caso em que a norma foi inobservada, havendo o Conselho de
Justificação colhido provas sobre as quais não se manifestou a
defesa; e o Tribunal de Justiça, no exercício de jurisdição militar,
proferido o julgamento sem prévia e regular int...
Data do Julgamento:04/05/1999
Data da Publicação:DJ 13-08-1999 PP-00018 EMENT VOL-01958-05 PP-00849
EMENTA: ACÓRDÃO QUE IMPÔS AO ESTADO O DEVER DE IMPORTAR E
FORNECER A MENOR POBRE, ACOMETIDO DE DOENÇA RARA, MEDICAMENTO
INDICADO AO SEU TRATAMENTO, DE ORIGEM ESTRANGEIRA, INEXISTENTE NO
MERCADO NACIONAL. ALEGADA OFENSA AO INC. LXIX DO ART. 5º, E AO ART.
196, AMBOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
A primeira norma invocada não se presta para suporte de
recurso extraordinário, posto que o direito líquido e certo,
pressuposto constitucional de admissibilidade do mandado de
segurança, é requisito de ordem processual -- atinente à existência
de prova inequívoca dos fatos em que se baseou a pretensão do
impetrante e não à procedência desta, matéria de mérito. Precedente
do STF (RE nº 117.936, Rel. Min. Sepúlveda Pertence).
A segunda questão, de sua vez, não chegou a ser ventilada
no acórdão, incidindo as Súmulas 282 e 356.
Recurso não conhecido.
Ementa
ACÓRDÃO QUE IMPÔS AO ESTADO O DEVER DE IMPORTAR E
FORNECER A MENOR POBRE, ACOMETIDO DE DOENÇA RARA, MEDICAMENTO
INDICADO AO SEU TRATAMENTO, DE ORIGEM ESTRANGEIRA, INEXISTENTE NO
MERCADO NACIONAL. ALEGADA OFENSA AO INC. LXIX DO ART. 5º, E AO ART.
196, AMBOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
A primeira norma invocada não se presta para suporte de
recurso extraordinário, posto que o direito líquido e certo,
pressuposto constitucional de admissibilidade do mandado de
segurança, é requisito de ordem processual -- atinente à existência
de prova inequívoca dos fatos em que se baseou a pretensão do
impetrante...
Data do Julgamento:04/05/1999
Data da Publicação:DJ 13-08-1999 PP-00017 EMENT VOL-01958-04 PP-00714
EMENTA: - DIREITO CONSTITUCIONAL, PREVIDENCIÁRIO E
PROCESSUAL
CIVIL. LICENÇA-GESTANTE. SALÁRIO. LIMITAÇÃO.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 14 DA EMENDA
CONSTITUCIONAL Nº 20, DE 15.12.1998, E DO ART. 6º DA PORTARIA Nº 4.883
,
DE 16.12.1998, BAIXADA A 16.12.1998, PELO MINISTRO DE ESTADO DA
PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL.
ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO AO DISPOSTO NOS ARTIGOS 3º, IV, 5º, I
, 7º, XVIII,
E 60, § 4º, IV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
MEDIDA CAUTELAR.
1. Portaria ministerial não pode regulamentar norma
constitucional, menos ainda
quando esta é auto-aplicável e por isso mesmo independe de
regulamentação.
Se vem a ser baixada, é de ser interpretada como de eficácia apenas
interna, ou
seja, no âmbito da Administração Pública, no caso, da Previdência e
Assistência
Social, destinada somente a orientar os servidores subordinados ao
Ministério.
2. E, não tendo, a norma impugnada, da Portaria, eficácia
normativa externa,
não está sujeita ao controle concentrado de constitucionalidade, por
esta Corte, em
Ação Direta de Inconstitucionalidade, conforme sua pacífica
jurisprudência.
3. Precedentes do S.T.F.
4. Sendo assim, é acolhida preliminar, para não se conhecer desta
A.D.I., no ponto em que impugna o art. 6º da Portaria nº 4.883, de 16
.12.1998, do
M.P.A.S., o qual, porém, ficará sujeito ao controle difuso de
constitucionalidade e
legalidade, nos órgãos judiciários competentes, e na solução de casos
concretos,
"inter-partes".
Quanto a esse dispositivo, portanto, resulta prejudicado o
requerimento de
medida cautelar.
5. O Supremo Tribunal Federal já assentou o entendimento de que é
admissível
a Ação Direta de Inconstitucionalidade de Emenda Constitucional,
quando se alega,
na inicial, que esta contraria princípios imutáveis ou as chamadas cl
áusulas pétreas
da Constituição originária (art. 60, § 4º, da C.F.).
Precedente: A.D.I. nº 939 (RTJ 151/755).
6. No caso presente, o autor alega violação das normas contidas
no art. 3º , inc.
IV, no art. 5º , "caput", e inc. I, no art. 7º , inc. XVIII, e, por
via de conseqüência, do
art. 60, § 4º , inc. IV, da C.F./88.
7. Observado o precedente, é rejeitada a 2ª preliminar, relativaà
inadmissibilidade
de A.D.I. contra Ementa Constitucional. Resta, portanto, conhecida a
Ação, no que
concerne à impugnação do art. 14 da E.C. nº 20/98.
8. O legislador brasileiro, a partir de 1932 e mais claramente
desde 1974, vem
tratando o problema da proteção à gestante, cada vez menos como um
encargo trabalhista
(do empregador) e cada vez mais como de natureza previdenciária.
Essa orientação foi mantida mesmo após a Constituição de
05/10/1988, cujo art.
6º determina: a proteção à maternidade deve ser realizada "na forma
desta Constituição",
ou seja, nos termos previstos em seu art. 7º, XVIII: "licença à
gestante, sem prejuízo
do empregado e do salário, com a duração de cento e vinte dias".
9. Diante desse quadro histórico, não é de se presumir que o
legislador constituinte
derivado, na Emenda 20/98, mais precisamente em seu art. 14, haja
pretendido a revogação,
ainda que implícita, do art. 7º, XVIII, da Constituição Federal origin
ária.
Se esse tivesse sido o objetivo da norma constitucional
derivada, por certo a E.
C. nº 20/98 conteria referência expressa a respeito.
E, à falta de norma constitucional derivada, revogadora do
art. 7º, XVIII, a pura
e simples aplicação do art. 14 da E.C. 20/98, de modo a torná-la
insubsistente, implicará
um retrocesso histórico, em matéria social-previdenciária, que não se
pode presumi
desejado.
10. E, na verdade, se se entender que a Previdência Social,
doravante, responderá
apenas por R$1.200,00 (hum mil e duzentos reais) por mês, durante a
licença da gestante,
e que o empregador responderá, sozinho, pelo restante, ficará
sobremaneira, facilitada
e estimulada a opção deste pelo trabalhador masculino, ao invés da
mulher trabalhadora.
Estará, então, propiciada a discriminação que a Constituição
buscou combater,
quando proibiu diferença de salários, de exercício de funções e de
critérios de admissão,
por motivo de sexo (art. 7º, inc. XXX, da C.F./88), proibição, que, em
substância, é um
desdobramento do princípio da igualdade de direitos, entre homens e
mulheres, previsto
no inciso I do art. 5º da Constituição Federal.
Estará, ainda, conclamado o empregador a oferecer à mulher
trabalhadora, quaisquer
que sejam suas aptidões, salário nunca superior a R$1.200,00, para não
ter de responder
pela diferença.
Não é crível que o constituinte derivado, de 1998, tenha
chegado a esse ponto
na chamada Reforma da Previdência Social, desatento a tais
conseqüências. Ao menos
não é de se presumir que o tenha feito, sem o dizer expressamente,
assumindo a grave
responsabilidade.
11. Estando preenchidos os requisitos da plausibilidade jurídica
da ação ("fumus boni
iuris") e do "periculum in mora", é de ser deferida a medida cautelar.
Não, porém, para se suspender a eficácia do art. 14 da E.C. nº 20/98,
como, inicialmente,
pretende o autor. Mas, como alternativamente pleiteado, ou seja, para
lhe dar, com
eficácia "ex tunc", interpretação conforme à Constituição, no sentido
de que tal norma
não abrange a licença-gestante, prevista no art. 7º, inc. XVIII, da
CF/88, durante a qual
continuará percebendo o salário que lhe vinha sendo pago pelo
empregador, que responderá
também pelo "quantum" excedente a R$1.200,00, por mês, e o recuperará
da Previdência
Social, na conformidade da legislação vigente.
Ementa
- DIREITO CONSTITUCIONAL, PREVIDENCIÁRIO E
PROCESSUAL
CIVIL. LICENÇA-GESTANTE. SALÁRIO. LIMITAÇÃO.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 14 DA EMENDA
CONSTITUCIONAL Nº 20, DE 15.12.1998, E DO ART. 6º DA PORTARIA Nº 4.883
,
DE 16.12.1998, BAIXADA A 16.12.1998, PELO MINISTRO DE ESTADO DA
PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL.
ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO AO DISPOSTO NOS ARTIGOS 3º, IV, 5º, I
, 7º, XVIII,
E 60, § 4º, IV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
MEDIDA CAUTELAR.
1. Portaria ministerial não pode regulamentar norma
constitucional, menos ainda
quando esta é auto-aplicável...
Data do Julgamento:29/04/1999
Data da Publicação:DJ 14-09-2001 PP-00049 EMENT VOL-02043-01 PP-00050
EMENTA: - Ação direta de inconstitucionalidade. 2. Emenda
à Lei Orgânica nº 29, de 1999. Dá nova redação ao art. 19, inciso V,
da Lei Orgânica do Distrito Federal. 3. Redação que recompôs a
redação original da Lei Orgânica que havia sido alterada pela Emenda
à Lei Orgânica nº 26/98, ao estabelecer o percentual de 50% para os
cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira,
mas, incorretamente, estabelecia o mesmo percentual das funções de
confiança a serem exercidas pelos mesmos servidores, mostrando-se,
nesse ponto, também inconstitucional a Emenda nº 26/98. 4. Alegação
de que a expressão preferencialmente, utilizada pela atual redação
do art. 19, inciso V, da Lei Orgânica do DF, não atende a norma
constitucional atualizada. 5. Relevantes os fundamentos da inicial e
conveniente a suspensão da vigência dos dispositivos impugnados, em
conflito com a Constituição. 6. Medida cautelar deferida, em parte,
para suspender, ex nunc, a vigência da Emenda nº 29, de fevereiro de
1999 e, na redação da Emenda nº 26, de 1998, as expressões: "e
cinqüenta por cento das funções de confiança".
Ementa
- Ação direta de inconstitucionalidade. 2. Emenda
à Lei Orgânica nº 29, de 1999. Dá nova redação ao art. 19, inciso V,
da Lei Orgânica do Distrito Federal. 3. Redação que recompôs a
redação original da Lei Orgânica que havia sido alterada pela Emenda
à Lei Orgânica nº 26/98, ao estabelecer o percentual de 50% para os
cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira,
mas, incorretamente, estabelecia o mesmo percentual das funções de
confiança a serem exercidas pelos mesmos servidores, mostrando-se,
nesse ponto, também inconstitucional a Emenda nº 26/98. 4. Alegação
de que a e...
Data do Julgamento:29/04/1999
Data da Publicação:DJ 05-11-1999 PP-00002 EMENT VOL-01970-02 PP-00282
RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS - ADEQUAÇÃO -
HABEAS DE OFÍCIO - IMPROPRIEDADE. O acórdão no sentido do
indeferimento de habeas corpus de ofício não desafia recurso
ordinário, no que previsto contra provimento formalizado por força
da referida ação constitucional - artigo 102, inciso II, alínea "a",
da Constituição Federal.
RECURSO ORDINÁRIO - OPORTUNIDADE. O recurso ordinário
interposto contra decisão do Supremo Tribunal Federal indeferindo
habeas de ofício há de ser protocolado dentro de cinco dias.
RECURSO - REFORMA PREJUDICIAL AO RECORRENTE. O
princípio vedador da reforma prejudicial ao recorrente agasalha não
só as hipóteses de vício de julgamento, como também as decorrentes
de erro no procedimento. A razão de ser do óbice está na
impossibilidade de recurso da defesa vir, quer de forma direta ou
indireta, a ocasionar o surgimento de quadro mais gravoso para os
envolvidos. A norma insculpida no artigo 617 do Código de Processo
Penal alcança, até mesmo, as situações em que Justiça Especializada
declina da competência para a do Estado.
RECURSO - REFORMA PREJUDICIAL - CONFIGURAÇÃO. Descabe
falar na incidência do disposto no artigo 617 do Código de Processo
Penal quando, contra a sentença, deu-se a interposição, também, de
recurso pela acusação e que restou declarado prejudicado em face do
acolhimento de incompetência articulada pela defesa. Remetidos os
autos ao Juízo competente, atuará este sem limite quanto à apenação.
COMPETÊNCIA - DEFINIÇÃO - NULIDADE - ALCANCE -
DENÚNCIA - RECEBIMENTO. Declarada a incompetência da Justiça Federal
para julgar a ação penal, remetendo-se os autos à Justiça competente
- a comum, insubsistentes são os atos decisórios praticados e a
denúncia apresentada pela Procuradoria da República. Precedente:
Habeas Corpus nº 68.269-3/DF, relatado pelo Ministro Sepúlveda
Pertence, perante a Primeira Turma, com acórdão publicado no Diário
da Justiça de 9 de agosto de 1991.
HABEAS CORPUS DE OFÍCIO - OPORTUNIDADE. Constatado no
processo ato de constrangimento, ainda que não ultrapassada a
barreira do conhecimento do recurso, impõe-se a concessão de habeas
de ofício. Isso ocorre quando, declarada a incompetência da Justiça
Federal, haja sido preservada a denúncia oferecida pela Procuradora
Geral da República e o respectivo recebimento pelo Órgão tido por
incompetente.
Ementa
RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS - ADEQUAÇÃO -
HABEAS DE OFÍCIO - IMPROPRIEDADE. O acórdão no sentido do
indeferimento de habeas corpus de ofício não desafia recurso
ordinário, no que previsto contra provimento formalizado por força
da referida ação constitucional - artigo 102, inciso II, alínea "a",
da Constituição Federal.
RECURSO ORDINÁRIO - OPORTUNIDADE. O recurso ordinário
interposto contra decisão do Supremo Tribunal Federal indeferindo
habeas de ofício há de ser protocolado dentro de cinco dias.
RECURSO - REFORMA PREJUDICIAL AO RECORRENTE. O
princípio vedador da reforma prejudicial ao...
Data do Julgamento:28/04/1999
Data da Publicação:DJ 18-08-2000 PP-00097 EMENT VOL-02000-01 PP-00121
EMENTA: HABEAS CORPUS. CRIME HEDIONDO. LEI Nº 8.072/90.
PROGRESSÃO DE REGIME DA PENA.
Em relação aos crimes hediondos, por força de disposição
legal, a pena deve ser cumprida necessariamente em regime fechado. O
fato de a sentença não se haver referido à expressão "integralmente"
não significa que tenha assegurado a progressividade do regime da
pena.
Habeas corpus indeferido.
Ementa
HABEAS CORPUS. CRIME HEDIONDO. LEI Nº 8.072/90.
PROGRESSÃO DE REGIME DA PENA.
Em relação aos crimes hediondos, por força de disposição
legal, a pena deve ser cumprida necessariamente em regime fechado. O
fato de a sentença não se haver referido à expressão "integralmente"
não significa que tenha assegurado a progressividade do regime da
pena.
Habeas corpus indeferido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 18-06-1999 PP-00003 EMENT VOL-01955-02 PP-00234
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
GRATIFICAÇÃO COMPLEMENTAR DE VENCIMENTOS. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 61/95
DO ESTADO DE SANTA CATARINA. NORMA DE DIREITO LOCAL. NÃO COMPROVAÇÃO
DO SEU TEOR NOS AUTOS.
1. A controvérsia acerca da existência ou inexistência de
direito adquirido há de ser dirimida pelo Judiciário em face da
imposição constitucional, pelo confronto das disposições da norma
revogada com as da superveniente.
2. Recurso extraordinário interposto contra decisão
proferida pelo Tribunal a quo com fundamento em norma de direito
local cujo teor e vigência não restaram demonstrados nos autos.
Inobservância do disposto no artigo 337 do Código de Processo Civil.
3. Agravo regimental. Juntada de legislação estadual com o
objetivo de suprir pressuposto não observado na interposição do
recurso. Impossibilidade em face do disposto no artigo 115, caput,
inciso I, in fine do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.
Agravo regimental não provido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
GRATIFICAÇÃO COMPLEMENTAR DE VENCIMENTOS. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 61/95
DO ESTADO DE SANTA CATARINA. NORMA DE DIREITO LOCAL. NÃO COMPROVAÇÃO
DO SEU TEOR NOS AUTOS.
1. A controvérsia acerca da existência ou inexistência de
direito adquirido há de ser dirimida pelo Judiciário em face da
imposição constitucional, pelo confronto das disposições da norma
revogada com as da superveniente.
2. Recurso extraordinário interposto contra decisão
proferida pelo Tribunal a quo com fundamento em norma de direito
local cujo teor e vigência não restaram demo...
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 18-06-1999 PP-00033 EMENT VOL-01955-06 PP-01227
EMENTA: Oficiais de Justiça.
Desempenhando eles serviços auxiliares de Justiça, não
se revela inconstitucional o aumento de despesa com a sua
remuneração, em virtude de emenda assinada por mais de metade dos
membros da Assembléia Legislativa a projeto de iniciativa do
Tribunal de Justiça do Estado, na vigência do art. 108, § 4º, da
Constituição Federal de 1967 (Emenda nº 1-69).
Ementa
Oficiais de Justiça.
Desempenhando eles serviços auxiliares de Justiça, não
se revela inconstitucional o aumento de despesa com a sua
remuneração, em virtude de emenda assinada por mais de metade dos
membros da Assembléia Legislativa a projeto de iniciativa do
Tribunal de Justiça do Estado, na vigência do art. 108, § 4º, da
Constituição Federal de 1967 (Emenda nº 1-69).
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 24-09-1999 PP-00043 EMENT VOL-01964-02 PP-00430
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. MILITAR. ANISTIA. EMENDA
CONSTITUCIONAL Nº 26/85 E LEI Nº 6.683/79. CONTROVÉRSIA ACERCA DA
NATUREZA JURÍDICA DO ATO DE EXPULSÃO. REEXAME DA MATÉRIA FÁTICA.
IMPOSSIBILIDADE.
Natureza jurídica do ato que motivou a expulsão dos
militares. Matéria fático-probatória cujo reexame é vedado nesta
instância extraordinária. Incidência da Súmula 279/STF.
Agravo regimental não-provido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. MILITAR. ANISTIA. EMENDA
CONSTITUCIONAL Nº 26/85 E LEI Nº 6.683/79. CONTROVÉRSIA ACERCA DA
NATUREZA JURÍDICA DO ATO DE EXPULSÃO. REEXAME DA MATÉRIA FÁTICA.
IMPOSSIBILIDADE.
Natureza jurídica do ato que motivou a expulsão dos
militares. Matéria fático-probatória cujo reexame é vedado nesta
instância extraordinária. Incidência da Súmula 279/STF.
Agravo regimental não-provido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 20-08-1999 PP-00035 EMENT VOL-01959-08 PP-01482
EMENTA: Benefício previdenciário.
- O acórdão recorrido deu provimento à apelação dos ora
recorridos, apenas para determinar que o cálculo da renda inicial do
benefício se fizesse com a observância dos artigos 201 e 202 da
Constituição.
- O recurso extraordinário, porém, ao invés de atacar essa
questão, sustenta que o aresto recorrido ofendeu o disposto nos
artigos 58 do ADCT e 194 da Carta Magna, atacando, assim, questão
que não foi objeto deste.
Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
Benefício previdenciário.
- O acórdão recorrido deu provimento à apelação dos ora
recorridos, apenas para determinar que o cálculo da renda inicial do
benefício se fizesse com a observância dos artigos 201 e 202 da
Constituição.
- O recurso extraordinário, porém, ao invés de atacar essa
questão, sustenta que o aresto recorrido ofendeu o disposto nos
artigos 58 do ADCT e 194 da Carta Magna, atacando, assim, questão
que não foi objeto deste.
Recurso extraordinário não conhecido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 25-06-1999 PP-00040 EMENT VOL-01956-18 PP-03687
EMENTA: Policial Militar sem estabilidade. Licenciamento
"ex officio" das fileiras da Polícia Militar.
- Esta Corte já firmou o entendimento de que, ainda quando
a exclusão é de policial militar sem estabilidade, pode ela
resultar, se não há a imposição de pena criminal, de procedimento
administrativo sem os rigores formais do processo administrativo
assegurado aos estáveis, desde que assegurado a ele o contraditório
e a ampla defesa.
- No caso, como salienta o acórdão recorrido, não foi
observado o contraditório e a ampla defesa.
Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
Policial Militar sem estabilidade. Licenciamento
"ex officio" das fileiras da Polícia Militar.
- Esta Corte já firmou o entendimento de que, ainda quando
a exclusão é de policial militar sem estabilidade, pode ela
resultar, se não há a imposição de pena criminal, de procedimento
administrativo sem os rigores formais do processo administrativo
assegurado aos estáveis, desde que assegurado a ele o contraditório
e a ampla defesa.
- No caso, como salienta o acórdão recorrido, não foi
observado o contraditório e a ampla defesa.
Recurso extraordinário não conhecido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 25-06-1999 PP-00031 EMENT VOL-01956-08 PP-01599
EMENTA: ADICIONAL DE TARIFA PORTUÁRIA. CONSTITUCIONALIDADE
PROCLAMADA EM PRECEDENTE PLENÁRIO.
O Supremo Tribunal Federal, concluindo o julgamento do RE
218.061, Rel. Min. Carlos Velloso, firmou orientação no sentido de
que o Adicional de Tarifa Portuária - ATP, cujo produto da
arrecadação foi vinculado "à aplicação em investimentos para
melhoramento, reaparelhamento, reforma e expansão de instalações
portuárias", foi recepcionado pela Constituição Federal como
contribuição de intervenção no domínio econômico.
Recurso conhecido e provido.
Ementa
ADICIONAL DE TARIFA PORTUÁRIA. CONSTITUCIONALIDADE
PROCLAMADA EM PRECEDENTE PLENÁRIO.
O Supremo Tribunal Federal, concluindo o julgamento do RE
218.061, Rel. Min. Carlos Velloso, firmou orientação no sentido de
que o Adicional de Tarifa Portuária - ATP, cujo produto da
arrecadação foi vinculado "à aplicação em investimentos para
melhoramento, reaparelhamento, reforma e expansão de instalações
portuárias", foi recepcionado pela Constituição Federal como
contribuição de intervenção no domínio econômico.
Recurso conhecido e provido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 25-06-1999 PP-00053 EMENT VOL-01956-07 PP-01322
EMENTA: - DIREITO CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL
CIVIL.
VALIDADE, OU NÃO, DE CLÁUSULA CONTRATUAL:
QUESTÃO INFRACONSTITUCIONAL. SÚMULA 454. REEXAME DE PROVAS
(SÚMULA 279).
RECURSO EXTRAORDINÁRIO: PRESSUPOSTOS DE
ADMISSIBILIDADE.
ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ART. 5 , XXVI, DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL. AGRAVO.
1. A validade, ou não, de cláusula contratual, é
questão infraconstitucional, que não pode ser reexaminada
por esta Corte, em Recurso Extraordinário. (art. 102, III,
da C.F.).
2. Nem é este admissível, para reinterpretação de
cláusula contratual (Súmula 454).
3. Assim, também, para reexame de provas (Súmula
279).
4. Ademais, as questões infraconstitucionais
tornaram-se preclusas, com o trânsito em julgado da decisão,
que, no Superior Tribunal de Justiça, manteve o não
seguimento do Recurso Especial.
5. Por fim, é pacífica a jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal, no sentido de não admitir, em Recurso
Extraordinário, alegação de ofensa indireta à Constituição
Federal, por má interpretação ou aplicação e mesmo
inobservância de normas infraconstitucionais.
6. Agravo improvido.
Ementa
- DIREITO CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL
CIVIL.
VALIDADE, OU NÃO, DE CLÁUSULA CONTRATUAL:
QUESTÃO INFRACONSTITUCIONAL. SÚMULA 454. REEXAME DE PROVAS
(SÚMULA 279).
RECURSO EXTRAORDINÁRIO: PRESSUPOSTOS DE
ADMISSIBILIDADE.
ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ART. 5 , XXVI, DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL. AGRAVO.
1. A validade, ou não, de cláusula contratual, é
questão infraconstitucional, que não pode ser reexaminada
por esta Corte, em Recurso Extraordinário. (art. 102, III,
da C.F.).
2. Nem é este admissível, para reinterpretação de
cláusula contratual (Súmula 454).
3. Assim, tam...
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 12-11-1999 PP-00092 EMENT VOL-01971-02 PP-00356
EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. ACÓRDÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE
JUSTIÇA, QUE NÃO ADMITIU RECURSO ESPECIAL ANTE A SUA DESERÇÃO.
Questão circunscrita ao âmbito de interpretação de normas
de natureza infraconstitucional, inexistindo espaço, por isso, para
seu exame, pelo STF, em sede de recurso extraordinário.
Agravo regimental improvido.
Ementa
PROCESSUAL CIVIL. ACÓRDÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE
JUSTIÇA, QUE NÃO ADMITIU RECURSO ESPECIAL ANTE A SUA DESERÇÃO.
Questão circunscrita ao âmbito de interpretação de normas
de natureza infraconstitucional, inexistindo espaço, por isso, para
seu exame, pelo STF, em sede de recurso extraordinário.
Agravo regimental improvido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 18-06-1999 PP-00015 EMENT VOL-01955-09 PP-01897
EMENTA: - CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO.
MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. REMUNERAÇÃO: TETO E SUBTETO: Lei 10.430, de
1988, do município de São Paulo, SP, art. 42. C.F., art. 37, XI.
I - A Lei 10.430, de 1988, do Município de São Paulo - SP, art.
42, que estabelece o subteto, foi recebida pela CF/88. Excluem-se do
teto a gratificação de gabinete e o adicional de função, se já
incorporados
aos vencimentos. Inclui-se no teto a verba honorária.
II - Precedentes do STF: Re 220.397-SP, Galvão, Plenário,
09.12.98; RE 226.473-SC, Pertence, Plenário, 13.5.98.
III - RE conhecido e provido. Agravo não provido.
Ementa
- CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO.
MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. REMUNERAÇÃO: TETO E SUBTETO: Lei 10.430, de
1988, do município de São Paulo, SP, art. 42. C.F., art. 37, XI.
I - A Lei 10.430, de 1988, do Município de São Paulo - SP, art.
42, que estabelece o subteto, foi recebida pela CF/88. Excluem-se do
teto a gratificação de gabinete e o adicional de função, se já
incorporados
aos vencimentos. Inclui-se no teto a verba honorária.
II - Precedentes do STF: Re 220.397-SP, Galvão, Plenário,
09.12.98; RE 226.473-SC, Pertence, Plenário, 13.5.98.
III - RE conhec...
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 11-06-1999 PP-00016 EMENT VOL-01954-04 PP-00668
EMENTA: ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. ACÓRDÃO QUE
CONCEDEU GRATIFICAÇÃO DE PERICULOSIDADE CALCULADA SOBRE O
VENCIMENTO-BASE DOS SERVIDORES E A PRODUTIVIDADE. ALEGAÇÃO DE OFENSA
AO ART. 37, XIV, DA CF. SÚMULAS 282 E 356.
Não obstante os substanciosos fundamentos do apelo
extremo, verifica-se que o tema constitucional nele veiculado não
foi objeto do devido preqüestionamento, requisito essencial ao seu
conhecimento.
Incidem, na espécie, os óbices sumulares invocados.
Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. ACÓRDÃO QUE
CONCEDEU GRATIFICAÇÃO DE PERICULOSIDADE CALCULADA SOBRE O
VENCIMENTO-BASE DOS SERVIDORES E A PRODUTIVIDADE. ALEGAÇÃO DE OFENSA
AO ART. 37, XIV, DA CF. SÚMULAS 282 E 356.
Não obstante os substanciosos fundamentos do apelo
extremo, verifica-se que o tema constitucional nele veiculado não
foi objeto do devido preqüestionamento, requisito essencial ao seu
conhecimento.
Incidem, na espécie, os óbices sumulares invocados.
Recurso extraordinário não conhecido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 13-08-1999 PP-00018 EMENT VOL-01958-05 PP-01013
EMENTA: ADMINISTRATIVO. LEI Nº 11.313/90, ART. 1º, V, C/C
ANEXO V. ALEGADA AFRONTA AO ART. 37, XIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Dispositivos que estabelecem novos soldos para os membros
da Polícia Militar, por graduação ou posto, em valores absolutos,
não deixando espaço para argüição de vinculação ou equiparação
vedada no dispositivo constitucional invocado. Razão pela qual não
foram afetados pela declaração de inconstitucionalidade do art. 4º
do diploma legal sob enfoque na ADI 464, Rel. Min. Francisco Rezek.
Recurso não conhecido.
Ementa
ADMINISTRATIVO. LEI Nº 11.313/90, ART. 1º, V, C/C
ANEXO V. ALEGADA AFRONTA AO ART. 37, XIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Dispositivos que estabelecem novos soldos para os membros
da Polícia Militar, por graduação ou posto, em valores absolutos,
não deixando espaço para argüição de vinculação ou equiparação
vedada no dispositivo constitucional invocado. Razão pela qual não
foram afetados pela declaração de inconstitucionalidade do art. 4º
do diploma legal sob enfoque na ADI 464, Rel. Min. Francisco Rezek.
Recurso não conhecido.
Data do Julgamento:27/04/1999
Data da Publicação:DJ 17-09-1999 PP-00058 EMENT VOL-01963-02 PP-00279