- Ação Direta de Inconstitucionalidade. Medida Cautelar.
Argüição de inconstitucionalidade do inciso V, do paragrafo único, do
art. 1., do Decreto estadual n. 28.895, de 20.9.88, que acrescentou o
paragrafo único do art. 1., do Decreto n. 28.848, de 30.8.88, em face
dos artigos 5., CAPUT e incisos II e XXII, 7., inciso XXVI e 24, VI,
da Constituição.
Ato de Governo estadual regulamentador de legislação
ordinaria (art. 27, da Lei n. 4.771, de 15.9.65 - Código Florestal).
Ilegalidade. Juízo inviavel em sede de controle concentrado. A Ação
Direta não se presta para declarar a inconstitucionalidade de decreto
estadual de execução de norma formal e materialidade legislativa.
Impossibilidade jurídica do pedido. Meio processual inidoneo.
Extinção do processo sem julgamento de mérito. Ação não conhecida.
Ementa
- Ação Direta de Inconstitucionalidade. Medida Cautelar.
Argüição de inconstitucionalidade do inciso V, do paragrafo único, do
art. 1., do Decreto estadual n. 28.895, de 20.9.88, que acrescentou o
paragrafo único do art. 1., do Decreto n. 28.848, de 30.8.88, em face
dos artigos 5., CAPUT e incisos II e XXII, 7., inciso XXVI e 24, VI,
da Constituição.
Ato de Governo estadual regulamentador de legislação
ordinaria (art. 27, da Lei n. 4.771, de 15.9.65 - Código Florestal).
Ilegalidade. Juízo inviavel em sede de controle concentrado. A Ação
Direta não se presta para declar...
Data do Julgamento:12/09/1991
Data da Publicação:DJ 13-12-1991 PP-18353 EMENT VOL-01646-01 PP-00052 RTJ VOL-00138-02 PP-00429
- Extradição: concordancia da defesa: controle de
legalidade necessario: deferimento, condicionada a entrega a extinção
da pena que o extraditando cumpre no Brasil, salvo se previamente
decretada a sua expulsão.
Ementa
- Extradição: concordancia da defesa: controle de
legalidade necessario: deferimento, condicionada a entrega a extinção
da pena que o extraditando cumpre no Brasil, salvo se previamente
decretada a sua expulsão.
Data do Julgamento:28/06/1991
Data da Publicação:DJ 06-09-1991 PP-12035 EMENT VOL-01632-01 PP-00073 RTJ VOL-00139-03 PP-00760
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, LEI N. 8.134/90 E
MANUAL PARA O PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA,
PESSOA FÍSICA, ANO BASE 1990, EXERCÍCIO 1991, NO PONTO RELATIVO AS
INSTRUÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO COEFICIENTE DE CORREÇÃO MONETÁRIA
DO IMPOSTO E DE SUA RESTITUIÇÃO.
I. NO CONTROLE CONCENTRADO, DE CONSTITUCIONALIDADE, NÃO
SE EXAMINA DISPOSIÇÃO NÃO-NORMATIVA,TAL O MANUAL DE DECLARAÇÃO DE
IMPOSTO DE RENDA. AÇÃO NÃO CONHECIDA NESSA PARTE.
II. O PARAGRAFO ÚNICO, ART. 11, DA LEI N. 8.134/90
INSTITUI COEFICIENTE DE AUMENTO DO IMPOSTO DE RENDA E, NÃO,INDICE
NEUTRO DE ATUALIZAÇÃO DA MOEDA. POR ISSO, ELE NÃO PODE INCIDIR EM
FATOS OCORRIDOS ANTES DE SUA VIGENCIA, NEM NO MESMO EXERCÍCIO EM
QUE EDITADO, SOB PENA DE AFRONTAR AS CLAUSULAS VEDATORIAS DO ART.
150, INCISO III, ALINEAS "A" E "B", DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
ASSIM E, PORQUE A OBRIGAÇÃO TRIBUTARIA REGULA-SE PELA LEI
ANTERIOR AO FATO QUE A GEROU, MESMO NO SISTEMA DE BASES CORRENTES
DA LEI N. 7.713/88 (IMPOSTO DEVIDO MENSALMENTE, A MEDIDA EM QUE
PERCEBIDOS RENDIMENTOS E GANHOS DE CAPITAL, NÃO NO ÚLTIMO DIA DO
ANO) EM VIGOR QUANDO DA NORMA IMPUGNADA. AINDA QUANDO A EXECUÇÃO
DA OBRIGAÇÃO TRIBUTARIA SE PROJETA NO TEMPO, ELA SURGE, TAMBÉM
NESSE SISTEMA, CONTEMPORANEAMENTE AO SEU FATO GERADOR.
III. O ULTERIOR ACERTO DE CRÉDITOS E DEBITOS NÃO E UM
NOVO FATO GERADOR DE OBRIGAÇÃO TRIBUTARIA, MAS, EXPEDIENTE
DESTINADO A PERMITIR A APLICAÇÃO DA REGRA DE PROGRESSIVIDADE DO
IMPOSTO DIRETO.
IV. ALEGAÇÃO DE SÓ PODER TER EFEITO "EX NUNC" A DECISÃO
QUE NULIFICA LEI QUE INSTITUIU OU AUMENTOU TRIBUTO AUFERIDO PELO
TESOURO E JA APLICADO EM SERVIÇOS OU OBRAS PUBLICAS. SUA
INAPLICABILIDADE A HIPÓTESE DOS AUTOS QUE NÃO COGITA,
EXCLUSIVAMENTE, DE TRIBUTO JA INTEGRADO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO,
MAS, DE INGRESSO FUTURO A SER APURADO NA DECLARAÇÃO ANUAL DO
CONTRIBUINTE E RECOLHIDO POSTERIORMENTE.TAMBÉM NÃO E ELA ATINENTE
A EVENTUAL RESTITUIÇÃO DE IMPOSTO PAGO A MAIOR, PORQUE ESTA
PREVISTA EM LEI E TERA SEU VALOR REDUZIDO PELA APLICAÇÃO DE
COEFICIENTE MENOS GRAVOSO.
V. NÃO EXISTE AMEAÇA IMINENTE A SOLVENCIA DO TESOURO, A
CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS PUBLICOS OU A ALGUM BEM POLITICA OU
SOCIALMENTE RELEVANTE, QUE JUSTIFIQUE A SUPRESSAO, "IN CASU", DO
EFEITO PRÓPRIO, NO BRASIL, DO JUÍZO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA
NORMA, QUE E A SUA NULIDADE. E DE REPELIR-SE, PORTANTO, A ALEGADA
AMEAÇA DE LACUNA JURÍDICA AMEACADORA (BEDROHLICHE RECHTSLUCKE).
VI. AÇÃO CONHECIDA EM PARTE E, NESSA PARTE, JULGADA
PROCEDENTE PARA DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 11,
PARAGRAFO ÚNICO, DA LEI N. 8.134/90.::
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, LEI N. 8.134/90 E
MANUAL PARA O PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA,
PESSOA FÍSICA, ANO BASE 1990, EXERCÍCIO 1991, NO PONTO RELATIVO AS
INSTRUÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO COEFICIENTE DE CORREÇÃO MONETÁRIA
DO IMPOSTO E DE SUA RESTITUIÇÃO.
I. NO CONTROLE CONCENTRADO, DE CONSTITUCIONALIDADE, NÃO
SE EXAMINA DISPOSIÇÃO NÃO-NORMATIVA,TAL O MANUAL DE DECLARAÇÃO DE
IMPOSTO DE RENDA. AÇÃO NÃO CONHECIDA NESSA PARTE.
II. O PARAGRAFO ÚNICO, ART. 11, DA LEI N. 8.134/90
INSTITUI COEFICIENTE DE AUMENTO DO IMPOSTO DE RENDA E, NÃO,INDICE
N...
Data do Julgamento:14/06/1991
Data da Publicação:DJ 30-10-1992 PP-19514 EMENT VOL-01682-01 PP-00043 RTJ VOL-00141-03 PP-00739
CARREIRA DE PREVIDENCIA DOS DEPUTADOS A ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CRIADA PELA L. EST. 951/76 E
EXTINTA PELA L. EST. 7.017/91, A QUAL, NO ENTANTO:
A) NOS ARTS. 2. A 6., ASSEGUROU AOS BENEFICIARIOS DAS
PENSÕES, JA ADQUIRIDAS SEGUNDO O REGIME LEGAL DA CARTEIRA EXTINTA,
PASSAREM A INTEGRAR O QUADRO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO
ESTADO E
B) NO ART. 1. E PARS DAS SUAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS,
FACULTOU AOS QUE JA TENHAM CONTRIBUIDO POR MAIS DE SETE ANOS PARA
A REFERIDA CARTEIRA, COMPLETAR O PAGAMENTO FALTANTE PARA PERFAZER O
PERIODO DE CARÊNCIA DE OITO ANOS, ASSIM COMO, AOS QUE JA TENHAM
SUPERADO DITO PERIODO DE CARÊNCIA, A SATISFAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES
NECESSARIAS AO AUMENTO DA PENSÃO CORRESPONDENTE A MAIS UM ANO.
II. ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DOS REFERIDOS ARTS.
2. A 6. E 1. E PARS DAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS DA L. EST. 7.017/91,
POR ALEGADA OFENSA AOS ARTS. 5. (ISONOMIA); 40; 167, VIII; 195, PAR.
5. E 5., XXXVI, DA CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA.
III. CABIMENTO, NO CASO, DA AÇÃO DIRETA, INDEPENDENTEMENTE
DA DECISÃO A TOMAR SOBRE A QUESTÃO, AINDA PENDENTE NO TRIBUNAL,
SOBRE A ADMISSIBILIDADE DO PROCESSO DE CONTROLE DIRETO DA
INCONSTITUCIONALIDADE COM RELAÇÃO A LEIS ANTERIORES A CONSTITUIÇÃO
VIGENTE.
IV. RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES PROPOSTAS QUE, ENTRETANTO, NÃO
DESVELAM INCONSTITUCIONALIDADE EVIDENTE: PLAUSIBILIDADE DA REPLICA
FUNDADA NOS ARTS. 40, PAR. 2. E 24, XII E PAR. 3., DA CONSTITUIÇÃO,
ALÉM DOS DADOS DE DIREITO COMPARADO EM MATÉRIA DE SISTEMA
PREVIDENCIÁRIO ESPECIAL PARA OS PARLAMENTARES.
V. DENEGAÇÃO DA SUSPENSÃO CAUTELAR DOS ARTS. 2. A 6. DA L.
EST. 7.017/91, QUE CUIDAM APENAS DA CONTINUIDADE DE BENEFÍCIOS QUE
JA SE VINHAM PERCEBENDO, EM VIRTUDE DE CONTRIBUIÇÕES DOS
INTERESSADOS, A MAIORIA DAS QUAIS, DE NATUREZA COMPULSORIA.
VI. DEFERIMENTO DA SUSPENSÃO LIMINAR DO ART. 1. E PARS.
DA MESMA L. EST. 7.017/91, QUE JA NÃO OBJETIVAM ASSEGURAR A
CONTINUIDADE DOS EFEITOS CONSUMADOS NA VIGENCIA DA LEI REVOGADA,
MAS A FACULTAR QUE SE CONVERTAM EM DIREITOS NOVOS MERAS
EXPECTATIVAS DE DIREITO.
Ementa
CARREIRA DE PREVIDENCIA DOS DEPUTADOS A ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, CRIADA PELA L. EST. 951/76 E
EXTINTA PELA L. EST. 7.017/91, A QUAL, NO ENTANTO:
A) NOS ARTS. 2. A 6., ASSEGUROU AOS BENEFICIARIOS DAS
PENSÕES, JA ADQUIRIDAS SEGUNDO O REGIME LEGAL DA CARTEIRA EXTINTA,
PASSAREM A INTEGRAR O QUADRO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO
ESTADO E
B) NO ART. 1. E PARS DAS SUAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS,
FACULTOU AOS QUE JA TENHAM CONTRIBUIDO POR MAIS DE SETE ANOS PARA
A REFERIDA CARTEIRA, COMPLETAR O PAGAMENTO FALTANTE PARA PERFAZER O
PERIODO DE CARÊNCIA DE OITO ANO...
Data do Julgamento:23/05/1991
Data da Publicação:DJ 14-06-1991 PP-08082 EMENT VOL-01624-01 PP-00024
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Medida Liminar.
Argüição de inconstitucionalidade do art. 4., inciso IV, art. 9.,
incisos XII e XIII e art. 19, incisos I e II, do Decreto n. 99.463,
de 16.8.90, em face dos incisos XIX e XX do art. 37 e par. 1. do art.
68, da Carta Politica. Impossibilidade jurídica do pedido. Extinção
do processo sem julgamento de mérito.
1. Declaração de ilegalidade de decreto regulamentador de
legislação ordinaria. Juízo inviavel em sede de controle concentrado.
Na espécie, mesmo quando diretamente confrontados os incisos XIX e
XX, art. 37, CF, com os dispositivos regulamentares, a
inconstitucionalidade predicar-se-ia, primeiro, da Lei 8.031/90, que
autoriza a privatização das empresas da União e as alienações e
transformações impugnadas e, só reflexamente, ao decreto que lhe
viabiliza a execução.
2. Circunstancias outras que, no caso concreto, também
impediriam o exame de mérito da ação.
Ementa
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Medida Liminar.
Argüição de inconstitucionalidade do art. 4., inciso IV, art. 9.,
incisos XII e XIII e art. 19, incisos I e II, do Decreto n. 99.463,
de 16.8.90, em face dos incisos XIX e XX do art. 37 e par. 1. do art.
68, da Carta Politica. Impossibilidade jurídica do pedido. Extinção
do processo sem julgamento de mérito.
1. Declaração de ilegalidade de decreto regulamentador de
legislação ordinaria. Juízo inviavel em sede de controle concentrado.
Na espécie, mesmo quando diretamente confrontados os incisos XIX e
XX, art. 3...
Data do Julgamento:16/05/1991
Data da Publicação:DJ 06-09-1991 PP-12035 EMENT VOL-01632-01 PP-00057 RTJ VOL-00137-01 PP-00087
PODER JUDICIARIO. AUMENTO DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E
CRIAÇÃO DE TRIBUNAL DE ALÇADA PELA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO. ARGÜIÇÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE POR FALTA DE INICIATIVA DO TRIBUNAL DE
JUSTIÇA.
A RELEVÂNCIA DA QUESTÃO, QUE SUSCITA POLEMICA, E A INCONVENIENCIA DA
IMPLEMENTAÇÃO DAS INOVAÇÕES, NA PENDÊNCIA DO CONTROLE DA SUA
CONSTITUCIONALIDADE INDUZEM A SUSPENSÃO CAUTELAR DAS NORMAS
QUESTIONADAS, CONFORME OS PRECEDENTES NO TRIBUNAL (ADINS 157-AM,
161-PR, 170-RN, 251-CE E 274-PE). LIMINAR DEFERIDA.
Ementa
PODER JUDICIARIO. AUMENTO DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E
CRIAÇÃO DE TRIBUNAL DE ALÇADA PELA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO. ARGÜIÇÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE POR FALTA DE INICIATIVA DO TRIBUNAL DE
JUSTIÇA.
A RELEVÂNCIA DA QUESTÃO, QUE SUSCITA POLEMICA, E A INCONVENIENCIA DA
IMPLEMENTAÇÃO DAS INOVAÇÕES, NA PENDÊNCIA DO CONTROLE DA SUA
CONSTITUCIONALIDADE INDUZEM A SUSPENSÃO CAUTELAR DAS NORMAS
QUESTIONADAS, CONFORME OS PRECEDENTES NO TRIBUNAL (ADINS 157-AM,
161-PR, 170-RN, 251-CE E 274-PE). LIMINAR DEFERIDA.
Data do Julgamento:04/10/1990
Data da Publicação:DJ 26-10-1990 PP-11976 EMENT VOL-01600-01 PP-00066
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - MEDIDA PROVISÓRIA - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (ART. 62) - NATUREZA JURÍDICA - COMPETÊNCIA NORMATIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS - REEDIÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA PELO CONGRESSO
NACIONAL - SEPARAÇÃO DE PODERES - SUPREMACIA DA ORDEM CONSTITUCIONAL - NECESSIDADE DE SUA PRESERVAÇÃO - MEDIDA PROVISÓRIA N. 190/90 - DISSÍDIOS COLETIVOS - PRESIDENTE DO T.S.T. - POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DA EFICÁCIA DE SENTENCAS NORMATIVAS -
REEDIÇÃO
CARACTERIZADA DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA - LIMINAR CONCEDIDA.
- As medidas provisórias configuram, no direito constitucional positivo brasileiro, uma categoria especial de atos normativos primários emanados do Poder Executivo, que se revestem de força, eficácia e valor de lei.
- Como a função legislativa ordinariamente pertence ao Congresso Nacional, que a exerce por direito próprio, com observância da estrita tipicidade constitucional que define a natureza das atividades estatais, torna-se imperioso assinalar - e advertir
-
que a utilização da medida provisória, por constituir exceção derrogatória do postulado da divisão funcional do poder, subordina-se, em seu processo de conversão legislativa, à vontade soberana do Congresso Nacional.
- O que justifica a edição das medidas provisórias é a existência de um estado de necessidade, que impõe ao Poder Executivo a adoção imediata de providências de caráter legislativo, inalcançáveis segundo as regras ordinárias de legiferação, em face do
próprio "periculum in mora" que certamente decorreria do atraso na concretização da prestação legislativa.
- A plena submissão das medidas provisórias ao Congresso Nacional constitui exigência que decorre do princípio da separação de poderes. O conteúdo jurídico que elas veiculam somente adquirirá estabilidade normativa, a partir do momento em que -
observada a disciplina ritual do procedimento de conversão em lei - houver pronunciamento favorável e aquiescente do único órgão constitucionalmente investido do poder ordinário de legislar, que é o Congresso Nacional.
- Essa manifestação do Poder Legislativo é necessária, é insubstituível e é insuprimível. Por isso mesmo, as medidas provisórias, com a sua publicação no Diário Oficial, subtraem-se ao poder de disposição do Presidente da República e ganham, em
conseqüência, autonomia jurídica absoluta, desvinculando-se, no plano formal, da autoridade que as instituiu.
- A edição de medida provisória gera dois efeitos imediatos. O primeiro efeito é de ordem normativa, eis que a medida provisória - que possui vigência e eficácia imediatas - inova, em caráter inaugural, a ordem jurídica. O segundo efeito é de natureza
ritual, eis que a publicação da medida provisória atua como verdadeira "provocatio ad agendum", estimulando o Congresso Nacional a instaurar o adequado procedimento de conversão em lei.
- A rejeição parlamentar de medida provisória - ou de seu projeto de conversão -, além de desconstituir-lhe "ex tunc" a eficácia jurídica, opera uma outra relevante conseqüência de ordem político-institucional, que consiste na impossibilidade de o
Presidente da República renovar esse ato quase-legislativo, de natureza cautelar.
Modificações secundárias de texto, que em nada afetam os aspectos essenciais e intrínsecos da medida provisória expressamente repudiada pelo Congresso Nacional, constituem expedientes incapazes de descaracterizar a identidade temática que existe entre
o
ato não convertido em lei e a nova medida provisória editada.
- O poder absoluto exercido pelo Estado, sem quaisquer restrições e controles, inviabiliza, numa comunidade estatal concreta, a prática efetiva das liberdades e o exercício dos direitos e garantias individuais ou coletivos. É preciso respeitar, de
modo
incondicional, os parâmetros de atuação delineados no texto constitucional.
- Uma Constituição escrita não configura mera peça jurídica, nem é simples estrutura de normatividade e nem pode caracterizar um irrelevante acidente histórico na vida dos Povos e das Nações. Todos os atos estatais que repugnem à Constituição
expõem-se
à censura jurídica - dos Tribunais, especialmente - porque são írritos, nulos e desvestidos de qualquer validade.
- A Constituição não pode submeter-se à vontade dos poderes constituídos e nem ao império dos fatos e das circunstâncias. A supremacia de que ela se reveste - enquanto for respeitada - constituirá a garantia mais efetiva de que os direitos e as
liberdades não serão jamais ofendidos. Ao Supremo Tribunal Federal incumbe a tarefa, magna e eminente, de velar por que essa realidade não seja desfigurada.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - MEDIDA PROVISÓRIA - CONSTITUIÇÃO FEDERAL (ART. 62) - NATUREZA JURÍDICA - COMPETÊNCIA NORMATIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS - REEDIÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA PELO CONGRESSO
NACIONAL - SEPARAÇÃO DE PODERES - SUPREMACIA DA ORDEM CONSTITUCIONAL - NECESSIDADE DE SUA PRESERVAÇÃO - MEDIDA PROVISÓRIA N. 190/90 - DISSÍDIOS COLETIVOS - PRESIDENTE DO T.S.T. - POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DA EFICÁCIA DE SENTENCAS NORMATIVAS -
REEDIÇÃO
CARACTERIZADA DE MEDIDA PROVISÓRIA REJEITADA - LIMINAR CONCEDIDA.
- As medidas provisórias configura...
Data do Julgamento:06/06/1990
Data da Publicação:DJ 16-04-1993 PP-06429 EMENT VOL-01699-01 PP-00009
ALEGAÇÃO DE INOCENCIA, MEDIANTE REEXAME DE PROVA QUE NÃO SE COMPORTA
NO ÂMBITO DO JUÍZO DE CONTROLE DA LEGALIDADE DA EXTRADIÇÃO, AO QUAL
E IGUALMENTE ALHEIA A CIRCUNSTANCIA DE HAVER SIDO O EXTRADITANDO, NO
BRASIL, ABSOLVIDO DA PRATICA DE OUTROS DELITOS.
TAMBÉM O FATO DE TER FILHO BRASILEIRO NÃO CONDUZ AO INDEFERIMENTO DA
EXTRADIÇÃO (SÚMULA 421, HC 67.309, EXTR. 494).
Ementa
ALEGAÇÃO DE INOCENCIA, MEDIANTE REEXAME DE PROVA QUE NÃO SE COMPORTA
NO ÂMBITO DO JUÍZO DE CONTROLE DA LEGALIDADE DA EXTRADIÇÃO, AO QUAL
E IGUALMENTE ALHEIA A CIRCUNSTANCIA DE HAVER SIDO O EXTRADITANDO, NO
BRASIL, ABSOLVIDO DA PRATICA DE OUTROS DELITOS.
TAMBÉM O FATO DE TER FILHO BRASILEIRO NÃO CONDUZ AO INDEFERIMENTO DA
EXTRADIÇÃO (SÚMULA 421, HC 67.309, EXTR. 494).
Data do Julgamento:06/06/1990
Data da Publicação:DJ 03-08-1990 PP-07235 EMENT VOL-01588-02 PP-00238 RTJ VOL-00139-02 PP-00470
MANDADO DE SEGURANÇA - IMPETRAÇÃO CONTRA MEDIDA PROVISORIA EDITADA
PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA - PLANO ECONOMICO DO GOVERNO -
RESTRIÇÃO DA LIQUIDEZ DOS ATIVOS FINANCEIROS - MEDIDA PROVISORIA
N. 168, DE 15/3/90 - ATO EM TESE - UTILIZAÇÃO IMPROPRIA DO WRIT COMO
SUCEDANEO DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - INVIABILIDADE -
AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
O MANDADO DE SEGURANÇA NÃO SE REVESTE DE IDONEIDADE
JURÍDICO-PROCESSUAL QUANDO BUSCA IMPUGNAR O CONTEUDO NORMATIVO
DE MEDIDA PROVISORIA QUE FIXA, COMO NORMA DE REGENCIA QUE E, A
DISCIPLINA JURÍDICA DAS PROVIDENCIAS GOVERNAMENTAIS PERTINENTES
A ABSORÇÃO TEMPORARIA DO PODER AQUISITIVO.
AS REGRAS QUE SE CONSUBSTANCIAM NESSA MEDIDA PROVISORIA DAO-LHE
O CARÁTER, POR SUA NATUREZA MESMA, DE ATO EM TESE, CUJO COEFICIENTE
DE NORMATIVIDADE E DE GENERALIDADE ABSTRATA IMPEDE, CONSOANTE
DIRETRIZ JURISPRUDENCIAL FIRMADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
VALIDA E ADEQUADA UTILIZAÇÃO DA AÇÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA.
O MANDADO DE SEGURANÇA NÃO E SUCEDANEO DA AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE. ESSA CIRCUNSTANCIA, POREM, NÃO INIBE A PARTE,
COM LEGITIMO INTERESSE MORAL OU ECONOMICO, DE SUSCITAR O CONTROLE
INCIDENTAL OU DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS, CUJA APLICAÇÃO
- EXTERIORIZADA PELA PRATICA DE ATOS DE EFEITOS INDIVIDUAIS E
CONCRETOS - SEJA POR ELA REPUTADA LESIVA AO SEU PATRIMÔNIO JURÍDICO.
A IMPOSSIBILIDADE JURÍDICO-PROCESSUAL DE UM SIMPLES PARTICULAR
DISCUTIR, EM ABSTRATO, A LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL DE ATOS DO
PODER PÚBLICO, NÃO LHE SUPRIME O DIREITO, INQUESTIONAVEL, DE
POSTULAR, PELA VIA FORMALMENTE ADEQUADA, A SUA INVALIDAÇÃO JUDICIAL.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA - IMPETRAÇÃO CONTRA MEDIDA PROVISORIA EDITADA
PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA - PLANO ECONOMICO DO GOVERNO -
RESTRIÇÃO DA LIQUIDEZ DOS ATIVOS FINANCEIROS - MEDIDA PROVISORIA
N. 168, DE 15/3/90 - ATO EM TESE - UTILIZAÇÃO IMPROPRIA DO WRIT COMO
SUCEDANEO DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - INVIABILIDADE -
AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
O MANDADO DE SEGURANÇA NÃO SE REVESTE DE IDONEIDADE
JURÍDICO-PROCESSUAL QUANDO BUSCA IMPUGNAR O CONTEUDO NORMATIVO
DE MEDIDA PROVISORIA QUE FIXA, COMO NORMA DE REGENCIA QUE E, A
DISCIPLINA JURÍDICA DAS PROVIDENCIAS GOVERNAMENTAIS PERTINENTES...
Data do Julgamento:09/05/1990
Data da Publicação:DJ 03-08-1990 PP-07235 EMENT VOL-01588-02 PP-00255
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO - DECRETOS Nº 98.377/89, 98.391/89 E 98.404/89, DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - ALEGAÇÃO DE OFENSA À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA - IMPETRAÇÃO CONTRA ATOS EM TESE - SIGNIFICADO DESSA EXPRESSÃO - INADMISSIBILIDADE - INCIDÊNCIA DA
SÚMULA 266 - AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
Os decretos editados pelo Presidente da República, que disciplinam a criação de novos cursos de ensino superior, não se expõem ao controle jurisdicional por meio da ação de mandado de segurança, pois configuram, em face de seu próprio conteúdo
normativo, atos em tese, absolutamente insuscetíveis de contraste mediante utilização desse 'writ'. É plena a insindicabilidade, pela via jurídico-processual do mandado de segurança, de atos em tese, assim considerados os que dispõem sobre situações
gerais e impessoais, têm alcance genérico e disciplinam hipóteses que neles se acham abstratamente previstas. O mandado de segurança não é sucedâneo da ação direta de inconstitucionalidade e nem pode substituí-la, sob pena de grave deformação do
instituto e inaceitável desvio de sua verdadeira função jurídico-processual.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO - DECRETOS Nº 98.377/89, 98.391/89 E 98.404/89, DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - ALEGAÇÃO DE OFENSA À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA - IMPETRAÇÃO CONTRA ATOS EM TESE - SIGNIFICADO DESSA EXPRESSÃO - INADMISSIBILIDADE - INCIDÊNCIA DA
SÚMULA 266 - AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
Os decretos editados pelo Presidente da República, que disciplinam a criação de novos cursos de ensino superior, não se expõem ao controle jurisdicional por meio da ação de mandado de segurança, pois configuram, em face de seu próprio conteúdo
normativo, atos em tese, absolutamente insuscetíveis de contras...
Data do Julgamento:26/04/1990
Data da Publicação:DJ 01-06-1990 PP-04931 EMENT VOL-01583-01 PP-00085
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE CONTRA A MEDIDA PROVISORIA
173, DE 18.3.90, QUE VEDA A CONCESSÃO DE 'MEDIDA LIMINAR EM
MANDADO DE SEGURANÇA E EM AÇÕES ORDINARIAS E CAUTELARES DECORRENTES
DAS MEDIDAS PROVISORIAS NUMEROS 151, 154, 158, 160, 162, 165, 167 E
168': INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE SUSPENSÃO CAUTELAR DA VIGENCIA
DO DIPLOMA IMPUGNADO: RAZOES DOS VOTOS VENCEDORES.
SENTIDO DA INOVADORA ALUSAO CONSTITUCIONAL A PLENITUDE DA GARANTIA
DA JURISDIÇÃO CONTRA A AMEAÇA A DIREITO: ENFASE A FUNÇÃO PREVENTIVA
DE JURISDIÇÃO, NA QUAL SE INSERE A FUNÇÃO CAUTELAR E, QUANDO
NECESSARIO, O PODER DE CAUTELA LIMINAR. IMPLICAÇÕES DA PLENITUDE
DA JURISDIÇÃO CAUTELAR, ENQUANTO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AO PROCESSO
E DE SALVAGUARDA DA PLENITUDE DAS FUNÇÕES DO PODER JUDICIARIO.
ADMISSIBILIDADE, NÃO OBSTANTE, DE CONDIÇÕES E LIMITAÇÕES LEGAIS
AO PODER CAUTELAR DO JUIZ. A TUTELA CAUTELAR E O RISCO DO
CONSTRANGIMENTO PRECIPITADO A DIREITOS DA PARTE CONTRARIA, COM
VIOLAÇÃO DA GARANTIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.
CONSEQUENTE NECESSIDADE DE CONTROLE DA RAZOABILIDADE DAS LEIS
RESTRITIVAS AO PODER CAUTELAR. ANTECEDENTES LEGISLATIVOS DE VEDAÇÃO
DE LIMINARES DE DETERMINADO CONTEUDO. CRITÉRIO DE RAZOABILIDADE DAS
RESTRIÇÕES, A PARTIR DO CARÁTER ESSENCIALMENTE PROVISORIO DE TODO
PROVIMENTO CAUTELAR, LIMINAR OU NÃO.
GENERALIDADE, DIVERSIDADE E IMPRECISAO DE LIMITES DO ÂMBITO DE
VEDAÇÃO DE LIMINAR DA MP 173, QUE, SE LHE PODEM VIR, A FINAL, A
COMPROMETER A VALIDADE, DIFICULTAM DEMARCAR, EM TESE, NO JUÍZO DE
DELIBAÇÃO SOBRE O PEDIDO DE SUA SUSPENSÃO CAUTELAR, ATÉ ONDE SÃO
RAZOAVEIS AS PROIBIÇÕES NELA IMPOSTAS, ENQUANTO CONTENÇÃO AO ABUSO
DO PODER CAUTELAR,E ONDE SE INICIA, INVERSAMENTE, O ABUSO DAS
LIMITAÇÕES E A CONSEQUENTE AFRONTA A PLENITUDE DA JURISDIÇÃO E AO
PODER JUDICIARIO.
INDEFERIMENTO DA SUSPENSÃO LIMINAR DA MP 173, QUE NÃO PREJUDICA,
SEGUNDO O RELATOR DO ACÓRDÃO, O EXAME JUDICIAL EM CADA CASO CONCRETO
DA CONSTITUCIONALIDADE, INCLUIDA A RAZOABILIDADE, DA APLICAÇÃO DA
NORMA PROIBITIVA DA LIMINAR.
CONSIDERAÇÕES, EM DIVERSOS VOTOS, DOS RISCOS DA SUSPENSÃO CAUTELAR
DA MEDIDA IMPUGNADA.
Ementa
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE CONTRA A MEDIDA PROVISORIA
173, DE 18.3.90, QUE VEDA A CONCESSÃO DE 'MEDIDA LIMINAR EM
MANDADO DE SEGURANÇA E EM AÇÕES ORDINARIAS E CAUTELARES DECORRENTES
DAS MEDIDAS PROVISORIAS NUMEROS 151, 154, 158, 160, 162, 165, 167 E
168': INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE SUSPENSÃO CAUTELAR DA VIGENCIA
DO DIPLOMA IMPUGNADO: RAZOES DOS VOTOS VENCEDORES.
SENTIDO DA INOVADORA ALUSAO CONSTITUCIONAL A PLENITUDE DA GARANTIA
DA JURISDIÇÃO CONTRA A AMEAÇA A DIREITO: ENFASE A FUNÇÃO PREVENTIVA
DE JURISDIÇÃO, NA QUAL SE INSERE A FUNÇÃO CAUTELAR E, QUANDO
NECESSARIO, O PODER DE CAUT...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Data da Publicação:DJ 29-06-1990 PP-06218 EMENT VOL-01587-01 PP-00001
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA PROVISORIA.
REVOGAÇÃO. PEDIDO DE LIMINAR.
- POR SER A MEDIDA PROVISORIA ATO NORMATIVO COM FORÇA DE
LEI, NÃO E ADMISSIVEL SEJA RETIRADA DO CONGRESSO NACIONAL A QUE FOI
REMETIDA PARA O EFEITO DE SER, OU NÃO, CONVERTIDA EM LEI.
- EM NOSSO SISTEMA JURÍDICO, NÃO SE ADMITE DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU DE ATO NORMATIVO COM FORÇA DE LEI
POR LEI OU POR ATO NORMATIVO COM FORÇA DE LEI POSTERIORES. O CONTROLE
DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI OU DOS ATOS NORMATIVOS E DA COMPETÊNCIA
EXCLUSIVA DO PODER JUDICIARIO. OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO,
POR SUA CHEFIA - E ISSO MESMO TEM SIDO QUESTIONADO COM O ALARGAMENTO
DA LEGITIMAÇÃO ATIVA NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE -, PODEM
TÃO-SÓ DETERMINAR AOS SEUS ÓRGÃOS SUBORDINADOS QUE DEIXEM DE APLICAR
ADMINISTRATIVAMENTE AS LEIS OU ATOS COM FORÇA DE LEI QUE CONSIDEREM
INCONSTITUCIONAIS.
- A MEDIDA PROVISORIA N. 175, POREM, PODE SER INTERPRETADA
(INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO) COMO AB-ROGATÓRIA DAS MEDIDAS
PROVISORIAS N.S. 153 E 156. SISTEMA DE AB-ROGAÇÃO DAS MEDIDAS
PROVISORIAS DO DIREITO BRASILEIRO.
- REJEIÇÃO, EM FACE DESSE SISTEMA DE AB-ROGAÇÃO, DA
PRELIMINAR DE QUE A PRESENTE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
ESTA PREJUDICADA, POIS AS MEDIDAS PROVISORIAS N.S. 153 E 156, NESTE
MOMENTO, SÓ ESTAO SUSPENSAS PELA AB-ROGAÇÃO SOB CONDIÇÃO RESOLUTIVA,
AB-ROGAÇÃO QUE SÓ SE TORNARA DEFINITIVA SE A MEDIDA PROVISORIA N. 175
VIER A SER CONVERTIDA EM LEI. E ESSA SUSPENSÃO, PORTANTO, NÃO IMPEDE
QUE AS MEDIDAS PROVISORIAS SUSPENSAS SE REVIGOREM, NO CASO DE NÃO
CONVERSAO DA AB-ROGANTE.
- O QUE ESTA PREJUDICADO, NESTE MOMENTO EM QUE A AB-ROGAÇÃO
ESTA EM VIGOR, E O PEDIDO DE CONCESSÃO DE LIMINAR, CERTO COMO E QUE
ESSA CONCESSÃO SÓ TEM EFICACIA DE SUSPENDER "EX NUNC" A LEI OU ATO
NORMATIVO IMPUGNADO. E, EVIDENTEMENTE, NÃO HÁ QUE SE EXAMINAR, NESTE
INSTANTE, A SUSPENSÃO DO QUE JA ESTA SUSPENSO PELA AB-ROGAÇÃO
DECORRENTE DE OUTRA MEDIDA PROVISORIA EM VIGOR.
PEDIDO DE LIMINAR JULGADO PREJUDICADO "SI ET IN QUANTUM".
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA PROVISORIA.
REVOGAÇÃO. PEDIDO DE LIMINAR.
- POR SER A MEDIDA PROVISORIA ATO NORMATIVO COM FORÇA DE
LEI, NÃO E ADMISSIVEL SEJA RETIRADA DO CONGRESSO NACIONAL A QUE FOI
REMETIDA PARA O EFEITO DE SER, OU NÃO, CONVERTIDA EM LEI.
- EM NOSSO SISTEMA JURÍDICO, NÃO SE ADMITE DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU DE ATO NORMATIVO COM FORÇA DE LEI
POR LEI OU POR ATO NORMATIVO COM FORÇA DE LEI POSTERIORES. O CONTROLE
DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI OU DOS ATOS NORMATIVOS E DA COMPETÊNCIA
EXCLUSIVA DO PODER JUDICIARIO. OS PODERES EXECU...
Data do Julgamento:29/03/1990
Data da Publicação:DJ 22-10-1993 PP-22251 EMENT VOL-01722-01 PP-00028
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE MINAS GERAIS- EXIGÊNCIA DE PREVIA
AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA PARA CELEBRAÇÃO DE CONVENIO - JUÍZO DE
CONVENIENCIA - LIMINAR CONCEDIDA.
O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL INVOCADO PARA DEMONSTRAR A
INCONSTITUCIONALIDADE DAS NORMAS IMPUGNADAS, INSCRITAS EM
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL - POSTULADO DA DIVISAO FUNCIONAL DO PODER - E
A EXISTÊNCIA DE PRECEDENTES DO STF SOBRE O TEMA (RTJ, 94/995 E
115/599) ACENTUAM A RELEVÂNCIA JURÍDICA DA MATÉRIA VEICULADA EM AÇÃO
DIRETA. RAZOES DE CONVENIENCIA, FUNDADAS EM JUÍZO DISCRICIONARIO QUE
VEM PAUTANDO A ATUAÇÃO DA CORTE NA FASE INTRODUTORIA DO CONTROLE
CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE, RECOMENDAM A SUSPENSÃO CAUTELAR
DA EFICACIA DOS ATOS QUESTIONADOS.
Ementa
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DE MINAS GERAIS- EXIGÊNCIA DE PREVIA
AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA PARA CELEBRAÇÃO DE CONVENIO - JUÍZO DE
CONVENIENCIA - LIMINAR CONCEDIDA.
O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL INVOCADO PARA DEMONSTRAR A
INCONSTITUCIONALIDADE DAS NORMAS IMPUGNADAS, INSCRITAS EM
CONSTITUIÇÃO ESTADUAL - POSTULADO DA DIVISAO FUNCIONAL DO PODER - E
A EXISTÊNCIA DE PRECEDENTES DO STF SOBRE O TEMA (RTJ, 94/995 E
115/599) ACENTUAM A RELEVÂNCIA JURÍDICA DA MATÉRIA VEICULADA EM AÇÃO
DIRETA. RAZOES DE CONVENIENCIA, FUNDADAS EM JUÍZO DISCRICIONARIO QUE
VEM PAUTANDO A ATUAÇÃO DA CORTE NA FASE INTRODUTORIA DO CONTROL...
Data do Julgamento:01/02/1990
Data da Publicação:DJ 23-02-1990 PP-01235 EMENT VOL-01570-01 PP-00031
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. QUESTÃO DE ORDEM. GOVERNADOR DE ESTADO. CAPACIDADE POSTULATÓRIA RECONHECIDA. MEDIDA CAUTELAR. DEFERIMENTO PARCIAL.
1. O governador do Estado e as demais autoridades e entidades referidas no art. 103, incisos I a VII, da Constituição Federal, além de ativamente legitimados à instauração do controle concentrado de constitucionalidade das leis e atos normativos,
federais e estaduais, mediante ajuizamento da ação direta perante o Supremo Tribunal Federal, possuem capacidade processual plena e dispõem, ex vi da própria norma constitucional, de capacidade postulatória.
Podem, em conseqüência,enquanto ostentarem aquela condição, praticar, no processo de ação direta de inconstitucionalidade, quaisquer atos ordinariamente privativos de advogado.
2. A suspensão liminar da eficácia e execução de leis e atos normativos, inclusive de preceitos consubstanciados em textos constitucionais estaduais, traduz medida cautelar cuja concretização deriva do grave exercício de um poder jurídico que a
Constituição da República deferiu ao Supremo Tribunal Federal. A excepcionalidade dessa providência cautelar impõe, por isso mesmo, a constatação, hic et nunc, da cumulativa satisfação de determinados requisitos: a plausibilidade jurídica da tese
exposta e a situação configuradora do periculum in mora. Precedente: ADIN nº. 96-9 - RO (Medida Liminar, DJ de 10/11/89).
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. QUESTÃO DE ORDEM. GOVERNADOR DE ESTADO. CAPACIDADE POSTULATÓRIA RECONHECIDA. MEDIDA CAUTELAR. DEFERIMENTO PARCIAL.
1. O governador do Estado e as demais autoridades e entidades referidas no art. 103, incisos I a VII, da Constituição Federal, além de ativamente legitimados à instauração do controle concentrado de constitucionalidade das leis e atos normativos,
federais e estaduais, mediante ajuizamento da ação direta perante o Supremo Tribunal Federal, possuem capacidade processual plena e dispõem, ex vi da própria norma constitucional, de capacidade postul...
Data do Julgamento:20/11/1989
Data da Publicação:DJ 04-12-1992 PP-23057 EMENT VOL-01687-01 PP-00001 RTJ VOL-00144-01 PP-00004
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. NOVA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO
DE RONDONIA. REMUNERAÇÃO DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO
LOCAIS. PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR INDEFERIMENTO.
A SUSPENSÃO LIMINAR DA EFICACIA E EXECUÇÃO DE LEIS E ATOS
NORMATIVOS, INCLUSIVE PRECEITOS INSCRITOS EM CONSTITUIÇÕES
ESTADUAIS, CUJA VALIDADE JURÍDICA E QUESTIONADA EM FACE DA CARTA
FEDERAL, MEDIANTE ADEQUADA INSTAURAÇÃO DO CONTROLE JURISDICIONAL
CONCENTRADO, TRADUZ PROVIMENTO CAUTELAR, DE CARÁTER EXCEPCIONAL,
CUJO DEFERIMENTO PRESSUPOE A NECESSARIA E CUMULATIVA SATISFAÇÃO
DE CERTOS REQUISITOS, QUE SE EXPRESSAM (A) NA PLAUSIBILIDADE
JURÍDICA DA TESE EXPOSTA (FUMUS BONI JURIS), (B) NA POSSIBILIDADE
DE PREJUIZO DECORRENTE DO RETARDAMENTO DA DECISÃO POSTULADA
(PERICULUM IN MORA), (C) NA IRREPARABILIDADE OU INSUPORTABILIDADE
DOS DANOS EMERGENTES DOS PROPRIOS ATOS IMPUGNADOS E (D) NA
NECESSIDADE DE GARANTIR A ULTERIOR EFICACIA DA DECISÃO. PRECEDENTES
DESTA CORTE.
A EXCEPCIONALIDADE DA MEDIDA CAUTELAR INCIDENTE NAS AÇÕES DIRETAS
DE INCONSTITUCIONALIDADE DEVE SER CONSIDERADA COMO UM EXPRESSIVO
FATOR LIMITATIVO DE SUA CONCESSÃO. A QUESTÃO DA PRESUNÇÃO JURIS
TANTUM DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS ESTATAIS. DOUTRINA E
JURISPRUDÊNCIA.
A INOCORRENCIA DOS PRESSUPOSTOS LEGITIMADORES DA CONCESSÃO DESSE
PROVIMENTO LIMINAR SÓ DEVE CONDUZIR A UMA CONSEQUENCIA ÚNICA: O
INDEFERIMENTO DA MEDIDA CAUTELAR.
A NECESSIDADE DA INTERPOSITIO LEGISLATORIS - MEDIAÇÃO DO LEGISLADOR
ORDINÁRIO PARA CONFERIR NORMATIVIDADE PLENA E APLICABILIDADE
INTEGRAL AOS PRECEITOS QUESTIONADOS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL -
AFASTA A POSSIBILIDADE DE CONFIGURAÇÃO DO PERICULUM IN MORA, QUE
SE TORNA AINDA MAIS DISTANTE, NA MEDIDA EM QUE O GOVERNADOR DO
ESTADO --- AUTOR DA PRESENTE AÇÃO DIRETA --- E UM CO-PARTICIPE
NECESSARIO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS LEIS LOCAIS,INCLUSIVE
DAQUELAS CUJO PODER DE INICIATIVA TENHA SIDO DEFERIDO, COM
EXCLUSIVIDADE, AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E AO CHEFE DO MINISTÉRIO
PÚBLICO DAQUELA UNIDADE DA FEDERAÇÃO.
LIMINAR INDEFERIDA.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. NOVA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO
DE RONDONIA. REMUNERAÇÃO DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO
LOCAIS. PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR INDEFERIMENTO.
A SUSPENSÃO LIMINAR DA EFICACIA E EXECUÇÃO DE LEIS E ATOS
NORMATIVOS, INCLUSIVE PRECEITOS INSCRITOS EM CONSTITUIÇÕES
ESTADUAIS, CUJA VALIDADE JURÍDICA E QUESTIONADA EM FACE DA CARTA
FEDERAL, MEDIANTE ADEQUADA INSTAURAÇÃO DO CONTROLE JURISDICIONAL
CONCENTRADO, TRADUZ PROVIMENTO CAUTELAR, DE CARÁTER EXCEPCIONAL,
CUJO DEFERIMENTO PRESSUPOE A NECESSARIA E CUMULATIVA SATISFAÇÃO
DE CERTOS REQUISITOS, QUE SE EXPRESSAM (A)...
Data do Julgamento:18/10/1989
Data da Publicação:DJ 10-11-1989 PP-16879 EMENT VOL-01562-01 PP-00073
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL, FORMULADA
PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR
E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL, FORMULADA
PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR
E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Data do Julgamento:20/10/1988
Data da Publicação:DJ 25-11-1988 PP-31058 EMENT VOL-01525-02 PP-00215
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL, FORMULADA
PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR E
NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL, FORMULADA
PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR E
NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Data do Julgamento:20/10/1988
Data da Publicação:DJ 02-12-1988 PP-31896 EMENT VOL-01526-02 PP-00297
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE ATO NORMATIVO ESTADUAL,
FORMULADA PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE
ATO NORMATIVO (EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL EM VIGOR E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU
SUPERADA, PARA EFEITO DE CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE
CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Ementa
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE ATO NORMATIVO ESTADUAL,
FORMULADA PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE
ATO NORMATIVO (EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL EM VIGOR E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU
SUPERADA, PARA EFEITO DE CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE
CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Data do Julgamento:20/10/1988
Data da Publicação:DJ 25-11-1988 PP-31059 EMENT VOL-01525-02 PP-00280
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL,
FORMULADA PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE
LEI (EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR
E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Ementa
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL,
FORMULADA PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE
LEI (EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR
E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Data do Julgamento:20/10/1988
Data da Publicação:DJ 25-11-1988 PP-31058 EMENT VOL-01525-01 PP-00187
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL, FORMULADA
PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR E
NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL, FORMULADA
PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM VIGOR E
NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA EFEITO
DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Data do Julgamento:20/10/1988
Data da Publicação:DJ 25-11-1988 PP-31058 EMENT VOL-01525-02 PP-00249