- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL,
FORMULADA PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM
VIGOR E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA
EFEITO DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Ementa
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL,
FORMULADA PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, COM BASE NA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1967 E NAS EMENDAS 1/69 E 7/77.
SUPERVENIENCIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 5.10.1988.
NA REPRESENTAÇÃO E NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI
(EM TESE), O S.T.F. E GUARDIAO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM
VIGOR E NÃO DA QUE A PRECEDEU, POIS ESTA RESTOU SUPERADA, PARA
EFEITO DO CONTROLE DIRETO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO QUE, POR ISSO, SE JULGA PREJUDICADA, CONFORME
PRECEDENTES DO PLENÁRIO.
Data do Julgamento:20/10/1988
Data da Publicação:DJ 25-11-1988 PP-31059 EMENT VOL-01525-02 PP-00294
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. Lei n. 7.356, de
1. de fevereiro de 1980, artigo 12, III, 2, h, do Regimento Interno
do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Constitucionalidade de lei ou ato normativo municipal.
Impossibilidade de seu controle por iniciativa do Procurador-Geral de
Justiça.
Representação julgada procedente.
Ementa
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. Lei n. 7.356, de
1. de fevereiro de 1980, artigo 12, III, 2, h, do Regimento Interno
do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Constitucionalidade de lei ou ato normativo municipal.
Impossibilidade de seu controle por iniciativa do Procurador-Geral de
Justiça.
Representação julgada procedente.
Data do Julgamento:10/08/1988
Data da Publicação:DJ 08-05-1992 PP-06265 EMENT VOL-01660-01 PP-00156 RTJ VOL-00137-02 PP-00592
- NO CASO SUB-JUDICE NÃO SE CONFIGURA O CABIMENTO DO RECURSO DE
REVISTA PARA O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DA DECISÃO PROFERIDA
EM EXECUÇÃO DE SENTENÇA PELO TRIBUNAL REGIONAL, POR NÃO SE COMPROVAR
CONTRARIEDADE A CONSTITUIÇÃO, DE MODO A VIABILIZAR O CONTROLE
CONSTITUCIONAL.
A ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE HÁ DE SER DIRETA.
NÃO DEMONSTRADA QUESTÃO A NIVEL CONSTITUCIONAL, INADMISSIVEL E
O RECURSO EXTRAORDINÁRIO, CASSANDO-SE, EM RESULTADO, A MEDIDA
CAUTELAR.
Ementa
- NO CASO SUB-JUDICE NÃO SE CONFIGURA O CABIMENTO DO RECURSO DE
REVISTA PARA O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DA DECISÃO PROFERIDA
EM EXECUÇÃO DE SENTENÇA PELO TRIBUNAL REGIONAL, POR NÃO SE COMPROVAR
CONTRARIEDADE A CONSTITUIÇÃO, DE MODO A VIABILIZAR O CONTROLE
CONSTITUCIONAL.
A ARGÜIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE HÁ DE SER DIRETA.
NÃO DEMONSTRADA QUESTÃO A NIVEL CONSTITUCIONAL, INADMISSIVEL E
O RECURSO EXTRAORDINÁRIO, CASSANDO-SE, EM RESULTADO, A MEDIDA
CAUTELAR.
Data do Julgamento:10/06/1988
Data da Publicação:DJ 02-09-1988 PP-21827 EMENT VOL-01513-02 PP-00421
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE DISPOSITIVOS ESTADUAIS
QUE ATRIBUEM AO PROCURADOR-GERAL DO ESTADO, COM VINCULAÇÃO A
DETERMINAÇÃO DE AUTORIDADES EXECUTIVAS, A TITULARIDADE DE
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO
ESTADUAL OU MUNICIPAL, NO ÂMBITO DO ESTADO-MEMBRO.
- AINDA QUE SE ADMITA - NÃO E PRECISO ENFRENTAR ESSA QUESTÃO A QUE
O PARECER DA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA DA SOLUÇÃO NEGATIVA -
QUE OS ESTADOS-MEMBROS POSSAM, EM VIRTUDE DO PODER CONSTITUINTE
DECORRENTE QUE TEM, ADOTAR O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DAS
LEIS ESTADUAIS OU MUNICIPAIS EM FACE DE SUAS CARTAS MAGNAS POR
MEIO DE REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE ATO NORMATIVO EM
TESE, MISTER SE FAZ QUE O MODELO FEDERAL SEJA SEGUIDO, INCLUSIVE
NO TOCANTE A TITULARIDADE DESSE PROCESSO, E ISSO PORQUE NÃO E
CABIVEL AOS ESTADOS-MEMBROS O ESTABELECIMENTO DE CONTROLES DE
DE CONSTITUCIONALIDADES DIVERSOS DOS FIXADOS NA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL.
- A REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI OU DE ATO
NORMATIVO EM TESE, SEGUNDO O SISTEMA CONSTITUCIONAL FEDERAL (ART.
119, I, 1), TEM COMO TITULAR EXCLUSIVO O PROCURADOR-GERAL DA
REPUBLICA QUE, POR SE TRATAR DE PROCESSO OBJETIVO, EM QUE NÃO HÁ
REPRESENTAÇÃO DA UNIÃO COMO PARTE, AGE COMO CHEFE DO MINISTÉRIO
PÚBLICO FEDERAL, 'SPONTE SUA' OU POR SUSCITAÇÃO DE TERCEIRO, SEM,
NO ENTANTO, ESTAR VINCULADO A DETERMINAÇÃO DE QUEM QUER QUE SEJA,
INCLUSIVE DO PRESIDENTE DA REPUBLICA OU DE GOVERNADOR DE ESTADO.
- VIOLAÇÃO, NO CASO, DO ARTIGO 13, 'CAPUT', COMBINADO COM O ARTIGO
119, I, 1, AMBOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
REPRESENTAÇÃO QUE SE JULGA PROCEDENTE, PARA DECLARAR A
INCONSTITUCIONALIDADE DO PARAGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 52 DA
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO ACRE, BEM COMO DO INCISO V DO ARTIGO 3 DA
LEI 639, DE 12 DE ABRIL DE 1978, E DO INCISO V DO ARTIGO 3 DO
DECRETO 38, DE 5 DE MAIO DE 1978, AMBOS DO MESMO ESTADO.
Ementa
- REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE DISPOSITIVOS ESTADUAIS
QUE ATRIBUEM AO PROCURADOR-GERAL DO ESTADO, COM VINCULAÇÃO A
DETERMINAÇÃO DE AUTORIDADES EXECUTIVAS, A TITULARIDADE DE
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO
ESTADUAL OU MUNICIPAL, NO ÂMBITO DO ESTADO-MEMBRO.
- AINDA QUE SE ADMITA - NÃO E PRECISO ENFRENTAR ESSA QUESTÃO A QUE
O PARECER DA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA DA SOLUÇÃO NEGATIVA -
QUE OS ESTADOS-MEMBROS POSSAM, EM VIRTUDE DO PODER CONSTITUINTE
DECORRENTE QUE TEM, ADOTAR O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DAS
LEIS ESTADUAIS OU MUNICIPAIS EM FACE...
Data do Julgamento:18/05/1988
Data da Publicação:DJ 01-07-1988 PP-16897 EMENT VOL-01508-01 PP-00124
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO PARAGRAFO 3 DO ARTIGO 65
DA LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA NACIONAL, INTRODUZIDO PELA LEI
COMPLEMENTAR N. 54/86.
- O PRINCÍPIO DA INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO
(VERFASSUNGSKONFORME AUSLEGUNG) E PRINCÍPIO QUE SE SITUA NO ÂMBITO
DO CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE, E NÃO APENAS SIMPLES REGRA DE
INTERPRETAÇÃO.
A APLICAÇÃO DESSE PRINCÍPIO SOFRE, POREM, RESTRIÇÕES, UMA VEZ QUE,
AO DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DE UMA LEI EM TESE, O S.T.F.
- EM SUA FUNÇÃO DE CORTE CONSTITUCIONAL - ATUA COMO LEGISLADOR
NEGATIVO, MAS NÃO TEM O PODER DE AGIR COMO LEGISLADOR POSITIVO,
PARA CRIAR NORMA JURÍDICA DIVERSA DA INSTITUIDA PELO PODER
LEGISLATIVO.
POR ISSO, SE A ÚNICA INTERPRETAÇÃO POSSIVEL PARA COMPATIBILIZAR A
NORMA COM A CONSTITUIÇÃO CONTRARIAR O SENTIDO INEQUIVOCO QUE O PODER
LEGISLATIVO LHE PRETENDEU DAR, NÃO SE PODE APLICAR O PRINCÍPIO DA
INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO, QUE IMPLICARIA, EM VERDADE,
CRIAÇÃO DE NORMA JURÍDICA, O QUE E PRIVATIVO DO LEGISLADOR POSITIVO.
- EM FACE DA NATUREZA E DAS RESTRIÇÕES DA INTERPRETAÇÃO CONFORME A
CONSTITUIÇÃO, TEM-SE QUE, AINDA QUANDO ELA SEJA APLICAVEL, O E
DENTRO DO ÂMBITO DA REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE, NÃO
HAVENDO QUE CONVERTER-SE, PARA ISSO, ESSA REPRESENTAÇÃO EM
REPRESENTAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO, POR SEREM INSTRUMENTOS QUE TEM
FINALIDADE DIVERSA, PROCEDIMENTO DIFERENTE E EFICACIA DISTINTA.
- NO CASO, NÃO SE PODE APLICAR A INTERPRETAÇÃO CONFORME A
CONSTITUIÇÃO POR NÃO SE COADUNAR ESSA COM A FINALIDADE
INEQUIVOCAMENTE COLIMADA PELO LEGISLADOR, EXPRESSA LITERALMENTE NO
DISPOSITIVO EM CAUSA, E QUE DELE RESSALTA PELOS ELEMENTOS DA
INTERPRETAÇÃO LOGICA.
- O PARAGRAFO 3 DO ARTIGO 65 DA LEI COMPLEMENTAR N. 35/79,
ACRESCENTADO PELA LEI COMPLEMENTAR N. 54, DE 22.12.86, E
INCONSTITUCIONAL, QUER NA ESFERA FEDERAL, QUER NA ESTADUAL. VIOLAÇÃO
DOS ARTIGOS 57, II, 65 E 13, III E IV, BEM COMO SEU PARAGRAFO 1, DA
CARTA MAGNA.
REPRESENTAÇÃO QUE SE JULGA PROCEDENTE, PARA SE DECLARAR A
INCONSTITUCIONALIDADE DO PARAGRAFO 3 DO ARTIGO 65 DA LEI
COMPLEMENTAR N. 35/79, INTRODUZIDO PELA LEI COMPLEMENTAR N. 54,
DE 22.12.86.
Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO PARAGRAFO 3 DO ARTIGO 65
DA LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA NACIONAL, INTRODUZIDO PELA LEI
COMPLEMENTAR N. 54/86.
- O PRINCÍPIO DA INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO
(VERFASSUNGSKONFORME AUSLEGUNG) E PRINCÍPIO QUE SE SITUA NO ÂMBITO
DO CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE, E NÃO APENAS SIMPLES REGRA DE
INTERPRETAÇÃO.
A APLICAÇÃO DESSE PRINCÍPIO SOFRE, POREM, RESTRIÇÕES, UMA VEZ QUE,
AO DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DE UMA LEI EM TESE, O S.T.F.
- EM SUA FUNÇÃO DE CORTE CONSTITUCIONAL - ATUA COMO LEGISLADOR
NEGATIVO, MAS NÃO TEM O PODER DE AGIR COMO LEGISL...
Data do Julgamento:09/12/1987
Data da Publicação:DJ 15-04-1988 PP-08397 EMENT VOL-01497-01 PP-00072
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 7.988/85-RS, QUANTO A
OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) PELOS ÓRGÃOS DA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA OU INDIRETA.
PROCEDENCIA, EM PARTE, QUANTO AOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA,
QUE SÓ SE SUJEITAM AO CONTROLE FINANCEIRO PELA INCLUSAO, NO
ORCAMENTO ANUAL, DE DOTAÇÕES GLOBAIS, PARA QUE SE NÃO LHES
PREJUDIQUE A AUTONOMIA NA GESTAO LEGAL DOS RECURSOS.
REPRESENTAÇÃO PROCEDENTE, EM PARTE, DECLARADA INCONSTITUCIONAL A
EXPRESSAO 'OU INDIRETA', DA PARTE FINAL DO ARTIGO 2. DA LEI 7.988,
DE 19/4/1985, DO RIO GRANDE DO SUL.
Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 7.988/85-RS, QUANTO A
OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) PELOS ÓRGÃOS DA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA OU INDIRETA.
PROCEDENCIA, EM PARTE, QUANTO AOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA,
QUE SÓ SE SUJEITAM AO CONTROLE FINANCEIRO PELA INCLUSAO, NO
ORCAMENTO ANUAL, DE DOTAÇÕES GLOBAIS, PARA QUE SE NÃO LHES
PREJUDIQUE A AUTONOMIA NA GESTAO LEGAL DOS RECURSOS.
REPRESENTAÇÃO PROCEDENTE, EM PARTE, DECLARADA INCONSTITUCIONAL A
EXPRESSAO 'OU INDIRETA', DA PARTE FINAL DO ARTIGO 2. DA LEI 7.988,
DE 19/4/1985, DO RIO GRANDE DO SUL.
Data do Julgamento:04/02/1987
Data da Publicação:DJ 10-08-1989 PP-12915 EMENT VOL-01550-01 PP-00059
NÃO VIOLA O DECRETO-LEI N. 857-69 O ACÓRDÃO QUE PLACITOU CONTRATO
COM CLÁUSULA DE PAGAMENTO EM MOEDA ESTRANGEIRA CELEBRADO, DE UM
LADO, POR EMPRESA BRASILEIRA E DE OUTRO, POR SOCIEDADE SEDIADA NO
BRASIL, CONJUNTAMENTE COM SUA CONTROLADORA, ESTA COM SEDE NO
EXTERIOR.
DISSIDIO JURISPRUDENCIAL NÃO CONFIGURADO.
RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS DE QUE NÃO SE CONHECE.
Ementa
NÃO VIOLA O DECRETO-LEI N. 857-69 O ACÓRDÃO QUE PLACITOU CONTRATO
COM CLÁUSULA DE PAGAMENTO EM MOEDA ESTRANGEIRA CELEBRADO, DE UM
LADO, POR EMPRESA BRASILEIRA E DE OUTRO, POR SOCIEDADE SEDIADA NO
BRASIL, CONJUNTAMENTE COM SUA CONTROLADORA, ESTA COM SEDE NO
EXTERIOR.
DISSIDIO JURISPRUDENCIAL NÃO CONFIGURADO.
RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS DE QUE NÃO SE CONHECE.
Data do Julgamento:14/11/1986
Data da Publicação:DJ 19-12-1986 PP-25341 EMENT VOL-01446-01 PP-00606
- TAXA SOBRE SERVIÇOS DE RADIODIFUSAO E DE TELEVISAO (TABELA
'A', ITENS 20 E 21, RESPECTIVAMENTE).
MANIFESTA A INCONSTITUCIONALIDADE DA REFERIDA TAXA ESTADUAL EM FACE
DA ILEGITIMIDADE DE EXERCÍCIO DE PODER TRIBUTÁRIO SOBRE ATIVIDADE
CONCEDIDA OU AUTORIZADA PELA UNIÃO FEDERAL E POR ELA CONTROLADA
E FISCALIZADA, SOB COLOR DE CUSTEAR, INDENIZAR OU REMUNERAR
SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL CUJA MANUTENÇÃO CORRE A CONTA DE IMPOSTOS.
RP JULGADA PROCEDENTE.
Ementa
- TAXA SOBRE SERVIÇOS DE RADIODIFUSAO E DE TELEVISAO (TABELA
'A', ITENS 20 E 21, RESPECTIVAMENTE).
MANIFESTA A INCONSTITUCIONALIDADE DA REFERIDA TAXA ESTADUAL EM FACE
DA ILEGITIMIDADE DE EXERCÍCIO DE PODER TRIBUTÁRIO SOBRE ATIVIDADE
CONCEDIDA OU AUTORIZADA PELA UNIÃO FEDERAL E POR ELA CONTROLADA
E FISCALIZADA, SOB COLOR DE CUSTEAR, INDENIZAR OU REMUNERAR
SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL CUJA MANUTENÇÃO CORRE A CONTA DE IMPOSTOS.
RP JULGADA PROCEDENTE.
Data do Julgamento:17/09/1986
Data da Publicação:DJ 14-11-1986 PP-22148 EMENT VOL-01441-01 PP-00107
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. DECRETO N. 1217,
DE 27.08.1981, DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
E DE ACOLHER-SE A REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO DECRETO
1217/81, DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, SE AFRONTA ELE AS LETRAS
'H' E 'L', DO INC. XVII, DO ART. 8., DA CARTA MAGNA, QUE FIXAM, NA
UNIÃO, A COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR SOBRE PESCA E COMERCIO
INTERESTADUAL, ALÉM DE MALTRATAR O ART. 153, PARAGRAFO 2., TAMBÉM DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AO DETERMINAR, POR DECRETO, EXIGÊNCIA DE
REGISTRO DE EMPRESAS NO INSTITUTO DE PRESERVAÇÃO E CONTROLE
AMBIENTAL DE MATO GROSSO DO SUL (INAMB), SEM LEI QUE DETERMINE TAL
OBRIGAÇÃO.
Ementa
REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. DECRETO N. 1217,
DE 27.08.1981, DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
E DE ACOLHER-SE A REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO DECRETO
1217/81, DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, SE AFRONTA ELE AS LETRAS
'H' E 'L', DO INC. XVII, DO ART. 8., DA CARTA MAGNA, QUE FIXAM, NA
UNIÃO, A COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR SOBRE PESCA E COMERCIO
INTERESTADUAL, ALÉM DE MALTRATAR O ART. 153, PARAGRAFO 2., TAMBÉM DA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AO DETERMINAR, POR DECRETO, EXIGÊNCIA DE
REGISTRO DE EMPRESAS NO INSTITUTO DE PRESERVAÇÃO E CONTROLE
AMBIENTAL DE MATO GROSSO DO SUL (INAMB), SE...
Data do Julgamento:28/08/1986
Data da Publicação:DJ 03-10-1986 PP-18336 EMENT VOL-01435-01 PP-00026
REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL. CORRETAGEM E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE
IMÓVEIS DA 1 REGIÃO. NÃO VIOLA O PAR. 3 DO ART. 153 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A EXIGÊNCIA, PREVISTA EM LEI, PARA QUE SE REGISTREM NOS CONSELHOS REGIONAIS DE IMÓVEIS AS EMPRESAS QUE SE DEDICAM A INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA E VENDA, PERMUTA E LOCAÇÕES DE
IMÓVEIS, TENDO EM VISTA O DISPOSTO NA
LEI 6530, DE 12.05.78, MESMO PARA AQUELAS QUE JÁ VINHAM, ANTES DA LEI, EXERCENDO TAIS ATIVIDADES. A LEI N. 6530-78 E DE ORDEM PÚBLICA E, POIS, DE APLICAÇÃO IMEDIATA, E NÃO HÁ COMO DIZER-SE QUE O REGISTRO FERE O DIREITO AO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE: AS
NORMAS VISAM A FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS CORRETORES DE IMÓVEIS. AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
Ementa
REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL. CORRETAGEM E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE
IMÓVEIS DA 1 REGIÃO. NÃO VIOLA O PAR. 3 DO ART. 153 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A EXIGÊNCIA, PREVISTA EM LEI, PARA QUE SE REGISTREM NOS CONSELHOS REGIONAIS DE IMÓVEIS AS EMPRESAS QUE SE DEDICAM A INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA E VENDA, PERMUTA E LOCAÇÕES DE
IMÓVEIS, TENDO EM VISTA O DISPOSTO NA
LEI 6530, DE 12.05.78, MESMO PARA AQUELAS QUE JÁ VINHAM, ANTES DA LEI, EXERCENDO TAIS ATIVIDADES. A LEI N. 6530-78 E DE ORDEM PÚBLICA E, POIS, DE APLICAÇÃO IMEDIATA, E NÃO HÁ COMO DIZER-SE QUE O REGISTRO FERE O DIREITO...
Data do Julgamento:06/06/1986
Data da Publicação:DJ 08-08-1986 PP-13474 EMENT VOL-01427-02 PP-00345
- PREVIDÊNCIA PRIVADA. DECISÃO MINISTERIAL. VETO REGIMENTAL. INSUBSISTÊNCIA DAS QUESTÕES CONSTITUCIONAIS. NEM O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES, NEM O DA LEGALIDADE, NEM O
DA UNIDADE DA JURISDIÇÃO RESULTAM COMPROMETIDOS PELA DECISÃO ADMINISTRATIVA COMPETENTE EM CONFLITO DE INTERESSES ENTRE SEGURADO E ENTIDADE DA PREVIDENCIA PRIVADA, NÃO AFASTADO O CONTROLE
JURISDICIONAL. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
Ementa
- PREVIDÊNCIA PRIVADA. DECISÃO MINISTERIAL. VETO REGIMENTAL. INSUBSISTÊNCIA DAS QUESTÕES CONSTITUCIONAIS. NEM O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES, NEM O DA LEGALIDADE, NEM O
DA UNIDADE DA JURISDIÇÃO RESULTAM COMPROMETIDOS PELA DECISÃO ADMINISTRATIVA COMPETENTE EM CONFLITO DE INTERESSES ENTRE SEGURADO E ENTIDADE DA PREVIDENCIA PRIVADA, NÃO AFASTADO O CONTROLE
JURISDICIONAL. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
Data do Julgamento:09/05/1986
Data da Publicação:DJ 06-06-1986 PP-09934 EMENT VOL-01422-02 PP-00257
- REPRESENTAÇÃO EM QUE SE ARGUI A INCONSTITUCIONALIDADE
DE REGRAS DA LEI N. 6.452, DE 19.11.84, DO ESTADO DE SANTA CATARINA,
QUE DISPÕE SOBRE O "CONTROLE DE AGROTÓXICOS, PESTICIDAS E OUTROS
BIOCIDAS".
MATÉRIA DA COMPETÊNCIA DA UNIÃO (ART. 8., INC. XVII, LETRA
"C", DA CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA), SEM PREJUIZO DA COMPETÊNCIA
SUPLETIVA DOS ESTADOS (PARAGRAFO ÚNICO DO CITADO ART. 8.).
PROCEDENCIA EM PARTE DA REPRESENTAÇÃO, PARA DECLARAR A
INCONSTITUCIONALIDADE DA PARTE FINAL DO PARAGRAFO ÚNICO, DO ART. 1.,
AO DIZER "E QUE, SE RESULTANTES DE IMPORTAÇÃO, NÃO SEJA PROIBIDO O
SEU USO NO PAIS DE ORIGEM DA SINTESE E/OU IMPORTAÇÃO"; ART. 2. E SEU
PARAGRAFO ÚNICO; ART. 3. E PAR. 1., ART. 7. E PARAGRAFOS 1. E 3.;
PARAGRAFOS 2. E 3. DO ART. 8., ART. 10 E PARAGRAFO ÚNICO; E ANEXOS
I E II, DA LEI SOB APRECIAÇÃO.
Ementa
- REPRESENTAÇÃO EM QUE SE ARGUI A INCONSTITUCIONALIDADE
DE REGRAS DA LEI N. 6.452, DE 19.11.84, DO ESTADO DE SANTA CATARINA,
QUE DISPÕE SOBRE O "CONTROLE DE AGROTÓXICOS, PESTICIDAS E OUTROS
BIOCIDAS".
MATÉRIA DA COMPETÊNCIA DA UNIÃO (ART. 8., INC. XVII, LETRA
"C", DA CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA), SEM PREJUIZO DA COMPETÊNCIA
SUPLETIVA DOS ESTADOS (PARAGRAFO ÚNICO DO CITADO ART. 8.).
PROCEDENCIA EM PARTE DA REPRESENTAÇÃO, PARA DECLARAR A
INCONSTITUCIONALIDADE DA PARTE FINAL DO PARAGRAFO ÚNICO, DO ART. 1.,
AO DIZER "E QUE, SE RESULTANTES DE IMPORTAÇÃO, NÃO SEJA PROIBIDO O
SEU US...
Data do Julgamento:19/03/1986
Data da Publicação:DJ 30-10-1992 PP-19514 EMENT VOL-01682-02 PP-00214 RTJ VOL-00141-03 PP-00776
EMENTA: - AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E DE
DECLARAÇÃO
DE EXTINÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE 'OUTORGAR ESCRITURA', PROMOVIDA POR
EMPRESA
PÚBLICA. SHIS. CONSTITUIÇÃO, ART. 170, § 2º. LICITAÇÃO. A SUJEIÇÃO DE
EMPRESA
PÚBLICA A NORMAS DE DIREITO PÚBLICO, COMO RECONHECIDO NO ACÓRDÃO, NA
ESPÉCIE,
DECORRE DAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE SUA FINALIDADE E DA DESTINAÇÃO
SOCIAL
DE SUAS ATIVIDADES, QUE ASSIM NÃO A IDENTIFICAM COMO MERA EMPRESA
PRIVADA, DE
ÍNDOLE COMERCIAL. ADOTADOS OS PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO, EM SUAS
OPERAÇÕES, E
SUBMETIDAS AO CONTROLE DO TRIBUNAL DE CONTAS COMPETENTE, BEM DE VER E
QUE
A ESPECIALIDADE DE SEUS NEGÓCIOS NÃO AUTORIZA, NO CASO CONCRETO, SEM
AMPLO
REEXAME DOS FATOS E PROVAS, CONCLUIR PELA VULNERAÇÃO DO ART. 170, § 2º
, DA LEI
MAIOR. SEGUNDO A JURISPRUDÊNCIA DO STF, PARA AFASTAR ÓBICE REGIMENTAL
A
ADMISSIBILIDADE DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO, A OFENSA A CONSTITUIÇÃO
DEVE SER
DIRETA E IMEDIATA (RISTF, ART. 325, 'CAPUT'). RECURSO EXTRAORDINÁRIO N
ÃO CONHECIDO.
Ementa
- AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E DE
DECLARAÇÃO
DE EXTINÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE 'OUTORGAR ESCRITURA', PROMOVIDA POR
EMPRESA
PÚBLICA. SHIS. CONSTITUIÇÃO, ART. 170, § 2º. LICITAÇÃO. A SUJEIÇÃO DE
EMPRESA
PÚBLICA A NORMAS DE DIREITO PÚBLICO, COMO RECONHECIDO NO ACÓRDÃO, NA
ESPÉCIE,
DECORRE DAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE SUA FINALIDADE E DA DESTINAÇÃO
SOCIAL
DE SUAS ATIVIDADES, QUE ASSIM NÃO A IDENTIFICAM COMO MERA EMPRESA
PRIVADA, DE
ÍNDOLE COMERCIAL. ADOTADOS OS PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO, EM SUAS
OPERAÇÕES, E
SUBMETIDAS AO CONTROLE DO TRIBUNAL DE CONTAS COMPETENTE, BEM DE VER E
QUE
A ESP...
Data do Julgamento:08/10/1985
Data da Publicação:DJ 27-02-1987 PP-02956 EMENT VOL-01450-02 PP-00335
REPRESENTAÇÃO. CONSELHO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO
DE JANEIRO. EMENDA N. 12, DE 19.11.1980, A CONSTITUIÇÃO DO
REFERIDO ESTADO, QUE EXTINGUIU O MENCIONADO CONSELHO.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART-16, PAR-1. FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E
ORCAMENTARIA DOS MUNICÍPIOS. EXTINTO O CONSELHO DE CONTAS DOS
MUNICÍPIOS, SUAS ATRIBUIÇÕES FORAM COMETIDAS AO TRIBUNAL DE CONTAS
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. FACULTATIVA A CRIAÇÃO DO ÓRGÃO
ESTADUAL, DISTINTO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, PARA AUXILIAR
AS CÂMARAS MUNICIPAIS, NO EXERCÍCIO DO CONTROLE EXTERNO (C.F.,
ART-16 E PAR-1.), HÁ DE COMPREENDER-SE QUE, TAMBÉM, FACULTADA SE
FAZ SUA EXTINÇÃO, PELO ESTADO, QUANDO, POR JUÍZO DE CONVENIENCIA E
NO DESEMPENHO DE SUA COMPETÊNCIA DE ORGANIZAR-SE ENTENDA DE FAZE-LO,
MEDIANTE EMENDA CONSTITUCIONAL, TRANSFERINDO AS DO ÓRGÃO EXTINTO
AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E RESPEITADOS OS DIREITOS E
GARANTIAS DE SEUS MEMBROS. SÃO INSUSCETIVEIS DE EXAME, NO ÂMBITO
DA REPRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS DE FATO RELATIVOS A CONVENIENCIA DE
SE MANTER O CONSELHO EXTINTO. O DECRETO-LEI N. 1805/1980 NÃO
IMPEDE A EXTINÇÃO DE CONSELHO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DE
QUALQUER ESTADO. REPRESENTAÇÃO IMPROCEDENTE.
Ementa
REPRESENTAÇÃO. CONSELHO DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO
DE JANEIRO. EMENDA N. 12, DE 19.11.1980, A CONSTITUIÇÃO DO
REFERIDO ESTADO, QUE EXTINGUIU O MENCIONADO CONSELHO.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART-16, PAR-1. FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E
ORCAMENTARIA DOS MUNICÍPIOS. EXTINTO O CONSELHO DE CONTAS DOS
MUNICÍPIOS, SUAS ATRIBUIÇÕES FORAM COMETIDAS AO TRIBUNAL DE CONTAS
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. FACULTATIVA A CRIAÇÃO DO ÓRGÃO
ESTADUAL, DISTINTO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, PARA AUXILIAR
AS CÂMARAS MUNICIPAIS, NO EXERCÍCIO DO CONTROLE EXTERNO (C.F.,
ART-16 E PAR-1.), HÁ DE COMPREENDER-SE Q...
Data do Julgamento:28/11/1984
Data da Publicação:DJ 10-05-1985 PP-06849 EMENT VOL-01377-01 PP-00011 RTJ VOL-00115-02 PP-00559
VENDA DE AÇÕES E CONTROLE ACIONARIO DE EMPRESA. ALEGAÇÃO DE
JULGAMENTO "EXTRA" OU "ULTRA PETITA".
FALTA DE PREQUESTIONAMENTO DA QUESTÃO RELATIVA AO JULGAMENTO "EXTRA"
OU "ULTRA PETITA" (SUMULAS 282 E 356).
QUANTO A EXCLUSAO DA CO-RE, A MATÉRIA ENVOLVE REEXAME DE PROVA
(SÚMULA 279).
RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Ementa
VENDA DE AÇÕES E CONTROLE ACIONARIO DE EMPRESA. ALEGAÇÃO DE
JULGAMENTO "EXTRA" OU "ULTRA PETITA".
FALTA DE PREQUESTIONAMENTO DA QUESTÃO RELATIVA AO JULGAMENTO "EXTRA"
OU "ULTRA PETITA" (SUMULAS 282 E 356).
QUANTO A EXCLUSAO DA CO-RE, A MATÉRIA ENVOLVE REEXAME DE PROVA
(SÚMULA 279).
RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Data do Julgamento:18/10/1983
Data da Publicação:DJ 10-02-1984 PP-01019 EMENT VOL-01323-03 PP-00482
SERVENTIA EXTRAJUDICIAL NÃO OFICIALIZADA.
NÃO HÁ CONTRARIEDADE A CONSTITUIÇÃO NEM A LEI FEDERAL NAS
DETERMINAÇÕES DO CORREGEDOR DE JUSTIÇA SOBRE O CONTROLE DO
CUMPRIMENTO DA LEI NAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS NÃO-OFICIALIZADAS.
ENTENDE-SE LOCAL A LEGISLAÇÃO DO CONGRESSO SOBRE A ORGANIZAÇÃO
JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL, RAZÃO POR QUE SEU EXAME NÃO TEM
LUGAR NA INSTÂNCIA EXTRAORDINÁRIA (SÚMULA 280).
RECURSO NÃO CONHECIDO.
Ementa
SERVENTIA EXTRAJUDICIAL NÃO OFICIALIZADA.
NÃO HÁ CONTRARIEDADE A CONSTITUIÇÃO NEM A LEI FEDERAL NAS
DETERMINAÇÕES DO CORREGEDOR DE JUSTIÇA SOBRE O CONTROLE DO
CUMPRIMENTO DA LEI NAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS NÃO-OFICIALIZADAS.
ENTENDE-SE LOCAL A LEGISLAÇÃO DO CONGRESSO SOBRE A ORGANIZAÇÃO
JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL, RAZÃO POR QUE SEU EXAME NÃO TEM
LUGAR NA INSTÂNCIA EXTRAORDINÁRIA (SÚMULA 280).
RECURSO NÃO CONHECIDO.
Data do Julgamento:14/10/1983
Data da Publicação:DJ 11-11-1983 PP-17542 EMENT VOL-01316-04 PP-00650 RTJ VOL-00108-02 PP-00685
LEGITIMAÇÃO ATIVA. NA ESPÉCIE, O PRIMEIRO IMPETRANTE COMPROVA A
RELAÇÃO EMPREGATICIA COM A PETROBRAS E QUE BUSCA RESGUARDAR DIREITO
RELATIVO AO SEU SALARIO. EVIDENTE Á A SUA LEGITIMIDADE ATIVA. EM
RELAÇÃO AS ENTIDADES - SINDICATOS, FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES
PROCEDE A ARGÜIÇÃO DE QUE NÃO GUARDAM LEGITIMIDADE PARA REQUERER
MANDADO DE SEGURANÇA, EM DEFESA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS DE SEUS
ASSOCIADOS. A REPRESENTAÇÃO ESPECIAL DOS SINDICATOS FICA RESTRITA AO
ÂMBITO DA JURISDIÇÃO TRABALHISTA. INTELIGENCIA DOS ARTS. 513, LETRA
A, 719, PAR-1. E 872, PARAGRAFO ÚNICO, DA C.L.T., E DO PAR-2., DO
ART-3., DA LEI N. 6.708/79. E OPORTUNO ACENTUAR QUE AS ENTIDADES DE
CLASSE NÃO DEFENDEM, AO LADO DO INTERESSE INDIVIDUAL DOS SEUS
ASSOCIADOS, UM DIREITO PRÓPRIO, A JUSTIFICAR A SUA LEGITIMIDADE
ATIVA. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. MATÉRIA OBJETO DE
PROPOSTA PERANTE O INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS, A REVELAR O
ELEVADO ALCANCE JURÍDICO E SOCIAL.
MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA LEI EM TESE. "IN CASU", O DECRETO-LEI
N.2.012/83, DISPÕE SOBRE SITUAÇÕES GERAIS E IMPESSOAIS, A ENVOLVER
CASOS ABSTRATAMENTE PREVISTOS. PORTANTO, CONSTITUI ATO FORMAL E
MATERIALMENTE LEGISLATIVO. A LEI, POR TER VIGENCIA IMEDIATA NÃO
PERDE O SEU CARÁTER PRÓPRIO, DE INSTRUMENTO NORMATIVO,
TRANSFORMANDO-SE EM ATO ADMINISTRATIVO, SUSCETIVEL DE CONTROLE
JUDICIAL ATRAVÉS DO MANDADO DE SEGURANÇA. INIDONEO E O MANDADO DE
SEGURANÇA PARA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI EM TESE.
APLICAÇÃO DA SÚMULA 266. INEXISTÊNCIA DE LESÃO IRREPARAVEL AO
DIREITO ALEGADO PELOS IMPETRANTES. NÃO CONHECIMENTO DO "WRIT".
Ementa
LEGITIMAÇÃO ATIVA. NA ESPÉCIE, O PRIMEIRO IMPETRANTE COMPROVA A
RELAÇÃO EMPREGATICIA COM A PETROBRAS E QUE BUSCA RESGUARDAR DIREITO
RELATIVO AO SEU SALARIO. EVIDENTE Á A SUA LEGITIMIDADE ATIVA. EM
RELAÇÃO AS ENTIDADES - SINDICATOS, FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES
PROCEDE A ARGÜIÇÃO DE QUE NÃO GUARDAM LEGITIMIDADE PARA REQUERER
MANDADO DE SEGURANÇA, EM DEFESA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS DE SEUS
ASSOCIADOS. A REPRESENTAÇÃO ESPECIAL DOS SINDICATOS FICA RESTRITA AO
ÂMBITO DA JURISDIÇÃO TRABALHISTA. INTELIGENCIA DOS ARTS. 513, LETRA
A, 719, PAR-1. E 872, PARAGRAFO ÚNICO, DA C.L.T., E DO PAR-2., DO
ART-3.,...
Data do Julgamento:11/05/1983
Data da Publicação:DJ 11-11-1983 PP-17536 EMENT VOL-01316-01 PP-00115 RTJ VOL-00108-01 PP-00081
CONTROLE JUDICIAL. SUA INAFASTABILIDADE.
LEI ESTADUAL QUE ATRIBUI AO PEDIDO DE PARCELAMENTO DE CRÉDITO FISCAL
O EFEITO DE CONFISSAO IRRETRATAVEL E DE RENUNCIA A QUALQUER DEFESA
OU RECURSO ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL, BEM COMO DESISTENCIA DOS JA
INTERPOSTOS. INCONSTITUCIONALIDADE DESSE DISPOSITIVO RELATIVAMENTE A
EXPRESSAO "OU JUDICIAL", POR OFENSIVA AO ART-153, PAR-4., DA CF.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO.
Ementa
CONTROLE JUDICIAL. SUA INAFASTABILIDADE.
LEI ESTADUAL QUE ATRIBUI AO PEDIDO DE PARCELAMENTO DE CRÉDITO FISCAL
O EFEITO DE CONFISSAO IRRETRATAVEL E DE RENUNCIA A QUALQUER DEFESA
OU RECURSO ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL, BEM COMO DESISTENCIA DOS JA
INTERPOSTOS. INCONSTITUCIONALIDADE DESSE DISPOSITIVO RELATIVAMENTE A
EXPRESSAO "OU JUDICIAL", POR OFENSIVA AO ART-153, PAR-4., DA CF.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO.
Data do Julgamento:10/11/1982
Data da Publicação:DJ 04-03-1983 PP-01937 EMENT VOL-01285-01 PP-00217 RTJ VOL-00105-02 PP-00678
-Reclamação trabalhista. RFFSA. Retificação de enquadramento. Não se cuida de hipótese de equiparação salarial, vedada, a teor do art. 461, § 2º, da CLT, nem de ofensa ao art. 85, I, da Constituição, quando a retificação do enquadramento de servidor
da
RFFSA se dá, tendo em conta as atribuições da carreira exercida pelo reclamante, à vista das Instruções baixadas pela empresa, para a aplicação do enquadramento. Se a decisão judicial trabalhista, apreciando os fatos e as provas relativas à vida
funcional do empregado, conclui que a nova situação, que lhe foi dada pela Rede Ferroviária Federal S.A.., na aplicação do enquadramento, está em desconformidade com a disciplina baixada pela empresa, não cabe ver julgamento com ofensa aos arts. 85, I,
e 153, § 2º, da Constituição. Quanto ao primeiro, porque não nega a decisão trabalhista a existência do Quadro e a competência ministerial para aprová-lo, nem o contradita na sua definição, objetivamente, traçada, de acordo com as conveniências da
organização da empresa. Apenas, o que se dá, aí, é controle judicial da aplicação do Plano, como definido, referentemente aos empregados e ao "status" funcional por eles detido. Também não há, em hipótese tal, decisão trabalhista, com base em simples
isonomia, sem amparo em norma regulamentar; ao contrário, examina a decisão trabalhista a pretensão do empregado, em face das normas editadas pela empresa para a implantação do enquadramento. Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
-Reclamação trabalhista. RFFSA. Retificação de enquadramento. Não se cuida de hipótese de equiparação salarial, vedada, a teor do art. 461, § 2º, da CLT, nem de ofensa ao art. 85, I, da Constituição, quando a retificação do enquadramento de servidor
da
RFFSA se dá, tendo em conta as atribuições da carreira exercida pelo reclamante, à vista das Instruções baixadas pela empresa, para a aplicação do enquadramento. Se a decisão judicial trabalhista, apreciando os fatos e as provas relativas à vida
funcional do empregado, conclui que a nova situação, que lhe foi dada pela Rede Ferroviária Federal...
Data do Julgamento:21/09/1982
Data da Publicação:DJ 23-09-1983 PP-14500 EMENT VOL-01309-02 PP-00503 RTJ VOL-00109-03 PP-01111
Sociedade de economia mista (conceito) - "Sociedade de economia mista. Com ela não se confunde a sociedade sob o controle acionário do Poder Público. É a situação especial que o Estado se assegura, através da lei criadora da pessoa jurídica, que a
caracteriza como sociedade de economia mista. "Precedentes do STF. Recurso extraordinário conhecido e provido.
Ementa
Sociedade de economia mista (conceito) - "Sociedade de economia mista. Com ela não se confunde a sociedade sob o controle acionário do Poder Público. É a situação especial que o Estado se assegura, através da lei criadora da pessoa jurídica, que a
caracteriza como sociedade de economia mista. "Precedentes do STF. Recurso extraordinário conhecido e provido.
Data do Julgamento:02/03/1982
Data da Publicação:DJ 02-04-1982 PP-02887 EMENT VOL-01248-03 PP-00912