EMENTA: HABEAS CORPUS. CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL (LEI 8.137/1991,
ART. 1º). ORDEM CONCEDIDA, PARA TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL, DADA A
AUSÊNCIA DE JUSTA CAUSA. NÃO-EXAURIMENTO DA INSTÂNCIA
ADMINISTRATIVA.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ALEGADA OMISSÃO DO ACÓRDÃO
QUANTO À DESCONSTITUIÇÃO DE HIPOTECA LEGAL.
INEXISTÊNCIA.
Inexistente a omissão apontada pelo embargante, pois
a ordem de habeas corpus foi conhecida nos termos da impetração.
O
habeas corpus não é o instrumento adequado para controle da validade
de constrição a direitos patrimoniais e bens que não versem sobre a
liberdade de locomoção (art. 5º, LXVIII).
Embargos de declaração
rejeitados.
Ementa
HABEAS CORPUS. CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL (LEI 8.137/1991,
ART. 1º). ORDEM CONCEDIDA, PARA TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL, DADA A
AUSÊNCIA DE JUSTA CAUSA. NÃO-EXAURIMENTO DA INSTÂNCIA
ADMINISTRATIVA.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ALEGADA OMISSÃO DO ACÓRDÃO
QUANTO À DESCONSTITUIÇÃO DE HIPOTECA LEGAL.
INEXISTÊNCIA.
Inexistente a omissão apontada pelo embargante, pois
a ordem de habeas corpus foi conhecida nos termos da impetração.
O
habeas corpus não é o instrumento adequado para controle da validade
de constrição a direitos patrimoniais e bens que não versem sobre a
liberdade de locomoção (art. 5º, LXVI...
Data do Julgamento:11/04/2006
Data da Publicação:DJ 23-06-2006 PP-00052 EMENT VOL-02238-01 PP-00119
E M E N T A: CRIME HEDIONDO OU DELITO A ESTE EQUIPARADO - IMPOSIÇÃO
DE REGIME INTEGRALMENTE FECHADO - INCONSTITUCIONALIDADE DO § 1º DO
ART. 2º DA LEI Nº 8.072/90 - PROGRESSÃO DE REGIME - ADMISSIBILIDADE
- EXIGÊNCIA, CONTUDO, DE PRÉVIO CONTROLE DOS DEMAIS REQUISITOS,
OBJETIVOS E SUBJETIVOS, A SER EXERCIDO PELO JUÍZO DA EXECUÇÃO (LEP,
ART. 66, III, "B"), EXCLUÍDA, DESSE MODO, EM REGRA, NA LINHA DA
JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE (RTJ 119/668 - RTJ 125/578 - RTJ 158/866
- RT 721/550), A POSSIBILIDADE DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
EXAMINANDO PRESSUPOSTOS DE ÍNDOLE SUBJETIVA NA VIA SUMARÍSSIMA DO
"HABEAS CORPUS", DETERMINAR O INGRESSO IMEDIATO DO SENTENCIADO EM
REGIME PENAL MENOS GRAVOSO - RECONHECIMENTO, AINDA, DA POSSIBILIDADE
DE O JUIZ DA EXECUÇÃO ORDENAR, MEDIANTE DECISÃO FUNDAMENTADA, A
REALIZAÇÃO DE EXAME CRIMINOLÓGICO - IMPORTÂNCIA DO MENCIONADO EXAME
NA AFERIÇÃO DA PERSONALIDADE E DO GRAU DE PERICULOSIDADE DO
SENTENCIADO (RT 613/278) - EDIÇÃO DA LEI Nº 10.792/2003, QUE DEU
NOVA REDAÇÃO AO ART. 112 DA LEP - DIPLOMA LEGISLATIVO QUE, EMBORA
OMITINDO QUALQUER REFERÊNCIA AO EXAME CRIMINOLÓGICO, NÃO LHE VEDA A
REALIZAÇÃO, SEMPRE QUE JULGADA NECESSÁRIA PELO MAGISTRADO COMPETENTE
- CONSEQÜENTE LEGITIMIDADE JURÍDICA DA ADOÇÃO, PELO PODER
JUDICIÁRIO, DO EXAME CRIMINOLÓGICO (RT 832/676 - RT 836/535 - RT
837/568) - PRECEDENTES - "HABEAS CORPUS" DEFERIDO, EM PARTE
Ementa
E M E N T A: CRIME HEDIONDO OU DELITO A ESTE EQUIPARADO - IMPOSIÇÃO
DE REGIME INTEGRALMENTE FECHADO - INCONSTITUCIONALIDADE DO § 1º DO
ART. 2º DA LEI Nº 8.072/90 - PROGRESSÃO DE REGIME - ADMISSIBILIDADE
- EXIGÊNCIA, CONTUDO, DE PRÉVIO CONTROLE DOS DEMAIS REQUISITOS,
OBJETIVOS E SUBJETIVOS, A SER EXERCIDO PELO JUÍZO DA EXECUÇÃO (LEP,
ART. 66, III, "B"), EXCLUÍDA, DESSE MODO, EM REGRA, NA LINHA DA
JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE (RTJ 119/668 - RTJ 125/578 - RTJ 158/866
- RT 721/550), A POSSIBILIDADE DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
EXAMINANDO PRESSUPOSTOS DE ÍNDOLE SUBJETIVA NA VIA SUMARÍSSIMA DO
"HAB...
Data do Julgamento:04/04/2006
Data da Publicação:DJ 28-04-2006 PP-00047 EMENT VOL-02230-03 PP-00488 RTJ VOL-00205-03 PP-01226 RMP n. 37, 2010, p. 237-241
E M E N T A: CRIME HEDIONDO OU DELITO A ESTE EQUIPARADO - IMPOSIÇÃO
DE REGIME INTEGRALMENTE FECHADO - INCONSTITUCIONALIDADE DO § 1º DO
ART. 2º DA LEI Nº 8.072/90 - PROGRESSÃO DE REGIME - ADMISSIBILIDADE
- EXIGÊNCIA, CONTUDO, DE PRÉVIO CONTROLE DOS DEMAIS REQUISITOS,
OBJETIVOS E SUBJETIVOS, A SER EXERCIDO PELO JUÍZO DA EXECUÇÃO (LEP,
ART. 66, III, "B"), EXCLUÍDA, DESSE MODO, EM REGRA, NA LINHA DA
JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE (RTJ 119/668 - RTJ 125/578 - RTJ 158/866
- RT 721/550), A POSSIBILIDADE DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
EXAMINANDO PRESSUPOSTOS DE ÍNDOLE SUBJETIVA NA VIA SUMARÍSSIMA DO
"HABEAS CORPUS", DETERMINAR O INGRESSO IMEDIATO DO SENTENCIADO EM
REGIME PENAL MENOS GRAVOSO - RECONHECIMENTO, AINDA, DA POSSIBILIDADE
DE O JUIZ DA EXECUÇÃO ORDENAR, MEDIANTE DECISÃO FUNDAMENTADA, A
REALIZAÇÃO DE EXAME CRIMINOLÓGICO - IMPORTÂNCIA DO MENCIONADO EXAME
NA AFERIÇÃO DA PERSONALIDADE E DO GRAU DE PERICULOSIDADE DO
SENTENCIADO (RT 613/278) - EDIÇÃO DA LEI Nº 10.792/2003, QUE DEU
NOVA REDAÇÃO AO ART. 112 DA LEP - DIPLOMA LEGISLATIVO QUE, EMBORA
OMITINDO QUALQUER REFERÊNCIA AO EXAME CRIMINOLÓGICO, NÃO LHE VEDA A
REALIZAÇÃO, SEMPRE QUE JULGADA NECESSÁRIA PELO MAGISTRADO COMPETENTE
- CONSEQÜENTE LEGITIMIDADE JURÍDICA DA ADOÇÃO, PELO PODER
JUDICIÁRIO, DO EXAME CRIMINOLÓGICO (RT 832/676 - RT 836/535 - RT
837/568) - PRECEDENTES - "HABEAS CORPUS" DEFERIDO, EM PARTE
Ementa
E M E N T A: CRIME HEDIONDO OU DELITO A ESTE EQUIPARADO - IMPOSIÇÃO
DE REGIME INTEGRALMENTE FECHADO - INCONSTITUCIONALIDADE DO § 1º DO
ART. 2º DA LEI Nº 8.072/90 - PROGRESSÃO DE REGIME - ADMISSIBILIDADE
- EXIGÊNCIA, CONTUDO, DE PRÉVIO CONTROLE DOS DEMAIS REQUISITOS,
OBJETIVOS E SUBJETIVOS, A SER EXERCIDO PELO JUÍZO DA EXECUÇÃO (LEP,
ART. 66, III, "B"), EXCLUÍDA, DESSE MODO, EM REGRA, NA LINHA DA
JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE (RTJ 119/668 - RTJ 125/578 - RTJ 158/866
- RT 721/550), A POSSIBILIDADE DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,
EXAMINANDO PRESSUPOSTOS DE ÍNDOLE SUBJETIVA NA VIA SUMARÍSSIMA DO
"HAB...
Data do Julgamento:04/04/2006
Data da Publicação:DJ 09-06-2006 PP-00039 EMENT VOL-02236-02 PP-00265
EMENTA: Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental - TCFA -
instituída pela L. 6.938/81, na redação dada pela L. 10.165/00:
constitucionalidade da exação conforme entendimento do Supremo
Tribunal (cf. RE 416.601, 10.8.2005, Carlos Velloso, Inf./STF 396).
A não publicação do acórdão do precedente não impede a emissão de
juízo negativo de admissibilidade do recurso extraordinário, sendo
necessário, apenas, que a tese dos recorrentes esteja em confronto
com a jurisprudência predominante no Tribunal (C.Pr.Civil, art. 557,
caput; RISTF, art. 21, § 1º): precedents ( AgRRE 227.221, Celso de
Mello, DJ 19.05.2000; AgRRE 248.880, Ellen Gracie, DJ 18.05.2001)
Ementa
Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental - TCFA -
instituída pela L. 6.938/81, na redação dada pela L. 10.165/00:
constitucionalidade da exação conforme entendimento do Supremo
Tribunal (cf. RE 416.601, 10.8.2005, Carlos Velloso, Inf./STF 396).
A não publicação do acórdão do precedente não impede a emissão de
juízo negativo de admissibilidade do recurso extraordinário, sendo
necessário, apenas, que a tese dos recorrentes esteja em confronto
com a jurisprudência predominante no Tribunal (C.Pr.Civil, art. 557,
caput; RISTF, art. 21, § 1º): precedents ( AgRRE 227.221, Celso de
Mello, DJ 19.05....
Data do Julgamento:28/03/2006
Data da Publicação:DJ 28-04-2006 PP-00021 EMENT VOL-02230-06 PP-01025
AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TAXA DE CONTROLE E
FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL - TCFA. IBAMA.
1. O Plenário desta Casa, ao
julgar o RE 416.601, reconheceu a constitucionalidade da TCFA,
instituída pela Lei 10.165/00, que deu nova redação a artigos da
Lei 6.938/81.
2. Agravo regimental improvido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TAXA DE CONTROLE E
FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL - TCFA. IBAMA.
1. O Plenário desta Casa, ao
julgar o RE 416.601, reconheceu a constitucionalidade da TCFA,
instituída pela Lei 10.165/00, que deu nova redação a artigos da
Lei 6.938/81.
2. Agravo regimental improvido.
Data do Julgamento:21/03/2006
Data da Publicação:DJ 20-04-2006 PP-00032 EMENT VOL-02229-05 PP-00834
EMENTAS: 1. RECURSO. Embargos de declaração. Caráter infringente.
Inadmissibilidade. Acórdão embargado que manteve decisão denegatória
de agravo de instrumento por inaplicação da regra do art. 188 do
CPC ao processo objetivo de controle abstrato de normas. Omissão,
contradição ou obscuridade. Inexistência. Embargos de declaração
rejeitados. Não se admitem embargos de declaração de decisão em que
não há omissão, contradição nem obscuridade.
2. RECURSO.
Embargos de declaração. Multa aplicada em agravo regimental em 5%
(cinco por cento) sobre o valor corrigido da causa. Valor
inestimável. Multa alterada para o valor fixo de R$ 1.000,00 (hum
mil reais). Embargos acolhidos para esse fim. A multa prevista no
art. 18 do CPC deve ser fixada em valor apto a cumprir a função
dissuasória.
Ementa
EMENTAS: 1. RECURSO. Embargos de declaração. Caráter infringente.
Inadmissibilidade. Acórdão embargado que manteve decisão denegatória
de agravo de instrumento por inaplicação da regra do art. 188 do
CPC ao processo objetivo de controle abstrato de normas. Omissão,
contradição ou obscuridade. Inexistência. Embargos de declaração
rejeitados. Não se admitem embargos de declaração de decisão em que
não há omissão, contradição nem obscuridade.
2. RECURSO.
Embargos de declaração. Multa aplicada em agravo regimental em 5%
(cinco por cento) sobre o valor corrigido da causa. Valor
inestimável. M...
Data do Julgamento:14/03/2006
Data da Publicação:DJ 05-05-2006 PP-00016 EMENT VOL-02231-06 PP-01100
E M E N T A: RECURSO EXTRAORDINÁRIO INTERPOSTO PELO MUNICÍPIO DO
RIO DE JANEIRO/RJ - PLEITO RECURSAL QUE BUSCA A APLICAÇÃO, NO CASO,
DA TÉCNICA DA MODULAÇÃO DOS EFEITOS TEMPORAIS DA DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE - IMPOSSIBILIDADE, PELO FATO DE O SUPREMO
TRIBUNAL FEDERAL NÃO HAVER PROFERIDO DECISÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE PERTINENTE AO ATO ESTATAL QUESTIONADO -
JULGAMENTO DA SUPREMA CORTE QUE SE LIMITOU A FORMULAR, NA ESPÉCIE,
MERO JUÍZO NEGATIVO DE RECEPÇÃO - NÃO-RECEPÇÃO E
INCONSTITUCIONALIDADE: NOÇÕES CONCEITUAIS QUE NÃO SE CONFUNDEM -
RECURSO IMPROVIDO.
1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O VALOR DO ATO
INCONSTITUCIONAL - OS DIVERSOS GRAUS DE INVALIDADE DO ATO EM
CONFLITO COM A CONSTITUIÇÃO: ATO INEXISTENTE? ATO NULO? ATO ANULÁVEL
(COM EFICÁCIA "EX TUNC" OU COM EFICÁCIA "EX NUNC")? - FORMULAÇÕES
TEÓRICAS - O "STATUS QUAESTIONIS" NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO
TRIBUNAL FEDERAL.
2. MODULAÇÃO TEMPORAL DOS EFEITOS DA DECISÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE: TÉCNICA INAPLICÁVEL QUANDO SE TRATAR DE
JUÍZO NEGATIVO DE RECEPÇÃO DE ATOS PRÉ-CONSTITUCIONAIS.
- A
declaração de inconstitucionalidade reveste-se, ordinariamente, de
eficácia "ex tunc" (RTJ 146/461-462 - RTJ 164/506-509), retroagindo
ao momento em que editado o ato estatal reconhecido
inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
- O Supremo
Tribunal Federal tem reconhecido, excepcionalmente, a possibilidade
de proceder à modulação ou limitação temporal dos efeitos da
declaração de inconstitucionalidade, mesmo quando proferida, por
esta Corte, em sede de controle difuso. Precedente: RE 197.917/SP,
Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA (Pleno).
- Revela-se inaplicável, no
entanto, a teoria da limitação temporal dos efeitos, se e quando o
Supremo Tribunal Federal, ao julgar determinada causa, nesta
formular juízo negativo de recepção, por entender que certa lei
pré-constitucional mostra-se materialmente incompatível com normas
constitucionais a ela supervenientes.
- A não-recepção de ato
estatal pré-constitucional, por não implicar a declaração de sua
inconstitucionalidade - mas o reconhecimento de sua pura e simples
revogação (RTJ 143/355 - RTJ 145/339) -, descaracteriza um dos
pressupostos indispensáveis à utilização da técnica da modulação
temporal, que supõe, para incidir, dentre outros elementos, a
necessária existência de um juízo de inconstitucionalidade.
-
Inaplicabilidade, ao caso em exame, da técnica da modulação dos
efeitos, por tratar-se de diploma legislativo, que, editado em 1984,
não foi recepcionado, no ponto concernente à norma questionada,
pelo vigente ordenamento constitucional.
Ementa
E M E N T A: RECURSO EXTRAORDINÁRIO INTERPOSTO PELO MUNICÍPIO DO
RIO DE JANEIRO/RJ - PLEITO RECURSAL QUE BUSCA A APLICAÇÃO, NO CASO,
DA TÉCNICA DA MODULAÇÃO DOS EFEITOS TEMPORAIS DA DECLARAÇÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE - IMPOSSIBILIDADE, PELO FATO DE O SUPREMO
TRIBUNAL FEDERAL NÃO HAVER PROFERIDO DECISÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE PERTINENTE AO ATO ESTATAL QUESTIONADO -
JULGAMENTO DA SUPREMA CORTE QUE SE LIMITOU A FORMULAR, NA ESPÉCIE,
MERO JUÍZO NEGATIVO DE RECEPÇÃO - NÃO-RECEPÇÃO E
INCONSTITUCIONALIDADE: NOÇÕES CONCEITUAIS QUE NÃO SE CONFUNDEM -
RECURSO IMPROVIDO.
1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O...
Data do Julgamento:07/03/2006
Data da Publicação:DJ 25-08-2006 PP-00065 EMENT VOL-02244-04 PP-00809 RDDP n. 44, 2006, p. 159-164
E M E N T A: IPTU - PROGRESSIVIDADE - RECURSO EXTRAORDINÁRIO
INTERPOSTO PELO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO/RJ - PLEITO RECURSAL QUE
BUSCA A APLICAÇÃO, NO CASO, DA TÉCNICA DA MODULAÇÃO DOS EFEITOS
TEMPORAIS DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPOSSIBILIDADE,
PELO FATO DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NÃO HAVER PROFERIDO DECISÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE PERTINENTE AO ATO ESTATAL QUESTIONADO -
JULGAMENTO DA SUPREMA CORTE QUE SE LIMITOU A FORMULAR, NA ESPÉCIE,
MERO JUÍZO NEGATIVO DE RECEPÇÃO - NÃO-RECEPÇÃO E
INCONSTITUCIONALIDADE: NOÇÕES CONCEITUAIS QUE NÃO SE CONFUNDEM -
RECURSO IMPROVIDO.
1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O VALOR DO ATO
INCONSTITUCIONAL - OS DIVERSOS GRAUS DE INVALIDADE DO ATO EM
CONFLITO COM A CONSTITUIÇÃO: ATO INEXISTENTE? ATO NULO? ATO ANULÁVEL
(COM EFICÁCIA "EX TUNC" OU COM EFICÁCIA "EX NUNC")? - FORMULAÇÕES
TEÓRICAS - O "STATUS QUAESTIONIS" NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO
TRIBUNAL FEDERAL.
2. MODULAÇÃO TEMPORAL DOS EFEITOS DA DECISÃO DE
INCONSTITUCIONALIDADE: TÉCNICA INAPLICÁVEL QUANDO SE TRATAR DE
JUÍZO NEGATIVO DE RECEPÇÃO DE ATOS PRÉ-CONSTITUCIONAIS.
- A
declaração de inconstitucionalidade reveste-se, ordinariamente, de
eficácia "ex tunc" (RTJ 146/461-462 - RTJ 164/506-509), retroagindo
ao momento em que editado o ato estatal reconhecido
inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
- O Supremo
Tribunal Federal tem reconhecido, excepcionalmente, a possibilidade
de proceder à modulação ou limitação temporal dos efeitos da
declaração de inconstitucionalidade, mesmo quando proferida, por
esta Corte, em sede de controle difuso. Precedente: RE 197.917/SP,
Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA (Pleno).
- Revela-se inaplicável, no
entanto, a teoria da limitação temporal dos efeitos, se e quando o
Supremo Tribunal Federal, ao julgar determinada causa, nesta
formular juízo negativo de recepção, por entender que certa lei
pré-constitucional mostra-se materialmente incompatível com normas
constitucionais a ela supervenientes.
- A não-recepção de ato
estatal pré-constitucional, por não implicar a declaração de sua
inconstitucionalidade - mas o reconhecimento de sua pura e simples
revogação (RTJ 143/355 - RTJ 145/339) -, descaracteriza um dos
pressupostos indispensáveis à utilização da técnica da modulação
temporal, que supõe, para incidir, dentre outros elementos, a
necessária existência de um juízo de inconstitucionalidade.
-
Inaplicabilidade, ao caso em exame, da técnica da modulação dos
efeitos, por tratar-se de diploma legislativo, que, editado em 1984,
não foi recepcionado, no ponto concernente à norma questionada,
pelo vigente ordenamento constitucional.
Ementa
E M E N T A: IPTU - PROGRESSIVIDADE - RECURSO EXTRAORDINÁRIO
INTERPOSTO PELO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO/RJ - PLEITO RECURSAL QUE
BUSCA A APLICAÇÃO, NO CASO, DA TÉCNICA DA MODULAÇÃO DOS EFEITOS
TEMPORAIS DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPOSSIBILIDADE,
PELO FATO DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NÃO HAVER PROFERIDO DECISÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE PERTINENTE AO ATO ESTATAL QUESTIONADO -
JULGAMENTO DA SUPREMA CORTE QUE SE LIMITOU A FORMULAR, NA ESPÉCIE,
MERO JUÍZO NEGATIVO DE RECEPÇÃO - NÃO-RECEPÇÃO E
INCONSTITUCIONALIDADE: NOÇÕES CONCEITUAIS QUE NÃO SE CONFUNDEM -
RECURSO IMPROVIDO.
1....
Data do Julgamento:21/02/2006
Data da Publicação:DJ 13-10-2006 PP-00059 EMENT VOL-02251-03 PP-00658
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. SERVIDOR
PÚBLICO. MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). ISONOMIA ENTRE
CARGOS. AUSÊNCIA DE LEI QUE A ASSEGURE EXPRESSAMENTE. IMPOSSILIDADE.
§ 1O DO ART. 39 DA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA (REDAÇÃO ANTERIOR Á EC
19/98). PRECEITO DIRIGIDO AO LEGISLADOR. SÚMULA 339 DO STF.
O
Supremo Tribunal Federal firmou a orientação de que, inexistindo
lei que assegure expressamente a isonomia de vencimentos entre
determinados cargos, não cabe ao Judiciário concedê-la, pois o ato
desborda de sua competência funcional. Súmula 339 do STF.
"O § 1º
do artigo 39 da Carta Magna é preceito dirigido ao legislador, a
quem compete concretizar o princípio da isonomia, considerando
especificamente os casos de atribuições iguais ou assemelhadas, não
cabendo ao Poder Judiciário substituir-se ao legislador. Contra lei
que viola o princípio da isonomia é cabível, no âmbito do controle
concentrado, ação direta de inconstitucionalidade por omissão, que,
se procedente, dará margem a que dessa declaração seja dada ciência
ao Poder Legislativo para que aplique, por lei, o referido princípio
constitucional." (RE 173.252, Relator Ministro Moreira
Alves).
Precedentes específicos: RE 192.384-AgR, AI 273.561-AgR, RE
241.578-AgR, RE 207.258-AgR, RE 342.802-AgR, RE 205.855, e RE
173.252.
Agravo Regimental desprovido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. SERVIDOR
PÚBLICO. MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). ISONOMIA ENTRE
CARGOS. AUSÊNCIA DE LEI QUE A ASSEGURE EXPRESSAMENTE. IMPOSSILIDADE.
§ 1O DO ART. 39 DA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA (REDAÇÃO ANTERIOR Á EC
19/98). PRECEITO DIRIGIDO AO LEGISLADOR. SÚMULA 339 DO STF.
O
Supremo Tribunal Federal firmou a orientação de que, inexistindo
lei que assegure expressamente a isonomia de vencimentos entre
determinados cargos, não cabe ao Judiciário concedê-la, pois o ato
desborda de sua competência funcional. Súmula 339 do STF.
"O § 1º
do artigo 39 da Car...
Data do Julgamento:21/02/2006
Data da Publicação:DJ 23-06-2006 PP-00047 EMENT VOL-02238-02 PP-00336
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI N. 7.737/2004, DO
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. GARANTIA DE MEIA ENTRADA AOS DOADORES
REGULARES DE SANGUE. ACESSO A LOCAIS PÚBLICOS DE CULTURA ESPORTE E
LAZER. COMPETÊNCIA CONCORRENTE ENTRE A UNIÃO, ESTADOS-MEMBROS E O
DISTRITO FEDERAL PARA LEGISLAR SOBRE DIREITO ECONÔMICO. CONTROLE DAS
DOAÇÕES DE SANGUE E COMPROVANTE DA REGULARIDADE. SECRETARIA DE
ESTADO DA SAÚDE. CONSTITUCIONALIDADE. LIVRE INICIATIVA E ORDEM
ECONÔMICA. MERCADO. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. ARTIGOS 1º,
3º, 170 E 199, § 4º DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.
1. É certo que a
ordem econômica na Constituição de 1.988 define opção por um sistema
no qual joga um papel primordial a livre iniciativa. Essa
circunstância não legitima, no entanto, a assertiva de que o Estado
só intervirá na economia em situações excepcionais. Muito ao
contrário.
2. Mais do que simples instrumento de governo, a nossa
Constituição enuncia diretrizes, programas e fins a serem realizados
pelo Estado e pela sociedade. Postula um plano de ação global
normativo para o Estado e para a sociedade, informado pelos
preceitos veiculados pelos seus artigos 1º, 3º e 170.
3. A livre
iniciativa é expressão de liberdade titulada não apenas pela
empresa, mas também pelo trabalho. Por isso a Constituição, ao
contemplá-la, cogita também da "iniciativa do Estado"; não a
privilegia, portanto, como bem pertinente apenas à empresa.
4. A
Constituição do Brasil em seu artigo 199, § 4º, veda todo tipo de
comercialização de sangue, entretanto estabelece que a lei
infraconstitucional disporá sobre as condições e requisitos que
facilitem a coleta de sangue.
5. O ato normativo estadual não
determina recompensa financeira à doação ou estimula a
comercialização de sangue.
6. Na composição entre o princípio da
livre iniciativa e o direito à vida há de ser preservado o interesse
da coletividade, interesse público primário.
7. Ação direta de
inconstitucionalidade julgada improcedente.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI N. 7.737/2004, DO
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. GARANTIA DE MEIA ENTRADA AOS DOADORES
REGULARES DE SANGUE. ACESSO A LOCAIS PÚBLICOS DE CULTURA ESPORTE E
LAZER. COMPETÊNCIA CONCORRENTE ENTRE A UNIÃO, ESTADOS-MEMBROS E O
DISTRITO FEDERAL PARA LEGISLAR SOBRE DIREITO ECONÔMICO. CONTROLE DAS
DOAÇÕES DE SANGUE E COMPROVANTE DA REGULARIDADE. SECRETARIA DE
ESTADO DA SAÚDE. CONSTITUCIONALIDADE. LIVRE INICIATIVA E ORDEM
ECONÔMICA. MERCADO. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. ARTIGOS 1º,
3º, 170 E 199, § 4º DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL.
1. É certo que a
ordem eco...
Data do Julgamento:15/02/2006
Data da Publicação:DJ 23-06-2006 PP-00003 EMENT VOL-02238-01 PP-00091 RTJ VOL-00199-01 PP-00209 LEXSTF v. 28, n. 332, 2006, p. 69-82
EXTRADIÇÃO. GOVERNO DOS PAÍSES BAIXOS. TRÁFICO DE COCAÍNA.
1. Pedido extradicional deferido, com dispensa do
interrogatório, tendo em vista a concordância do extraditando, que
abdicou de qualquer defesa. Controle de legalidade feito pelo
Ministério Público Federal. Precedentes.
2. Pedido deferido.
Ementa
EXTRADIÇÃO. GOVERNO DOS PAÍSES BAIXOS. TRÁFICO DE COCAÍNA.
1. Pedido extradicional deferido, com dispensa do
interrogatório, tendo em vista a concordância do extraditando, que
abdicou de qualquer defesa. Controle de legalidade feito pelo
Ministério Público Federal. Precedentes.
2. Pedido deferido.
Data do Julgamento:19/12/2005
Data da Publicação:DJ 24-02-2006 PP-00006 EMENT VOL-02222-01 PP-00063
EMENTA: CONSTITUCIONAL. ANISTIA: LEI CONCESSIVA. Lei 8.985, de
07.02.95. CF, art. 48, VIII, art. 21, XVII. LEI DE ANISTIA: NORMA
GERAL.
I. - Lei 8.985/95, que concede anistia aos candidatos às
eleições gerais de 1994, tem caráter geral, mesmo porque é da
natureza da anistia beneficiar alguém ou a um grupo de pessoas.
Cabimento da ação direta de inconstitucionalidade.
II. - A anistia,
que depende de lei, é para os crimes políticos. Essa é a regra.
Consubstancia ela ato político, com natureza política.
Excepcionalmente, estende-se a crimes comuns, certo que, para estes,
há o indulto e a graça, institutos distintos da anistia (CF, art.
84, XII). Pode abranger, também, qualquer sanção imposta por
lei.
III. - A anistia é ato político, concedido mediante lei, assim
da competência do Congresso e do Chefe do Executivo, correndo por
conta destes a avaliação dos critérios de conveniência e
oportunidade do ato, sem dispensa, entretanto, do controle judicial,
porque pode ocorrer, por exemplo, desvio do poder de legislar ou
afronta ao devido processo legal substancial (CF, art. 5º,
LIV).
IV. - Constitucionalidade da Lei 8.985, de 1995.
V. - ADI
julgada improcedente.
Ementa
CONSTITUCIONAL. ANISTIA: LEI CONCESSIVA. Lei 8.985, de
07.02.95. CF, art. 48, VIII, art. 21, XVII. LEI DE ANISTIA: NORMA
GERAL.
I. - Lei 8.985/95, que concede anistia aos candidatos às
eleições gerais de 1994, tem caráter geral, mesmo porque é da
natureza da anistia beneficiar alguém ou a um grupo de pessoas.
Cabimento da ação direta de inconstitucionalidade.
II. - A anistia,
que depende de lei, é para os crimes políticos. Essa é a regra.
Consubstancia ela ato político, com natureza política.
Excepcionalmente, estende-se a crimes comuns, certo que, para estes,
há o indulto e a graça, instit...
Data do Julgamento:15/12/2005
Data da Publicação:DJ 28-04-2006 PP-00004 EMENT VOL-02230-01 PP-00049
EMENTA: CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TRABALHISTA.
NEGATIVA DE SEGUIMENTO DO RECURSO PELO RELATOR. OFENSA À
CONSTITUIÇÃO. Questão relativa a cabimento de recurso.
I. -
Legitimidade constitucional da atribuição conferida ao relator para
arquivar, negar seguimento a pedido ou recurso e a dar provimento a
esse RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557,
redação da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as
decisões ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - As questões
relativas aos pressupostos de admissibilidade dos recursos
trabalhistas não viabilizam a abertura da via extraordinária, por
envolverem discussão de caráter infraconstitucional.
III. - Ao
Judiciário cabe, no conflito de interesses, fazer valer a vontade
concreta da lei, interpretando-a. Se, em tal operação, interpreta
razoavelmente ou desarrazoadamente a lei, a questão fica no campo da
legalidade, inocorrendo o contencioso constitucional.
IV. -
Alegação de ofensa ao devido processo legal: CF, art. 5º, LV: se
ofensa tivesse havido, seria ela indireta, reflexa, dado que a
ofensa direta seria a normas processuais. E a ofensa a preceito
constitucional que autoriza a admissão do recurso extraordinário é a
ofensa direta, frontal.
V. - Alegação de ofensa ao inciso IX do
art. 93, CF: improcedência, porque o que pretende o recorrente, no
ponto, é impugnar a decisão que lhe é contrária, certo que o acórdão
está suficientemente fundamentado.
VI. - Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TRABALHISTA.
NEGATIVA DE SEGUIMENTO DO RECURSO PELO RELATOR. OFENSA À
CONSTITUIÇÃO. Questão relativa a cabimento de recurso.
I. -
Legitimidade constitucional da atribuição conferida ao relator para
arquivar, negar seguimento a pedido ou recurso e a dar provimento a
esse RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557,
redação da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as
decisões ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - As questões
relativas aos pressupostos de admissibilidade dos recursos
trabalhistas não viabilizam a ab...
Data do Julgamento:22/11/2005
Data da Publicação:DJ 16-12-2005 PP-00103 EMENT VOL-02218-12 PP-02460
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI 7.755, DE 14.05.04, DO
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. TRÂNSITO. INVASÃO DA COMPETÊNCIA
LEGISLATIVA DA UNIÃO PREVISTA NO ART. 22, XI, DA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL. INICIATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO. USURPAÇÃO. ARTS.
61, § 1º, II, E E 84, VI, DA CARTA MAGNA.
1. É pacífico nesta
Corte o entendimento de que o trânsito é matéria cuja competência
legislativa é atribuída, privativamente, à União, conforme reza o
art. 22, XI, da Constituição Federal. Precedentes: ADI 2.064, rel.
Min. Maurício Corrêa e ADI 2.137-MC, rel. Min. Sepúlveda
Pertence.
2. O controle da baixa de registro e do desmonte e
comercialização de veículos irrecuperáveis é tema indissociavelmente
ligado ao trânsito e a sua segurança, pois tem por finalidade
evitar que unidades automotivas vendidas como sucata - como as
sinistradas com laudo de perda total - sejam reformadas e
temerariamente reintroduzidas no mercado de veículos em
circulação.
3. É indispensável a iniciativa do Chefe do Poder
Executivo (mediante projeto de lei ou mesmo, após a EC 32/01, por
meio de decreto) na elaboração de normas que de alguma forma
remodelem as atribuições de órgão pertencente à estrutura
administrativa de determinada unidade da Federação.
4. Ação direta
cujo pedido se julga procedente.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI 7.755, DE 14.05.04, DO
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. TRÂNSITO. INVASÃO DA COMPETÊNCIA
LEGISLATIVA DA UNIÃO PREVISTA NO ART. 22, XI, DA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL. INICIATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO. USURPAÇÃO. ARTS.
61, § 1º, II, E E 84, VI, DA CARTA MAGNA.
1. É pacífico nesta
Corte o entendimento de que o trânsito é matéria cuja competência
legislativa é atribuída, privativamente, à União, conforme reza o
art. 22, XI, da Constituição Federal. Precedentes: ADI 2.064, rel.
Min. Maurício Corrêa e ADI 2.137-MC, rel. Min. Sepúlveda
Pertence.
2. O controle da bai...
Data do Julgamento:16/11/2005
Data da Publicação:DJ 02-12-2005 PP-00002 EMENT VOL-02216-1 PP-00134 LEXSTF v. 28, n. 325, 2006, p. 98-107
MANDADO DE SEGURANÇA - ATO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO -
ATRIBUIÇÃO DO ÓRGÃO - CONSULTOR JURÍDICO - SUSTENTAÇÃO DA TRIBUNA.
Versando o mandado de segurança ausência de atribuição do Tribunal
de Contas da União, cabível é a sustentação da tribuna pelo
consultor jurídico do Órgão.
MANDADO DE SEGURANÇA - ATO DO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - CHAMAMENTO AO PROCESSO DAS MESAS DA
CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO - INADEQUAÇÃO. A previsão do artigo
49 da Constituição Federal - de cumprir ao Congresso Nacional
fiscalizar e controlar, diretamente ou por qualquer de suas Casas,
os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta -
não atrai a participação do Poder Legislativo na relação processual
de mandado de segurança impetrado contra decisão do Tribunal de
Contas da União.
SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA - TRIBUNAL DE
CONTAS DA UNIÃO - FISCALIZAÇÃO. Ao Tribunal de Contas da União
incumbe atuar relativamente à gestão de sociedades de economia
mista. Nova inteligência conferida ao inciso II do artigo 71 da
Constituição Federal, ficando superada a jurisprudência que veio a
ser firmada com o julgamento dos Mandados de Segurança nºs
23.627-2/DF e 23.875-5/DF.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA - ATO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO -
ATRIBUIÇÃO DO ÓRGÃO - CONSULTOR JURÍDICO - SUSTENTAÇÃO DA TRIBUNA.
Versando o mandado de segurança ausência de atribuição do Tribunal
de Contas da União, cabível é a sustentação da tribuna pelo
consultor jurídico do Órgão.
MANDADO DE SEGURANÇA - ATO DO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - CHAMAMENTO AO PROCESSO DAS MESAS DA
CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO - INADEQUAÇÃO. A previsão do artigo
49 da Constituição Federal - de cumprir ao Congresso Nacional
fiscalizar e controlar, diretamente ou por qualquer de suas Casas,
os atos do Pod...
Data do Julgamento:10/11/2005
Data da Publicação:DJ 16-06-2006 PP-00006 EMENT VOL-02237-01 PP-00131
EMENTA: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. PENSÃO. TCU: JULGAMENTO DA
LEGALIDADE: CONTRADITÓRIO. DECADÊNCIA.
I. - O Tribunal de Contas,
no julgamento da legalidade da concessão de aposentadoria ou pensão,
exercita o controle externo que lhe atribui a Constituição Federal,
art. 71, III, no qual não está jungido a um processo contraditório
ou contestatório.
II. - Precedentes do Supremo Tribunal: MS
24.859/DF e MS 24.784/PB, Ministro Carlos Velloso, "DJ" de 27.8.2004
e 25.6.2004.
III. - Inaplicabilidade, no caso, da decadência do
art. 54 da Lei 9.784/1999.
IV. - A acumulação de pensões somente é
permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos
acumuláveis na atividade, na forma permitida pela Constituição. RE
163.204/SP, Ministro Carlos Velloso, "DJ" de 31.3.1995.
V. - MS
indeferido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. PENSÃO. TCU: JULGAMENTO DA
LEGALIDADE: CONTRADITÓRIO. DECADÊNCIA.
I. - O Tribunal de Contas,
no julgamento da legalidade da concessão de aposentadoria ou pensão,
exercita o controle externo que lhe atribui a Constituição Federal,
art. 71, III, no qual não está jungido a um processo contraditório
ou contestatório.
II. - Precedentes do Supremo Tribunal: MS
24.859/DF e MS 24.784/PB, Ministro Carlos Velloso, "DJ" de 27.8.2004
e 25.6.2004.
III. - Inaplicabilidade, no caso, da decadência do
art. 54 da Lei 9.784/1999.
IV. - A acumulação de pensões somente é
permiti...
Data do Julgamento:10/11/2005
Data da Publicação:DJ 24-03-2006 PP-00007 EMENT VOL-02226-01 PP-00141 LEXSTF v. 28, n. 328, 2006, p. 171-183
EMENTA: CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. NEGATIVA DE
SEGUIMENTO DO RECURSO PELO RELATOR. AGRAVO REGIMENTAL. AUSÊNCIA DE
IMPUGNAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA.
I. - Legitimidade
constitucional da atribuição conferida ao Relator para arquivar,
negar seguimento a pedido ou recurso e a dar provimento a esse
RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557, redação
da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as decisões
ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - Inatacados os
fundamentos da decisão agravada, torna-se inviável o recurso.
Precedentes.
III. - Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. NEGATIVA DE
SEGUIMENTO DO RECURSO PELO RELATOR. AGRAVO REGIMENTAL. AUSÊNCIA DE
IMPUGNAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA.
I. - Legitimidade
constitucional da atribuição conferida ao Relator para arquivar,
negar seguimento a pedido ou recurso e a dar provimento a esse
RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557, redação
da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as decisões
ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - Inatacados os
fundamentos da decisão agravada, torna-se inviável o recurso.
Precedentes.
III. - Agravo...
Data do Julgamento:08/11/2005
Data da Publicação:DJ 16-12-2005 PP-00101 EMENT VOL-02218-12 PP-02296
EMENTA: RECURSO EXTRAORDINÁRIO. NEGATIVA DE SEGUIMENTO DO RECURSO
PELO RELATOR. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO INTERPOSTO ANTERIORMENTE À
PUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO IMPUGNADO. EXTEMPORANEIDADE.
I. -
Legitimidade constitucional da atribuição conferida ao relator para
arquivar, negar seguimento a pedido ou recurso e a dar provimento a
esse RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557,
redação da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as
decisões ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - A
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de ser
considerado extemporâneo o recurso interposto antes da publicação do
acórdão impugnado.
III. - Agravo não provido.
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. NEGATIVA DE SEGUIMENTO DO RECURSO
PELO RELATOR. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO INTERPOSTO ANTERIORMENTE À
PUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO IMPUGNADO. EXTEMPORANEIDADE.
I. -
Legitimidade constitucional da atribuição conferida ao relator para
arquivar, negar seguimento a pedido ou recurso e a dar provimento a
esse RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557,
redação da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as
decisões ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - A
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de ser
considerado extemporâneo o r...
Data do Julgamento:18/10/2005
Data da Publicação:DJ 25-11-2005 PP-00027 EMENT VOL-02215-06 PP-01250
EMENTA: Habeas Corpus. 1. Crime previsto no art. 331, § 1º, do
Código Penal (adulteração de sinal identificador de veículo
automotor). 2. Alegações: a) atipicidade da conduta; b) que o
paciente não seria o destinatário da norma penal; e c) violação do
princípio da proporcionalidade ou da razoabilidade. 3. Na espécie,
afigura-se de todo evidente que a conduta imputada ao paciente -
substituição de placas particulares de veículo automotor por placas
reservadas obtidas junto ao Detran -, não se mostra apta a
satisfazer o tipo do art. 311 do Código Penal. 4. Não há qualquer
dúvida de que o órgão de controle - Detran - sabia e poderia saber
sempre que se cuidava de placas reservadas fornecidas à Polícia
Federal. 5. Ordem concedida para que seja trancada a ação penal
contra o paciente, por não restarem configurados, nem em longínqua
apreciação, os elementos do tipo em tese
Ementa
Habeas Corpus. 1. Crime previsto no art. 331, § 1º, do
Código Penal (adulteração de sinal identificador de veículo
automotor). 2. Alegações: a) atipicidade da conduta; b) que o
paciente não seria o destinatário da norma penal; e c) violação do
princípio da proporcionalidade ou da razoabilidade. 3. Na espécie,
afigura-se de todo evidente que a conduta imputada ao paciente -
substituição de placas particulares de veículo automotor por placas
reservadas obtidas junto ao Detran -, não se mostra apta a
satisfazer o tipo do art. 311 do Código Penal. 4. Não há qualquer
dúvida de que o órgão de contr...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. GILMAR MENDES
Data da Publicação:DJ 27-10-2006 PP-00063 EMENT VOL-02253-02 PP-00324 RTJ VOL-00200-02 PP-00919
EMENTA: CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO:
JULGAMENTO PELO RELATOR. CPC, art. 557, § 1º-A. POSSIBILIDADE DE
JULGAMENTO IMEDIATO DE OUTRAS CAUSAS, EM QUE VERSADO O MESMO TEMA,
PELOS RELATORES OU PELAS TURMAS. TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
INSTITUÍDAS PELA LC 110/2001. ADI 2.556-MC/DF e ADI 2.568-MC/DF.
EFICÁCIA ERGA OMNES DA MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE.
I. - Legitimidade constitucional da
atribuição conferida ao Relator para arquivar, negar seguimento a
pedido ou recurso e a dar provimento a este RI/STF, art. 21, § 1º;
Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557, caput, e § 1º-A desde que,
mediante recurso, possam as decisões ser submetidas ao controle do
Colegiado. Precedentes do STF.
II. - Contribuições sociais
instituídas pela LC 110/2002: legitimidade, conforme julgamento, em
09.10.2002, do Plenário do Supremo Tribunal Federal: ADI 2.556-MC/DF
e ADI 2.568-MC/DF, "DJ" de 08.8.2003, precedente esse que se aplica
desde logo, às causas que versem sobre idêntica controvérsia. (AI
384.121-AgR/PR, Ministro Celso de Mello, "DJ" de 22.11.2002).
III.
- Eficácia erga omnes da medida cautelar na ação direta de
inconstitucionalidade, conforme disposto no art. 11, § 1º, da Lei
9.868/99.
IV. - Negativa de trânsito ao RE. Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO:
JULGAMENTO PELO RELATOR. CPC, art. 557, § 1º-A. POSSIBILIDADE DE
JULGAMENTO IMEDIATO DE OUTRAS CAUSAS, EM QUE VERSADO O MESMO TEMA,
PELOS RELATORES OU PELAS TURMAS. TRIBUTÁRIO. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
INSTITUÍDAS PELA LC 110/2001. ADI 2.556-MC/DF e ADI 2.568-MC/DF.
EFICÁCIA ERGA OMNES DA MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE.
I. - Legitimidade constitucional da
atribuição conferida ao Relator para arquivar, negar seguimento a
pedido ou recurso e a dar provimento a este RI/STF, art. 21, § 1º;
Lei 8.038/90, art. 38; CP...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00058 EMENT VOL-02211-03 PP-00592