AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPUGNAÇÃO DE LEI
PRE-CONSTITUCIONAL E DE ATO REGULAMENTAR EDITADO SOB A EGIDE DA NOVA
CONSTITUIÇÃO - INIDONEIDADE DO REGULAMENTO DE EXECUÇÃO PARA EFEITO DE
CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE DA
LEI - INOCORRENCIA - HIPÓTESE DE REVOGAÇÃO DO ATO HIERARQUICAMENTE
INFERIOR POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO - IMPOSSIBILIDADE DE INSTAURAÇÃO DO
CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE - AÇÃO DIRETA NÃO
CONHECIDA.
- Regulamentos subordinados ou de execução supoem, para
efeito de sua edição, pelo Poder Público, a existência de lei a que
se achem vinculados. Falece-lhes, desse modo, a necessaria autonomia
jurídica para se qualificarem como atos normativos suscetiveis de
controle abstrato de constitucionalidade.
A regulamentação de lei pre-constitucional por ato estatal
editado sob a egide de novo ordenamento constitucional não basta para
autorizar, em sede de ação direta, o confronto da espécie legislativa
com a Constituição superveniente.
- A ação direta de inconstitucionalidade não se revela
instrumento juridicamente idoneo ao exame da legitimidade
constitucional de atos normativos do Poder Público que tenham sido
editados em momento anterior ao da vigencia da Constituição sob cuja
egide foi instaurado o controle normativo abstrato.
A fiscalização concentrada de constitucionalidade supoe a
necessaria existência de uma relação de contemporaneidade entre o ato
estatal impugnado e a Carta Politica sob cujo domínio normativo veio
ele a ser editado.
O entendimento de que leis pre-constitucionais não se
predispoem, vigente uma nova Constituição, a tutela jurisdicional de
constitucionalidade "in abstracto" - orientação jurisprudencial ja
consagrada no regime anterior (RTJ 95/980 - 95/993 - 99/544) - foi
reafirmado por esta Corte, em recentes pronunciamentos, na
perspectiva da Carta Federal de 1988.
- A incompatibilidade vertical superveniente de atos do
PODER Público, em face de um novo ordenamento constitucional, traduz
hipótese de pura e simples revogação dessas espécies juridicas, posto
que lhe são hierarquicamente inferiores.
O exame da revogação de leis ou atos normativos do Poder
Público constitui matéria absolutamente estranha a função
jurídico-processual da ação direta de inconstitucionalidade.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPUGNAÇÃO DE LEI
PRE-CONSTITUCIONAL E DE ATO REGULAMENTAR EDITADO SOB A EGIDE DA NOVA
CONSTITUIÇÃO - INIDONEIDADE DO REGULAMENTO DE EXECUÇÃO PARA EFEITO DE
CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE DA
LEI - INOCORRENCIA - HIPÓTESE DE REVOGAÇÃO DO ATO HIERARQUICAMENTE
INFERIOR POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO - IMPOSSIBILIDADE DE INSTAURAÇÃO DO
CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE - AÇÃO DIRETA NÃO
CONHECIDA.
- Regulamentos subordinados ou de execução supoem, para
efeito de sua edição, pelo Poder Público, a existência de le...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. CELSO DE MELLO
Data da Publicação:DJ 28-08-1992 PP-13450 EMENT VOL-01672-01 PP-00001
EMENTA: CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA. LEI ANTERIOR A
CONSTITUIÇÃO. INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE.
I. - LEI ANTERIOR A CONSTITUIÇÃO E COM ESTA INCOMPATIVEL:
O CASO E DE REVOGAÇÃO DA LEI E NÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
SUPERVENIENTE. EM CASO ASSIM, NÃO CABE AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE.
II. - PRECEDENTE DO TRIBUNAL: ADIN N. 2-DF.
III. - AÇÃO DIRETA NÃO CONHECIDA.
Ementa
CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA. LEI ANTERIOR A
CONSTITUIÇÃO. INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE.
I. - LEI ANTERIOR A CONSTITUIÇÃO E COM ESTA INCOMPATIVEL:
O CASO E DE REVOGAÇÃO DA LEI E NÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
SUPERVENIENTE. EM CASO ASSIM, NÃO CABE AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE.
II. - PRECEDENTE DO TRIBUNAL: ADIN N. 2-DF.
III. - AÇÃO DIRETA NÃO CONHECIDA.
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 07-12-1995 PP-42607 EMENT VOL-01812-01 PP-00025
- Ação Direta de Inconstitucionalidade. Medida Cautelar.
Presentes os pressupostos para sua concessão, deferiu-se a liminar
para suspender a eficacia do par. 10 do art. 100 da Constituição do
Estado de Goias e dos seguintes dispositivos de leis do mesmo Estado:
art. 3. da Lei 11.354, de 29.11.90; paragrafo único do art. 5. da Lei
11.296, de 17.7.90; art. 35 e par. 1. e 3. da Lei 10.516, de 1.5.88,
com as redações dada pelos artigos 1. da Lei 10.889, de 7.7.89, 4. da
Lei 11.071, de 15.12.89 e 4. da Lei 11.257, de 26.6.90; par. 1. e 4.
do art. 4. da Lei 10.733, de 17.01.89; incisos I e II e par. 1. e 2.
do art. 1. da Lei 10.630, de 13.9.88, com a redação das Leis
10.889/89, 11.071/89 e 11.257/90 e art. 11 do último diploma legal;
art. 1. da Lei n. 11.298, de 17.7.90, que deu nova redação ao art. 1.
da Lei 11.172, de 9.4.90; art. 213 e seu par. 2. e art. 214 da Lei
11.336/90. Concedeu-se também a cautelar para suspender a expressão
"e demais autoridades a que se refere a alinea "a" dos n.s 1, 2 e 3
do Anexo I", contida no CAPUT do art. 2., da Lei 11.313, de 12.9.90,
bem como os par. 1. e 2., do mesmo artigo e os artigos 3. e seu
paragrafo único e 4. e seu paragrafo único, da mesma lei estadual.
A ação direta deve ser instruida com todos os elementos
indispensaveis e essenciais a apreciação da argüição de
inconstitucionalidade. Trata-se de dever jurídico-processual que se
impõe aos legitimados a instaurar o processo de controle concentrado.
A deficiência da instrução conduz ao não-conhecimento da ação quanto
ao art. 10 da lei 11.369, de 19.12.90, com a redação dada pelo art.
1. da Lei 11.407, de 21.01.91 e art. 2., com seus paragrafos 1. e 2.,
da mesma lei, ficando prejudicado o pedido de liminar.
E firme o entendimento do Supremo Tribunal Federal no
sentido de que não cabe ação direta de inconstitucionalidade de leis
e atos normativos anteriores a Constituição Federal. Ação direta não
conhecida, por impossibilidade jurídica, quanto aos artigos 15, da
Lei 7.928/75 e 12, da Lei 10.515/88.
Ementa
- Ação Direta de Inconstitucionalidade. Medida Cautelar.
Presentes os pressupostos para sua concessão, deferiu-se a liminar
para suspender a eficacia do par. 10 do art. 100 da Constituição do
Estado de Goias e dos seguintes dispositivos de leis do mesmo Estado:
art. 3. da Lei 11.354, de 29.11.90; paragrafo único do art. 5. da Lei
11.296, de 17.7.90; art. 35 e par. 1. e 3. da Lei 10.516, de 1.5.88,
com as redações dada pelos artigos 1. da Lei 10.889, de 7.7.89, 4. da
Lei 11.071, de 15.12.89 e 4. da Lei 11.257, de 26.6.90; par. 1. e 4.
do art. 4. da Lei 10.733, de 17.01.89; incisos I...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 20-03-1992 PP-03320 EMENT VOL-01654-01 PP-00010 RTJ VOL-00141-01 PP-00014
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAÇÃO.
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
A lei ou e constitucional ou não e lei. Lei inconstitucional
e uma contradição em si. A lei e constitucional quando fiel a
Constituição; inconstitucional, na medida em que a desrespeita,
dispondo sobre o que lhe era vedado. O vício da inconstitucionalidade
e congenito a lei e há de ser apurado em face da Constituição vigente
ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não pode ser
inconstitucional em relação a Constituição superveniente; nem o
legislador poderia infringir Constituição futura. A Constituição
sobrevinda não torna inconstitucionais leis anteriores com ela
conflitantes: revoga-as. Pelo fato de ser superior, a Constituição
não deixa de produzir efeitos revogatorios. Seria ilogico que a lei
fundamental, por ser suprema, não revogasse, ao ser promulgada, leis
ordinarias. A lei maior valeria menos que a lei ordinaria.
Reafirmação da antiga jurisprudência do STF, mais que
cinquentenaria.
Ação direta de que se não conhece por impossibilidade
jurídica do pedido, nos termos do voto proferido na ADIn n. 2-1/600.
Ementa
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAÇÃO.
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
A lei ou e constitucional ou não e lei. Lei inconstitucional
e uma contradição em si. A lei e constitucional quando fiel a
Constituição; inconstitucional, na medida em que a desrespeita,
dispondo sobre o que lhe era vedado. O vício da inconstitucionalidade
e congenito a lei e há de ser apurado em face da Constituição vigente
ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não pode ser
inconstitucional em relação a Constituição superveniente; ne...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 29-05-1992 PP-07833 EMENT VOL-01663-01 PP-00077
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAÇÃO.
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
A lei ou e constitucional ou não e lei. Lei inconstitucional
e uma contradição em si. A lei e constitucional quando fiel a
Constituição; inconstitucional, na medida em que a desrespeita,
disposto sobre o que lhe era vedado. O vício da inconstitucionalidade
e congenito a lei e há de ser apurado em face da Constituição vigente
ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não pode ser
inconstitucional em relação a Constituição superveniente; nem o
legislador poderia infringir Constituição futura. A Constituição
sobrevinda não torna inconstitucionais leis anteriores com ela
conflitantes: revoga-se. Pelo fato de ser superior, a Constituição
não deixa de produzir efeitos revogatorios. Seria ilogico que a lei
fundamental, por ser suprema, não revogasse, ao ser promulgada, leis
ordinarias. A lei maior valeria menos que a lei ordinaria.
Reafirmação da antiga jurisprudência do STF, mais que
cinquentenaria.
Ação direta de que se não conhece por impossibilidade
jurídica do pedido, nos termos do voto proferido na ADIn n. 2-1/600.
Ementa
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAÇÃO.
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
A lei ou e constitucional ou não e lei. Lei inconstitucional
e uma contradição em si. A lei e constitucional quando fiel a
Constituição; inconstitucional, na medida em que a desrespeita,
disposto sobre o que lhe era vedado. O vício da inconstitucionalidade
e congenito a lei e há de ser apurado em face da Constituição vigente
ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não pode ser
inconstitucional em relação a Constituição superveniente; ne...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 29-05-1992 PP-07833 EMENT VOL-01663-02 PP-00250
Ação direta de inconstitucionalidade: descabimento, segundo
o entendimento do STF, se a norma questionada e anterior a da
Constituição padrao.
1. Não há inconstitucionalidade formal superveniente.
2. Quanto a inconstitucionalidade material, firmou-se a
maioria do Tribunal (ADIn 2, Brossard, 6.2.92) - contra tres votos,
entre eles do relator desta -, em que a antinomia da norma antiga com
a Constituição superveniente se resolve na mera revogação da
primeira, a cuja declaração não se presta a ação direta.
3. Fundamentos da opiniao vencida do relator (anexo), que, não
obstante, com ressalva de sua posição pessoal, se rende a orientação
da Corte.
Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade: descabimento, segundo
o entendimento do STF, se a norma questionada e anterior a da
Constituição padrao.
1. Não há inconstitucionalidade formal superveniente.
2. Quanto a inconstitucionalidade material, firmou-se a
maioria do Tribunal (ADIn 2, Brossard, 6.2.92) - contra tres votos,
entre eles do relator desta -, em que a antinomia da norma antiga com
a Constituição superveniente se resolve na mera revogação da
primeira, a cuja declaração não se presta a ação direta.
3. Fundamentos da opiniao vencida do relator...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 27-03-1992 PP-03800 EMENT VOL-01655-01 PP-00081 RTJ VOL-00140-02 PP-00407
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAÇÃO.
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
A lei ou e constitucional ou não e lei. Lei
inconstitucional e uma contradição em si. A lei e constitucional
quando fiel a Constituição; inconstitucional, na medida em que a
desrespeita, dispondo sobre o que lhe era vedado. O vício da
inconstitucionalidade e congenito a lei e há de ser apurado em face
da Constituição vigente ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não
pode ser inconstitucional em relação a Constituição superveniente;
nem o legislador poderia infringir Constituição futura. A
Constituição sobrevinda não torna inconstitucionais leis anteriores
com ela conflitantes: revoga-se. Pelo fato de ser superior, a
Constituição não deixa de produzir efeitos revogatorios. Seria
ilogico que a lei fundamental, por ser suprema, não revogasse, ao ser
promulgada, leis ordinarias. A lei maior valeria menos que a lei
ordinaria.
Reafirmação da antiga jurisprudência do STF, mais que
cinquentenaria.
Ação direta de que se não conhece por impossibilidade
jurídica do pedido, nos termos do voto proferido na ADIn n. 2-1/600.
Ementa
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAÇÃO.
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
A lei ou e constitucional ou não e lei. Lei
inconstitucional e uma contradição em si. A lei e constitucional
quando fiel a Constituição; inconstitucional, na medida em que a
desrespeita, dispondo sobre o que lhe era vedado. O vício da
inconstitucionalidade e congenito a lei e há de ser apurado em face
da Constituição vigente ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não
pode ser inconstitucional em relação a Constituição supervenie...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 29-05-1992 PP-07833 EMENT VOL-01663-02 PP-00196
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPUGNAÇÃO DE ATO
ESTATAL EDITADO ANTERIORMENTE A VIGENCIA DA CF/88 -
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE - INOCORRENCIA - HIPÓTESE DE
REVOGAÇÃO DO ATO HIERARQUICAMENTE INFERIOR POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO -
IMPOSSIBILIDADE DE INSTAURAÇÃO DO CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - AÇÃO
DIRETA NÃO CONHECIDA.
- A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NÃO SE REVELA
INSTRUMENTO JURIDICAMENTE IDONEO AO EXAME DA LEGITIMIDADE
CONSTITUCIONAL DE ATOS NORMATIVOS DO PODER PÚBLICO QUE TENHAM SIDO
EDITADOS EM MOMENTO ANTERIOR AO DA VIGENCIA DA CONSTITUIÇÃO SOB CUJA
EGIDE FOI INSTAURADO O CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO.
A FISCALIZAÇÃO CONCENTRADA DE CONSTITUCIONALIDADE SUPOE A
NECESSARIA EXISTÊNCIA DE UMA RELAÇÃO DE CONTEMPORANEIDADE ENTRE O ATO
ESTATAL IMPUGNADO E A CARTA POLITICA SOB CUJO DOMÍNIO NORMATIVO VEIO
ELE A SER EDITADO.
O ENTENDIMENTO DE QUE LEIS PRE-CONSTITUCIONAIS NÃO SE
PREDISPOEM, VIGENTE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, A TUTELA JURISDICIONAL DE
CONSTITUCIONALIDADE IN ABSTRACTO - ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL JA
CONSAGRADA NO REGIME ANTERIOR (RTJ 95/980 - 95/993 - 99/544) - FOI
REAFIRMADO POR ESTA CORTE, EM RECENTES PRONUNCIAMENTOS, NA
PERSPECTIVA DA CARTA FEDERAL DE 1988.
- A INCOMPATIBILIDADE VERTICAL SUPERVENIENTE DE ATOS DO
PODER PÚBLICO, EM FACE DE UM NOVO ORDENAMENTO CONSTITUCIONAL, TRADUZ
HIPÓTESE DE PURA E SIMPLES REVOGAÇÃO DESSAS ESPÉCIES JURIDICAS,
POSTO QUE LHE SÃO HIERARQUICAMENTE INFERIORES.
O EXAME DA REVOGAÇÃO DE LEIS OU ATOS NORMATIVOS DO PODER
PÚBLICO CONSTITUI MATÉRIA ABSOLUTAMENTE ESTRANHA A FUNÇÃO
JURÍDICO-PROCESSUAL DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPUGNAÇÃO DE ATO
ESTATAL EDITADO ANTERIORMENTE A VIGENCIA DA CF/88 -
INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE - INOCORRENCIA - HIPÓTESE DE
REVOGAÇÃO DO ATO HIERARQUICAMENTE INFERIOR POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO -
IMPOSSIBILIDADE DE INSTAURAÇÃO DO CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - AÇÃO
DIRETA NÃO CONHECIDA.
- A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NÃO SE REVELA
INSTRUMENTO JURIDICAMENTE IDONEO AO EXAME DA LEGITIMIDADE
CONSTITUCIONAL DE ATOS NORMATIVOS DO PODER PÚBLICO QUE TENHAM SIDO
EDITADOS EM MOMENTO ANTERIOR AO DA VIGENCIA DA CONSTITUIÇÃO SOB CUJA
EGIDE...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 04-09-1992 PP-14087 EMENT VOL-01674-01 PP-00001
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPUGNAÇÃO DE ATO ESTATAL EDITADO ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA CF/88 - INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE - INOCORRÊNCIA - HIPÓTESE DE REVOGAÇÃO DO ATO HIERARQUICAMENTE INFERIOR POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO -
IMPOSSIBILIDADE DE INSTAURAÇÃO DO CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - AÇÃO DIRETA NÃO CONHECIDA.
- A ação direta de inconstitucionalidade não se revela instrumento juridicamente idôneo ao exame da legitimidade constitucional de atos normativos do poder público que tenham sido editados em momento anterior ao da vigência da Constituição sob cuja
égide foi instaurado o controle normativo abstrato.
A fiscalização concentrada de constitucionalidade supõe a necessária existência de uma relação de contemporaneidade entre o ato estatal impugnado e a Carta Política sob cujo domínio normativo veio ele a ser editado.
O entendimento de que leis pré-constitucionais não se predispõem, vigente uma nova Constituição, à tutela jurisdicional de constitucionalidade "in abstracto" - orientação jurisprudencial já consagrada no regime anterior (RTJ 95/980 - 95/993 - 99/544)
-
foi reafirmado por esta corte, em recentes pronunciamentos, na perspectiva da Carta Federal de 1988.
- A incompatibilidade vertical superveniente de atos do Poder Público, em face de um novo ordenamento constitucional, traduz hipótese de pura e simples revogação dessas espécies jurídicas, posto que lhe são hierarquicamente inferiores.
O exame da revogação de leis ou atos normativos do Poder Público constitui matéria absolutamente estranha à função jurídico-processual da ação direta de inconstitucionalidade.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - IMPUGNAÇÃO DE ATO ESTATAL EDITADO ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA CF/88 - INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE - INOCORRÊNCIA - HIPÓTESE DE REVOGAÇÃO DO ATO HIERARQUICAMENTE INFERIOR POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO -
IMPOSSIBILIDADE DE INSTAURAÇÃO DO CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - AÇÃO DIRETA NÃO CONHECIDA.
- A ação direta de inconstitucionalidade não se revela instrumento juridicamente idôneo ao exame da legitimidade constitucional de atos normativos do poder público que tenham sido editados em momento anterior ao da vigência da Constituição sob cuja
égide foi instau...
Data do Julgamento:07/02/1992
Data da Publicação:DJ 25-09-1992 PP-16182 EMENT VOL-01677-01 PP-00001 RTJ VOL-00143-02 PP-00355
EMENTA: CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE.
REVOGAÇÃO. INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
1. A lei ou é constitucional ou não é lei. Lei
inconstitucional é uma contradição em si. A lei é constitucional
quando fiel à Constituição; inconstitucional na medida em que a
desrespeita, dispondo sobre o que lhe era vedado. O vício da
inconstitucionalidade é congênito à lei e há de ser apurado em face
da Constituição vigente ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não
pode ser inconstitucional em relação à Constituição superveniente;
nem o legislador poderia infringir Constituição futura. A
Constituição sobrevinda não torna inconstitucionais leis anteriores
com ela conflitantes: revoga-as. Pelo fato de ser superior, a
Constituição não deixa de produzir efeitos revogatórios. Seria
ilógico que a lei fundamental, por ser suprema, não revogasse, ao
ser promulgada, leis ordinárias. A lei maior valeria menos que a lei
ordinária.
2. Reafirmação da antiga jurisprudência do STF, mais que
cinqüentenária.
3. Ação direta de que se não conhece por impossibilidade
jurídica do pedido.
Ementa
CONSTITUIÇÃO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE.
REVOGAÇÃO. INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE.
1. A lei ou é constitucional ou não é lei. Lei
inconstitucional é uma contradição em si. A lei é constitucional
quando fiel à Constituição; inconstitucional na medida em que a
desrespeita, dispondo sobre o que lhe era vedado. O vício da
inconstitucionalidade é congênito à lei e há de ser apurado em face
da Constituição vigente ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não
pode ser inconstitucional em relação à Constituição superveniente;
nem o legislador poderia infringir Constituição f...
Data do Julgamento:06/02/1992
Data da Publicação:DJ 21-11-1997 PP-60585 EMENT VOL-01892-01 PP-00001
TRIBUNAL DE JUSTIÇA. COMPOSIÇÃO. AUMENTO DE
DESEMBARGADORES PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESTADUAL INDEPENDENTE DE
INICIATIVA DO JUDICIARIO. INCONSTITUCIONALIDADE.
E INCONSTITUCIONAL O AUMENTO DO NUMERO DE DESEMBARGADORES
SEM PROPOSTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. A REGRA, QUE DECORRE DO
PRINCIPIO DA INDEPENDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES E E TRADICIONAL
NO DIREITO REPUBLICANO, APLICA-SE TANTO A LEGISLATURA
ORDINARIA, COMO A CONSTITUINTE ESTADUAL, EM RAZÃO DO QUE PRESCREVE A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 96, II, "B" E "D".
ANTIGA CONTROVERSIA DOUTRINARIA E JURISPRUDENCIAL.
AÇÃO JULGADA PROCEDENTE. VOTOS VENCIDOS.
Ementa
TRIBUNAL DE JUSTIÇA. COMPOSIÇÃO. AUMENTO DE
DESEMBARGADORES PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESTADUAL INDEPENDENTE DE
INICIATIVA DO JUDICIARIO. INCONSTITUCIONALIDADE.
E INCONSTITUCIONAL O AUMENTO DO NUMERO DE DESEMBARGADORES
SEM PROPOSTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. A REGRA, QUE DECORRE DO
PRINCIPIO DA INDEPENDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES E E TRADICIONAL
NO DIREITO REPUBLICANO, APLICA-SE TANTO A LEGISLATURA
ORDINARIA, COMO A CONSTITUINTE ESTADUAL, EM RAZÃO DO QUE PRESCREVE A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 96, II, "B" E "D".
ANTIGA CONTROVERSIA DOUTRINARIA E JURISPRUD...
Data do Julgamento:05/02/1992
Data da Publicação:DJ 19-05-1995 PP-13989 EMENT VOL-01787-01 PP-00001
TRIBUNAL DE JUSTIÇA. COMPOSIÇÃO. AUMENTO DE
DESEMBARGADORES PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESTADUAL INDEPENDENTE DE
INICIATIVA DO JUDICIARIO. INCONSTITUCIONALIDADE.
E INCONSTITUCIONAL O AUMENTO DO NUMERO DE DESEMBARGADORES
SEM PROPOSTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. A REGRA, QUE DECORRE DO
PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES E TRADICIONAL
NO DIREITO REPUBLICANO, APLICA-SE TANTO A LEGISLATURA
ORDINARIA, COMO A CONSTITUINTE ESTADUAL, EM RAZÃO DO QUE PRESCREVE A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 96, II, "B" E "D".
ANTIGA CONTROVERSIA DOUTRINARIA E JURISPRUDENCIAL.
AÇÃO JULGADA PROCEDENTE. VOTOS VENCIDOS.
Ementa
TRIBUNAL DE JUSTIÇA. COMPOSIÇÃO. AUMENTO DE
DESEMBARGADORES PELA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESTADUAL INDEPENDENTE DE
INICIATIVA DO JUDICIARIO. INCONSTITUCIONALIDADE.
E INCONSTITUCIONAL O AUMENTO DO NUMERO DE DESEMBARGADORES
SEM PROPOSTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. A REGRA, QUE DECORRE DO
PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES E TRADICIONAL
NO DIREITO REPUBLICANO, APLICA-SE TANTO A LEGISLATURA
ORDINARIA, COMO A CONSTITUINTE ESTADUAL, EM RAZÃO DO QUE PRESCREVE A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 96, II, "B" E "D".
ANTIGA CONTROVERSIA DOUTRINARIA E JURISPRUD...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. PAULO BROSSARD
Data da Publicação:DJ 05-05-1995 PP-11903 EMENT VOL-01785-01 PP-00001
AGRAVO REGIMENTAL. Decisão que nega seguimento a agravo de
instrumento.
ADICIONAL PERICULOSIDADE. Art. 1. Lei 7.369/85.
Interpretação.
Questão decidida em nivel infraconstitucional que somente
por via obliqua e indireta alcancaria os dispositivos constitucionais
invocados.
Recurso improvido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL. Decisão que nega seguimento a agravo de
instrumento.
ADICIONAL PERICULOSIDADE. Art. 1. Lei 7.369/85.
Interpretação.
Questão decidida em nivel infraconstitucional que somente
por via obliqua e indireta alcancaria os dispositivos constitucionais
invocados.
Recurso improvido.
Data do Julgamento:04/02/1992
Data da Publicação:DJ 20-03-1992 PP-03325 EMENT VOL-01654-03 PP-00354 RTJ VOL-00140-02 PP-00670
- Prescrição trabalhista. Mesmo estando em curso o processo
quando da promulgação da Constituição de 1988, não se sujeita a, seu
art. 7., XXIX, o prazo anteriormente consumado.
Ementa
- Prescrição trabalhista. Mesmo estando em curso o processo
quando da promulgação da Constituição de 1988, não se sujeita a, seu
art. 7., XXIX, o prazo anteriormente consumado.
Data do Julgamento:04/02/1992
Data da Publicação:DJ 21-02-1992 PP-01697 EMENT VOL-01650-03 PP-00514 RTJ VOL-00141-01 PP-00314
- Veículo admitido a registro, pelo Departamento Estadual
de Trânsito, a requerimento do adquirente, mas que depois se
verificou haver sido objeto de furto.
Ausente o nexo causal, entre a atividade do funcionário e o
prejuizo enfrentado pelo mencionado adquirente, não se acha
caracterizada a responsabilidade civil do Estado.
Precedentes do Supremo Tribunal: RREE 64.600, 86.656 e
111.715.
Recurso provido, por contrariedade do art. 107, da
Constituição de 1967.
Ementa
- Veículo admitido a registro, pelo Departamento Estadual
de Trânsito, a requerimento do adquirente, mas que depois se
verificou haver sido objeto de furto.
Ausente o nexo causal, entre a atividade do funcionário e o
prejuizo enfrentado pelo mencionado adquirente, não se acha
caracterizada a responsabilidade civil do Estado.
Precedentes do Supremo Tribunal: RREE 64.600, 86.656 e
111.715.
Recurso provido, por contrariedade do art. 107, da
Constituição de 1967.
Data do Julgamento:04/02/1992
Data da Publicação:DJ 13-03-1992 PP-02927 EMENT VOL-01653-03 PP-00636 RTJ VOL-00141-01 PP-00305
"Habeas-corpus": competência originaria do Tribunal de
Justiça de São Paulo: coação imputada a membro do Ministério Público
Estadual.
1. Da Constituição do Estado de São Paulo (art. 74, IV), em
combinação com o art. 96, III, da Constituição Federal, resulta a
competência originaria do Tribunal de Justiça para julgar
"habeas-corpus" quando a coação ou ameaça seja atribuida a membro do
Ministério Público local; nesse ponto, o preceito da Constituição
estadual não ofende a competência privativa da União para legislar
sobre Direito Processual (CF, art. 22, I).
2. Não e exaustivo o rol dos casos de "habeas-corpus" de
competência originaria dos Tribunais de Justiça, constante do art.
650 CPrPen., porque a competência originaria por prerrogativa de
função, dita "ratione personae" ou "ratione muneris", quando
conferida pela Constituição da Republica ou por lei federal, na
orbita da jurisdição dos Estados, impõe-se como minimo a ser
observado pelo ordenamento local: a este, no entanto, e que incumbe,
respeitado o raio minimo imposto pela ordem central, fixar-lhe a área
total.
3. A matéria de que se cuida, relativa a competência
material por prerrogativa de função, não e da área estrita do direito
processual, dada a correlação do problema com a organização dos
poderes locais, conforme ja se entendia sob a ordem constitucional
decaida (v.g., J. Frederico Marques), e ficou reforçado pelo art. 125
da vigente Constituição da Republica.
4. Tanto mais se legitima a norma questionada da
Constituição local quanto e ela que melhor se ajusta, ao
correspondente modelo federal, no qual - com a única exceção da
hipótese de figurar como coator um Ministro de Estado - o princípio
reitor e conferir a competência originaria para o "habeas-corpus" ao
Tribunal a que caiba julgar os crimes de que seja acusado a
autoridade coatora.
Ementa
"Habeas-corpus": competência originaria do Tribunal de
Justiça de São Paulo: coação imputada a membro do Ministério Público
Estadual.
1. Da Constituição do Estado de São Paulo (art. 74, IV), em
combinação com o art. 96, III, da Constituição Federal, resulta a
competência originaria do Tribunal de Justiça para julgar
"habeas-corpus" quando a coação ou ameaça seja atribuida a membro do
Ministério Público local; nesse ponto, o preceito da Constituição
estadual não ofende a competência privativa da União para legislar
sobre Direito Processual (CF, art. 22,...
Data do Julgamento:04/02/1992
Data da Publicação:DJ 20-03-1992 PP-03326 EMENT VOL-01654-03 PP-00569 RTJ VOL-00140-02 PP-00683
"HABEAS CORPUS". PACIENTE CRIMINALMENTE PROCESSADO PELA
PRATICA DOS CRIMES DE QUADRILHA E PECULATO. PRISÃO PREVENTIVA TACHADA
DE ENCONTRAR-SE AO DESAMPARO DOS PRESSUPOSTOS LEGAIS.
Decreto que, ao reves, se louvou em prova bastante da
existência do crime e em suficientes indicios de autoria, como
exigido por lei, assentando-se, ainda, na necessidade de assegurar-se
a aplicação da lei penal, ante a ampla possibilidade de vir o acusado
a ausentar-se do Pais, utilizando-se, para tanto, da vultosa soma
resultante dos crimes que lhe são atribuidos.
Ordem denegada.
Ementa
"HABEAS CORPUS". PACIENTE CRIMINALMENTE PROCESSADO PELA
PRATICA DOS CRIMES DE QUADRILHA E PECULATO. PRISÃO PREVENTIVA TACHADA
DE ENCONTRAR-SE AO DESAMPARO DOS PRESSUPOSTOS LEGAIS.
Decreto que, ao reves, se louvou em prova bastante da
existência do crime e em suficientes indicios de autoria, como
exigido por lei, assentando-se, ainda, na necessidade de assegurar-se
a aplicação da lei penal, ante a ampla possibilidade de vir o acusado
a ausentar-se do Pais, utilizando-se, para tanto, da vultosa soma
resultante dos crimes que lhe são atribuidos.
Ordem dene...
Data do Julgamento:04/02/1992
Data da Publicação:DJ 28-02-1992 PP-02171 EMENT VOL-01651-02 PP-00410 RTJ VOL-00140-02 PP-00602
Competência. Constituição, art. 102, I, letra "n". Residuo
salarial do Plano Bresser e URPS. Ação de revisão de vencimentos de
magistrados federais. Não se enquadra a hipótese na competência
originaria do STF, prevista no art. 102, I, letra "n", da
Constituição. Precedentes do Supremo Tribunal Federal. Remessa dos
autos a Justiça Federal de Primeira Instância, Seção Judiciária do
Estado de Minas Gerais.
Ementa
Competência. Constituição, art. 102, I, letra "n". Residuo
salarial do Plano Bresser e URPS. Ação de revisão de vencimentos de
magistrados federais. Não se enquadra a hipótese na competência
originaria do STF, prevista no art. 102, I, letra "n", da
Constituição. Precedentes do Supremo Tribunal Federal. Remessa dos
autos a Justiça Federal de Primeira Instância, Seção Judiciária do
Estado de Minas Gerais.
Data do Julgamento:03/02/1992
Data da Publicação:DJ 03-04-1992 PP-04288 EMENT VOL-01656-01 PP-00072
Suspensão de Segurança.
Teto de vencimentos de servidores do Poder Executivo (art.
37, XI, da Constituição Federal e art. 17 do A.D.C.T.). Arts. 4. da
Lei n. 4.348, de 26.06.1964, 297 do R.I.S.T.F. e 25 da Lei n. 8.038,
de 28.05.1990.
1. Havendo questão constitucional a ser dirimida no processo
de mandado de segurança impetrado originariamente em Tribunal de
Justiça, a competência para suspensão de medida liminar, ali
deferida, e do Presidente do Supremo Tribunal Federal (art. 25 da Lei
n. 8.038, de 28.05.1990).
2. Em Processo de Suspensão de Segurança não se examinam as
questões da causa em que deferido o "writ" ou a liminar, mas, apenas,
se ocorre, com tal deferimento, hipótese de risco de grave lesão a
ordem, a saúde, a segurança e a economia pública (art. 4. da Lei n.
4.348, de 26.06.1964, e art. 297 do RISTF).
3. Caracterizada uma dessas hipóteses, e de se deferir a
suspensão.
4. Agravos regimentais improvidos.
Ementa
Suspensão de Segurança.
Teto de vencimentos de servidores do Poder Executivo (art.
37, XI, da Constituição Federal e art. 17 do A.D.C.T.). Arts. 4. da
Lei n. 4.348, de 26.06.1964, 297 do R.I.S.T.F. e 25 da Lei n. 8.038,
de 28.05.1990.
1. Havendo questão constitucional a ser dirimida no processo
de mandado de segurança impetrado originariamente em Tribunal de
Justiça, a competência para suspensão de medida liminar, ali
deferida, e do Presidente do Supremo Tribunal Federal (art. 25 da Lei
n. 8.038, de 28.05.1990).
2. Em Processo de Suspensão de Seguranç...
Data do Julgamento:03/02/1992
Data da Publicação:DJ 03-04-1992 PP-04288 EMENT VOL-01656-01 PP-00036 RTJ VOL-00140-02 PP-00366
- Questão de ordem sobre competência. Ação de indenização
por desapropriação indireta.
- Não podendo o Estado do Para intervir na ação de
indenização por desapropriação indireta como litisconsorte ativo por
ja ter sido essa questão decidida por este Tribunal, nem tendo sido
proposta, com a observancia dos requisitos legais, ação declaratoria
incidental de nulidade dos titulos de propriedade dos autores - ação
alias, que, se proposta, não seria cabivel pela impossibilidade, no
caso, do "simultaneus processus"-, impõe-se a exclusão do Estado do
Para da presente relação jurídica processual, razão por que permanece
a incompetencia do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar
esta ação de indenização por desapropriação indireta.
Questão de ordem em que se reconhece a incompetencia do
Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a ação em causa, e
se determina, em consequencia, a restituição dos autos ao Juízo de
origem, que e o competente.
Ementa
- Questão de ordem sobre competência. Ação de indenização
por desapropriação indireta.
- Não podendo o Estado do Para intervir na ação de
indenização por desapropriação indireta como litisconsorte ativo por
ja ter sido essa questão decidida por este Tribunal, nem tendo sido
proposta, com a observancia dos requisitos legais, ação declaratoria
incidental de nulidade dos titulos de propriedade dos autores - ação
alias, que, se proposta, não seria cabivel pela impossibilidade, no
caso, do "simultaneus processus"-, impõe-se a exclusão do Estado do
Para da presente rel...
Data do Julgamento:03/02/1992
Data da Publicação:DJ 27-03-1992 PP-03801 EMENT VOL-01655-01 PP-00128 RTJ VOL-00141-01 PP-00010