SEGURO DE VIDA - SUICIDIO INVOLUNTARIO.
No de acidentes pessoais, também não se exonera o assegurador se a morte ocorreu por suicídio involuntário do segurado.
- Jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal.
Ementa
SEGURO DE VIDA - SUICIDIO INVOLUNTARIO.
No de acidentes pessoais, também não se exonera o assegurador se a morte ocorreu por suicídio involuntário do segurado.
- Jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal.
Data do Julgamento:04/09/1973
Data da Publicação:DJ 05-11-1973 PP-08340 EMENT VOL-00928-03 PP-00744
LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DO PERIGO
DE VIDA E DA INCAPACIDADE PARA AS OCUPAÇÕES HABITUAIS, PREVISTOS NO
ART. 129 PARAGRAFO 1, INCISOS I E II, DO CÓDIGO PENAL. ILEGALIDADE
DA SENTENÇA. ORDEM DEFERIDA, EM PARTE.
Ementa
LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DO PERIGO
DE VIDA E DA INCAPACIDADE PARA AS OCUPAÇÕES HABITUAIS, PREVISTOS NO
ART. 129 PARAGRAFO 1, INCISOS I E II, DO CÓDIGO PENAL. ILEGALIDADE
DA SENTENÇA. ORDEM DEFERIDA, EM PARTE.
Data do Julgamento:15/06/1973
Data da Publicação:DJ 10-08-1973 PP-05614 EMENT VOL-00916-02 PP-00772
FUNCIONALISMO. GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE (ART. 145, VI
DA L. N 1711/52).
SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO. HAVENDO ATO
DA AUTARQUIA FIXANDO-LHE A PERCENTAGEM, DEVEM AUFERI-LA OS SERVIDORES
QUE, EM AÇÃO ORDINARIA, PROVARAM SATISFAZER AS CONDIÇÕES
NECESSARIAS. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO, EM PARTE.
Ementa
FUNCIONALISMO. GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE (ART. 145, VI
DA L. N 1711/52).
SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO. HAVENDO ATO
DA AUTARQUIA FIXANDO-LHE A PERCENTAGEM, DEVEM AUFERI-LA OS SERVIDORES
QUE, EM AÇÃO ORDINARIA, PROVARAM SATISFAZER AS CONDIÇÕES
NECESSARIAS. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO, EM PARTE.
Data do Julgamento:05/12/1972
Data da Publicação:DJ 21-12-1972 PP-08780 EMENT VOL-00897-03 PP-01140
- Funcionalismo. Gratificação de risco de vida e saúde (art. 145, VI, da L. 1.711/52) requerida antes do advento da L. 3.780/60. Segurança concedida para que os processos administrativos tenham seguimento e recebam decisão final. Inocorrência de
violação a dispositivo legal. Dissídio não caracterizado. Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
- Funcionalismo. Gratificação de risco de vida e saúde (art. 145, VI, da L. 1.711/52) requerida antes do advento da L. 3.780/60. Segurança concedida para que os processos administrativos tenham seguimento e recebam decisão final. Inocorrência de
violação a dispositivo legal. Dissídio não caracterizado. Recurso extraordinário não conhecido.
Data do Julgamento:01/12/1972
Data da Publicação:DJ 23-02-1973 PP-00900 EMENT VOL-00900-01 PP-00122
EX-COMBATENTES. MILITARES. PROMOÇÃO AO INATIVAR-SE. II. OS FAVORES A
QUE SE REFERE O ART. 178, E, DA CONSTITUIÇÃO DE 1967, REGULADOS PELA
LEI N. 5315/67, REFEREM-SE AOS CIVIS E AOS MILITARES CONVOCADOS, OS
QUAIS, LICENCIADOS DO SERVIÇO ATIVO, RETORNAM DEFINITIVAMENTE A VIDA
CIVIL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Ementa
EX-COMBATENTES. MILITARES. PROMOÇÃO AO INATIVAR-SE. II. OS FAVORES A
QUE SE REFERE O ART. 178, E, DA CONSTITUIÇÃO DE 1967, REGULADOS PELA
LEI N. 5315/67, REFEREM-SE AOS CIVIS E AOS MILITARES CONVOCADOS, OS
QUAIS, LICENCIADOS DO SERVIÇO ATIVO, RETORNAM DEFINITIVAMENTE A VIDA
CIVIL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Data do Julgamento:06/03/1972
Data da Publicação:DJ 05-05-1972 PP-02725 EMENT VOL-00872-01 PP-00268 RTJ VOL-00067-03 PP-00734
- Lesões de natureza grave. Perigo de vida atestado pelo exame pericial. Inadmissibilidade de discussão de prova em habeas corpus.
Recurso a que se negou provimento.
Ementa
- Lesões de natureza grave. Perigo de vida atestado pelo exame pericial. Inadmissibilidade de discussão de prova em habeas corpus.
Recurso a que se negou provimento.
Data do Julgamento:31/05/1971
Data da Publicação:DJ 09-07-1971 PP-03430 EMENT VOL-00840-07 PP-02482
LEI DE LUVAS. ACÓRDÃO QUE ATUALIZA O ALUGUEL COM BASE NA ELEVAÇÃO DO
CUSTO DE VIDA, POR AUSÊNCIA DAS VARIAVEIS PREVISTAS NO ART. 31 DA
LEI DE LUVAS, NÃO NEGA VIGENCIA A ESSA NORMA.
Ementa
LEI DE LUVAS. ACÓRDÃO QUE ATUALIZA O ALUGUEL COM BASE NA ELEVAÇÃO DO
CUSTO DE VIDA, POR AUSÊNCIA DAS VARIAVEIS PREVISTAS NO ART. 31 DA
LEI DE LUVAS, NÃO NEGA VIGENCIA A ESSA NORMA.
Data do Julgamento:15/04/1971
Data da Publicação:DJ 28-05-1971 PP-02494 EMENT VOL-00837-02 PP-00428
FUNCIONÁRIOS FEDERAIS - RISCO DE VIDA E SAÚDE. MODIFICAÇÃO DAS
CLAUSULAS DA LEI 1711, QUE RESTRIGIRAM AS GRATIFICAÇÕES A ESSE
TÍTULO. A IRREDUTIBILIDADE DE REMUNERAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E
RESTRITA AOS CASOS EXPRESSOS NA CONSTITUIÇÃO.
Ementa
FUNCIONÁRIOS FEDERAIS - RISCO DE VIDA E SAÚDE. MODIFICAÇÃO DAS
CLAUSULAS DA LEI 1711, QUE RESTRIGIRAM AS GRATIFICAÇÕES A ESSE
TÍTULO. A IRREDUTIBILIDADE DE REMUNERAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E
RESTRITA AOS CASOS EXPRESSOS NA CONSTITUIÇÃO.
Data do Julgamento:23/04/1970
Data da Publicação:DJ 12-06-1970 PP-02410 EMENT VOL-00803-02 PP-00391
GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE. CONCESSÃO QUE DEPENDE DE
CONDIÇÕES QUE VINHAM A SER FIXADAS EM NOVO TEXTO LEGAL, SEGUNDO O
ART. 78 DA LEI N. 3780/60. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E
PROVIDO.
Ementa
GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE. CONCESSÃO QUE DEPENDE DE
CONDIÇÕES QUE VINHAM A SER FIXADAS EM NOVO TEXTO LEGAL, SEGUNDO O
ART. 78 DA LEI N. 3780/60. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E
PROVIDO.
Data do Julgamento:28/08/1969
Data da Publicação:DJ 10-10-1969 PP-04701 EMENT VOL-00779-01 PP-00392
A LEI NÃO PODE FIXAR VENCIMENTOS DE SERVIDOR PÚBLICO, NA BASE DE
SALARIO MINIMO PROFISSIONAL. INCONSTITUCIONALIDADE DESSA PRATICA
PORQUE SUPRIME A INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO NA FIXAÇÃO DOS
VENCIMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS ESTADUAIS SUJEITANDO-OS A
SALARIO MOVEL. INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 73, LETRA 'L', DA
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA. 2. E CONSTITUCIONAL A FIXAÇÃO
DE SALARIO MINIMO PROFISSIONAL PARA SERVIDORES QUE TEM
SEU CONTRATO DE TRABALHO REGULADO PELA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO
TRABALHO. CONSTITUCIONALIDADE DO ART-73,LETRA 'Q', DA CONSTITUIÇÃO
DO ESTADO DA GUANABARA.
3.A DEFINIÇÃO DA NATUREZA ESPECIAL DO SERVIÇO, PARA EFEITO DA
REDUÇÃO DA IDADE E DO TEMPO DE SERVIÇO, PARA A APOSENTADORIA
COMPULSORIA OU FACULTATIVA, COM AS VANTAGENS ESTIPULADAS NA
CONSTITUIÇÃO, DEPENDE DE LEI FEDERAL, DESDE A VIGENCIA DA
CONSTITUIÇÃO DE 1967. E IMPERATIVO CONSTITUCIONAL APLICAVEL AOS
ESTADOS. INCONSTITUCIONALIDADE DO ART-75,PAR-2.,DA CONSTITUIÇÃO DO
ESTADO DA GUANABARA. 4. A REVISÃO DOS PROVENTOS DA INATIVIDADE
DEPENDE DOS AUMENTOS DOS VENCIMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS EM
ATIVIDADE POR MOTIVO DE ELEVAÇÃO DO CUSTO DE VIDA.
O AUMENTO DOS PROVENTOS EM FUNÇÕES EQUIVALENTES EXCEDE OS LIMITES DA
NORMA FEDERAL, QUE NÃO PREVE ESSA EXTENSAO. INCONSTITUCIONALIDADE DO
ART-76,PAR-2.,DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA. 5. A PROIBIÇÃO
CONSTITUCIONAL (ART. 96) DE VINCULAÇÕES E EQUIPARAÇÕES, TEM
APLICAÇÃO IMEDIATA E ATINGE, ASSIM , AQUELAS SITUAÇÕES JURIDICAS QUE
NÃO TEM ESSAS GARANTIAS PREVISTAS NO TEXTO CONSTITUCIONAL.
INCONSTITUCIONALIDADE DA PARTE FINAL E PAGAGRAFO ÚNICO DO ART.78, DA
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA. A ELIMINAÇÃO DESSA GARANTIA
NÃO PRIVA O FUNCIONALISMO DO DIREITO AOS VENCIMENTOS PERCEBIDOS NA
ÉPOCA.PERMITE A SUA REVISÃO POSTERIOR, MAS SEM VINCULAÇÃO OU
EQUIPARAÇÃO. 6.A SITUAÇÃO JURÍDICA DOS SERVIDORES DE INVESTIDURA
FEDERAL TRANSFERIDOS PARA O ESTADO E A FIXADA NAS LEIS FEDERAIS E
ESTADUAIS APLICAVEIS, DE ACORDO COM AS SUAS SITUAÇÕES INDIVIDUAIS.
INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 110 DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA
GUANABARA. 7. OS PROCESSOS DE READAPTAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO, COM BASE
EM LEIS E DECRETOS VIGENTES A DATA DO ATO COMPLEMENTAR N. 28, DE
13 DE DEZEMBRO DE 1966, SE REGEM DE ACORDO COM ESSE ATO
COMPLEMENTAR. INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 112 DA CONSTITUIÇÃO DO
ESTADO DA GUANABARA. 8. OS PROCURADORES GERAIS DA JUSTIÇA E DO
ESTADO TERAO AS MESMAS PRERROGATIVAS E REGALIAS QUE OS
DESEMBARGADORES E OS PROCURADORES DO TRIBUNAL DE CONTAS OS MESMOS
QUE FOREM ATRIBUIDOS AOS SEUS MINISTROS.NÃO SÃO CONCEDIDOS OS MESMOS
'DIREITOS' PORQUE IMPORTARIA NA CONCESSÃO DE REGALIAS E
PRERROGATIVAS OUTRAS QUE SÓ CABEM AOS MAGISTRADOS, PELA
CONSTITUIÇÃO (VITALICIEDADE, IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS E
INAMOVIBILIDADE). INCONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSAO DA PALAVRA
'DIREITOS' NO ART-66,PAR-6., DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA.
Ementa
A LEI NÃO PODE FIXAR VENCIMENTOS DE SERVIDOR PÚBLICO, NA BASE DE
SALARIO MINIMO PROFISSIONAL. INCONSTITUCIONALIDADE DESSA PRATICA
PORQUE SUPRIME A INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO NA FIXAÇÃO DOS
VENCIMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS ESTADUAIS SUJEITANDO-OS A
SALARIO MOVEL. INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 73, LETRA 'L', DA
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA. 2. E CONSTITUCIONAL A FIXAÇÃO
DE SALARIO MINIMO PROFISSIONAL PARA SERVIDORES QUE TEM
SEU CONTRATO DE TRABALHO REGULADO PELA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO
TRABALHO. CONSTITUCIONALIDADE DO ART-73,LETRA 'Q', DA CONSTITUIÇÃO
DO ESTADO DA GUANABARA.
3....
Data do Julgamento:19/03/1969
Data da Publicação:DJ 15-08-1969 PP-03519 EMENT VOL-00771-01 PP-00001 RTJ VOL-00050-01 PP-00218
1) AÇÃO DE DESQUITE. OFENSA NOS AUTOS. IRREDUTIVEL INCOMPATIBILIDADE
DE GENIOS.
2) NÃO DEMONSTRADA DIVERGENCIA DE JULGADOS QUANTO A QUALIFICAÇÃO DA
PROVA, NEM QUANTO AOS EFEITOS DA OFENSA EM JUÍZO.
3) ANALISE DE CONHECIDO PRONUNCIAMENTO DE PHILADELPHO AZEVEDO SOBRE
A INTOLERABILIDADE DA VIDA CONJUGAL.
4) RECURSO EXTRAORDINÁRIO. INADMISSIVEL O EXAME PREVIO DA PROVA PARA
SE RESOLVER O PROBLEMA DO CABIMENTO DO RECURSO.
Ementa
1) AÇÃO DE DESQUITE. OFENSA NOS AUTOS. IRREDUTIVEL INCOMPATIBILIDADE
DE GENIOS.
2) NÃO DEMONSTRADA DIVERGENCIA DE JULGADOS QUANTO A QUALIFICAÇÃO DA
PROVA, NEM QUANTO AOS EFEITOS DA OFENSA EM JUÍZO.
3) ANALISE DE CONHECIDO PRONUNCIAMENTO DE PHILADELPHO AZEVEDO SOBRE
A INTOLERABILIDADE DA VIDA CONJUGAL.
4) RECURSO EXTRAORDINÁRIO. INADMISSIVEL O EXAME PREVIO DA PROVA PARA
SE RESOLVER O PROBLEMA DO CABIMENTO DO RECURSO.
Data do Julgamento:26/09/1968
Data da Publicação:DJ 21-03-1969 PP-00974 EMENT VOL-00757-02 PP-00529
GRATIFICAÇÃO. RISCO DE VIDA. O SERVIDOR FAZ JUS A CITADA
GRATIFICAÇÃO, UMA VEZ VERIFICADA A EXISTÊNCIA DO RISCO NO DESEMPENHO
DAS SUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS.
AGRAVO DESPROVIDO.
Ementa
GRATIFICAÇÃO. RISCO DE VIDA. O SERVIDOR FAZ JUS A CITADA
GRATIFICAÇÃO, UMA VEZ VERIFICADA A EXISTÊNCIA DO RISCO NO DESEMPENHO
DAS SUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS.
AGRAVO DESPROVIDO.
Data do Julgamento:31/05/1968
Data da Publicação:DJ 18-10-1968 PP-04261 EMENT VOL-00743-01 PP-04261
- GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE. LEI Nº 3.780, DE 12.7.60. APÓS
O ADVENTO DESTE DIPLOMA LEGAL, SUA CONCESSÃO ESTÁ SUBORDINADA A
CONDIÇÕES A SEREM ESTABELECIDAS EM LEI. RECURSO DESPROVIDO.
Ementa
- GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE. LEI Nº 3.780, DE 12.7.60. APÓS
O ADVENTO DESTE DIPLOMA LEGAL, SUA CONCESSÃO ESTÁ SUBORDINADA A
CONDIÇÕES A SEREM ESTABELECIDAS EM LEI. RECURSO DESPROVIDO.
Data do Julgamento:23/04/1968
Data da Publicação:DJ 28-06-1968 PP-02454 EMENT VOL-00732-07 PP-02361
GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE. SUA CONCESSÃO, APÓS O ADVENTO
DA LEI 3780, DE 12.7.60, ESTA SUBORDINADA A CONDIÇÕES A SEREM
ESTABELECIDAS EM LEI. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
RECURSO DESPROVIDO.
Ementa
GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA E SAÚDE. SUA CONCESSÃO, APÓS O ADVENTO
DA LEI 3780, DE 12.7.60, ESTA SUBORDINADA A CONDIÇÕES A SEREM
ESTABELECIDAS EM LEI. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
RECURSO DESPROVIDO.
Data do Julgamento:23/04/1968
Data da Publicação:DJ 30-08-1968 PP-03286 EMENT VOL-00736-01 PP-00133
GRATIFICAÇÃO POR SERVIÇO DE NATUREZA ESPECIAL, COM RISCO DE VIDA OU
SAÚDE. AÇÃO OBJETIVANDO A PERCEPÇÃO DE ATRASADOS. CARÊNCIA DE AÇÃO
DECRETADA. INEXISTÊNCIA DE NEGATIVA DE VIGENCIA A CONSTITUIÇÃO E A
LEI FEDERAL.
AGRAVO DESPROVIDO.
Ementa
GRATIFICAÇÃO POR SERVIÇO DE NATUREZA ESPECIAL, COM RISCO DE VIDA OU
SAÚDE. AÇÃO OBJETIVANDO A PERCEPÇÃO DE ATRASADOS. CARÊNCIA DE AÇÃO
DECRETADA. INEXISTÊNCIA DE NEGATIVA DE VIGENCIA A CONSTITUIÇÃO E A
LEI FEDERAL.
AGRAVO DESPROVIDO.
Data do Julgamento:15/04/1968
Data da Publicação:DJ 24-05-1968 PP-01865 EMENT VOL-00728-02 PP-00485
1) EXTRADIÇÃO.
A) O DEFERIMENTO OU RECUSA DA EXTRADIÇÃO E DIREITO INERENTE A
SOBERANIA.
B) A EFETIVAÇÃO, PELO GOVERNO, DA ENTREGA DO EXTRADITANDO,
AUTORIZADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DEPENDE DO DIREITO
INTERNACIONAL CONVENCIONAL.
2) RECIPROCIDADE.
A) E FONTE RECONHECIDA DO DIREITO EXTRADICIONAL. EXTR. 232(1961),
EXTR. 288(1962), EXTR. 251(1963).
B) A CONSTITUIÇÃO DE 1967, ART. 83, VIII, NÃO EXIGE 'REFERENDUM' DO
CONGRESSO PARA ACEITAÇÃO DA OFERTA DO ESTADO REQUERENTE.
C) A LEI BRASILEIRA AUTORIZA O GOVERNO A OFERECER RECIPROCIDADE.
3) COMUTAÇÃO DE PENA
A) A EXTRADIÇÃO ESTA CONDICIONADA A VEDAÇÃO CONSTITUCIONAL DE CERTAS
PENAS, COMO A PRISÃO PERPÉTUA, EMBORA HAJA CONTROVÉRSIA A RESPEITO,
ESPECIALMENTE QUANTO AS VEDAÇÕES DA LEI PENAL ORDINÁRIA,
EXTR. 165(1953), EXTR. 230(1961), EXTR. 241(1962), EXTR. 234(1965).
B) O COMPROMISSO DE COMUTAÇÃO DA PENA DEVE CONSTAR DO PEDIDO,
MAS PODE SER PRESTADO PELO ESTADO REQUERENTE ANTES DA ENTREGA
DO EXTRADITANDO, EXTR. 241(1962). VOTO DO MIN. LUIZ GALLOTTI NA
EXTR. 218(1950).
4) INSTRUÇÃO. A DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR FOI OFERECIDA EM TEMPO
OPORTUNO, PELOS ESTADOS REQUERENTES, SEM PREJUÍZO DA DEFESA
EXERCITADA COM EFICIÊNCIA E BRILHANTISMO.
5) TERRITORIALIDADE.
A) JURISDIÇÃO DA ÁUSTRIA (CRIMES DE MARTHEIM) E DA POLÔNIA
(CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA).
B) FALTA DE JURISDIÇÃO DA ALEMANHA (SOBIBOR E TREBLINKA), PORQUE
A OCUPAÇÃO MILITAR NÃO TRANSFORMOU ESSAS LOCALIDADES EM TERRITÓRIO
ALEMÃO, NEM ALI PERMANECEM SUAS TROPAS, NEM O EXTRADITANDO
CONTINUA NO SERVIÇO.
6) NACIONALIDADE ATIVA.
A) JURISDIÇÃO DA ÁUSTRIA (SOBIBOR E TREBLINKA) POR SER STANGL
AUSTRIACO.
B) JURISDIÇÃO DA ALEMANHA (SOBIBOR E TREBLINKA), NÃO PORQUE STANGL
TIVESSE AO TEMPO A NACIONALIDADE ALEMÃ, MAS PORQUE ESTAVA A SERVIÇO
DO GOVERNO GERMÂNICO.
7) NARRATIVA. FOI MINUCIOSA, E ATÉ EXCESSIVA, A DESCRIÇÃO DOS
FATOS DELITUOSOS, DEPENDENDO A APURAÇÃO DA CULPABILIDADE, OU O
GRAU DESTA, DE JUÍZO DA AÇÃO PENAL.
8) GENOCÍDIO. A ULTERIOR TIPIFICAÇÃO DO GENOCÍDIO, EM CONVENÇÃO
INTERNACIONAL E NA LEI BRASILEIRA, OU DE OUTRO ESTADO, NÃO EXCLUI
A CRIMINALIDADE DOS ATOS DESCRITOS, POIS A EXTRADIÇÃO E PEDIDA
COM FUNDAMENTO EM HOMICÍDIO QUALIFICADO.
9) CRIME POLÍTICO. A EXCEÇÃO DO CRIME POLÍTICO NÃO CABE, NO CASO,
MESMO, SEM APLICAÇÃO IMEDIATA DA CONVENÇÃO SOBRE O GENOCÍDIO, OU
DA L. 2.889/56, PORQUE ESSA EXCUSATIVA NÃO AMPARA OS CRIMES
COMETIDOS COM ESPECIAL PERVERSIDADE OU CRUELDADE (EXTR. 232, 1961).
O PRESUMIDO ALTRUISMO DOS DELINQUENTES POLÍTICOS NÃO SE AJUSTA A
FRIA PREMEDITAÇÃO DO EXTERMÍNIO EM MASSA.
10) ORDEM SUPERIOR.
A) NÃO SE DEMONSTROU QUE O EXTERMÍNIO EM MASSA DA VIDA HUMANA
FOSSE AUTORIZADO POR LEI DO ESTADO NAZISTA.
B) INSTRUÇÕES SECRETAS (CASO BOHNE) OU DELIBERAÇÕES DISFARÇADAS,
COMO A 'SOLUÇÃO FINAL' DA CONFERÊNCIA DE WANNSEE, NÃO TINHAM
EFICÁCIA DE LEI.
C) GRADUADO FUNCIONÁRIO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA NÃO PODIA IGNORAR
A CRIMINALIDADE DO MORTICÍNIO, CUJOS VESTÍGIOS AS AUTORIDADES
PROCURARAM METODICAMENTE APAGAR.
D) A REGRA 'RESPONDEAT' SUPERIOR ESTÁ VINCULADA A COAÇÃO MORAL NÃO
PRESUMIDA PARA QUEM FEZ CARREIRA BEM SUCEDIDA NA ADMINISTRAÇÃO
DE ESTABELECIMENTOS DE EXTERMÍNIO.
E) DE RESTO, O EXAME DESSA PROVA DEPENDE DO JUÍZO DA AÇÃO PENAL.
11) JULGAMENTO REGULAR. A PARCIALIDADE DA JUSTIÇA DOS ESTADOS
REQUERENTES NÃO SE PRESUME; NEM PODERIA O EXTRADITANDO SER JULGADO
PELA JUSTIÇA BRASILEIRA, OU RESPONDER PERANTE JURISDIÇÃO
INTERNACIONAL, QUE NÃO É OBRIGATÓRIA.
12) PRESCRIÇÃO.
A) FICOU AFASTADO O PROBLEMA DA RETROATIVIDADE; EXAMINOU-SE A
MATÉRIA PELO DIREITO COMUM ANTERIOR, PORQUE O BRASIL, QUE OBSERVA
O PRINCÍPIO DA LEI MAIS FAVORÁVEL, NÃO SUBSCREVEU CONVENÇÃO, NEM
EDITOU LEI ESPECIAL, SOBRE PRESCRIÇÃO EM CASO DE GENOCÍDIO.
B) NO QUE RESPEITA A POLÔNIA, A PRESCRIÇÃO NÃO FOI INTERROMPIDA,
SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA NOSSA LEI; TAMBÉM NÃO O FOI QUANTO A
ÁUSTRIA, EM RELAÇÃO AOS CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA, PORQUE
NENHUM DOS ATOS PRATICADOS PELO TRIBUNAL DE VIENA EQUIVALE AO
RECEBIMENTO DA DENÚNCIA, DO DIREITO BRASILEIRO.
C) A ABERTURA DA INSTRUÇÃO CRIMINAL NOS TRIBUNAIS DE LINZ E
DUSSELDORF, TENDO EFEITO EQUIVALENTE AO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA,
DO DIREITO BRASILEIRO, INTERROMPEU A PRESCRIÇÃO RELATIVAMENTE
AOS PEDIDOS DA ÁUSTRIA, PELOS CRIMES DE HARTHEIM, E DA ALEMANHA,
PELOS CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA.
13) PREFERÊNCIA.
A) A DETERMINAÇÃO DA PREFERÊNCIA, ENTRE OS ESTADOS REQUERENTES,
CABE AO SUPREMO TRIBUNAL, E NÃO AO GOVERNO, PORQUE O CASO SE
ENQUADRA EM UM DOS CRITÉRIOS DA LEI, CUJA INTERPRETAÇÃO FINAL
COMPETE AO JUDICIÁRIO.
B) AFASTOU-SE A PREFERÊNCIA PELA TERRITORIALIDADE, PLEITEADA PELA
ALEMANHA, PELAS RAZÕES JÁ INDICADAS QUANTO A JURISDIÇÃO.
C) PELO CRITÉRIO DA GRAVIDADE DA INFRAÇÃO, O EXAME DO TRIBUNAL
NÃO SE LIMITA AO TINO DO CRIME, MAS PODE RECAIR SOBRE O CRIME
'IN CONCRETO' (COMBINAÇÃO DO ART. 42 DO C. PENAL COM O ART. 78, II,
'B', DO C. PR. PEN.).
D) EM CONSEQUÊNCIA, FOI RECONHECIDA A PREFERÊNCIA DA ALEMANHA
(SOBIBOR E TREBLINKA), E NÃO DA ÁUSTRIA (HARTHEIM), CONSIDERADAS,
NÃO SOMENTE AS CONSEQUÊNCIAS DO CRIME, COMO TAMBÉM AS FINALIDADES
DAQUELES ESTABELECIMENTOS E A FUNÇÃO QUE O EXTRADITANDO NELES
EXERCIA.
14) ENTREGA. ENTREGA DO EXTRADITANDO A ALEMANHA, SOB AS CONDIÇÕES
DA LEI, ESPECIALMENTE AS DO ART. 12, E COM O COMPROMISSO DE
COMUTAÇÃO DE PENA E DA ENTREGA ULTERIOR A ÁUSTRIA.
15) 'HABEAS CORPUS'. FICOU PREJUDICADO O 'HABEAS CORPUS',
REQUERIDO, ALIÁS, A REVELIA DO EXTRADITANDO.
Ementa
1) EXTRADIÇÃO.
A) O DEFERIMENTO OU RECUSA DA EXTRADIÇÃO E DIREITO INERENTE A
SOBERANIA.
B) A EFETIVAÇÃO, PELO GOVERNO, DA ENTREGA DO EXTRADITANDO,
AUTORIZADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DEPENDE DO DIREITO
INTERNACIONAL CONVENCIONAL.
2) RECIPROCIDADE.
A) E FONTE RECONHECIDA DO DIREITO EXTRADICIONAL. EXTR. 232(1961),
EXTR. 288(1962), EXTR. 251(1963).
B) A CONSTITUIÇÃO DE 1967, ART. 83, VIII, NÃO EXIGE 'REFERENDUM' DO
CONGRESSO PARA ACEITAÇÃO DA OFERTA DO ESTADO REQUERENTE.
C) A LEI BRASILEIRA AUTORIZA O GOVERNO A OFERECER RECIPROCIDADE.
3) COMUTAÇÃO DE PENA
A) A EXTRADIÇÃO ESTA CONDICIONADA A...
Data do Julgamento:07/06/1967
Data da Publicação:DJ 20-12-1967 PP-04383 EMENT VOL-00714-01 PP-00020 RTJ VOL-00043-01 PP-00168