EMENTA: - Ação direta de inconstitucionalidade. 2.
Parágrafo 6º do art. 39, da Constituição do Estado do Espírito
Santo. Concede aposentadoria voluntária aos trinta anos de efetivo
exercício para o especialista em educação, se for homem, e aos vinte
e cinco anos, se for mulher. 3. Alegação de ofensa ao art. 40, da
Constituição Federal. 4. Liminar concedida, por unanimidade. 5.
Requerimento do Governador e do Procurador-Geral do Estado para
considerar a perda do objeto da presente ação em razão da revogação
da norma impugnada pela Emenda Constitucional nº 05/93. 6. Ação
julgada prejudicada por perda do objeto.
Ementa
- Ação direta de inconstitucionalidade. 2.
Parágrafo 6º do art. 39, da Constituição do Estado do Espírito
Santo. Concede aposentadoria voluntária aos trinta anos de efetivo
exercício para o especialista em educação, se for homem, e aos vinte
e cinco anos, se for mulher. 3. Alegação de ofensa ao art. 40, da
Constituição Federal. 4. Liminar concedida, por unanimidade. 5.
Requerimento do Governador e do Procurador-Geral do Estado para
considerar a perda do objeto da presente ação em razão da revogação
da norma impugnada pela Emenda Constitucional nº 05/93. 6. Ação
julgada prejudicada por perda d...
Data do Julgamento:03/02/1994
Data da Publicação:DJ 14-09-2001 PP-00048 EMENT VOL-02043-01 PP-00001
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR.
LEI COMPLEMENTAR N. 75, DE 20 DE MAIO DE 1993, QUE DISPÕE SOBRE A
ORGANIZAÇÃO, AS ATRIBUIÇÕES E O ESTATUTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA
UNIÃO, ART. 231, PAR. 3. APOSENTADORIA AO MEMBRO DO MP DO SEXO
FEMININO, COM PROVENTOS PROPORCIONAIS, AOS VINTE E CINCO ANOS DE
SERVIÇO. ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ART. 129,PAR.4., COMBINADO COM O ART.
93, VI, AMBOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. DE REFERENCIA A MAGISTRATURA
E AO MINISTÉRIO PÚBLICO, HÁ REGIME DE APOSENTADORIA VOLUNTARIA, DE
EXPLICITO, PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO (ARTS. 93, VI E 129, PAR 4.).
NÃO SE CONTEMPLA, AI, APOSENTADORIA FACULTATIVA, COM PROVENTOS
PROPORCIONAIS. A APOSENTADORIA VOLUNTARIA, AOS TRINTA ANOS DE
SERVIÇO, PARA A MAGISTRATURA E O MINISTÉRIO PÚBLICO, PRESSUPOE,
AINDA, EXERCÍCIO EFETIVO, NA JUDICATURA OU NO MP, NO MINIMO, POR
CINCO ANOS. NÃO APLICABILIDADE DO ART. 40, III, "C", DA
CONSTITUIÇÃO, A MAGISTRATURA E AO MINISTÉRIO PÚBLICO.
PLAUSIBILIDADE JURÍDICA DA AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DO PAR. 3.,
DO ART. 231, DA LEI COMPLEMENTAR N. 75/1993. CONVENIENCIA DE
OBSTAR-SE A IMEDIATA APLICAÇÃO DA NORMA IMPUGNADA. MEDIDA CAUTELAR
DEFERIDA, PARA SUSPENDER, ATÉ O JULGAMENTO FINAL DA AÇÃO, A EFICACIA
DO PAR. 3., DO ART. 231, DA LEI COMPLEMENTAR N. 75, DE 20.5.1993.
Ementa
- AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR.
LEI COMPLEMENTAR N. 75, DE 20 DE MAIO DE 1993, QUE DISPÕE SOBRE A
ORGANIZAÇÃO, AS ATRIBUIÇÕES E O ESTATUTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA
UNIÃO, ART. 231, PAR. 3. APOSENTADORIA AO MEMBRO DO MP DO SEXO
FEMININO, COM PROVENTOS PROPORCIONAIS, AOS VINTE E CINCO ANOS DE
SERVIÇO. ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ART. 129,PAR.4., COMBINADO COM O ART.
93, VI, AMBOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. DE REFERENCIA A MAGISTRATURA
E AO MINISTÉRIO PÚBLICO, HÁ REGIME DE APOSENTADORIA VOLUNTARIA, DE
EXPLICITO, PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO (ARTS. 93, VI E 129, PAR 4.).
NÃO SE CONT...
Data do Julgamento:03/02/1994
Data da Publicação:DJ 08-04-1994 PP-07226 EMENT VOL-01739-04 PP-00629
E M E N T A: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ATO DAS
DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS (LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL) - ARTS.
46 E 53 - NATUREZA JURÍDICA DA LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL -
EMPREGADOS DO COMPLEXO ADMINISTRATIVO DO DISTRITO FEDERAL - OPÇÃO
PELO REGIME ESTATUTARIO - APROVEITAMENTO DE PROFESSORES ORIGINARIOS
DE OUTRAS PESSOAS ESTATAIS NA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO DISTRITO
FEDERAL - NORMAS QUE PARECEM OFENDER O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DO
CONCURSO PÚBLICO (CF, ART. 37, II) - POSSIVEL VULNERAÇÃO DA CLÁUSULA
DE RESERVA REFERENTE A INICIATIVA, PELO GOVERNADOR, DAS LEIS SOBRE
REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PUBLICOS - LIMINAR DEFERIDA.
- A Lei Orgânica do Distrito Federal constitui instrumento
normativo primario destinado a regular, de modo subordinante - e com
inegavel primazia sobre o ordenamento positivo distrital - a vida
jurídico-administrativa e político-institucional dessa entidade
integrante da Federação brasileira.
Esse ato representa, dentro do sistema de direito positivo,
o momento inaugural e fundante da ordem jurídica vigente no âmbito do
Distrito Federal. Em uma palavra: a Lei Orgânica equivale, em força,
autoridade e eficácia jurídicas, a um verdadeiro estatuto
constitucional, essencialmente equiparavel as Constituições
promulgadas pelos Estados-membros.
O Distrito Federal - a semelhanca dos Estados-membros - esta
sujeito ao princípio estabelecido no art. 61, par. 1., II, a e c, da
Constituição Federal, que diz respeito a iniciativa exclusiva do
Chefe do Poder Executivo para o processo de formação das leis que
disponham sobre criação de cargos, funções ou empregos publicos ou,
ainda, sobre o regime jurídico dos servidores publicos na
Administração direta e autarquica.
- Não parece possivel que, mediante simples opção, possa o
empregado público sob regime contratual trabalhista passar a condição
jurídico-administrativa de servidor estatutario, sem que se
desatenda, com esse procedimento, a imposição constitucional do
concurso público. Precedentes.
- O Supremo Tribunal Federal tem repelido, por incompativeis
com o texto da Lei Fundamental, as normas legais que,
independentemente de concurso público, possibilitam o
aproveitamento, nos quadros funcionais de entidade federada diversa
(como o Distrito Federal), de servidor que ocupa cargo em outra
pessoa politica (União, Estados-membros e Municípios). Precedentes.
Ementa
E M E N T A: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ATO DAS
DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS (LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL) - ARTS.
46 E 53 - NATUREZA JURÍDICA DA LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL -
EMPREGADOS DO COMPLEXO ADMINISTRATIVO DO DISTRITO FEDERAL - OPÇÃO
PELO REGIME ESTATUTARIO - APROVEITAMENTO DE PROFESSORES ORIGINARIOS
DE OUTRAS PESSOAS ESTATAIS NA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO DISTRITO
FEDERAL - NORMAS QUE PARECEM OFENDER O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DO
CONCURSO PÚBLICO (CF, ART. 37, II) - POSSIVEL VULNERAÇÃO DA CLÁUSULA
DE RESERVA REFERENTE A INICIATIVA, PELO GOVER...
Data do Julgamento:03/02/1994
Data da Publicação:DJ 13-05-1994 PP-11337 EMENT VOL-01744-01 PP-00069
- PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA, VERSANDO TEMA
CONSTITUCIONAL RELEVANTE, CONCERNENTE A VINCULAÇÃO ENTRE A
REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES PUBLICOS ( ART. 37, XIII, DA C.F.), COM
GRAVE REPERCUSSAO SOBRE A ECONOMIA PÚBLICA ESTADUAL.
AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
Ementa
- PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA, VERSANDO TEMA
CONSTITUCIONAL RELEVANTE, CONCERNENTE A VINCULAÇÃO ENTRE A
REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES PUBLICOS ( ART. 37, XIII, DA C.F.), COM
GRAVE REPERCUSSAO SOBRE A ECONOMIA PÚBLICA ESTADUAL.
AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
Data do Julgamento:03/02/1994
Data da Publicação:DJ 08-04-1994 PP-07223 EMENT VOL-01739-02 PP-00364
EMENTA: RECURSO - AGRAVO - FORMAÇÃO DO INSTRUMENTO - INDICAÇÃO
DE PEÇAS - FISCALIZAÇÃO. NA DICÇÃO DA ILUSTRADA MAIORIA, EM RELAÇÃO
A QUAL GUARDO RESERVAS, CUMPRE AO AGRAVANTE NÃO SÓ INDICAR AS PEÇAS
A SEREM TRASLADADAS, COMO TAMBÉM FISCALIZAR A FORMAÇÃO DO
INSTRUMENTO, SEM QUE CAIBA A DISTINÇÃO ENTRE PEÇAS OBRIGATÓRIAS -
ART. 523, § ÚNICO, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - E
FACULTATIVAS. O DISPOSTO NO ART. 557 DO CITADO CÓDIGO NÃO GUARDA
PERTINÊNCIA COM OS AGRAVOS DA COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL
FEDERAL. PRECEDENTES: AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 137.645-7-DF, RELATADO
PELO MINISTRO SEPÚLVEDA PERTENCE ( VENCIDO, NA COMPANHIA DOS
MINISTROS ILMAR GALVÃO, MARCO AURÉLIO E CARLOS VELLOSO), EM QUESTÃO
DE ORDEM VISANDO A REVISÃO DO VERBETE DE Nº 288 DA SÚMULA, PERANTE
O TRIBUNAL PLENO, NA SESSÃO DE 02 DE FEVEREIRO DE 1994, E RECURSO
EXTRAORDINÁRIO Nº 105.484-1-MS, RELATADO PELO MINISTRO NÉRI DA
SILVEIRA, CUJO ACÓRDÃO FOI PUBLICADO NO DIÁRIO DA JUSTIÇA DE 20 DE
FEVEREIRO DE 1987.
Ementa
RECURSO - AGRAVO - FORMAÇÃO DO INSTRUMENTO - INDICAÇÃO
DE PEÇAS - FISCALIZAÇÃO. NA DICÇÃO DA ILUSTRADA MAIORIA, EM RELAÇÃO
A QUAL GUARDO RESERVAS, CUMPRE AO AGRAVANTE NÃO SÓ INDICAR AS PEÇAS
A SEREM TRASLADADAS, COMO TAMBÉM FISCALIZAR A FORMAÇÃO DO
INSTRUMENTO, SEM QUE CAIBA A DISTINÇÃO ENTRE PEÇAS OBRIGATÓRIAS -
ART. 523, § ÚNICO, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - E
FACULTATIVAS. O DISPOSTO NO ART. 557 DO CITADO CÓDIGO NÃO GUARDA
PERTINÊNCIA COM OS AGRAVOS DA COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL
FEDERAL. PRECEDENTES: AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 137.645-7-DF, RELATADO
PELO MINISTRO SEPÚLVEDA PERTENCE (...
Data do Julgamento:02/02/1994
Data da Publicação:DJ 29-04-1994 PP-09731 EMENT VOL-01742-03 PP-00399 RTJ VOL-00153-01 PP-00265
E M E N T A: Agravo de instrumento de indeferimento de
recurso extraordinário: traslado deficiente: Súmula 288 ("Nega-se
provimento a agravo para subida de recurso extraordinário, quando
faltar no traslado o despacho agravado, a decisão recorrida, a
petição de recurso extraordinário ou qualquer peça essencial a
compreensão da controvérsia)"; sua manutenção, pela maioria,
rejeitada a proposta de revisão formulada pelo Relator, no sentido de
que seria de requisitar-se ao Tribunal "a quo" a peça necessária e
não
incluída no traslado, embora indicada pela parte.
Ementa
E M E N T A: Agravo de instrumento de indeferimento de
recurso extraordinário: traslado deficiente: Súmula 288 ("Nega-se
provimento a agravo para subida de recurso extraordinário, quando
faltar no traslado o despacho agravado, a decisão recorrida, a
petição de recurso extraordinário ou qualquer peça essencial a
compreensão da controvérsia)"; sua manutenção, pela maioria,
rejeitada a proposta de revisão formulada pelo Relator, no sentido de
que seria de requisitar-se ao Tribunal "a quo" a peça necessária e
não
incluída no traslado, embora indicada pela parte.
Data do Julgamento:02/02/1994
Data da Publicação:DJ 15-09-1995 PP-29512 EMENT VOL-01800-04 PP-00588 RTJ VOL-00157-03 PP-01012
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. VENCIMENTOS
DA MAGISTRATURA. Correção. Exigência de lei e limitação a ela
imposta. Parágrafo único, do art. 2º, da Lei 10.917/93. LIMINAR.
PROJETO DE LEI de iniciativa do Tribunal de Justiça. EMENDA
PARLAMENTAR que exige lei para a correção dos vencimentos da
magistratura e que limita esta a índices não superiores aos dos
servidores públicos estaduais. PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO.
Observância das regras. Inexistência de inconstitucionalidade
formal.
VENCIMENTOS. Reajuste decorrente de atualização monetária.
Extensão aos membros da magistratura. Exigência de lei formal e
limitação ao reajuste concedido aos servidores do executivo.
Plausibilidade na concessão da liminar.
A exigência de lei formal, de iniciativa do Poder
Judiciário, aplica-se às hipóteses de aumento real de vencimentos e
não às de extensão, aos magistrados, dos reajustes gerais de
vencimentos do funcionalismo estadual.
Medida liminar deferida.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. VENCIMENTOS
DA MAGISTRATURA. Correção. Exigência de lei e limitação a ela
imposta. Parágrafo único, do art. 2º, da Lei 10.917/93. LIMINAR.
PROJETO DE LEI de iniciativa do Tribunal de Justiça. EMENDA
PARLAMENTAR que exige lei para a correção dos vencimentos da
magistratura e que limita esta a índices não superiores aos dos
servidores públicos estaduais. PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO.
Observância das regras. Inexistência de inconstitucionalidade
formal.
VENCIMENTOS. Reajuste decorrente de atualização monetária.
Extensão aos membros da magistratura. Exigênc...
Data do Julgamento:02/02/1994
Data da Publicação:DJ 07-11-1997 PP-57230 EMENT VOL-01890-01 PP-00075
EMENTA: - Ação direta de inconstitucionalidade. 2. Lei nº
8.059, de 05.07.90, que regula o art. 53, II e III, do ADCT de
1988. Dispõe sobre a pensão especial devida a quem tenha participado
de operações bélicas durante a Segunda Guerra Mundial. 3. A
Associação requerente não atende aos requisitos do art. 103, IX, 2ª
parte, da Lei Maior. Não é possível admitir a requerente como
entidade de classe de âmbito nacional. 4. Ação direta de
inconstitucionalidade não conhecida por ilegitimidade ativa ad
causam da requerente. Pedido de medida cautelar prejudicado.
Ementa
- Ação direta de inconstitucionalidade. 2. Lei nº
8.059, de 05.07.90, que regula o art. 53, II e III, do ADCT de
1988. Dispõe sobre a pensão especial devida a quem tenha participado
de operações bélicas durante a Segunda Guerra Mundial. 3. A
Associação requerente não atende aos requisitos do art. 103, IX, 2ª
parte, da Lei Maior. Não é possível admitir a requerente como
entidade de classe de âmbito nacional. 4. Ação direta de
inconstitucionalidade não conhecida por ilegitimidade ativa ad
causam da requerente. Pedido de medida cautelar prejudicado.
Data do Julgamento:01/02/1994
Data da Publicação:DJ 21-09-2001 PP-00041 EMENT VOL-02044-01 PP-00034
E M E N T A: RECLAMAÇÃO - JUIZADO ESPECIAL DE PEQUENAS
CAUSAS - RECURSO EXTRAORDINÁRIO INADMITIDO - AGRAVO DE INSTRUMENTO
OBSTADO NA ORIGEM - INTERCEPTAÇÃO INADMISSIVEL (CPC, ART. 528) -
USURPAÇÃO DA COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - RECLAMAÇÃO
PROCEDENTE.
- Cabe recurso extraordinário das decisões que, emanadas do
órgão colegiado a que se refere a Lei n. 7.244/84 (art. 41, PAR. 1.),
resolvem controversia constitucional suscitada em processo instaurado
perante o Juizado Especial de Pequenas Causas.
- Denegado o recurso extraordinário em procedimento sujeito
ao Juizado Especial de Pequenas Causas, cabera agravo de instrumento,
no prazo legal, para o Supremo Tribunal Federal, não sendo licito ao
Juiz negar trânsito a esse recurso que, sendo de seguimento
obrigatorio (CPC, art. 528), não pode ter o seu processamento
obstado.
- Cabe reclamação para o STF quando a autoridade judiciária
intercepta o acesso a Suprema Corte de agravo de instrumento
interposto contra decisão que negou trânsito a recurso
extraordinário.
Ementa
E M E N T A: RECLAMAÇÃO - JUIZADO ESPECIAL DE PEQUENAS
CAUSAS - RECURSO EXTRAORDINÁRIO INADMITIDO - AGRAVO DE INSTRUMENTO
OBSTADO NA ORIGEM - INTERCEPTAÇÃO INADMISSIVEL (CPC, ART. 528) -
USURPAÇÃO DA COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - RECLAMAÇÃO
PROCEDENTE.
- Cabe recurso extraordinário das decisões que, emanadas do
órgão colegiado a que se refere a Lei n. 7.244/84 (art. 41, PAR. 1.),
resolvem controversia constitucional suscitada em processo instaurado
perante o Juizado Especial de Pequenas Causas.
- Denegado o recurso extraordinário em procediment...
Data do Julgamento:01/02/1994
Data da Publicação:DJ 08-04-1994 PP-07222 EMENT VOL-01739-01 PP-00173
EMENTA: - Pedido de suspensão de segurança, versando tema
constitucional relevante, concernente a equiparação, para efeito de
remuneração de pessoal do serviço público (art. 37, XIII, da C.F.),
com grave repercussão sobre a economia pública estadual.
Agravo regimental a que se nega provimento.
Ementa
- Pedido de suspensão de segurança, versando tema
constitucional relevante, concernente a equiparação, para efeito de
remuneração de pessoal do serviço público (art. 37, XIII, da C.F.),
com grave repercussão sobre a economia pública estadual.
Agravo regimental a que se nega provimento.
Data do Julgamento:01/02/1994
Data da Publicação:DJ 08-04-1994 PP-07223 EMENT VOL-01739-02 PP-00199
EMENTA: MEDIDA CAUTELAR EM AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE: Lei n. 418, de 11.03.93, do Distrito Federal,
que dispõe sobre a contratação temporaria de pessoal.
Medida liminar concedida para suspender a eficacia da Lei
n. 418/93, do Distrito Federal, até o julgamento final da ação.
Ementa
MEDIDA CAUTELAR EM AÇÃO DIRETA DE
INCONSTITUCIONALIDADE: Lei n. 418, de 11.03.93, do Distrito Federal,
que dispõe sobre a contratação temporaria de pessoal.
Medida liminar concedida para suspender a eficacia da Lei
n. 418/93, do Distrito Federal, até o julgamento final da ação.
Data do Julgamento:01/02/1994
Data da Publicação:DJ 08-04-1994 PP-07241 EMENT VOL-01739-03 PP-00573
EXCEÇÃO DA VERDADE. PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO PELO
ARQUIVAMENTO, TENDO EM VISTA TRATAR-SE DE ILICITO OBJETO DE NOTITIA
CRIMINIS CUJO ARQUIVAMENTO FOI DETERMINADO A REQUERIMENTO DO ÓRGÃO.
FATO INSUSCETIVEL DE ELIDIR A PROVA DA VERDADE, A TEOR DA
NORMA DO ART. 138, PAR. 3., DO CÓDIGO PENAL. PROPOSIÇÃO INDEFERIDA,
COM RETORNO DOS AUTOS AO JUÍZO DE ORIGEM, PARA PROCESSAMENTO DO
INCIDENTE, NA FORMA DA JURISPRUDÊNCIA DO STF.
Ementa
EXCEÇÃO DA VERDADE. PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO PELO
ARQUIVAMENTO, TENDO EM VISTA TRATAR-SE DE ILICITO OBJETO DE NOTITIA
CRIMINIS CUJO ARQUIVAMENTO FOI DETERMINADO A REQUERIMENTO DO ÓRGÃO.
FATO INSUSCETIVEL DE ELIDIR A PROVA DA VERDADE, A TEOR DA
NORMA DO ART. 138, PAR. 3., DO CÓDIGO PENAL. PROPOSIÇÃO INDEFERIDA,
COM RETORNO DOS AUTOS AO JUÍZO DE ORIGEM, PARA PROCESSAMENTO DO
INCIDENTE, NA FORMA DA JURISPRUDÊNCIA DO STF.
Data do Julgamento:17/12/1993
Data da Publicação:DJ 04-03-1994 PP-03288 EMENT VOL-01735-01 PP-00021
E M E N T A: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI ESTADUAL
QUE ESTENDE A DETERMINADA CATEGORIA FUNCIONAL O REALINHAMENTO
REMUNERATÓRIO DEFERIDO A SERVIDORES PÚBLICOS DIVERSOS - EXTENSÃO
DESSE BENEFÍCIO PECUNIÁRIO RESULTANTE DE EMENDA DE INICIATIVA
PARLAMENTAR APROVADA PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - VETO REJEITADO
- PROMULGAÇÃO DA LEI PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
LOCAL - AUMENTO DA DESPESA GLOBAL PREVISTA NO PROJETO DE LEI
APRESENTADO PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - IMPOSSIBILIDADE
CONSTITUCIONAL DESSA MAJORAÇÃO POR EFEITO DE EMENDA DE INICIATIVA
PARLAMENTAR - INCIDÊNCIA DA RESTRIÇÃO PREVISTA NO ART. 63, I, DA
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA - MEDIDA CAUTELAR DEFERIDA.
PROCESSO LEGISLATIVO E ESTADO-MEMBRO.
- A atuação dos
membros da Assembléia Legislativa dos Estados acha-se submetida,
no processo de formação das leis, à limitação imposta pelo art.
63, I, da Constituição, que veda - ressalvadas as proposições de
natureza orçamentária - o oferecimento de emendas parlamentares
de que resulte o aumento da despesa prevista nos projetos
sujeitos ao exclusivo poder de iniciativa do Governador do
Estado.
O EXERCÍCIO DO PODER DE EMENDA, PELOS MEMBROS DO
PARLAMENTO, QUALIFICA-SE COMO PRERROGATIVA INERENTE À FUNÇÃO
LEGISLATIVA DO ESTADO.
- O poder de emendar - que não
constitui derivação do poder de iniciar o processo de formação
das leis - qualifica-se como prerrogativa deferida aos
parlamentares, que se sujeitam, no entanto, quanto ao seu
exercício, às restrições impostas, em "numerus clausus", pela
Constituição Federal.
- A Constituição Federal de 1988,
prestigiando o exercício da função parlamentar, afastou muitas
das restrições que incidiam, especificamente, no regime
constitucional anterior, sobre o poder de emenda reconhecido aos
membros do Legislativo. O legislador constituinte, ao assim
proceder, certamente pretendeu repudiar a concepção regalista de
Estado (RTJ 32/143 - RTJ 33/107 - RTJ 34/6 - RTJ 40/348), que
suprimiria, caso prevalecesse, o poder de emenda dos membros do
Legislativo.
- Revela-se plenamente legítimo, desse modo, o
exercício do poder de emenda pelos parlamentares, mesmo quando se
tratar de projetos de lei sujeitos à reserva de iniciativa de
outros órgãos e Poderes do Estado, incidindo, no entanto, sobre
essa prerrogativa parlamentar - que é inerente à atividade
legislativa -, as restrições decorrentes do próprio texto
constitucional (CF, art. 63, I e II), bem assim aquela fundada na
exigência de que as emendas de iniciativa parlamentar sempre
guardem relação de pertinência com o objeto da proposição
legislativa. Doutrina. Precedentes.
Ementa
E M E N T A: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI ESTADUAL
QUE ESTENDE A DETERMINADA CATEGORIA FUNCIONAL O REALINHAMENTO
REMUNERATÓRIO DEFERIDO A SERVIDORES PÚBLICOS DIVERSOS - EXTENSÃO
DESSE BENEFÍCIO PECUNIÁRIO RESULTANTE DE EMENDA DE INICIATIVA
PARLAMENTAR APROVADA PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - VETO REJEITADO
- PROMULGAÇÃO DA LEI PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
LOCAL - AUMENTO DA DESPESA GLOBAL PREVISTA NO PROJETO DE LEI
APRESENTADO PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - IMPOSSIBILIDADE
CONSTITUCIONAL DESSA MAJORAÇÃO POR EFEITO DE EMENDA DE INICIATIVA
PAR...
Data do Julgamento:17/12/1993
Data da Publicação:DJ 19-12-2006 PP-00034 EMENT VOL-02261-01 PP-00080 RTJ VOL-00210-03 PP-01084
E M E N T A: I. Suspensão condicional da pena: a
permissão do deferimento, segundo o art. 77, PAR. 2., CP, ao
condenado a pena de até quatro anos, se maior de 70 anos, não
dispensa, para a sua concessão, que se verifique a
concorrência dos demais pressupostos do "sursis", enumerados no
"caput" do dispositivo. . II. Suspensão
condicional da pena: compatibilidade do exame de ser o caso de
concede-lo, com a determinação de regime inicial semi-aberto para
o cumprimento da pena: acaso concedido o "sursis" porque atendidos
os seus pressupostos, a medida substitui a execução da pena, que
suspende condicionalmente, seja qual for o regime estabelecido
para a sua execução suspensa. . III.
Pena: regime inicial de cumprimento: quando cabivel, em tese,
a concessão de regime menos severo, há de a sentença
fundamentar a sua denegação e a imposição, em concreto, do mais
rigoroso. .
Ementa
E M E N T A: I. Suspensão condicional da pena: a
permissão do deferimento, segundo o art. 77, PAR. 2., CP, ao
condenado a pena de até quatro anos, se maior de 70 anos, não
dispensa, para a sua concessão, que se verifique a
concorrência dos demais pressupostos do "sursis", enumerados no
"caput" do dispositivo. . II. Suspensão
condicional da pena: compatibilidade do exame de ser o caso de
concede-lo, com a determinação de regime inicial semi-aberto para
o cumprimento da pena: acaso concedido o "sursis" porque atendidos
os seus pressupostos, a medi...
Data do Julgamento:17/12/1993
Data da Publicação:DJ 15-04-1994 PP-08048 EMENT VOL-01740-02 PP-00312
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ATOS
MATERIALMENTE ADMINISTRATIVOS. A ação direta de inconstitucionalidade
e meio improprio ao ataque de atos meramente administrativos. Isto
ocorre quando se impugna decreto do Chefe do Poder Executivo com o
qual se disciplina a demarcação de terras indigenas e se tracam
parametros para a atividade administrativa a ser desenvolvida.
Possivel extravasamento resolve-se no âmbito da ilegalidade.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ATOS
MATERIALMENTE ADMINISTRATIVOS. A ação direta de inconstitucionalidade
e meio improprio ao ataque de atos meramente administrativos. Isto
ocorre quando se impugna decreto do Chefe do Poder Executivo com o
qual se disciplina a demarcação de terras indigenas e se tracam
parametros para a atividade administrativa a ser desenvolvida.
Possivel extravasamento resolve-se no âmbito da ilegalidade.
Data do Julgamento:17/12/1993
Data da Publicação:DJ 15-04-1994 PP-08060 EMENT VOL-01740-01 PP-00085
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR.
EMENDA REGIMENTAL N. 1/1993, DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1.
REGIAO, ART. 16, XXII, APROVADA EM SESSAO PLENARIA DE 11/2/1993. 2.
ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ART. 37, II, DA CONSTITUIÇÃO. 3. DEFERIMENTO,
EMPARTE, DA CAUTELAR PARA SUSPENDER, ATÉ O JULGAMENTO FINAL DA AÇÃO,
A EFICACIA DA EXPRESSAO "ASCENSAO" CONSTANTE DO INCISO XXII DO ART.
16 DA EMENDA REGIMENTAL N. 1/1993 EM EXAME, RESTRINGINDO, QUANTO A
EXPRESSAO "PROGRESSAO", A SUA APLICAÇÃO, TÃO-SÓ, AOS CASOS DE
PROGRESSAO, CLASSE A CLASSE, DENTRO DA MESMA CATEGORIA FUNCIONAL.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR.
EMENDA REGIMENTAL N. 1/1993, DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1.
REGIAO, ART. 16, XXII, APROVADA EM SESSAO PLENARIA DE 11/2/1993. 2.
ALEGAÇÃO DE OFENSA AO ART. 37, II, DA CONSTITUIÇÃO. 3. DEFERIMENTO,
EMPARTE, DA CAUTELAR PARA SUSPENDER, ATÉ O JULGAMENTO FINAL DA AÇÃO,
A EFICACIA DA EXPRESSAO "ASCENSAO" CONSTANTE DO INCISO XXII DO ART.
16 DA EMENDA REGIMENTAL N. 1/1993 EM EXAME, RESTRINGINDO, QUANTO A
EXPRESSAO "PROGRESSAO", A SUA APLICAÇÃO, TÃO-SÓ, AOS CASOS DE
PROGRESSAO, CLASSE A CLASSE, DENTRO DA MESMA CATEGORIA FUNCIONAL.
Data do Julgamento:17/12/1993
Data da Publicação:DJ 26-05-1995 PP-15153 EMENT VOL-01788-01 PP-00033
EMENTA: CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA PARAIBA. ART. 88, PARS.
3. E 4.. PRERROGATIVAS PROCESSUAIS PENAIS RELATIVAS AO GOVERNADOR.
Normas que, em princípio, se colocam em relação de
antagonismo com o princípio republicano, que tem como corolario o
postulado da responsabilidade de todos quantos exercem o poder
estatal.
Plausibilidade da tese da inconstitucionalidade, aliada a
conveniencia da pronta suspensão da eficacia das normas.
Cautelar deferida.
Ementa
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA PARAIBA. ART. 88, PARS.
3. E 4.. PRERROGATIVAS PROCESSUAIS PENAIS RELATIVAS AO GOVERNADOR.
Normas que, em princípio, se colocam em relação de
antagonismo com o princípio republicano, que tem como corolario o
postulado da responsabilidade de todos quantos exercem o poder
estatal.
Plausibilidade da tese da inconstitucionalidade, aliada a
conveniencia da pronta suspensão da eficacia das normas.
Cautelar deferida.
Data do Julgamento:17/12/1993
Data da Publicação:DJ 15-04-1994 PP-08047 EMENT VOL-01740-01 PP-00091
EMENTA: - CONSTITUCIONAL. "IMPEACHMENT". CONTROLE JUDICIAL.
"IMPEACHMENT" DO PRESIDENTE DA REPUBLICA. PENA DE INABILITAÇÃO PARA O
EXERCÍCIO DE FUNÇÃO PÚBLICA. C.F., art. 52, paragrafo único. Lei n.
27, de 07.01.1892; Lei n. 30, de 08.01.1892. Lei n. 1.079, de 1950.
I. - Controle judicial do "impeachment": possibilidade,
desde que se alegue lesão ou ameaça a direito. C.F., art. 5., XXXV.
Precedentes do S.T.F.: MS n. 20.941-DF (RTJ 142/88); MS n. 21.564-DF
e MS n. 21.623-DF.
II. - O "impeachment", no Brasil, a partir da Constituição
de 1891, segundo o modelo americano, mas com características que o
distinguem deste: no Brasil, ao contrario do que ocorre nos Estados
Unidos, lei ordinaria definira os crimes de responsabilidade,
disciplinara a acusação e estabelecera o processo e o julgamento.
III. - Alteração do direito positivo brasileiro: a Lei n.
27, de 1892, art. 3., estabelecia: a) o processo de "impeachment"
somente poderia ser intentado durante o periodo presidencial; b)
intentado, cessaria quando o Presidente, por qualquer motivo,
deixasse definitivamente o exercício do cargo.
A Lei n. 1.079, de 1950, estabelece, apenas, no seu art. 15, que a
denuncia só podera ser recebida enquanto o denunciado não tiver,
por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo.
IV. - No sistema do direito anterior a Lei 1.079, de 1950,
isto e, no sistema das Leis n.s 27 e 30, de 1892, era possivel a
aplicação tão somente da pena de perda do cargo, podendo esta ser
agravada com a pena de inabilitação para exercer qualquer outro cargo
(Constituição Federal de 1891, art. 33, par. 3.; Lei n. 30, de 1892,
art. 2.), emprestanto-se a pena de inabilitação o caráter de pena
acessoria (Lei n. 27, de 1892, artigos 23 e 24). No sistema atual, da
Lei 1.079, de 1950, não e possivel a aplicação da pena de perda do
cargo, apenas, nem a pena de inabilitação assume caráter de
acessoriedade (C.F., 1934, art. 58, par. 7.; C.F., 1946, art. 62,
par. 3. C.F., 1967, art. 44, parag. único; EC n. 1/69, art. 42,
parag.inico; C.F., 1988, art. 52, parag. único. Lei n. 1.079, de
1950, artigos 2., 31, 33 e 34).
V. - A existência, no "impeachment" brasileiro, segundo a
Constituição e o direito comum (C.F., 1988, art. 52, parag. único;
Lei n. 1.079, de 1950, artigos 2., 33 e 34), de duas penas: a) perda
do cargo; b) inabilitação, por oito anos, para o exercício de função
pública.
VI. - A renuncia ao cargo, apresentada na sessão de
julgamento, quando ja iniciado este, não paralisa o processo de
"impeachment".
VII. - Os princípios constitucionais da impessoalidade e da
moralidade administrativa (C.F., art. 37).
VIII. - A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
relativamente aos crimes de responsabilidade dos Prefeitos
Municipais, na forma do Decreto-lei 201, de 27.02.1967. Apresentada a
denuncia, estando o Prefeito no exercício do cargo, prosseguira a
ação penal, mesmo após o termino do mandato, ou deixando o Prefeito,
por qualquer motivo, o exercício do cargo.
IX. - Mandado de segurança indeferido.
Ementa
- CONSTITUCIONAL. "IMPEACHMENT". CONTROLE JUDICIAL.
"IMPEACHMENT" DO PRESIDENTE DA REPUBLICA. PENA DE INABILITAÇÃO PARA O
EXERCÍCIO DE FUNÇÃO PÚBLICA. C.F., art. 52, paragrafo único. Lei n.
27, de 07.01.1892; Lei n. 30, de 08.01.1892. Lei n. 1.079, de 1950.
I. - Controle judicial do "impeachment": possibilidade,
desde que se alegue lesão ou ameaça a direito. C.F., art. 5., XXXV.
Precedentes do S.T.F.: MS n. 20.941-DF (RTJ 142/88); MS n. 21.564-DF
e MS n. 21.623-DF.
II. - O "impeachment", no Brasil, a partir da Constituição
de 1891, segundo o modelo americano, m...
Data do Julgamento:16/12/1993
Data da Publicação:DJ 07-04-1995 PP-08871 EMENT VOL-01782-02 PP-00193 RTJ VOL-00167-03 PP-00792 Impeachment: Jurisprudência, STF, 1996, p. 297
EMENTA: - A faculdade de suspensão de execução, conferida
ao Presidente do Supremo Tribunal pelo art. 4º da Lei nº 8.437-92,
dirige-se as liminares concedidas no âmbito dos Tribunais estaduais
ou federais; não as decisões destes, que se hajam recusado a
suspender liminares deferidas no primeiro grau de jurisdição.
Ementa
- A faculdade de suspensão de execução, conferida
ao Presidente do Supremo Tribunal pelo art. 4º da Lei nº 8.437-92,
dirige-se as liminares concedidas no âmbito dos Tribunais estaduais
ou federais; não as decisões destes, que se hajam recusado a
suspender liminares deferidas no primeiro grau de jurisdição.
Data do Julgamento:16/12/1993
Data da Publicação:DJ 08-04-1994 PP-07225 EMENT VOL-01739-03 PP-00520
PROVA ILICITA: ESCUTA TELEFONICA MEDIANTE AUTORIZAÇÃO
JUDICIAL: AFIRMAÇÃO PELA MAIORIA DA EXIGÊNCIA DE LEI, ATÉ AGORA NÃO
EDITADA, PARA QUE, "NAS HIPÓTESES E NA FORMA" POR ELA ESTABELECIDAS,
POSSA O JUIZ, NOS TERMOS DO ART. 5., XII, DA CONSTITUIÇÃO,
AUTORIZAR A INTERCEPTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO TELEFONICA PARA FINS DE
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL; NÃO OBSTANTE, INDEFERIMENTO INICIAL DO HABEAS
CORPUS PELA SOMA DOS VOTOS, NO TOTAL DE SEIS, QUE, OU RECUSARAM A
TESE DA CONTAMINAÇÃO DAS PROVAS DECORRENTES DA ESCUTA TELEFONICA,
INDEVIDAMENTE AUTORIZADA, OU ENTENDERAM SER IMPOSSIVEL, NA VIA
PROCESSUAL DO HABEAS CORPUS, VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE PROVAS LIVRES
DA CONTAMINAÇÃO E SUFICIENTES A SUSTENTAR A CONDENAÇÃO QUESTIONADA;
NULIDADE DA PRIMEIRA DECISÃO, DADA A PARTICIPAÇÃO DECISIVA, NO
JULGAMENTO, DE MINISTRO IMPEDIDO (MS 21.750, 24.11.93, VELLOSO);
CONSEQUENTE RENOVAÇÃO DO JULGAMENTO, NO QUAL SE DEFERIU A ORDEM PELA
PREVALENCIA DOS CINCO VOTOS VENCIDOS NO ANTERIOR, NO SENTIDO DE QUE A
ILICITUDE DA INTERCEPTAÇÃO TELEFONICA - A FALTA DE LEI QUE, NOS
TERMOS CONSTITUCIONAIS, VENHA A DISCIPLINA-LA E VIABILIZA-LA -
CONTAMINOU, NO CASO, AS DEMAIS PROVAS, TODAS ORIUNDAS, DIRETA OU
INDIRETAMENTE, DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS NA ESCUTA (FRUITS OF THE
POISONOUS TREE), NAS QUAIS SE FUNDOU A CONDENAÇÃO DO PACIENTE.
Ementa
PROVA ILICITA: ESCUTA TELEFONICA MEDIANTE AUTORIZAÇÃO
JUDICIAL: AFIRMAÇÃO PELA MAIORIA DA EXIGÊNCIA DE LEI, ATÉ AGORA NÃO
EDITADA, PARA QUE, "NAS HIPÓTESES E NA FORMA" POR ELA ESTABELECIDAS,
POSSA O JUIZ, NOS TERMOS DO ART. 5., XII, DA CONSTITUIÇÃO,
AUTORIZAR A INTERCEPTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO TELEFONICA PARA FINS DE
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL; NÃO OBSTANTE, INDEFERIMENTO INICIAL DO HABEAS
CORPUS PELA SOMA DOS VOTOS, NO TOTAL DE SEIS, QUE, OU RECUSARAM A
TESE DA CONTAMINAÇÃO DAS PROVAS DECORRENTES DA ESCUTA TELEFONICA,
INDEVIDAMENTE AUTORIZADA, OU ENTENDERAM SER IMPOSSIVEL, NA VIA
PROCESSUAL DO HABEAS...
Data do Julgamento:16/12/1993
Data da Publicação:DJ 25-03-1994 PP-06012 EMENT VOL-01738-01 PP-00112 RTJ VOL-00155-02 PP-00508