remuneração - revisão - competência - ato de tribunal -
impropriedade. a revisão remuneratoria há de estar prevista em lei.
mostra-se inconstitucional, passivel de sofrer o controle
concentrado,ato de tribunal que implique determinação no sentido de
proceder-se, de maneira geral, a revisão dos vencimentos, proventos
e pensões devidos a servidores e beneficiarios. a extensão do
ato, a abranger todo o quadro funcional, bem como a inexistência de
Lei dispondo em tal sentido informam a normatividade.
revisão de vencimentos - reposição consideradas a urp de
fevereiro de 1989 (26.06%) e as parcelas compreendidas entre o citado
mes e o de outubro de 1989. até o advento da lei n. 7.730, de 31 de
janeiro de 1989, resultante da conversão da medida provisoria
n. 32, de 15 do mesmo mes, salarios, vencimentos, soldos e benefícios
devidos a servidores civis e militares ou por morte destes eram
reajustados mensalmente pela unidade de referencia de preços (urp),
calculada em face a variação do indice de preços ao consumidor no
trimestre anterior e aplicada nos subsequentes - artigos 3. e 8. do
decreto-lei n. 2.335/87. a lei n. 7.730/89, porque editada antes do
inicio do mes de fevereiro de 1989, apanhou as parcelas a este
correspondentes, não se podendo cogitar de retroação. o periodo
pesquisado para o efeito de fixação do indice alusivo ao reajuste não
se confunde com o elemento temporal referente a aquisição do direito
as parcelas a serem corrigidas. mostra-se inconstitucional ato de
tribunal que importe na outorga de tal direito, ainda que isto
aconteca sob o fundamento de estar-se reconhecendo a aquisição
segundo certas normas legais, mormente quando frente a diploma que,
ao disciplinar a reposição, fé-lo de forma limitada quanto aos
efeitos financeiros, como ocorreu com a edição da lei n. 7.923/89,
cujos artigos 1. e 20 jungiram o direito as parcelas devidas após 1.
de novembro de 1989.
Ementa
remuneração - revisão - competência - ato de tribunal -
impropriedade. a revisão remuneratoria há de estar prevista em lei.
mostra-se inconstitucional, passivel de sofrer o controle
concentrado,ato de tribunal que implique determinação no sentido de
proceder-se, de maneira geral, a revisão dos vencimentos, proventos
e pensões devidos a servidores e beneficiarios. a extensão do
ato, a abranger todo o quadro funcional, bem como a inexistência de
Lei dispondo em tal sentido informam a normatividade.
revisão de vencimentos - reposição consideradas a urp de
fevereiro de 1989 (2...
Data do Julgamento:06/10/1993
Data da Publicação:DJ 11-03-1994 PP-04095 EMENT VOL-01736-01 PP-00083
RECURSO EXTRAORDINÁRIO - MOLDURA FATICA - LEGISLAÇÃO
LOCAL. A teor do disposto no artigo 337 do Código de Processo Civil,
a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou
consuetudinario provar-lhe-a o teor e a vigencia, se assim o
determinar o juiz. A atuação em sede extraordinária faz-se a partir
da moldura fatica delineada, soberanamente, pela Corte de origem.
Constando do acórdão atacado que a legislação local não contempla um
certo direito, descabe cogitar da vulneração ao inciso XXXVI do
artigo 5. da Constituição Federal, no que revela a intangibilidade do
ato jurídico perfeito e acabado, do direito adquirido e da coisa
julgada.
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO - MOLDURA FATICA - LEGISLAÇÃO
LOCAL. A teor do disposto no artigo 337 do Código de Processo Civil,
a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou
consuetudinario provar-lhe-a o teor e a vigencia, se assim o
determinar o juiz. A atuação em sede extraordinária faz-se a partir
da moldura fatica delineada, soberanamente, pela Corte de origem.
Constando do acórdão atacado que a legislação local não contempla um
certo direito, descabe cogitar da vulneração ao inciso XXXVI do
artigo 5. da Constituição Federal, no que revela a int...
Data do Julgamento:10/08/1993
Data da Publicação:DJ 03-09-1993 PP-17746 EMENT VOL-01715-02 PP-00393
E M E N T A: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI Nº 8.624/93,
QUE DISPÕE SOBRE O PLEBISCITO DESTINADO A DEFINIR A FORMA E O
SISTEMA DE GOVERNO - REGULAMENTAÇÃO DO ART. 2º DO ADCT/88,
ALTERADO PELA EC 02/92 - IMPUGNAÇÃO A DIVERSOS ARTIGOS (ARTS. 4º,
5º E 6º) DA REFERIDA LEI Nº 8.624/93 - ORGANIZAÇÃO DE FRENTES
PARLAMENTARES, SOB A FORMA DE SOCIEDADE CIVIL, DESTINADAS A
REPRESENTAR O PARLAMENTARISMO COM REPÚBLICA, O PRESIDENCIALISMO
COM REPÚBLICA E O PARLAMENTARISMO COM MONARQUIA - NECESSIDADE DE
REGISTRO DESSAS FRENTES PARLAMENTARES, PERANTE A MESA DIRETORA DO
CONGRESSO NACIONAL, PARA EFEITO DE ACESSO GRATUITO ÀS EMISSORAS
DE RÁDIO E DE TELEVISÃO, PARA DIVULGAÇÃO DE SUAS MENSAGENS
DOUTRINÁRIAS ("DIREITO DE ANTENA") - ALEGAÇÃO DE QUE OS PRECEITOS
LEGAIS IMPUGNADOS TERIAM TRANSGREDIDO OS POSTULADOS
CONSTITUCIONAIS DO PLURALISMO POLÍTICO, DA SOBERANIA POPULAR, DO
SISTEMA PARTIDÁRIO, DO DIREITO DE ANTENA E DA LIBERDADE DE
ASSOCIAÇÃO - SUPOSTA USURPAÇÃO, PELO CONGRESSO NACIONAL, DA
COMPETÊNCIA REGULAMENTAR OUTORGADA AO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
- CONSIDERAÇÕES, FEITAS PELO RELATOR ORIGINÁRIO (MINISTRO NÉRI DA
SILVEIRA), EM TORNO DE CONCEITOS E DE VALORES FUNDAMENTAIS, TAIS
COMO A DEMOCRACIA, O DIREITO DE SUFRÁGIO, A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
DOS CIDADÃOS, A ESSENCIALIDADE DOS PARTIDOS POLÍTICOS E A
IMPORTÂNCIA DE SEU PAPEL NO CONTEXTO DO PROCESSO INSTITUCIONAL, A
RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DE IDÉIAS E DA PROPAGANDA DOUTRINÁRIA
NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA - ENTENDIMENTO MAJORITÁRIO
DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO SENTIDO DA INOCORRÊNCIA DAS
ALEGADAS OFENSAS AO TEXTO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA - MEDIDA
CAUTELAR INDEFERIDA.
Ementa
E M E N T A: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI Nº 8.624/93,
QUE DISPÕE SOBRE O PLEBISCITO DESTINADO A DEFINIR A FORMA E O
SISTEMA DE GOVERNO - REGULAMENTAÇÃO DO ART. 2º DO ADCT/88,
ALTERADO PELA EC 02/92 - IMPUGNAÇÃO A DIVERSOS ARTIGOS (ARTS. 4º,
5º E 6º) DA REFERIDA LEI Nº 8.624/93 - ORGANIZAÇÃO DE FRENTES
PARLAMENTARES, SOB A FORMA DE SOCIEDADE CIVIL, DESTINADAS A
REPRESENTAR O PARLAMENTARISMO COM REPÚBLICA, O PRESIDENCIALISMO
COM REPÚBLICA E O PARLAMENTARISMO COM MONARQUIA - NECESSIDADE DE
REGISTRO DESSAS FRENTES PARLAMENTARES, PERANTE A MESA DIRETORA DO...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. CELSO DE MELLO
Data da Publicação:DJ 24-11-2006 PP-00059 EMENT VOL-02257-01 PP-00101
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ANISTIA DO ART. 8º DO ATO DAS
DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS, DA CARTA POLÍTICA DE 1988.
SUBTENENTE DA RESERVA DO EXÉRCITO NACIONAL PLEITEIA, EM MANDADO DE
SEGURANÇA, PROMOÇÃO, NA INATIVIDADE, AO POSTO DE CAPITÃO. O ART. 8º
DO ADCT NÃO ASSEGURA, INDISCRIMINADAMENTE, TODAS AS PROMOÇÕES QUE,
EM TESE, SERIAM POSSÍVEIS, MAS APENAS AQUELAS A QUE TERIA DIREITO O
SERVIDOR, CASO HOUVESSE PERMANECIDO EM ATIVIDADE. CABE VERIFICAR, EM
CADA CASO, AS CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES DAS CARREIRAS DOS
SERVIDORES CIVIS E MILITARES, OBSERVANDO-SE OS RESPECTIVOS REGIMES
JURÍDICOS. DISSO RESULTA A INDISPENSABILIDADE DE EXAMINAR A
LEGISLAÇÃO QUE DISCIPLINA CADA SITUAÇÃO, EM ORDEM A CONSIDERAR A
EXISTÊNCIA DE DIREITO A PROMOÇÃO, OU DE MERA EXPECTATIVA "JURIS", SE
NA ATIVIDADE ESTIVESSE O SERVIDOR. SE O IMPETRANTE HOUVESSE
PERMANECIDO NA ATIVA TERIA, PARA GALGAR O POSTO DE CAPITÃO, DE
PREENCHER REQUISITOS REGULAMENTARES, POIS O ACESSO, NO CASO, NÃO
DECORRE DE MERA PROMOÇÃO, POR ANTIGUIDADE, E, SIM, DE CRITÉRIO
BASEADO NA AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DO CANDIDATO. PROMOÇÃO POR
MERECIMENTO. COM BASE NO ART. 8º DO ADCT, NÃO É POSSÍVEL TER COMO
OCORRIDAS, AUTOMATICAMENTE, AS PROMOÇÕES, DE TAL MANEIRA QUE, EM SE
CUIDANDO DE PROMOÇÕES SUJEITAS A APURAÇÃO DE REQUISITOS SUBJETIVOS,
SEGUNDO A LEI DE SUA REGÊNCIA, ESSES SE PRESUMAM SATISFEITOS.
PRECEDENTES DO STF. INADEQUAÇÃO DO MANDADO DE SEGURANÇA PARA, DESDE
LOGO, RECONHECER AO ANISTIADO O DIREITO AS PROMOÇÕES QUE POSTULA, NÃO
OBSTANTE PENDENTES ESTAS DA VERIFICAÇÃO DE PRESSUPOSTOS ENVOLVIDOS EM
FATOS. OFENSA, PELO ACÓRDÃO, AO ART. 8º DO ADCT.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO, PARA INDEFERIR O MANDADO DE
SEGURANÇA.
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ANISTIA DO ART. 8º DO ATO DAS
DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS, DA CARTA POLÍTICA DE 1988.
SUBTENENTE DA RESERVA DO EXÉRCITO NACIONAL PLEITEIA, EM MANDADO DE
SEGURANÇA, PROMOÇÃO, NA INATIVIDADE, AO POSTO DE CAPITÃO. O ART. 8º
DO ADCT NÃO ASSEGURA, INDISCRIMINADAMENTE, TODAS AS PROMOÇÕES QUE,
EM TESE, SERIAM POSSÍVEIS, MAS APENAS AQUELAS A QUE TERIA DIREITO O
SERVIDOR, CASO HOUVESSE PERMANECIDO EM ATIVIDADE. CABE VERIFICAR, EM
CADA CASO, AS CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES DAS CARREIRAS DOS
SERVIDORES CIVIS E MILITARES, OBSERVANDO-SE OS RESPECTIVOS REGIMES
JURÍDI...
Data do Julgamento:27/08/1992
Data da Publicação:DJ 02-04-1993 PP-05623 EMENT VOL-01698-07 PP-01345
Ação direta de inconstitucionalidade.
- Se a lei alcancar os efeitos futuros de contratos
celebrados anteriormente a ela, será essa lei retroativa
(retroatividade minima) porque vai interferir na causa, que e um ato
ou fato ocorrido no passado.
- O disposto no artigo 5, XXXVI, da Constituição Federal
se aplica a toda e qualquer lei infraconstitucional, sem qualquer
distinção entre lei de direito público e lei de direito privado, ou
entre lei de ordem pública e lei dispositiva. Precedente do S.T.F..
- Ocorrencia, no caso, de violação de direito adquirido. A
taxa referencial (TR) não e indice de correção monetária, pois,
refletindo as variações do custo primario da captação dos depositos a
prazo fixo, não constitui indice que reflita a variação do poder
aquisitivo da moeda. Por isso, não há necessidade de se examinar a
questão de saber se as normas que alteram indice de correção
monetária se aplicam imediatamente, alcancando, pois, as prestações
futuras de contratos celebrados no passado, sem violarem o disposto
no artigo 5, XXXVI, da Carta Magna.
- Também ofendem o ato jurídico perfeito os dispositivos
impugnados que alteram o critério de reajuste das prestações nos
contratos ja celebrados pelo sistema do Plano de Equivalencia
Salarial por Categoria Profissional (PES/CP).
Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente,
para declarar a inconstitucionalidade dos artigos 18, "caput" e
paragrafos 1 e 4; 20; 21 e paragrafo único; 23 e paragrafos; e 24 e
paragrafos, todos da Lei n. 8.177, de 1 de maio de 1991.
Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade.
- Se a lei alcancar os efeitos futuros de contratos
celebrados anteriormente a ela, será essa lei retroativa
(retroatividade minima) porque vai interferir na causa, que e um ato
ou fato ocorrido no passado.
- O disposto no artigo 5, XXXVI, da Constituição Federal
se aplica a toda e qualquer lei infraconstitucional, sem qualquer
distinção entre lei de direito público e lei de direito privado, ou
entre lei de ordem pública e lei dispositiva. Precedente do S.T.F..
- Ocorrencia, no caso, de violação de direito adquirido. A
taxa refer...
Data do Julgamento:25/06/1992
Data da Publicação:DJ 04-09-1992 PP-14089 EMENT VOL-01674-02 PP-00260 RTJ VOL-00143-03 PP-00724
EMENTA: ADI - LEI Nº 7.999/85, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO
SUL, COM A REDAÇÃO QUE LHE DEU A LEI Nº 9.535/92 - BENEFÍCIO
TRIBUTÁRIO - MATÉRIA DE INICIATIVA COMUM OU CONCORRENTE -
REPERCUSSÃO NO ORÇAMENTO ESTADUAL - ALEGADA USURPAÇÃO DA CLÁUSULA DE
INICIATIVA RESERVADA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - AUSÊNCIA DE
PLAUSIBILIDADE JURÍDICA - MEDIDA CAUTELAR INDEFERIDA.
- A Constituição de 1988 admite a iniciativa parlamentar na
instauração do processo legislativo em tema de direito tributário.
- A iniciativa reservada, por constituir matéria de direito
estrito, não se presume e nem comporta interpretação ampliativa, na
medida em que - por implicar limitação ao poder de instauração do
processo legislativo - deve necessariamente derivar de norma
constitucional explícita e inequívoca.
- O ato de legislar sobre direito tributário, ainda que
para conceder benefícios jurídicos de ordem fiscal, não se
equipara - especialmente para os fins de instauração do respectivo
processo legislativo - ao ato de legislar sobre o orçamento do
Estado.
Ementa
ADI - LEI Nº 7.999/85, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO
SUL, COM A REDAÇÃO QUE LHE DEU A LEI Nº 9.535/92 - BENEFÍCIO
TRIBUTÁRIO - MATÉRIA DE INICIATIVA COMUM OU CONCORRENTE -
REPERCUSSÃO NO ORÇAMENTO ESTADUAL - ALEGADA USURPAÇÃO DA CLÁUSULA DE
INICIATIVA RESERVADA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - AUSÊNCIA DE
PLAUSIBILIDADE JURÍDICA - MEDIDA CAUTELAR INDEFERIDA.
- A Constituição de 1988 admite a iniciativa parlamentar na
instauração do processo legislativo em tema de direito tributário.
- A iniciativa reservada, por constituir matéria de direito
estrito, não se presume e nem comporta interpretação ampl...
Data do Julgamento:07/05/1992
Data da Publicação:DJ 27-04-2001 PP-00057 EMENT VOL-02028-01 PP-00065
- EXTRADIÇÃO - NATUREZA DO PROCESSO EXTRADICIONAL - EXTENSÃO DOS PODERES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - JUÍZO DE DELIBAÇÃO - INADMISSIBILIDADE DO JUÍZO DE REVISÃO - LIMITAÇÃO MATERIAL DA DEFESA DO EXTRADITANDO - "BILL OF INDICTMENT" E SUA
NATUREZA
JURÍDICA - IMPOSSIBILIDADE DE IMPOR AO ESTADO REQUERENTE A ADOÇÃO DA FIGURA DO CRIME CONTINUADO - EXTRADIÇÃO DEFERIDA.
- A ação de extradição passiva, instaurada, no âmbito do Estado brasileiro, perante o Supremo Tribunal Federal, não confere a esta Corte qualquer poder de indagação sobre o mérito da pretensão deduzida pelo Estado requerente ou sobre o contexto
probatório em que a postulação extradicional se apóia.
- O controle de legalidade do pedido extradicional não permite ao Supremo Tribunal Federal sequer reexaminar a existência de eventuais defeitos formais que hajam inquinado de nulidade a "persecutio criminis" instaurada no âmbito do Estado requerente.
- O processo de extradição passiva - que ostenta, em nosso sistema jurídico, o caráter de processo documental - não admite que se instaure em seu âmbito, e entre as partes que nele figuram, qualquer contraditório que tenha por objeto os elementos
probatórios produzidos na causa penal que motivou a postulação extradicional deduzida por Governo estrangeiro perante o Estado brasileiro.
- O juízo de delibação, subjacente ao pronunciamento do Supremo Tribunal Federal na apreciação da ação de extradição passiva, não confere poder algum a esta Corte Suprema para rever ou reexaminar os procedimentos judiciais instaurados perante o Estado
estrangeiro, incluindo-se nessa vedação até mesmo a própria sentença penal condenatória deles resultante. Inexiste, portanto, no processo extradicional regido pelo ordenamento positivo brasileiro, a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal emitir
qualquer juízo de revisão.
- A natureza especial do processo de extradição impõe limitações materiais ao exercício do direito de defesa pelo extraditando, que, nele, somente poderá suscitar questões temáticas associadas (a) à identidade da pessoa reclamada, (b) ao defeito de
forma dos documentos apresentados e/ou (c) à ilegalidade da extradição.
- O "indictment" - que o Supremo Tribunal Federal já equiparou ao instituto processual da pronúncia (Ext 280-EUA, RTJ-50/299) - constitui título jurídico hábil que legitima, nos pedidos extradicionais instrutórios, o ajuizamento da ação de extradição
passiva.
- A questão do reconhecimento, ou não, da ficção jurídica do crime continuado, traduz - enquanto expressão da benignidade estatal no tratamento jurídico-penal das infrações múltiplas cometidas pelo mesmo agente - opção legislativa peculiar ao
ordenamento jurídico de cada Estado. Nesse contexto, não se pode impor, no plano das relações extradicionais entre Estados soberanos, a compulsória submissão da parte requerente ao modelo jurídico de aplicação das penas vigente no âmbito do sistema
normativo do Estado a quem a extradição é solicitada.
O Brasil, conseqüentemente, não pode, a pretexto de deferir o pedido extradicional, impor, à observância necessária dos demais países, o seu modelo legal que, consagrando o instituto da unidade fictícia do crime continuado, estipula regras concernentes
à aplicação da pena.
A imposssibilidade de o Estado brasileiro impor, mediante ressalva, ao Estado requerente, a aceitação de institutos peculiares ao direito penal positivo do Brasil - tal como se dá em relação ao fenômeno jurídico da continuidade delitiva - deriva da
circunstância de que, em assim agindo, estaria a afetar a própria integridade da soberania estatal da parte requerente. A força da importação de critérios ou de institutos penais não se legitima em face do Direito das Gentes e nem à luz de nosso
próprio
sistema jurídico.
Cabe, assim, à Justiça do Estado requerente, reconhecer soberanamente - desde que o permita a sua própria legislação penal - a ocorrência, ou não, da continuidade delitiva, não competindo ao Brasil, em obséquio ao princípio fundamental da soberania dos
Estados, que rege as relações internacionais, constranger o Governo requerente a aceitar um instituto que até mesmo o seu próprio ordenamento positivo possa rejeitar.
Ementa
- EXTRADIÇÃO - NATUREZA DO PROCESSO EXTRADICIONAL - EXTENSÃO DOS PODERES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - JUÍZO DE DELIBAÇÃO - INADMISSIBILIDADE DO JUÍZO DE REVISÃO - LIMITAÇÃO MATERIAL DA DEFESA DO EXTRADITANDO - "BILL OF INDICTMENT" E SUA
NATUREZA
JURÍDICA - IMPOSSIBILIDADE DE IMPOR AO ESTADO REQUERENTE A ADOÇÃO DA FIGURA DO CRIME CONTINUADO - EXTRADIÇÃO DEFERIDA.
- A ação de extradição passiva, instaurada, no âmbito do Estado brasileiro, perante o Supremo Tribunal Federal, não confere a esta Corte qualquer poder de indagação sobre o mérito da pretensão deduzida pelo Estado requerente ou sobre...
Data do Julgamento:13/02/1992
Data da Publicação:DJ 20-03-1992 PP-03320 EMENT VOL-01654-01 PP-00103 RTJ VOL-00140-02 PP-00436
E M E N T A: EXTRADIÇÃO - SÚDITO PORTUGUÊS - EMISSÃO
FRAUDULENTA DE CHEQUES - ALEGADA CONFIGURAÇÃO DE GARANTIA DE DÉBITOS
FUTUROS - IMPOSSIBILIDADE DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DISCUTIR
MATÉRIA PROBATÓRIA NO ÂMBITO DO PROCESSO EXTRADICIONAL - JUÍZO DE
DELIBAÇÃO INCOMPATÍVEL COM O JUÍZO DE REVISÃO - FATO QUE ATENDE À
EXIGÊNCIA DA DUPLA TIPICIDADE - RESTRIÇÕES JURÍDICAS AO PODER DO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM MATÉRIA EXTRADICIONAL - EXTRADIÇÃO
DEFERIDA.
EXTRADIÇÃO PASSIVA E SISTEMA DE CONTENCIOSIDADE LIMITADA -
INADMISSIBILIDADE DE DISCUSSÃO SOBRE A PROVA PENAL PRODUZIDA PERANTE
TRIBUNAL DO ESTADO REQUERENTE.
O processo de extradição passiva não admite, entre as
partes que nele figuram, a instauração de contraditório destinado a
questionar os elementos probatórios produzidos na causa penal que
motivou a postulação extradicional deduzida por Governo estrangeiro
perante o Estado brasileiro.
O sistema de contenciosidade limitada, que caracteriza o
regime jurídico da extradição passiva no direito positivo
brasileiro, não permite qualquer indagação probatória pertinente ao
ilícito criminal cuja persecução no Exterior justificou o
ajuizamento da demanda extradicional perante o Supremo Tribunal
Federal.
EXTRADIÇÃO PASSIVA E JUÍZO DE DELIBAÇÃO.
O Supremo Tribunal Federal, em tema de extradição passiva,
profere simples juízo de delibação que lhe permite unicamente
examinar, nos termos do ordenamento positivo nacional e dos tratados
bilaterais específicos eventualmente existentes, os pressupostos e
as condições necessárias ao atendimento da postulação extradicional.
O sistema de controle limitado que informa o modelo normativo que
rege, no Brasil, os processos de extradição passiva revela-se
incompatível com a formulação de qualquer juízo revisional que tenha
por objeto o exame da própria substância probatória pertinente ao
fato delituoso que motivou o pedido extradicional.
O sistema de delibação prevalecente no direito positivo
brasileiro não investe o Supremo Tribunal Federal de qualquer poder
para reexaminar a própria sentença penal condenatória emanada do
Estado estrangeiro (extradição executória) e nem defere a esta Corte
Suprema, tratando-se de extradição instrutória, competência para
apreciar os elementos de instrução ministrados pelas peças
consubstanciadoras da informatio delicti.
O Supremo Tribunal Federal, sob pena de atuar ultra vires
em sede extradicional, "não pode indagar dos pressupostos da
persecução penal no Estado requerente, nem cuidar da justiça ou
injustiça da condenação neste pronunciada" (JOSÉ FREDERICO MARQUES,
"Tratado de Direito Penal", vol. I/319, 2ª ed., 1964).
EXTRADIÇÃO E DUPLA TIPICIDADE.
- A exigência da dupla incriminação constitui requisito
essencial ao atendimento do pedido de extradição. O postulado da
dupla tipicidade impõe que o ilícito penal atribuído ao extraditando
seja juridicamente qualificado como crime tanto no Brasil quanto no
Estado requerente, sendo irrelevante, para esse específico efeito, a
eventual variação terminológica registrada nas leis penais em
confronto.
A possível diversidade formal concernente ao nomen juris
das entidades delituosas não atua como causa obstativa da
extradição, desde que o fato imputado constitua crime sob a dupla
perspectiva dos ordenamentos jurídicos vigentes no Brasil e no
Estado estrangeiro que requer a efetivação da medida extradicional.
O fato atribuído ao extraditando - emissão de cheque, sem
provisão de fundos, para pagamento de mercadorias - constitui, em
tese, infração penal, quer à luz da legislação portuguesa, quer em
face do que prescreve o ordenamento positivo brasileiro. Satisfaz-
se, desse modo, a exigência legal da dupla incriminação ou da dupla
tipicidade inscrita no Estatuto do Estrangeiro (art. 77, II).
Ementa
E M E N T A: EXTRADIÇÃO - SÚDITO PORTUGUÊS - EMISSÃO
FRAUDULENTA DE CHEQUES - ALEGADA CONFIGURAÇÃO DE GARANTIA DE DÉBITOS
FUTUROS - IMPOSSIBILIDADE DE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DISCUTIR
MATÉRIA PROBATÓRIA NO ÂMBITO DO PROCESSO EXTRADICIONAL - JUÍZO DE
DELIBAÇÃO INCOMPATÍVEL COM O JUÍZO DE REVISÃO - FATO QUE ATENDE À
EXIGÊNCIA DA DUPLA TIPICIDADE - RESTRIÇÕES JURÍDICAS AO PODER DO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM MATÉRIA EXTRADICIONAL - EXTRADIÇÃO
DEFERIDA.
EXTRADIÇÃO PASSIVA E SISTEMA DE CONTENCIOSIDADE LIMITADA -
INADMISSIBILIDADE DE DISCUSSÃO SOBRE A PROVA PENAL PRODUZIDA PERANTE
TRIBUNAL DO EST...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. CELSO DE MELLO
Data da Publicação:DJ 13-02-1998 PP-00002 EMENT VOL-01898-01 PP-00026
I. Prescrição trabalhista (CF, art. 7., XXIX): direito
intertemporal.
Para desconstituir, sob invocação do art. 7., XXIX, da
Constituição, o efeito interruptivo da prescrição do despacho que,
antes da promulgação dela, ordenara a citação do reclamado, não
bastaria dar aplicação imediata, mas também eficacia retroativa ao
dispositivo constitucional superveniente.
II. Prescrição: obrigação de trato sucessivo: questão
infraconstitucional.
Saber se a prescrição bienal no caso teria atingido o
próprio "fundo de direito" reclamado, e não apenas a exigibilidade
das prestações anteriores ao bienio, e questão a ser decidida a luz
dos princípios do direito ordinário e dos termos da lide, sendo-lhe
impertinente a invocação do art. 7., XXIX, da Constituição.::
Ementa
I. Prescrição trabalhista (CF, art. 7., XXIX): direito
intertemporal.
Para desconstituir, sob invocação do art. 7., XXIX, da
Constituição, o efeito interruptivo da prescrição do despacho que,
antes da promulgação dela, ordenara a citação do reclamado, não
bastaria dar aplicação imediata, mas também eficacia retroativa ao
dispositivo constitucional superveniente.
II. Prescrição: obrigação de trato sucessivo: questão
infraconstitucional.
Saber se a prescrição bienal no caso teria atingido o
próprio "fundo de direito" reclamado, e n...
Data do Julgamento:05/11/1991
Data da Publicação:DJ 06-12-1991 PP-17829 EMENT VOL-01645-03 PP-00412
"HABEAS CORPUS" - CONDENAÇÃO PENAL
PROFERIDA POR JUIZ QUE DETERMINOU E PRESIDIU SINDICANCIA
DESTINADA A APURAR "NOTITIA CRIMINIS" - INEXISTÊNCIA DE
INCOMPATIBILIDADE - DISCIPLINA JURÍDICA DO IMPEDIMENTO E DA
SUSPEIÇÃO NO PROCESSO PENAL - MATÉRIA DE DIREITO
ESTRITO - INOCORRENCIA DE INJUSTO CONSTRANGIMENTO -
PEDIDO INDEFERIDO.
- A sindicancia administrativa
instaurada perante Magistrado local, por determinação
deste, com o objetivo de subsidiar a ação persecutoria do
Ministério Público, não se reveste de aptidao para
ocasionar a incompatibilidade da autoridade judiciária no
ulterior procedimento penal condenatório, que nela tenha
fundamento.
- As causas geradoras de impedimento
(CPP, art. 252) e de suspeição (CPP, art. 254) do
magistrado são de direito estrito. As hipóteses que as
caracterizam acham-se enumeradas, de modo exaustivo, na
legislação processual penal. Trata-se de "numerus clausus",
que decorre da propria taxatividade do rol consubstanciado
nas normas legais referidas.
- Não incide na situação de
incompatibilidade jurídico-processual o Magistrado que, não
obstante presidindo sindicancia destinada a apurar "notitia
criminis" a ele comunicada, não exterioriza qualquer
pronunciamento, de fato ou de direito, sobre a questão
objeto das diligencias investigatorias.
Ementa
"HABEAS CORPUS" - CONDENAÇÃO PENAL
PROFERIDA POR JUIZ QUE DETERMINOU E PRESIDIU SINDICANCIA
DESTINADA A APURAR "NOTITIA CRIMINIS" - INEXISTÊNCIA DE
INCOMPATIBILIDADE - DISCIPLINA JURÍDICA DO IMPEDIMENTO E DA
SUSPEIÇÃO NO PROCESSO PENAL - MATÉRIA DE DIREITO
ESTRITO - INOCORRENCIA DE INJUSTO CONSTRANGIMENTO -
PEDIDO INDEFERIDO.
- A sindicancia administrativa
instaurada perante Magistrado local, por determinação
deste, com o objetivo de subsidiar a ação persecutoria do
Ministério Público, não se reveste de aptidao para...
Data do Julgamento:01/10/1991
Data da Publicação:DJ 26-03-1993 PP-05003 EMENT VOL-01697-03 PP-00456
CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. ICM. ISENÇÃO. CONVENIOS.
PROJETOS DE INTERESSE PÚBLICO. DIREITO ADQUIRIDO. CF/67, ART.
153, PAR. 3. CTN, ART. 178.
I. - PROJETOS DE INTERESSE NACIONAL, (CONVENIO 9/75).
REVOGAÇÃO (CONVENIO 24/81): INEXISTÊNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO DO
CONTRIBUINTE DE FATO, PORQUE BENEFICIARIO DA ISENÇÃO E
EXCLUSIVAMENTE O CONTRIBUINTE DE DIREITO. RE N. 113149, PLENO,
RELATOR MINISTRO MOREIRA ALVES.
II. -RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Ementa
CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. ICM. ISENÇÃO. CONVENIOS.
PROJETOS DE INTERESSE PÚBLICO. DIREITO ADQUIRIDO. CF/67, ART.
153, PAR. 3. CTN, ART. 178.
I. - PROJETOS DE INTERESSE NACIONAL, (CONVENIO 9/75).
REVOGAÇÃO (CONVENIO 24/81): INEXISTÊNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO DO
CONTRIBUINTE DE FATO, PORQUE BENEFICIARIO DA ISENÇÃO E
EXCLUSIVAMENTE O CONTRIBUINTE DE DIREITO. RE N. 113149, PLENO,
RELATOR MINISTRO MOREIRA ALVES.
II. -RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Data do Julgamento:16/10/1990
Data da Publicação:DJ 14-12-1990 PP-15111 EMENT VOL-01606-01 PP-00169
REVISÃO CRIMINAL - LEGITIMIDADE DA FORMULAÇÃO DO PEDIDO
REVISIONAL PELO PRÓPRIO INTERESSADO -PRINCÍPIO DA IMPRESCINDIBILIDADE
DO ADVOGADO - INTERPRETAÇÃO DO ART. 133 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE
1988 - CRIME DE EXTORSAO - CONFIGURAÇÃO DO SEU MOMENTO CONSUMATIVO -
OBTENÇÃO DA ILICITA VANTAGEM ECONÔMICA COMO MERO EXAURIMENTO DESSE
DELITO PATRIMONIAL - PRETENDIDA CARACTERIZAÇÃO DE SIMPLES TENTATIVA
DE EXTORSAO - REJEIÇÃO DA PRETENSAO REVISIONAL- INDEFERIMENTO.
A PRESENCA DO ADVOGADO NO PROCESSO CONSTITUI FATOR
INEQUIVOCO DE OBSERVANCIA E RESPEITO AS LIBERDADES PUBLICAS E AOS
DIREITOS CONSTITUCIONALMENTE ASSEGURADOS AS PESSOAS.E ELE INSTRUMENTO
PODEROSO DE CONCRETIZAÇÃO DAS GARANTIAS INSTITUIDAS PELA ORDEM
JURÍDICA. O PROCESSO REPRESENTA, EM SUA EXPRESSAO FORMAL, A GARANTIA
INSTRUMENTAL DAS GARANTIAS.DAI, A IMPORTANCIA IRRECUSAVEL DO ADVOGADO
NO DAR CONCREÇÃO AO DIREITO DE AÇÃO E AO DIREITO DE DEFESA, QUE
DERIVAM, COMO POSTULADOS INAFASTAVEIS QUE SÃO, DO PRINCÍPIO
ASSECURATORIO DO ACESSO AO PODER JUDICIARIO.
A INDISPENSABILIDADE DA INTERVENÇÃO DO ADVOGADO TRADUZ
PRINCÍPIO DE INDOLE CONSTITUCIONAL, CUJO VALOR POLÍTICO-JURÍDICO,
NO ENTANTO, NÃO E ABSOLUTO EM SI MESMO. ESSE POSTULADO - INSCRITO
NO ART. 133 DA NOVA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL - ACHA-SE CONDICIONADO, EM
SEU ALCANCE E CONTEUDO, PELOS LIMITES IMPOSTOS PELA LEI, CONSOANTE
ESTABELECIDO PELO PRÓPRIO ORDENAMENTO CONSTITUCIONAL.
COM O ADVENTO DA LEI FUNDAMENTAL, OPEROU-SE, NESSE TEMA, A
CONSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM PRINCÍPIO JA ANTERIORMENTE CONSAGRADO NA
LEGISLAÇÃO ORDINARIA, SEM A CORRESPONDENTE ALTERAÇÃO DO SIGNIFICADO
OU DO SENTIDO DE SEU CONTEUDO INTRINSECO.
REGISTROU-SE, APENAS, UMA DIFERENÇA QUALITATIVA ENTRE O
PRINCÍPIO DA ESSENCIALIDADE DA ADVOCACIA, ANTERIORMENTE CONSAGRADO EM
LEI, E O PRINCÍPIO DA IMPRESCINDIBILIDADE DO ADVOGADO,AGORA
PROCLAMADO EM SEDE CONSTITUCIONAL, ONDE INTENSIFICOU-SE A DEFESA
CONTRA A HIPÓTESE DE SUA REVOGAÇÃO MEDIANTE SIMPLES DELIBERAÇÃO
LEGISLATIVA. A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DESSE PRINCÍPIO NÃO MODIFICOU A
A SUA NOÇÃO, NÃO AMPLIOU O SEU ALCANCE E NEM TORNOU COMPULSORIA A
INTERVENÇÃO DO ADVOGADO EM TODOS OS PROCESSOS. LEGITIMA, POIS, A
OUTORGA, POR LEI EM HIPÓTESES EXCEPCIONAIS, DO "JUS POSTULANDI" A
QUALQUER PESSOA, COMO A OCORRE NA AÇÃO PENAL DE HABEAS CORPUS, OU AO
PRÓPRIO CONDENADO SEM REFERIR OUTROS - COMO SE VERIFICA NA AÇÃO DE
REVISÃO CRIMINAL.
A TESE JURÍDICA SUSTENTADA PELO PETICIONARIO, DE QUE O
CRIME DE EXTORSAO SÓ SE CONSUMA COM O EFETIVO DANO PATRIMONIAL
CAUSADO A VÍTIMA,TEM SIDO SISTEMATICAMENTE REJEITADA PELOS TRIBUNAIS.
A EXTORSAO CONSTITUI INFRAÇÃO PENAL CUJO MOMENTO CONSUMATIVO DERIVA
DA AÇÃO, OMISSAO OU TOLERANCIA COATIVAMENTE IMPOSTAS AO SUJEITO
PASSIVO DESSE CRIME. " DESSE MODO, CONSUMA-SE O DELITO COM O
COMPORTAMENTO POSITIVO OU NEGATIVO DA VÍTIMA, NO INSTANTE EM QUE ELA
FAZ, DEIXA DE FAZER OU TOLERA QUE SE FAÇA ALGUMA COISA " (DAMASIO E.
DE JESUS, "DIREITO PENAL", VOL. 2./323, 1988). A EFETIVA OBTENÇÃO DA
ILICITA VANTAGEM ECONÔMICA, QUE MOTIVOU A AÇÃO DELITUOSA DO AGENTE,
CONSTITUI MERO EXAURIMENTO DO CRIME DE EXTORSAO. A NATUREZA DO
DELITO DE EXTORSAO DISPENSA, PARA EFEITO DE CONFIGURAÇÃO DO SEU
MOMENTO CONSUMATIVO, A ILICITA OBTENÇÃO, PELO AGENTE OU POR TERCEIRA
PESSOA, DA VANTAGEM PATRIMONIAL INDEVIDA. PRECEDENTES
JURISPRUDENCIAIS. MAGISTERIO DA DOUTRINA.
Ementa
REVISÃO CRIMINAL - LEGITIMIDADE DA FORMULAÇÃO DO PEDIDO
REVISIONAL PELO PRÓPRIO INTERESSADO -PRINCÍPIO DA IMPRESCINDIBILIDADE
DO ADVOGADO - INTERPRETAÇÃO DO ART. 133 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE
1988 - CRIME DE EXTORSAO - CONFIGURAÇÃO DO SEU MOMENTO CONSUMATIVO -
OBTENÇÃO DA ILICITA VANTAGEM ECONÔMICA COMO MERO EXAURIMENTO DESSE
DELITO PATRIMONIAL - PRETENDIDA CARACTERIZAÇÃO DE SIMPLES TENTATIVA
DE EXTORSAO - REJEIÇÃO DA PRETENSAO REVISIONAL- INDEFERIMENTO.
A PRESENCA DO ADVOGADO NO PROCESSO CONSTITUI FATOR
INEQUIVOCO DE OBSERVANCIA E RESPEITO AS LIBERDADES PUBLICAS E AOS
DIREITOS CONS...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. CELSO DE MELLO
Data da Publicação:DJ 02-04-1993 PP-06919 EMENT VOL-01698-04 PP-00701 RTJ VOL-00146-01 PP-00049
- ICM. Isenção prevista para a saida das maquinas e
equipamentos adquiridos para projeto de obra de interesse público, em
execução. Convenios 9/75, 11/81 e 24/81. Revogação dessa isenção.
- Quem tem direito a isenção em causa não e o "contribuinte
de fato", ou seja, o comprador das maquinas e equipamentos nacionais
destinados a implementação de projetos que consultem aos interesses
do pais, mas, sim, o "contribuinte de direito", que e o fabricante
deles. A este não se exige que assuma qualquer obrigação em
contrapartida da isenção, nem lhe e ela concedida por prazo
determinado. Portanto, essa isenção, por não ser condicionada, nem a
termo, para o seu titular, pode ser revogada a qualquer tempo,
inexistente direito adquirido a ela.
Recurso extraordinário conhecido e provido.
Ementa
- ICM. Isenção prevista para a saida das maquinas e
equipamentos adquiridos para projeto de obra de interesse público, em
execução. Convenios 9/75, 11/81 e 24/81. Revogação dessa isenção.
- Quem tem direito a isenção em causa não e o "contribuinte
de fato", ou seja, o comprador das maquinas e equipamentos nacionais
destinados a implementação de projetos que consultem aos interesses
do pais, mas, sim, o "contribuinte de direito", que e o fabricante
deles. A este não se exige que assuma qualquer obrigação em
contrapartida da isenção, nem lhe e ela conced...
Data do Julgamento:05/10/1989
Data da Publicação:DJ 13-03-1992 PP-02927 EMENT VOL-01653-03 PP-00537 RTJ VOL-00136-02 PP-00774
GRATIFICAÇÃO DE NIVEL UNIVERSITARIO. EXTINÇÃO EM DECORRÊNCIA DA
LEI COMPLEMENTAR 218/79 DO ESTADO DE SÃO PAULO. PRESCRIÇÃO.
- ACOLHIDA DA ARGÜIÇÃO DE RELEVÂNCIA QUANTO AO TEMA 'PRESCRIÇÃO DE
VANTAGEM FUNCIONAL'.
- EXTINÇÃO DE GRATIFICAÇÃO E MATÉRIA QUE DIZ RESPEITO AO QUE
GERALMENTE SE DENOMINA FUNDO DE DIREITO, POIS AS QUESTÕES RELATIVAS
AO 'QUANTUM' DA REMUNERAÇÃO SÓ SURGEM DEPOIS DE RESOLVIDO O PROBLEMA
DE SABER SE ESSA EXTINÇÃO FOI, OU NÃO, LEGITIMA.
ORA, E FIRME O ENTENDIMENTO DESTA CORTE NO SENTIDO DE QUE, EM SE
TRATANDO DE QUESTÃO RELATIVA A FUNDO DE DIREITO, A PRESCRIÇÃO DIZ
RESPEITO A PRETENSAO A ELE, QUE E DISCIPLINADA PELO ARTIGO 1
DO DECRETO 20.910/32, E NÃO A PRETENSAO REFERENTE AS PARCELAS QUE
DECORRERAO DO RECONHECIMENTO DESSE FUNDO DE DIREITO, QUE SE REGULA
PELO ARTIGO 3 DO MESMO DECRETO.
- NEGATIVA DE VIGENCIA DO ART. 1 DO DECRETO 20910/32.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO, PARA DECLARAR
PRESCRITA A PRETENSAO RELATIVA A RESTAURAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE
NIVEL UNIVERSITARIO EXTINTA EM VIRTUDE DA LEI COMPLEMENTAR
ESTADUAL 218/79.
Ementa
GRATIFICAÇÃO DE NIVEL UNIVERSITARIO. EXTINÇÃO EM DECORRÊNCIA DA
LEI COMPLEMENTAR 218/79 DO ESTADO DE SÃO PAULO. PRESCRIÇÃO.
- ACOLHIDA DA ARGÜIÇÃO DE RELEVÂNCIA QUANTO AO TEMA 'PRESCRIÇÃO DE
VANTAGEM FUNCIONAL'.
- EXTINÇÃO DE GRATIFICAÇÃO E MATÉRIA QUE DIZ RESPEITO AO QUE
GERALMENTE SE DENOMINA FUNDO DE DIREITO, POIS AS QUESTÕES RELATIVAS
AO 'QUANTUM' DA REMUNERAÇÃO SÓ SURGEM DEPOIS DE RESOLVIDO O PROBLEMA
DE SABER SE ESSA EXTINÇÃO FOI, OU NÃO, LEGITIMA.
ORA, E FIRME O ENTENDIMENTO DESTA CORTE NO SENTIDO DE QUE, EM SE
TRATANDO DE QUESTÃO RELATIVA A FUNDO DE DIREITO, A PRESCRIÇÃO DIZ
RESPEITO A...
Data do Julgamento:30/06/1988
Data da Publicação:DJ 07-10-1988 PP-25712 EMENT VOL-01518-02 PP-00231
- RECURSO EXTRAORDINÁRIO. FUNCIONÁRIO PÚBLICO.
ADICIONAL. PRESCRIÇÃO DO FUNDO DO DIREITO. SÚMULA 443 DO STF.
TENDO EM VISTA A ORIENTAÇÃO DO STF PELA PRESCRITIBILIDADE DE DIREITO
FUNCIONAL, O ESTATUTARIO INERTE NO PRAZO QUINQUENAL PERDE O PRÓPRIO
FUNDO DO DIREITO PLEITEADO. SÚMULA 443 DO STF.
RECURSO PROVIDO.
Ementa
- RECURSO EXTRAORDINÁRIO. FUNCIONÁRIO PÚBLICO.
ADICIONAL. PRESCRIÇÃO DO FUNDO DO DIREITO. SÚMULA 443 DO STF.
TENDO EM VISTA A ORIENTAÇÃO DO STF PELA PRESCRITIBILIDADE DE DIREITO
FUNCIONAL, O ESTATUTARIO INERTE NO PRAZO QUINQUENAL PERDE O PRÓPRIO
FUNDO DO DIREITO PLEITEADO. SÚMULA 443 DO STF.
RECURSO PROVIDO.
Data do Julgamento:24/06/1988
Data da Publicação:DJ 12-08-1988 PP-19517 EMENT VOL-01510-05 PP-00935
FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO. SUA NATUREZA JURÍDICA.
CONSTITUIÇÃO, ART. 165, XIII. LEI N. 5.107, DE 13.9.1966. AS
CONTRIBUIÇÕES PARA O FGTS NÃO SE CARACTERIZAM COMO CRÉDITO
TRIBUTÁRIO OU CONTRIBUIÇÕES A TRIBUTO EQUIPARAVEIS. SUA SEDE ESTA NO
ART. 165, XIII, DA CONSTITUIÇÃO. ASSEGURA-SE AO TRABALHADOR
ESTABILIDADE, OU FUNDO DE GARANTIA EQUIVALENTE. DESSA GARANTIA, DE
INDOLE SOCIAL, PROMANA, ASSIM, A EXIGIBILIDADE PELO TRABALHADOR DO
PAGAMENTO DO FGTS, QUANDO DESPEDIDO, NA FORMA PREVISTA EM LEI.
CUIDA-SE DE UM DIREITO DO TRABALHADOR. DA-LHE O ESTADO GARANTIA
DESSE PAGAMENTO. A CONTRIBUIÇÃO PELO EMPREGADOR, NO CASO, DEFLUI DO
FATO DE SER ELE O SUJEITO PASSIVO DA OBRIGAÇÃO, DE NATUREZA
TRABALHISTA E SOCIAL, QUE ENCONTRA, NA REGRA CONSTITUCIONAL ALUDIDA,
SUA FONTE. A ATUAÇÃO DO ESTADO, OU DE ÓRGÃO DA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA, EM PROL DO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DO FGTS, NÃO
IMPLICA TORNA-LO TITULAR DO DIREITO A CONTRIBUIÇÃO, MAS, APENAS,
DECORRE DO CUMPRIMENTO, PELO PODER PÚBLICO, DE OBRIGAÇÃO DE
FISCALIZAR E TUTELAR A GARANTIA ASSEGURADA AO EMPREGADO OPTANTE
PELO FGTS. NÃO EXIGE O ESTADO, QUANDO ACIONA O EMPREGADOR, VALORES
A SEREM RECOLHIDOS AO ERARIO, COMO RECEITA PÚBLICA. NÃO HÁ, DAI,
CONTRIBUIÇÃO DE NATUREZA FISCAL OU PARAFISCAL. OS DEPOSITOS DO FGTS
PRESSUPOEM VINCULO JURÍDICO, COM DISCIPLINA NO DIREITO DO TRABALHO.
NÃO SE APLICA AS CONTRIBUIÇÕES DO FGTS O DISPOSTO NOS ARTS. 173 E
174, DO CTN. RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO, POR OFENSA AO ART.
165, XIII, DA CONSTITUIÇÃO, E PROVIDO, PARA AFASTAR A PRESCRIÇÃO
QUINQUENAL DA AÇÃO.
Ementa
FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO. SUA NATUREZA JURÍDICA.
CONSTITUIÇÃO, ART. 165, XIII. LEI N. 5.107, DE 13.9.1966. AS
CONTRIBUIÇÕES PARA O FGTS NÃO SE CARACTERIZAM COMO CRÉDITO
TRIBUTÁRIO OU CONTRIBUIÇÕES A TRIBUTO EQUIPARAVEIS. SUA SEDE ESTA NO
ART. 165, XIII, DA CONSTITUIÇÃO. ASSEGURA-SE AO TRABALHADOR
ESTABILIDADE, OU FUNDO DE GARANTIA EQUIVALENTE. DESSA GARANTIA, DE
INDOLE SOCIAL, PROMANA, ASSIM, A EXIGIBILIDADE PELO TRABALHADOR DO
PAGAMENTO DO FGTS, QUANDO DESPEDIDO, NA FORMA PREVISTA EM LEI.
CUIDA-SE DE UM DIREITO DO TRABALHADOR. DA-LHE O ESTADO GARANTIA
DESSE PAGAMENTO. A CONTRIBU...
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. NÉRI DA SILVEIRA
Data da Publicação:DJ 01-07-1988 PP-16903 EMENT VOL-01508-09 PP-01903
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DUPLICATA. PROTESTO. DESCONTADO O TÍTULO,
O ESTABELECIMENTO BANCARIO LEVOU-O A PROTESTO, POR FALTA DE
PAGAMENTO. NÃO PODE SER CONDENADO A PAGAR PERDAS E DANOS, EM
VIRTUDE DO PROTESTO. DE ACORDO COM O ART. 13, PARAGRAFO 4., DA LEI
N. 5.474/1968, O PORTADOR QUE NÃO TIRAR O PROTESTO DA DUPLICATA,
EM FORMA REGULAR E DENTRO DO PRAZO DE TRINTA DIAS, CONTADOS DA DATA
DO SEU VENCIMENTO, PERDERA O DIREITO DE REGRESSO CONTRA OS
ENDOSSANTES E RESPECTIVOS AVALISTAS. O BANCO, AO MANDAR A PROTESTO
A DUPLICATA, EXERCE UM DIREITO (O DE PROTESTAR O TÍTULO), COMO
CONDIÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DE UM OUTRO (O DE REGRESSO). NÃO PODE
FICAR SUJEITO A INDENIZAR EVENTUAIS PREJUIZOS SOFRIDOS PELA ORA
AUTORA, COM O PROTESTO, PORQUE NÃO CONSTITUI ATO ILICITO O QUE E
PRATICADO NO EXERCÍCIO REGULAR DE UM DIREITO (CCB, ART. 160, I).
DISSIDIO NÃO DEMONSTRADO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO.
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DUPLICATA. PROTESTO. DESCONTADO O TÍTULO,
O ESTABELECIMENTO BANCARIO LEVOU-O A PROTESTO, POR FALTA DE
PAGAMENTO. NÃO PODE SER CONDENADO A PAGAR PERDAS E DANOS, EM
VIRTUDE DO PROTESTO. DE ACORDO COM O ART. 13, PARAGRAFO 4., DA LEI
N. 5.474/1968, O PORTADOR QUE NÃO TIRAR O PROTESTO DA DUPLICATA,
EM FORMA REGULAR E DENTRO DO PRAZO DE TRINTA DIAS, CONTADOS DA DATA
DO SEU VENCIMENTO, PERDERA O DIREITO DE REGRESSO CONTRA OS
ENDOSSANTES E RESPECTIVOS AVALISTAS. O BANCO, AO MANDAR A PROTESTO
A DUPLICATA, EXERCE UM DIREITO (O DE PROTESTAR O TÍTULO), COMO
CONDIÇÃO PARA CONSERVAÇÃ...
Data do Julgamento:15/08/1986
Data da Publicação:DJ 24-02-1989 PP-01896 EMENT VOL-01531-03 PP-00487
MANDADO DE SEGURANÇA. LEGITIMIDADE ATIVA: INEXISTÊNCIA. O MANDADO DE SEGURANÇA É MEDIDA JUDICIAL QUE SÓ PODE SER UTILIZADA PARA DEFESA DE DIREITO PRÓPRIO E DIRETO DO IMPETRANTE E NÃO PARA
DEFENDER DIREITO POTENCIAL, E QUE APENAS PODERIA EVENTUALMENTE SURGIR SE AFASTADO AQUELE A QUEM O ATO APONTADO COMO ILEGAL IRIA ATINGIR. ADEMAIS, DE QUALQUER SORTE, NÃO TENDO SEQUER DEMONSTRADO
O IMPETRANTE QUE A VAGA A VERIFICAR-SE SERIA PREENCHIDA POR ANTIGUIDADE, NÃO PODERIA TER-SE COMO SEQUER AMEACADO O DIREITO EVENTUAL QUE ALEGA POSSUIR.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. LEGITIMIDADE ATIVA: INEXISTÊNCIA. O MANDADO DE SEGURANÇA É MEDIDA JUDICIAL QUE SÓ PODE SER UTILIZADA PARA DEFESA DE DIREITO PRÓPRIO E DIRETO DO IMPETRANTE E NÃO PARA
DEFENDER DIREITO POTENCIAL, E QUE APENAS PODERIA EVENTUALMENTE SURGIR SE AFASTADO AQUELE A QUEM O ATO APONTADO COMO ILEGAL IRIA ATINGIR. ADEMAIS, DE QUALQUER SORTE, NÃO TENDO SEQUER DEMONSTRADO
O IMPETRANTE QUE A VAGA A VERIFICAR-SE SERIA PREENCHIDA POR ANTIGUIDADE, NÃO PODERIA TER-SE COMO SEQUER AMEACADO O DIREITO EVENTUAL QUE ALEGA POSSUIR.
Data do Julgamento:08/08/1986
Data da Publicação:DJ 26-09-1986 PP-17720 EMENT VOL-01434-03 PP-00374
- Servidor público.
A superveniência do novo regime, estabelecido pelas leis estaduais números 7074 e 7122, ambas de 1979, de natureza reestruturatória, afasta o alegado e reconhecido direito adquirido. Não há que falar em ofensa a direito incorporado ao patrimônio do
servidor aposentado, que realmente não pode ser subtraído, quando a lei nova lhe assegura situação mais benefica. Não é possível a soma de vantagens de dois regimes de remuneração. o primitivo acha-se extinto e o novo, decorrente de reestruturação e
mais benéfico ao servidor em atividade e ao próprio inativo. Desse modo, não procede a acolhida ofensa ao princípio do direito
adquirido (art-153, par-3.). Outra "exegese" conduziria, na espécie, a vulneração do art-102, par-2., da Constituição da República.
Recurso provido, julgando-se improcedente a ação.
Ementa
- Servidor público.
A superveniência do novo regime, estabelecido pelas leis estaduais números 7074 e 7122, ambas de 1979, de natureza reestruturatória, afasta o alegado e reconhecido direito adquirido. Não há que falar em ofensa a direito incorporado ao patrimônio do
servidor aposentado, que realmente não pode ser subtraído, quando a lei nova lhe assegura situação mais benefica. Não é possível a soma de vantagens de dois regimes de remuneração. o primitivo acha-se extinto e o novo, decorrente de reestruturação e
mais benéfico ao servidor em atividade e ao próprio inativo. Desse modo, não proc...
Data do Julgamento:13/11/1984
Data da Publicação:DJ 19-12-1984 PP-11921 EMENT VOL-01363-05 PP-00926
MANDADO DE SEGURANÇA. LEGITIMIDADE ATIVA. O MANDADO DE SEGURANÇA PRESSUPOE A EXISTÊNCIA DE DIREITO PRÓPRIO DO IMPETRANTE. SOMENTE PODE SOCORRER-SE DESSA ESPECIALÍSSIMA AÇÃO O TITULAR DO DIREITO,
LESADO OU AMEAÇADO DE LESÃO, POR ATO OU OMISSAO DE AUTORIDADE. A NINGUÉM É DADO PLEITEAR EM NOME PRÓPRIO DIREITO ALHEIO, SALVO QUANDO AUTORIZADO POR LEI (ART-6. DO C.P.C.).
NÃO OBSTANTE A GRAVIDADE DAS ALEGAÇÕES, EVIDENTE E A ILEGITIMIDADE DO POSTULANTE E A FALTA DE INTERESSE PROCESSUAL.
PEDIDO NÃO CONHECIDO.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. LEGITIMIDADE ATIVA. O MANDADO DE SEGURANÇA PRESSUPOE A EXISTÊNCIA DE DIREITO PRÓPRIO DO IMPETRANTE. SOMENTE PODE SOCORRER-SE DESSA ESPECIALÍSSIMA AÇÃO O TITULAR DO DIREITO,
LESADO OU AMEAÇADO DE LESÃO, POR ATO OU OMISSAO DE AUTORIDADE. A NINGUÉM É DADO PLEITEAR EM NOME PRÓPRIO DIREITO ALHEIO, SALVO QUANDO AUTORIZADO POR LEI (ART-6. DO C.P.C.).
NÃO OBSTANTE A GRAVIDADE DAS ALEGAÇÕES, EVIDENTE E A ILEGITIMIDADE DO POSTULANTE E A FALTA DE INTERESSE PROCESSUAL.
PEDIDO NÃO CONHECIDO.
Data do Julgamento:29/06/1984
Data da Publicação:DJ 06-09-1984 PP-14331 EMENT VOL-01348-01 PP-00165 RTJ VOL-00110-03 PP-01026