EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA.
Lei 8.137/90, art. 1º.
I. - Condenação fundada em representação
fiscal que demonstra que o paciente teria omitido nas declarações de
renda bens sem origem justificada, com a finalidade de burlar o
fisco.
II. - Falta justa causa para a ação penal pela prática do
crime tipificado no art. 1º da Lei 8.137, de 1990, enquanto não
constituído, em definitivo, o crédito fiscal pelo lançamento. HC
81.611/DF, Ministro Sepúlveda Pertence, Plenário, 10.12.2003.
II. -
No caso, o crédito fiscal já está constituído, visto que o
procedimento administrativo fiscal instaurado contra o paciente foi
concluído em 1994.
III. - HC indeferido.
Ementa
PENAL. PROCESSUAL PENAL. CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA.
Lei 8.137/90, art. 1º.
I. - Condenação fundada em representação
fiscal que demonstra que o paciente teria omitido nas declarações de
renda bens sem origem justificada, com a finalidade de burlar o
fisco.
II. - Falta justa causa para a ação penal pela prática do
crime tipificado no art. 1º da Lei 8.137, de 1990, enquanto não
constituído, em definitivo, o crédito fiscal pelo lançamento. HC
81.611/DF, Ministro Sepúlveda Pertence, Plenário, 10.12.2003.
II. -
No caso, o crédito fiscal já está constituído, visto que o
procedimento administ...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 11-11-2005 PP-00048 EMENT VOL-02213-03 PP-00431 RTJ VOL-00196-01 PP-00302 LEXSTF v. 28, n. 325, 2006, p. 417-422
EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. QUEIXA- CRIME.
PROCURAÇÃO. CPP, art. 44.
I. - A procuração que acompanhou a
queixa-crime atende à exigência do art. 44 do CPP, na medida em que
confere os poderes da cláusula ad judicia e os poderes especiais
para oferecer a queixa, com a indicação do nome do querelado e do
fato criminoso.
II. - HC indeferido.
Ementa
PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. QUEIXA- CRIME.
PROCURAÇÃO. CPP, art. 44.
I. - A procuração que acompanhou a
queixa-crime atende à exigência do art. 44 do CPP, na medida em que
confere os poderes da cláusula ad judicia e os poderes especiais
para oferecer a queixa, com a indicação do nome do querelado e do
fato criminoso.
II. - HC indeferido.
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 11-11-2005 PP-00048 EMENT VOL-02213-3 PP-00461 RTJ VOL-00196-01 PP-00315 LEXSTF v. 28, n. 325, 2006, p. 448-455
EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. DOSIMETRIA DA PENA.
IRREGULARIDADE. IMPROCEDÊNCIA. REINCIDÊNCIA. PRESCRIÇÃO.
CONSIDERAÇÃO COMO MAUS ANTECEDENTES. CÓDIGO PENAL, ART. 64, I.
I. -
Por conter questões novas, não apreciadas pelo Superior Tribunal de
Justiça, o habeas corpus não pode ser conhecido, sob pena de
supressão de instância.
II. - O juiz observou, na fixação da pena,
os critérios estabelecidos nos arts. 59 e 68 do Código Penal, certo
que a grande quantidade de droga apreendida constitui motivação
idônea para fixação da pena-base acima do mínimo legal.
III. - A
condenação atingida pelo prazo previsto no art. 64, I, do Código
Penal, pode ser levada em consideração no processo de dosimetria da
pena para caracterização dos maus antecedentes.
IV. - HC conhecido
em parte e, na parte conhecida, indeferido.
Ementa
PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. DOSIMETRIA DA PENA.
IRREGULARIDADE. IMPROCEDÊNCIA. REINCIDÊNCIA. PRESCRIÇÃO.
CONSIDERAÇÃO COMO MAUS ANTECEDENTES. CÓDIGO PENAL, ART. 64, I.
I. -
Por conter questões novas, não apreciadas pelo Superior Tribunal de
Justiça, o habeas corpus não pode ser conhecido, sob pena de
supressão de instância.
II. - O juiz observou, na fixação da pena,
os critérios estabelecidos nos arts. 59 e 68 do Código Penal, certo
que a grande quantidade de droga apreendida constitui motivação
idônea para fixação da pena-base acima do mínimo legal.
III. - A
condenação ating...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 18-11-2005 PP-00024 EMENT VOL-02214-02 PP-00244
EMENTA: Crime de desobediência: caracterização: descumprimento de
ordem judicial que determinou apreensão e entrega de veículo, sob
expressa cominação das penas da desobediência.
Caso diverso
daquele em que há cominação legal exclusiva de sanção civil ou
administrativa para um fato específico, quando, para a doutrina
majoritária e a jurisprudência do Supremo Tribunal (v.g. RHC 59.610,
1ª T., 13.4.82, Néri da Silveira, RTJ 104/599; RHC 64.142, 2ª T.,
2.9.86, Célio Borja, RTJ 613/413), deve ser excluída a sanção penal
se a mesma lei dela não faz ressalva expressa.
Por isso, incide
na espécie o princípio da independência das instâncias civil,
administrativa e penal.
Ementa
Crime de desobediência: caracterização: descumprimento de
ordem judicial que determinou apreensão e entrega de veículo, sob
expressa cominação das penas da desobediência.
Caso diverso
daquele em que há cominação legal exclusiva de sanção civil ou
administrativa para um fato específico, quando, para a doutrina
majoritária e a jurisprudência do Supremo Tribunal (v.g. RHC 59.610,
1ª T., 13.4.82, Néri da Silveira, RTJ 104/599; RHC 64.142, 2ª T.,
2.9.86, Célio Borja, RTJ 613/413), deve ser excluída a sanção penal
se a mesma lei dela não faz ressalva expressa.
Por isso, incide
na espécie o princíp...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 18-11-2005 PP-00010 EMENT VOL-02214-02 PP-00207
RECURSO EXTRAORDINÁRIO - FORMA. As razões do extraordinário devem
conter o permissivo de recorribilidade, consideradas as alíneas do
inciso III do artigo 102 da Carta Federal, e, se baseado na alínea
"a", o dispositivo da Constituição que se tem como infringido, sob a
cominação de não-conhecimento - artigo 321 do Regimento Interno
desta Corte.
MUNICÍPIO - REPRESENTAÇÃO - ENTIDADE PRIVADA.
Contraria a essência do Direito Público a representação do município
por pessoa jurídica de direito privado.
VERBAS MUNICIPAIS -
ESTADO - DÉBITO DE ENERGIA ELÉTRICA - SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.
Discrepa, a mais não poder, da Lei Fundamental a retenção e a
compensação de verbas municipais com débito de energia elétrica
perante a sociedade de economia mista.
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO - FORMA. As razões do extraordinário devem
conter o permissivo de recorribilidade, consideradas as alíneas do
inciso III do artigo 102 da Carta Federal, e, se baseado na alínea
"a", o dispositivo da Constituição que se tem como infringido, sob a
cominação de não-conhecimento - artigo 321 do Regimento Interno
desta Corte.
MUNICÍPIO - REPRESENTAÇÃO - ENTIDADE PRIVADA.
Contraria a essência do Direito Público a representação do município
por pessoa jurídica de direito privado.
VERBAS MUNICIPAIS -
ESTADO - DÉBITO DE ENERGIA ELÉTRICA - SOCIEDADE DE ECONOMIA M...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 03-03-2006 PP-00073 EMENT VOL-02223-03 PP-00442 RT v. 95, n. 849, 2006, p. 193-197
EMENTA: CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. OFENSA À
CONSTITUIÇÃO. MINISTÉRIO PÚBLICO. SIGILO BANCÁRIO. QUEBRA. MEDIANTE
ORDEM JUDICIAL. PRECEDENTES.
I. - Somente a ofensa direta à
Constituição autoriza a admissão do recurso extraordinário. No caso,
o acórdão recorrido limitou-se a interpretar normas
infraconstitucionais.
II. - Ao Judiciário cabe, no conflito de
interesses, fazer valer a vontade concreta da lei, interpretando-a.
Se, em tal operação, interpreta razoavelmente ou desarrazoadamente a
lei, a questão fica no campo da legalidade, inocorrendo o
contencioso constitucional.
III. - Alegação de ofensa ao devido
processo legal: CF, art. 5º, LV: se ofensa tivesse havido, seria ela
indireta, reflexa, dado que a ofensa direta seria a normas
processuais. E a ofensa a preceito constitucional que autoriza a
admissão do recurso extraordinário é a ofensa direta, frontal.
IV.
- A verificação, no caso concreto, da ocorrência, ou não, de
violação ao direito adquirido, ao ato jurídico perfeito e à coisa
julgada situa-se no campo infraconstitucional.
V. - Alegação de
ofensa ao inciso IX do art. 93 da Constituição: improcedência,
porque o que pretende o recorrente, no ponto, é impugnar a decisão
que lhe é contrária, certo que o acórdão está suficientemente
fundamentado.
VI. - O entendimento desta Suprema Corte
consolidou-se no sentido de não possuir caráter absoluto a garantia
dos sigilos bancário e fiscal, sendo facultado ao juiz decidir
acerca da conveniência da sua quebra em caso de interesse público
relevante e suspeita razoável de infração penal. Precedentes.
VII.
- Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. OFENSA À
CONSTITUIÇÃO. MINISTÉRIO PÚBLICO. SIGILO BANCÁRIO. QUEBRA. MEDIANTE
ORDEM JUDICIAL. PRECEDENTES.
I. - Somente a ofensa direta à
Constituição autoriza a admissão do recurso extraordinário. No caso,
o acórdão recorrido limitou-se a interpretar normas
infraconstitucionais.
II. - Ao Judiciário cabe, no conflito de
interesses, fazer valer a vontade concreta da lei, interpretando-a.
Se, em tal operação, interpreta razoavelmente ou desarrazoadamente a
lei, a questão fica no campo da legalidade, inocorrendo o
contencioso constitucional.
III. - Alegaç...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 04-11-2005 PP-00030 EMENT VOL-02212-07 PP-01308
EMENTA: RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR
PÚBLICO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. PENA DE DEMISSÃO.
ALEGAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA DA AUTORIDADE COATORA. DECRETO Nº
3.035/99.
Nos termos do parágrafo único do art. 84 da Magna
Carta, o Presidente da República pode delegar aos Ministros de
Estado a competência para julgar processos administrativos e aplicar
pena de demissão aos servidores públicos federais. Para esse fim é
que foi editado o Decreto nº 3.035/99.
Facultado ao servidor o
exercício da ampla defesa, e inexistente qualquer irregularidade na
condução do respectivo processo administrativo disciplinar,
convalida-se o ato que demitiu o acusado por conduta incompatível
com a moralidade administrativa.
Recurso ordinário desprovido.
Ementa
RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR
PÚBLICO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. PENA DE DEMISSÃO.
ALEGAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA DA AUTORIDADE COATORA. DECRETO Nº
3.035/99.
Nos termos do parágrafo único do art. 84 da Magna
Carta, o Presidente da República pode delegar aos Ministros de
Estado a competência para julgar processos administrativos e aplicar
pena de demissão aos servidores públicos federais. Para esse fim é
que foi editado o Decreto nº 3.035/99.
Facultado ao servidor o
exercício da ampla defesa, e inexistente qualquer irregularidade na
condução do respectivo processo...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 21-10-2005 PP-00027 EMENT VOL-02210-01 PP-00120 RTJ VOL-00200-03 PP-01275 LEXSTF v. 27, n. 323, 2005, p. 228-236
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL. INTEMPESTIVIDADE.
Alegação de suspensão
do decurso dos prazos judiciais pelo provimento de número 877/2004
do Conselho Superior da Magistratura, em virtude da greve dos
servidores do Poder Judiciário no estado de São Paulo, feita apenas
no agravo regimental.
Impossibilidade. Peça recursal já se
encontra no Supremo Tribunal Federal.
Agravo regimental a que se
nega provimento.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL. INTEMPESTIVIDADE.
Alegação de suspensão
do decurso dos prazos judiciais pelo provimento de número 877/2004
do Conselho Superior da Magistratura, em virtude da greve dos
servidores do Poder Judiciário no estado de São Paulo, feita apenas
no agravo regimental.
Impossibilidade. Peça recursal já se
encontra no Supremo Tribunal Federal.
Agravo regimental a que se
nega provimento.
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00057 EMENT VOL-02211-06 PP-01253
EMENTA: CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. NEGATIVA DE
SEGUIMENTO DO RECURSO PELO RELATOR. OFENSA À CONSTITUIÇÃO. EXECUÇÃO
EXTRAJUDICIAL. DL 70/66. RECEPÇÃO. CONSTITUIÇÃO DE 1988. DECLARAÇÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE. CF, art. 102, III, b.
I. - Legitimidade
constitucional da atribuição conferida ao relator para arquivar,
negar seguimento a pedido ou a recurso e a dar provimento a esse
RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557, redação
da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as decisões
ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - Somente a ofensa
direta à Constituição autoriza a admissão do recurso
extraordinário.
III. - Alegação de ofensa ao devido processo legal:
CF, art. 5º, LV: se ofensa tivesse havido, seria ela indireta,
reflexa, dado que a ofensa direta seria a normas processuais. E a
ofensa a preceito constitucional que autoriza a admissão do recurso
extraordinário é a ofensa direta, frontal.
IV. - O pressuposto
constitucional do recurso extraordinário, inscrito no art. 102, III,
b, da Constituição, é que tenha o acórdão recorrido declarado a
inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. Se isso não
ocorreu, segue-se a impossibilidade de o recurso, interposto com
fundamento na citada alínea b, ser admitido.
V. - O Supremo
Tribunal Federal já se manifestou, por diversas vezes, no sentido de
que o Decreto-lei 70/66 é compatível com a atual Constituição.
Precedentes.
VI. - Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. NEGATIVA DE
SEGUIMENTO DO RECURSO PELO RELATOR. OFENSA À CONSTITUIÇÃO. EXECUÇÃO
EXTRAJUDICIAL. DL 70/66. RECEPÇÃO. CONSTITUIÇÃO DE 1988. DECLARAÇÃO
DE INCONSTITUCIONALIDADE. CF, art. 102, III, b.
I. - Legitimidade
constitucional da atribuição conferida ao relator para arquivar,
negar seguimento a pedido ou a recurso e a dar provimento a esse
RI/STF, art. 21, § 1º; Lei 8.038/90, art. 38; CPC, art. 557, redação
da Lei 9.756/98 desde que, mediante recurso, possam as decisões
ser submetidas ao controle do Colegiado.
II. - Somente a ofensa
direta à Consti...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 04-11-2005 PP-00028 EMENT VOL-02212-05 PP-00912
EMENTA: RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. MILITAR. DESERÇÃO.
PRESCRIÇÃO: INOCORRÊNCIA. NOVA DESERÇÃO. TRÂNSFUGA.
1. Crime de
deserção. Sentença transitada em julgado. Incidência da regra geral
do artigo 125 do Código Penal Militar. Pena de seis meses não
executada, em virtude de nova deserção. Prescrição da pretensão
executória, pelo transcurso do prazo de um ano, considerado o
cômputo pela metade em razão menoridade do recorrente à época do
fato. Improcedência: quando da interposição do recurso ordinário não
havia transcorrido o prazo prescricional, o que somente veio a
ocorrer entre a data da interposição e a do julgamento. Prescrição
que não se declara, levando-se em conta a possibilidade da captura
ou do comparecimento do recorrente antes do transcurso do prazo
prescricional, facultado o requerimento na origem.
2. Quanto à
segunda deserção, a extinção da punibilidade somente ocorrerá quando
o trânsfuga atingir quarenta e cinco anos de idade, conforme
previsão contida no artigo 132 do Código Penal Militar.
Recurso
ordinário em habeas corpus a que se nega provimento.
Ementa
RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. MILITAR. DESERÇÃO.
PRESCRIÇÃO: INOCORRÊNCIA. NOVA DESERÇÃO. TRÂNSFUGA.
1. Crime de
deserção. Sentença transitada em julgado. Incidência da regra geral
do artigo 125 do Código Penal Militar. Pena de seis meses não
executada, em virtude de nova deserção. Prescrição da pretensão
executória, pelo transcurso do prazo de um ano, considerado o
cômputo pela metade em razão menoridade do recorrente à época do
fato. Improcedência: quando da interposição do recurso ordinário não
havia transcorrido o prazo prescricional, o que somente veio a
ocorrer entre a data...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00051 EMENT VOL-02211-02 PP-00295 RTJ VOL-00203-03 PP-01126 LEXSTF v. 28, n. 326, 2006, p. 518-522
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
PREQUESTIONAMENTO. AUSÊNCIA. DIREITO ESTADUAL. NÃO COMPROVAÇÃO DO
TEOR E VIGÊNCIA. REQUISITO DO ARTIGO 25 DA LEI ESTADUAL N. 1.195/54.
NÃO PREENCHIMENTO. LEI ESTADUAL N. 13.455/00. IRRETROATIVIDADE.
1.
A questão referente à invalidez presumida não foi sequer suscitada
perante as instâncias precedentes, carecendo, portanto, do devido
prequestionamento. Esta Corte pacificou o entendimento no sentido de
que o debate do tema constitucional deve ser explícito.
2. O
agravante não comprovou a vigência e o teor do direito estadual
invocado, como exige o artigo 337 do CPC.
3. Quando do falecimento
de sua esposa-segurada o agravante não contava com 70 anos
completos, não podendo, portanto, pleitear a invalidez presumida com
base na Lei Estadual n. 1.195/54.
4. Falecimento do cônjuge
virago antes da edição da Lei estadual 13.455/00 que permitiu a
inclusão do marido inválido como dependente. Retroatividade da lei
para alcançar fatos jurídicos anteriores. Impossibilidade.
Agravo
regimental não provido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
PREQUESTIONAMENTO. AUSÊNCIA. DIREITO ESTADUAL. NÃO COMPROVAÇÃO DO
TEOR E VIGÊNCIA. REQUISITO DO ARTIGO 25 DA LEI ESTADUAL N. 1.195/54.
NÃO PREENCHIMENTO. LEI ESTADUAL N. 13.455/00. IRRETROATIVIDADE.
1.
A questão referente à invalidez presumida não foi sequer suscitada
perante as instâncias precedentes, carecendo, portanto, do devido
prequestionamento. Esta Corte pacificou o entendimento no sentido de
que o debate do tema constitucional deve ser explícito.
2. O
agravante não comprovou a vigência e o teor do direito estadual
invocado,...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00049 EMENT VOL-02211-03 PP-00535
EMENTA: I. Recurso extraordinário: descabimento: falta de
prequestionamento da matéria constitucional suscitada no RE,
exigível, segundo o entendimento do STF, também nas hipóteses em que
a pretendida contrariedade ao texto constitucional tenha surgido na
própria decisão recorrida: incidência das Súmulas 282 e 356.
II.
Recurso extraordinário, requisitos específicos e habeas corpus de
ofício: hipótese não configurada.
Em recurso extraordinário
criminal, perde relevo a inadmissibilidade do RE da defesa, por
falta de prequestionamento e outros vícios formais, se, não obstante
- evidenciando-se a lesão ou a ameaça à liberdade de locomoção -
seja possível a concessão de habeas-corpus de ofício (v.g. RE
273.363, 1ª T., Sepúlveda Pertence, DJ 20.10.2000).
III.
Alegações improcedentes de negativa de prestação jurisdicional e
ausência de motivação.
Ementa
I. Recurso extraordinário: descabimento: falta de
prequestionamento da matéria constitucional suscitada no RE,
exigível, segundo o entendimento do STF, também nas hipóteses em que
a pretendida contrariedade ao texto constitucional tenha surgido na
própria decisão recorrida: incidência das Súmulas 282 e 356.
II.
Recurso extraordinário, requisitos específicos e habeas corpus de
ofício: hipótese não configurada.
Em recurso extraordinário
criminal, perde relevo a inadmissibilidade do RE da defesa, por
falta de prequestionamento e outros vícios formais, se, não obstante
- evidenciando-se a les...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00047 EMENT VOL-02211-04 PP-00852
EMENTA: CONSTITUCIONAL. ELEITORAL. VICE-GOVERNADOR ELEITO DUAS
VEZES CONSECUTIVAS: EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR POR SUCESSÃO DO
TITULAR: REELEIÇÃO: POSSIBILIDADE. CF, art. 14, § 5º.
I. -
Vice-governador eleito duas vezes para o cargo de vice-governador.
No segundo mandato de vice, sucedeu o titular. Certo que, no seu
primeiro mandato de vice, teria substituído o governador.
Possibilidade de reeleger-se ao cargo de governador, porque o
exercício da titularidade do cargo dá-se mediante eleição ou por
sucessão. Somente quando sucedeu o titular é que passou a exercer o
seu primeiro mandato como titular do cargo.
II. - Inteligência do
disposto no § 5º do art. 14 da Constituição Federal.
III. - RE
conhecidos e improvidos.
Ementa
CONSTITUCIONAL. ELEITORAL. VICE-GOVERNADOR ELEITO DUAS
VEZES CONSECUTIVAS: EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR POR SUCESSÃO DO
TITULAR: REELEIÇÃO: POSSIBILIDADE. CF, art. 14, § 5º.
I. -
Vice-governador eleito duas vezes para o cargo de vice-governador.
No segundo mandato de vice, sucedeu o titular. Certo que, no seu
primeiro mandato de vice, teria substituído o governador.
Possibilidade de reeleger-se ao cargo de governador, porque o
exercício da titularidade do cargo dá-se mediante eleição ou por
sucessão. Somente quando sucedeu o titular é que passou a exercer o
seu primeiro mandato como titu...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00061 EMENT VOL-02211-03 PP-00440 LEXSTF v. 27, n. 324, 2005, p. 237-245 RB v. 18, n. 506, 2006, p. 51
RECURSO - MINISTÉRIO PÚBLICO - FISCAL DA LEI. A interposição do
recurso pelo Ministério Público, após haver emitido, na origem,
parecer que não veio a ser acolhido, pressupõe a configuração de
ilegalidade.
PROCESSO ADMINISTRATIVO - DIREITO DE DEFESA -
OBSERVÂNCIA. Instaurado o processo administrativo e viabilizado o
exercício do direito de defesa, com acompanhamento inclusive por
profissional da advocacia, descabe cogitar de transgressão do devido
processo legal.
RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E PENAL. As
esferas são independentes, somente repercutindo na primeira o
pronunciamento formalizado no processo-crime quando declarada a
inexistência do fato ou da autoria.
PROCESSO ADMINISTRATIVO -
IMPROBIDADE - PENA. Apurada a improbidade administrativa, fica o
servidor sujeito à pena de demissão - artigo 132, inciso IV, da Lei
nº 8.112/90.
Ementa
RECURSO - MINISTÉRIO PÚBLICO - FISCAL DA LEI. A interposição do
recurso pelo Ministério Público, após haver emitido, na origem,
parecer que não veio a ser acolhido, pressupõe a configuração de
ilegalidade.
PROCESSO ADMINISTRATIVO - DIREITO DE DEFESA -
OBSERVÂNCIA. Instaurado o processo administrativo e viabilizado o
exercício do direito de defesa, com acompanhamento inclusive por
profissional da advocacia, descabe cogitar de transgressão do devido
processo legal.
RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E PENAL. As
esferas são independentes, somente repercutindo na primeira o
pronunci...
Data do Julgamento:04/10/2005
Data da Publicação:DJ 28-10-2005 PP-00050 EMENT VOL-02211-01 PP-00122 LEXSTF v. 27, n. 324, 2005, p. 157-161
DÍVIDA CONSOLIDADA DO ESTADO - AUTORIZAÇÃO - FUNDO DE COMBATE E
ERRADICAÇÃO DA POBREZA - RECEITA VINCULADA. Descabe considerar, para
cálculo da amortização da dívida do Estado, a receita prevista no §
1º do artigo 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Ementa
DÍVIDA CONSOLIDADA DO ESTADO - AUTORIZAÇÃO - FUNDO DE COMBATE E
ERRADICAÇÃO DA POBREZA - RECEITA VINCULADA. Descabe considerar, para
cálculo da amortização da dívida do Estado, a receita prevista no §
1º do artigo 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Data do Julgamento:28/09/2005
Data da Publicação:DJ 12-05-2006 PP-00004 EMENT VOL-02232-01 PP-00059 LEXSTF v. 28, n. 330, 2006, p. 32-39 RT v. 95, n. 851, 2006, p. 121-124
EMENTA: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. MANDADO DE SEGURANÇA.
INCORPORAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO MENSAL PARA CÁLCULO DA PARCELA
DENOMINADA "QUINTOS". ART. 1º, § 1º, DO DECRETO-LEI N. 2.333/87.
PRINCÍPIO DA IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS. ART. 37, XV, DA CB/88.
VIOLAÇÃO. INOCORRÊNCIA. IRREDUTIBILIDADE NOMINAL DA REMUNERAÇÃO
GLOBAL. EQUIPARAÇÃO ENTRE ATIVOS E INATIVOS. ART. 40, § 4º, DA CB/88
[REDAÇÃO ORIGINAL]. VIOLAÇÃO. INOCORRÊNCIA.
1. O art. 1º, § 1º, do
decreto-lei n. 2.333/87 é claro ao dispor que "a representação
mensal, devida aos membros do Ministério Público e da Advocacia
Consultiva da União, incorpora-se aos respectivos vencimentos e
salários para efeitos de cálculo das demais vantagens", aplicando-se
à parcela denominada "quintos" [Lei n. 6.732/79].
2. Somente são
irredutíveis os vencimentos e proventos constitucionais e legais.
Precedente [RE n. 185.255, Relator o Ministro SYDNEY SANCHES, DJ
19.09.97].
3. O art. 37, XV, da Constituição assegura a
irredutibilidade nominal da remuneração global --- soma de todas as
parcelas, gratificações e outras vantagens percebidas pelo servidor.
Precedentes [RE n. 344.450, Relatora a Ministra ELLEN GRACIE, DJ
25.02.05; RMS n. 23.170, Relator o Ministro MAURÍCIO CORRÊA, DJ
05.12.03; RE n. 293.606, Relator o Ministro CARLOS VELLOSO, DJ
14.11.03]
4. A equiparação entre ativos e inativos prevista na
redação original do art. 41, § 4º, da Constituição somente é
legítima quando os vencimentos pagos àqueles são calculados em
observância à legislação.
5. Segurança denegada.
Ementa
ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. MANDADO DE SEGURANÇA.
INCORPORAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO MENSAL PARA CÁLCULO DA PARCELA
DENOMINADA "QUINTOS". ART. 1º, § 1º, DO DECRETO-LEI N. 2.333/87.
PRINCÍPIO DA IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS. ART. 37, XV, DA CB/88.
VIOLAÇÃO. INOCORRÊNCIA. IRREDUTIBILIDADE NOMINAL DA REMUNERAÇÃO
GLOBAL. EQUIPARAÇÃO ENTRE ATIVOS E INATIVOS. ART. 40, § 4º, DA CB/88
[REDAÇÃO ORIGINAL]. VIOLAÇÃO. INOCORRÊNCIA.
1. O art. 1º, § 1º, do
decreto-lei n. 2.333/87 é claro ao dispor que "a representação
mensal, devida aos membros do Ministério Público e da Advocacia
Consultiva da...
Data do Julgamento:28/09/2005
Data da Publicação:DJ 03-02-2006 PP-00014 EMENT VOL-02219-03 PP-00596 RTJ VOL-00199-01 PP-00219
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL. AÇÃO RESCISÓRIA. ACÓRDÃO QUE NEGOU
SEGUIMENTO A RECURSO EXTRAORDINÁRIO POR OFENSA REFLEXA À
CONSTITUIÇÃO. INEXISTÊNCIA DE DECISÃO DE MÉRITO. INCOMPETÊNCIA DO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
1. Não compete ao Supremo Tribunal
Federal processar e julgar originariamente ação rescisória quando o
acórdão rescindendo deixa de apreciar a questão controvertida,
limitando-se a decretar a inviabilidade do recurso extraordinário
para análise de ofensa reflexa à Constituição. Precedente [AR n.
1.693, Relator o Ministro SEPULVEDA PERTENCE, DJ
06.05.2005].
2. Agravo regimental improvido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL. AÇÃO RESCISÓRIA. ACÓRDÃO QUE NEGOU
SEGUIMENTO A RECURSO EXTRAORDINÁRIO POR OFENSA REFLEXA À
CONSTITUIÇÃO. INEXISTÊNCIA DE DECISÃO DE MÉRITO. INCOMPETÊNCIA DO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
1. Não compete ao Supremo Tribunal
Federal processar e julgar originariamente ação rescisória quando o
acórdão rescindendo deixa de apreciar a questão controvertida,
limitando-se a decretar a inviabilidade do recurso extraordinário
para análise de ofensa reflexa à Constituição. Precedente [AR n.
1.693, Relator o Ministro SEPULVEDA PERTENCE, DJ
06.05.2005].
2. Agravo regimental improv...
Data do Julgamento:28/09/2005
Data da Publicação:DJ 11-11-2005 PP-00005 EMENT VOL-02213-01 PP-00199
RECLAMAÇÃO - OBJETO - PREJUÍZO. Uma vez vindo ao processo revelador
da reclamação a notícia de afastamento do ato atacado do cenário
jurídico, impõe-se a declaração de prejuízo, pouco importando a
pendência, considerado novo quadro de agravo
Ementa
RECLAMAÇÃO - OBJETO - PREJUÍZO. Uma vez vindo ao processo revelador
da reclamação a notícia de afastamento do ato atacado do cenário
jurídico, impõe-se a declaração de prejuízo, pouco importando a
pendência, considerado novo quadro de agravo
Data do Julgamento:28/09/2005
Data da Publicação:DJ 18-11-2005 PP-00002 EMENT VOL-02214-01 PP-00110 LEXSTF v. 28, n. 325, 2006, p. 245-248
EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA. MUNICÍPIO. ALTERAÇÃO DO COEFICIENTE
ANUAL DE PARTICIPAÇÃO. DECISÃO NORMATIVA 38/2001 DO TCU. DESRESPEITO
AOS PRAZOS LEGAIS. VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ANUALIDADE. SEGURANÇA
CONCEDIDA.
A alteração do coeficiente de participação do município
mediante decisão normativa editada pelo TCU na metade do exercício
financeiro viola o princípio da anualidade extraído do art. 244 do
Regimento Interno do Tribunal de Contas da União e do art. 91, § 3º,
c/c art. 92 do Código Tributário Nacional. Precedentes.
Segurança
concedida.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. MUNICÍPIO. ALTERAÇÃO DO COEFICIENTE
ANUAL DE PARTICIPAÇÃO. DECISÃO NORMATIVA 38/2001 DO TCU. DESRESPEITO
AOS PRAZOS LEGAIS. VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ANUALIDADE. SEGURANÇA
CONCEDIDA.
A alteração do coeficiente de participação do município
mediante decisão normativa editada pelo TCU na metade do exercício
financeiro viola o princípio da anualidade extraído do art. 244 do
Regimento Interno do Tribunal de Contas da União e do art. 91, § 3º,
c/c art. 92 do Código Tributário Nacional. Precedentes.
Segurança
concedida.
Data do Julgamento:28/09/2005
Data da Publicação:DJ 16-12-2005 PP-00059 EMENT VOL-02218-02 PP-00357 RIP v. 7, n. 34, 2005, p. 285-287 LEXSTF v. 28, n. 326, 2006, p. 175-179 RT. v. 95, n. 847, 2006, p. 129-131
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. AGRAVO REGIMENTAL.
ALTERAÇÃO NÃO-SUBSTANCIAL DA NORMA IMPUGNADA. INEXISTÊNCIA DE
PREJUDICIALIDADE. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
É correta decisão
monocrática que entende não prejudicada ação direta de
inconstitucionalidade em virtude de sobrevinda de alteração
legislativa não-substancial da norma impugnada.
Nova redação que
não altere o sentido e o alcance do dispositivo atacado não implica
a revogação deste, de sorte que permanece viável o controle
concentrado de constitucionalidade.
Agravo regimental a que se
nega provimento.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. AGRAVO REGIMENTAL.
ALTERAÇÃO NÃO-SUBSTANCIAL DA NORMA IMPUGNADA. INEXISTÊNCIA DE
PREJUDICIALIDADE. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.
É correta decisão
monocrática que entende não prejudicada ação direta de
inconstitucionalidade em virtude de sobrevinda de alteração
legislativa não-substancial da norma impugnada.
Nova redação que
não altere o sentido e o alcance do dispositivo atacado não implica
a revogação deste, de sorte que permanece viável o controle
concentrado de constitucionalidade.
Agravo regimental a que se
nega provimento.
Data do Julgamento:28/09/2005
Data da Publicação:DJ 16-12-2005 PP-00060 EMENT VOL-02218-02 PP-00277 LEXSTF v. 27, n. 324, 2005, p. 47-52 RT v. 95, n. 847, 2006, p. 127-129