COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TRIBUNAL SUPERIOR
- DEFINIÇÃO. Estando os integrantes dos Tribunais Superiores, nos
crimes comuns e de responsabilidade, sob a jurisdição do Supremo
Tribunal Federal - artigo 102, I, "c" da Constituição Federal de
1988 - a ele incumbe julgar habeas-corpus no qual sejam apontados
como autoridades coatoras - alínea "d" dos citados artigo e inciso.
FLAGRANTE PREPARADO - FLAGRANTE ESPERADO - TRÁFICO -
POSSE E VENDA DE SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE. Se de um lado o crime de
posse de entorpecente antecede ao próprio flagrante, ficando
descaracterizado o preparo deste, de outro o de venda ocorre no
momento em que formalizado. Insubsistência do flagrante no qual
policial, passando-se por viciado, revelou o desejo de comprar uma
"coisinha", ou seja, maconha, logrando êxito nessa iniciativa.
Ementa
COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TRIBUNAL SUPERIOR
- DEFINIÇÃO. Estando os integrantes dos Tribunais Superiores, nos
crimes comuns e de responsabilidade, sob a jurisdição do Supremo
Tribunal Federal - artigo 102, I, "c" da Constituição Federal de
1988 - a ele incumbe julgar habeas-corpus no qual sejam apontados
como autoridades coatoras - alínea "d" dos citados artigo e inciso.
FLAGRANTE PREPARADO - FLAGRANTE ESPERADO - TRÁFICO -
POSSE E VENDA DE SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE. Se de um lado o crime de
posse de entorpecente antecede ao próprio flagrante, ficando
descaracterizado o preparo...
Data do Julgamento:17/02/1998
Data da Publicação:DJ 17-04-1998 PP-00002 EMENT VOL-01906-01 PP-00201
EMENTA: CONSTITUCIONAL. (2) PREVIDENCIÁRIO. (3)
EQUIVALÊNCIA SALARIAL (ART. 58, ADCT/CF). (4) NÃO APLICAÇÃO A
BENEFÍCIOS CONCEDIDOS APÓS A CF-1988. PRECEDENTES. (5) RECURSO
CONHECIDO E PROVIDO.
Ementa
CONSTITUCIONAL. (2) PREVIDENCIÁRIO. (3)
EQUIVALÊNCIA SALARIAL (ART. 58, ADCT/CF). (4) NÃO APLICAÇÃO A
BENEFÍCIOS CONCEDIDOS APÓS A CF-1988. PRECEDENTES. (5) RECURSO
CONHECIDO E PROVIDO.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 26-03-1999 PP-00019 EMENT VOL-01944-06 PP-01127
EMENTA: Recurso Extraordinário. 2. Revisão de benefício
previdenciário. 3. Concessão anterior à promulgação da Constituição
de 1988. 4. Art. 58, do ADCT, de 1988. Acórdão recorrido que
assegurou a aplicação da norma aludida no período de 5 de abril de
1989 a 9 de dezembro de 1991. 5. Recurso extraordinário não
conhecido.
Ementa
Recurso Extraordinário. 2. Revisão de benefício
previdenciário. 3. Concessão anterior à promulgação da Constituição
de 1988. 4. Art. 58, do ADCT, de 1988. Acórdão recorrido que
assegurou a aplicação da norma aludida no período de 5 de abril de
1989 a 9 de dezembro de 1991. 5. Recurso extraordinário não
conhecido.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 04-09-1998 PP-00017 EMENT VOL-01921-04 PP-00761
EMENTA: CONSTITUCIONAL. (2) PREVIDENCIÁRIO. (3) ART. 202,
CAPUT, CF. NÃO AUTO-APLICABILIDADE. DEPENDIA DE INTEGRAÇÃO
LEGISLATIVA. A LEGISLAÇÃO ADVEIO. SÃO AS LEIS 8.212/91 E 8.213/91.
(4) EQUIVALÊNCIA SALARIAL (ART. 58, ADCT/CF). NÃO APLICAÇÃO AOS
BENEFÍCIOS CONCEDIDOS APÓS A CF/88. PRECEDENTES. (5) RECURSO
CONHECIDO E PROVIDO.
Ementa
CONSTITUCIONAL. (2) PREVIDENCIÁRIO. (3) ART. 202,
CAPUT, CF. NÃO AUTO-APLICABILIDADE. DEPENDIA DE INTEGRAÇÃO
LEGISLATIVA. A LEGISLAÇÃO ADVEIO. SÃO AS LEIS 8.212/91 E 8.213/91.
(4) EQUIVALÊNCIA SALARIAL (ART. 58, ADCT/CF). NÃO APLICAÇÃO AOS
BENEFÍCIOS CONCEDIDOS APÓS A CF/88. PRECEDENTES. (5) RECURSO
CONHECIDO E PROVIDO.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 26-03-1999 PP-00019 EMENT VOL-01944-06 PP-01139
EMENTA: PENAL. ESTUPRO. VÍTIMA MENOR DE QUATORZE ANOS.
VIOLÊNCIA PRESUMIDA. Cód. Penal, artigos 213 e 224, a, CONSENTIMENTO
DA VÍTIMA e EXPERIÊNCIA SEXUAL DESTA: IRRELEVÂNCIA. LAUDO PERICIAL
FIRMADO POR APENAS UM PERITO OFICIAL. C.P.P., art. 159, redação da
Lei 8.862, de 28.03.94.
I. - O consentimento da menor de quatorze anos para a
prática de relações sexuais e a experiência desta, não elidem a
presunção de violência prevista no art. 224, a, do Cód. Penal, para
a caracterização do crime de estupro. Cod. Penal, art. 213.
Precedentes do Supremo Tribunal Federal: HC 74.700-PR, M. Corrêa, 2ª
T. "DJ" 09/05/97; RE 108.267-PR, Sanches, 1ª T., RTJ 130/802; HC
74.286-SC, Sanches, 1ª T., "DJ" 04/04/97; HC 74.580-SP, Galvão, "DJ"
07/03/97; HC 69.084-RJ, Galvão, RTJ 141/203.
II. - Legitimidade constitucional da presunção de
violência inscrita no art. 224, a, do Cód. Penal: HC 74.983-RS,
Velloso, Plenário, "DJ" de 29.08.97.
III. - Validade do laudo pericial firmado por um único
perito oficial, dado que elaborado anteriormente à vigência da Lei
8862, de 28.03.94, que, dando nova redação ao art. 159 do C.P.P.,
estabeleceu que "os exames de corpo delito e as outras perícias
serão feitos por dois peritos oficiais."
IV. - H.C. indeferido.
Ementa
PENAL. ESTUPRO. VÍTIMA MENOR DE QUATORZE ANOS.
VIOLÊNCIA PRESUMIDA. Cód. Penal, artigos 213 e 224, a, CONSENTIMENTO
DA VÍTIMA e EXPERIÊNCIA SEXUAL DESTA: IRRELEVÂNCIA. LAUDO PERICIAL
FIRMADO POR APENAS UM PERITO OFICIAL. C.P.P., art. 159, redação da
Lei 8.862, de 28.03.94.
I. - O consentimento da menor de quatorze anos para a
prática de relações sexuais e a experiência desta, não elidem a
presunção de violência prevista no art. 224, a, do Cód. Penal, para
a caracterização do crime de estupro. Cod. Penal, art. 213.
Precedentes do Supremo Tribunal Federal: HC 74.700-PR, M. Corrêa, 2ª
T. "DJ" 0...
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 20-04-2001 PP-00106 EMENT VOL-02027-04 PP-00825
EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS: ILEGALIDADE DOS DECRETOS-LEIS NºS 2.445 E
2.449, DE 1988. VIGÊNCIA DA LEI COMPLEMENTAR Nº 7/70. CONTINUIDADE
DA COBRANÇA DA EXAÇÃO.
1. A contribuição para o PIS, na forma estabelecida pela
Lei Complementar nº 7/70, foi recepcionada pela nova ordem
constitucional, sendo que o preceito consagrado no art. 239 do Texto
Fundamental condicionou à disciplina de lei futura apenas os termos
em que a arrecadação dela decorrente seria utilizada no
financiamento do programa do seguro-desemprego e do abono instituído
por seu § 3º, e não a continuidade da cobrança da exação.
2. Embargos da União Federal recebidos.
3. Embargos da empresa rejeitados.
Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS: ILEGALIDADE DOS DECRETOS-LEIS NºS 2.445 E
2.449, DE 1988. VIGÊNCIA DA LEI COMPLEMENTAR Nº 7/70. CONTINUIDADE
DA COBRANÇA DA EXAÇÃO.
1. A contribuição para o PIS, na forma estabelecida pela
Lei Complementar nº 7/70, foi recepcionada pela nova ordem
constitucional, sendo que o preceito consagrado no art. 239 do Texto
Fundamental condicionou à disciplina de lei futura apenas os termos
em que a arrecadação dela decorrente seria utilizada no
financiamento do programa do seguro-desemprego e do abono instituído
por seu § 3º,...
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 17-04-1998 PP-00013 EMENT VOL-01906-07 PP-01439
FINSOCIAL - PRESTADORAS DE SERVIÇOS - DECRETO-LEI Nº
1.940/82 - NATUREZA - ARTIGO 28 DA LEI Nº 7.738/89 - ADICIONAL DE
IMPOSTO DE RENDA - CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - MAJORAÇÕES -
CONSTITUCIONALIDADE.
O FINSOCIAL devido pelas empresas exclusivamente
prestadoras de serviços não foi alcançado pela norma do artigo 56 do
Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Carta de 1988.
Recebido pelo Diploma Maior como adicional de imposto sobre a renda,
veio a ser substituído pelo gênero contribuição social, presente a
modalidade lucro com o sentido de faturamento - artigo 28 da Lei nº
7659/88 (Recurso Extraordinário nº 150.755/PE, Pleno, Relator
Ministro Sepúlveda Pertence). Constitucionalidade das majorações
decorrentes dos artigos 9º da Lei nº 7.689/88, 7º da Lei nº
7.787/89, 1º da Lei nº 7.894/89 e 1º da Lei nº 8.147/90. Precedente:
Recurso Extraordinário nº 187.436/RS, Pleno, por mim relatado.
Ementa
FINSOCIAL - PRESTADORAS DE SERVIÇOS - DECRETO-LEI Nº
1.940/82 - NATUREZA - ARTIGO 28 DA LEI Nº 7.738/89 - ADICIONAL DE
IMPOSTO DE RENDA - CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - MAJORAÇÕES -
CONSTITUCIONALIDADE.
O FINSOCIAL devido pelas empresas exclusivamente
prestadoras de serviços não foi alcançado pela norma do artigo 56 do
Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Carta de 1988.
Recebido pelo Diploma Maior como adicional de imposto sobre a renda,
veio a ser substituído pelo gênero contribuição social, presente a
modalidade lucro com o sentido de faturamento - artigo 28 da Lei nº
7659/88 (...
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 24-04-1998 PP-00012 EMENT VOL-01907-02 PP-00348
EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
FINSOCIAL. ALEGAÇÃO DE QUE O ART. 28 DA LEI Nº 7.738/89 FOI
DECLARADO CONSTITUCIONAL EM RELAÇÃO ÀS EMPRESAS MERCANTIS.
IMPROCEDÊNCIA. OMISSÃO QUANTO À FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS.
1. O Plenário desta Corte, nos autos do RE nº 187.436,
declarou a inconstitucionalidade do art. 28 da Lei nº 7.738/89 em
relação às empresas mercantis.
2. Fixação de honorários. Alegação procedente por se tratar
de ação ordinária.
Embargos de declaração parcialmente recebidos.
Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
FINSOCIAL. ALEGAÇÃO DE QUE O ART. 28 DA LEI Nº 7.738/89 FOI
DECLARADO CONSTITUCIONAL EM RELAÇÃO ÀS EMPRESAS MERCANTIS.
IMPROCEDÊNCIA. OMISSÃO QUANTO À FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS.
1. O Plenário desta Corte, nos autos do RE nº 187.436,
declarou a inconstitucionalidade do art. 28 da Lei nº 7.738/89 em
relação às empresas mercantis.
2. Fixação de honorários. Alegação procedente por se tratar
de ação ordinária.
Embargos de declaração parcialmente recebidos.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 17-04-1998 PP-00012 EMENT VOL-01906-03 PP-00572
EMENTA: CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. ICMS. IMPORTAÇÃO
REALIZADA SOB O REGIME "DRAW BACK" - ISENÇÃO.
I. - Isenção concedida mediante convênio celebrado pelo
Estado-membro. Inocorrência de ofensa ao art. 151, III, da
Constituição Federal.
II. - Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. ICMS. IMPORTAÇÃO
REALIZADA SOB O REGIME "DRAW BACK" - ISENÇÃO.
I. - Isenção concedida mediante convênio celebrado pelo
Estado-membro. Inocorrência de ofensa ao art. 151, III, da
Constituição Federal.
II. - Agravo não provido.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 20-03-1998 PP-00013 EMENT VOL-01903-07 PP-01338
EMENTA: CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL. DEVIDO PROCESSO LEGAL.
I. - O devido processo legal compreende a existência de
normas legais preestabelecidas, exercendo-se o direito de defesa,
com os recursos a este inerentes, na forma das leis preexistentes,
assim num devido processo legal.
II. - O recurso interposto, no caso, não existe na
sistemática processual brasileira. Admiti-lo, representaria violação
ao princípio inscrito no art. 5º, LV, da C.F.
III. - Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL. DEVIDO PROCESSO LEGAL.
I. - O devido processo legal compreende a existência de
normas legais preestabelecidas, exercendo-se o direito de defesa,
com os recursos a este inerentes, na forma das leis preexistentes,
assim num devido processo legal.
II. - O recurso interposto, no caso, não existe na
sistemática processual brasileira. Admiti-lo, representaria violação
ao princípio inscrito no art. 5º, LV, da C.F.
III. - Agravo não provido.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 27-03-1998 PP-00005 EMENT VOL-01904-04 PP-00735
EMENTA: CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PÚBLICO. CARGO OU FUNÇÃO
EM COMISSÃO. CF, art. 37, II.
I. - Cargo ou função em comissão, ou em confiança: a sua
dispensa insere-se na exceção do § 1º do art. 29 da Lei 8.214/91.
II. - Agravo não provido.
Ementa
CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PÚBLICO. CARGO OU FUNÇÃO
EM COMISSÃO. CF, art. 37, II.
I. - Cargo ou função em comissão, ou em confiança: a sua
dispensa insere-se na exceção do § 1º do art. 29 da Lei 8.214/91.
II. - Agravo não provido.
Data do Julgamento:13/02/1998
Data da Publicação:DJ 20-03-1998 PP-00013 EMENT VOL-01903-05 PP-00868
EMENTA: Ministério Público dos Estados: Procurador-geral
de Justiça: nomeação a termo por dois anos (Constituição, art. 128,
§ 3º): plausibilidade da alegação de ser inconstitucional a previsão
em lei estadual de que, vago o cargo de Procurador Geral no curso do
biênio, o provimento se faça para completar o período interrompido e
não para iniciar outro de dois anos: implicações da previsão de que
a nomeação se faça sempre para o tempo certo de um biênio com a
mecânica das garantias da independência do Chefe do Ministério
Público: suspensão cautelar deferida.
Ementa
Ministério Público dos Estados: Procurador-geral
de Justiça: nomeação a termo por dois anos (Constituição, art. 128,
§ 3º): plausibilidade da alegação de ser inconstitucional a previsão
em lei estadual de que, vago o cargo de Procurador Geral no curso do
biênio, o provimento se faça para completar o período interrompido e
não para iniciar outro de dois anos: implicações da previsão de que
a nomeação se faça sempre para o tempo certo de um biênio com a
mecânica das garantias da independência do Chefe do Ministério
Público: suspensão cautelar deferida.
Data do Julgamento:12/02/1998
Data da Publicação:DJ 15-09-2000 PP-00118 EMENT VOL-02004-01 PP-00010
EMENTA: - DIREITO CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO.
CONTRIBUIÇÃO PROVISÓRIA SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA -
C.P.M.F.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE "DA UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS DA C.P.M.F." COMO PREVISTA NA LEI Nº 9.438/97. LEI
ORÇAMENTÁRIA: ATO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO - E NÃO NORMATIVO.
IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO: ART. 102, I, "A", DA C.F.
1. Não há, na presente Ação Direta de Inconstitucionalidade,
a impugnação de um ato normativo.
Não se pretende a suspensão cautelar nem a declaração
final de inconstitucionalidade de uma norma, e sim de uma destinação
de recursos, prevista em lei formal, mas de natureza e efeitos
político-administrativos concretos, hipótese em que, na conformidade
dos precedentes da Corte, descabe o controle concentrado de
constitucionalidade como previsto no art. 102, I, "a", da
Constituição Federal, pois ali se exige que se trate de ato
normativo. Precedentes.
2. Isso não impede que eventuais prejudicados se valham das
vias adequadas ao controle difuso de constitucionalidade,
sustentando a inconstitucionalidade da destinação de recursos, como
prevista na Lei em questão.
3. Ação Direta de Inconstitucionalidade não conhecida,
prejudicado, pois, o requerimento de medida cautelar.
Plenário. Decisão unânime.
Ementa
- DIREITO CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO.
CONTRIBUIÇÃO PROVISÓRIA SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA -
C.P.M.F.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE "DA UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS DA C.P.M.F." COMO PREVISTA NA LEI Nº 9.438/97. LEI
ORÇAMENTÁRIA: ATO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO - E NÃO NORMATIVO.
IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO: ART. 102, I, "A", DA C.F.
1. Não há, na presente Ação Direta de Inconstitucionalidade,
a impugnação de um ato normativo.
Não se pretende a suspensão cautelar nem a declaração
final de inconstitucionalidade de uma norma, e sim de uma destinação
de recursos, previ...
Data do Julgamento:12/02/1998
Data da Publicação:DJ 03-04-1998 PP-00001 EMENT VOL-01905-01 PP-00068 RTJ VOL-00167-01 PP-01179
EMENTA: Demissão de servidor.
Regular publicação dos atos constitutivos de
sindicância e do inquérito.
Ausência voluntária à produção da prova testemunhal,
para a qual fora o impetrante devidamente notificado.
Precisa e suficiente descrição dos fatos da acusação e
seu correto enquadramento nos dispositivos legais em que se funda.
Alegação improcedente de repercussão da absolvição na
esfera criminal, onde não se negou a materialidade dos fatos, nem a
sua autoria.
Ementa
Demissão de servidor.
Regular publicação dos atos constitutivos de
sindicância e do inquérito.
Ausência voluntária à produção da prova testemunhal,
para a qual fora o impetrante devidamente notificado.
Precisa e suficiente descrição dos fatos da acusação e
seu correto enquadramento nos dispositivos legais em que se funda.
Alegação improcedente de repercussão da absolvição na
esfera criminal, onde não se negou a materialidade dos fatos, nem a
sua autoria.
Data do Julgamento:12/02/1998
Data da Publicação:DJ 27-03-1998 PP-00005 EMENT VOL-01904-01 PP-00092
EMENTA: CONSTITUCIONAL. MANDADO DE INJUNÇÃO
COLETIVO.
SINDICATO: LEGITIMIDADE ATIVA. PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS: C.F., art. 7º,
XI.
I. - A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
admite legitimidade
ativa ad causam aos sindicatos para a instauração, em favor de seus
membros ou associados, do mandado de injunção coletivo.
II. - Precedentes: MMII 20, 73, 342, 361 e 363.
III. - Participação nos lucros da empresa: C.F., art
. 7º, XI: mandado de
injunção prejudicado em face da superveniência de medida provisória
disciplinando
o art. 7º, XI, da C.F.
Ementa
CONSTITUCIONAL. MANDADO DE INJUNÇÃO
COLETIVO.
SINDICATO: LEGITIMIDADE ATIVA. PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS: C.F., art. 7º,
XI.
I. - A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
admite legitimidade
ativa ad causam aos sindicatos para a instauração, em favor de seus
membros ou associados, do mandado de injunção coletivo.
II. - Precedentes: MMII 20, 73, 342, 361 e 363.
III. - Participação nos lucros da empresa: C.F., art
. 7º, XI: mandado de
injunção prejudicado em face da superveniência de medida provisória
disciplinando
o art. 7º, XI, da C....
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. CARLOS VELLOSO
Data da Publicação:DJ 25-10-2002 PP-00025 EMENT VOL-02088-01 PP-00001
EMENTA: Nos Estados servidos de Tribunais de Alçada, devem as vagas
de Desembargador, destinadas ao chamado "quinto constitucional",
ser providas dentre os Juízes daquelas Cortes de Justiça, oriundos
do Ministério Público e da advocacia, obedecida a sua classe de
origem (art. 93, III, da Constituição Federal).
Embargos
infringentes rejeitados, por maioria, para confirmação do acórdão
embargado.
Ementa
Nos Estados servidos de Tribunais de Alçada, devem as vagas
de Desembargador, destinadas ao chamado "quinto constitucional",
ser providas dentre os Juízes daquelas Cortes de Justiça, oriundos
do Ministério Público e da advocacia, obedecida a sua classe de
origem (art. 93, III, da Constituição Federal).
Embargos
infringentes rejeitados, por maioria, para confirmação do acórdão
embargado.
Data do Julgamento:11/02/1998
Data da Publicação:DJ 19-09-2003 PP-00016 EMENT VOL-02124-01 PP-00108
EMENTA: I. Emenda constitucional: limitações materiais ("cláusulas
pétreas); controle jurisdicional preventivo(excepcionalidade); a
proposta de reforma previdenciária (PEC 33-I), a forma federativa de
Estado (CF, art. 60, § 1º) e os direitos adquiridos (CF, art. 60, §
4º, IV, c/c art. 5º, 36): alcance das cláusulas invocadas: razões
do indeferimento da liminar.
II. Mandado de segurança: pedido de
liminar: possibilidade de sua submissão ao Plenário pelo relator,
atendendo a relevância da matéria e a gravidade das conseqüências
possíveis da decisão.
Ementa
I. Emenda constitucional: limitações materiais ("cláusulas
pétreas); controle jurisdicional preventivo(excepcionalidade); a
proposta de reforma previdenciária (PEC 33-I), a forma federativa de
Estado (CF, art. 60, § 1º) e os direitos adquiridos (CF, art. 60, §
4º, IV, c/c art. 5º, 36): alcance das cláusulas invocadas: razões
do indeferimento da liminar.
II. Mandado de segurança: pedido de
liminar: possibilidade de sua submissão ao Plenário pelo relator,
atendendo a relevância da matéria e a gravidade das conseqüências
possíveis da decisão.
Data do Julgamento:11/02/1998
Data da Publicação:DJ 14-11-2003 PP-00014 EMENT VOL-02132-13 PP-02552
EMENTA:- Ação direta de inconstitucionalidade. 2.
Resolução Administrativa tomada no Processo GDG nº 353/97 pelo
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região(Campinas), que
reconheceu a existência de direito ao reajuste de 11,98% a partir de
abril de 1994, com os valores corrigidos monetariamente, resultado
da conversão em URV dos vencimentos dos Juízes Togados, Classistas e
servidores. 3. Ofensa aos arts. 62, 96, II, letra "b", e 169 da
Constituição. 4. Medida cautelar deferida para suspender, até o
julgamento final da ação direta, com eficácia ex-tunc, a execução e
aplicabilidade da resolução administrativa referida. Precedentes
desta Corte na ADIN 1244-4, quanto a Resolução do mesmo Tribunal.
Ementa
- Ação direta de inconstitucionalidade. 2.
Resolução Administrativa tomada no Processo GDG nº 353/97 pelo
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região(Campinas), que
reconheceu a existência de direito ao reajuste de 11,98% a partir de
abril de 1994, com os valores corrigidos monetariamente, resultado
da conversão em URV dos vencimentos dos Juízes Togados, Classistas e
servidores. 3. Ofensa aos arts. 62, 96, II, letra "b", e 169 da
Constituição. 4. Medida cautelar deferida para suspender, até o
julgamento final da ação direta, com eficácia ex-tunc, a execução e
aplicabilidade da resolução admini...
Data do Julgamento:11/02/1998
Data da Publicação:DJ 22-10-1999 PP-00057 EMENT VOL-01968-01 PP-00120
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 1º DA
LEI N 9.494, DE 10.09.1997, QUE DISCIPLINA A APLICAÇÃO DA TUTELA
ANTECIPADA CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. MEDIDA CAUTELAR: CABIMENTO E
ESPÉCIE, NA A.D.C. REQUISITOS PARA SUA CONCESSÃO.
1. Dispõe o art. 1º da Lei nº 9.494, da 10.09.1997:
"Art. 1º . Aplica-se à tutela antecipada prevista
nos arts. 273 e 461 do Código de Processo Civil, o
disposto nos arts 5º e seu parágrafo único e art. 7º da
Lei nº 4.348, de 26 de junho de 1964, no art. 1º e seu §
4º da Lei nº 5.021, de 09 de junho de 1966, e nos arts.
1º , 3º e 4º da Lei nº 8.437, de 30 de junho de 1992."
2. Algumas instâncias ordinárias da Justiça Federal têm
deferido tutela antecipada contra a Fazenda Pública, argumentando
com a inconstitucionalidade de tal norma. Outras instâncias
igualmente ordinárias e até uma Superior - o S.T.J. - a têm
indeferido, reputando constitucional o dispositivo em questão.
3. Diante desse quadro, é admissível Ação Direta de
Constitucionalidade, de que trata a 2ª parte do inciso I do art. 102
da C.F., para que o Supremo Tribunal Federal dirima a controvérsia
sobre a questão prejudicial constitucional.
Precedente: A.D.C. n 1.
Art. 265, IV, do Código de Processo Civil.
4. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo
Supremo Tribunal Federal, nas Ações Declaratórias de
Constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, produzem
eficácia contra todos e até efeito vinculante, relativamente aos
demais órgãos do Poder Judiciário e ao Poder Executivo, nos termos
do art. 102, § 2º , da C.F.
5. Em Ação dessa natureza, pode a Corte conceder medida
cautelar que assegure, temporariamente, tal força e eficácia à
futura decisão de mérito.
E assim é, mesmo sem expressa previsão constitucional de
medida cautelar na A.D.C., pois o poder de acautelar é imanente ao
de julgar.
Precedente do S.T.F.: RTJ-76/342.
6. Há plausibilidade jurídica na argüição de
constitucionalidade, constante da inicial ("fumus boni iuris").
Precedente: ADIMC - 1.576-1.
7. Está igualmente atendido o requisito do "periculum in
mora", em face da alta conveniência da Administração Pública,
pressionada por liminares que, apesar do disposto na norma
impugnada, determinam a incorporação imediata de acréscimos de
vencimentos, na folha de pagamento de grande número de servidores e
até o pagamento imediato de diferenças atrasadas. E tudo sem o
precatório exigido pelo art. 100 da Constituição Federal, e, ainda,
sob as ameaças noticiadas na inicial e demonstradas com os
documentos que a instruíram.
8. Medida cautelar deferida, em parte, por maioria de votos,
para se suspender, "ex nunc", e com efeito vinculante, até o
julgamento final da ação, a concessão de tutela antecipada contra
a Fazenda Pública, que tenha por pressuposto a constitucionalidade
ou inconstitucionalidade do art. 1º da Lei nº 9.494, de 10.09.97,
sustando-se, igualmente "ex nunc", os efeitos futuros das decisões
já proferidas, nesse sentido.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 1º DA
LEI N 9.494, DE 10.09.1997, QUE DISCIPLINA A APLICAÇÃO DA TUTELA
ANTECIPADA CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. MEDIDA CAUTELAR: CABIMENTO E
ESPÉCIE, NA A.D.C. REQUISITOS PARA SUA CONCESSÃO.
1. Dispõe o art. 1º da Lei nº 9.494, da 10.09.1997:
"Art. 1º . Aplica-se à tutela antecipada prevista
nos arts. 273 e 461 do Código de Processo Civil, o
disposto nos arts 5º e seu parágrafo único e art. 7º da
Lei nº 4.348, de 26 de junho de 1964, no art. 1º e seu §
4º da Lei nº 5.021, de 09 de junho de 1966, e nos arts.
1º , 3º e 4º da Lei nº...
Data do Julgamento:11/02/1998
Data da Publicação:DJ 21-05-1999 PP-00002 EMENT VOL-01951-01 PP-00001
EMENTA: - Ação direta de inconstitucionalidade.
Ilegitimidade para propô-la.
- Como se vê dos estatutos da requerente - o que, aliás,
é revelado por sua própria denominação -, a requerente é uma
associação de associações, uma vez que, segundo o artigo 3º desses
estatutos, é ela "constituída pelas entidades representativas da
categoria de Engenheiros Agrônomos, de âmbito estadual, limitada
esta representação a uma entidade para cada Estado, Território e
Distrito Federal" (fls. 11).
Ora, esta Corte, ainda recentemente, em 18.09.97 e em
01.10.97, não conheceu das ADINs 1.621 e 1.676, reafirmando o
entendimento, firmado em várias outras ADINs anteriores (assim, a
título exemplificativo, as de nºs 57, 353, 511, 79, 108, 591, 128,
433, 1.479, 914, como salientado pelo Ministro OCTAVIO GALLOTTI na
ADIN 1.676), de que associação de associações não constitui a
entidade de classe a que se refere o art. 103, IX, parte final, da
Constituição.
- Por outro lado, além de ser associação de associações, a
ora requerente só representa um segmento de uma categoria
profissional - a dos engenheiros -, não podendo, assim, também por
essa razão, ser considerada entidade de classe para ter legitimidade
para propor ação direta de inconstitucionalidade.
Ação não conhecida, ficando prejudicado o exame do pedido
de liminar.
Ementa
- Ação direta de inconstitucionalidade.
Ilegitimidade para propô-la.
- Como se vê dos estatutos da requerente - o que, aliás,
é revelado por sua própria denominação -, a requerente é uma
associação de associações, uma vez que, segundo o artigo 3º desses
estatutos, é ela "constituída pelas entidades representativas da
categoria de Engenheiros Agrônomos, de âmbito estadual, limitada
esta representação a uma entidade para cada Estado, Território e
Distrito Federal" (fls. 11).
Ora, esta Corte, ainda recentemente, em 18.09.97 e em
01.10.97, não conheceu das ADINs 1.621 e 1.676...
Data do Julgamento:11/02/1998
Data da Publicação:DJ 03-04-1998 PP-00002 EMENT VOL-01905-01 PP-00123