EMENTA: Recurso extraordinário inadmitido. Agravo de
instrumento. Agravo regimental contra o despacho que lhe nega
seguimento. 2. Fundamentos inatacados. 3. Alegação de negativa de
prestação jurisdicional que não é de se acolher. Não implica isso,
ademais, impedir o acesso à via judicial, eis que, neste plano, o
procedimento há de observar a lei de regência, inclusive no que
concerne aos recursos cabíveis, definidos na lei processual, além
dos que refere a própria Constituição. 4. Agravo regimental
desprovido.
Ementa
Recurso extraordinário inadmitido. Agravo de
instrumento. Agravo regimental contra o despacho que lhe nega
seguimento. 2. Fundamentos inatacados. 3. Alegação de negativa de
prestação jurisdicional que não é de se acolher. Não implica isso,
ademais, impedir o acesso à via judicial, eis que, neste plano, o
procedimento há de observar a lei de regência, inclusive no que
concerne aos recursos cabíveis, definidos na lei processual, além
dos que refere a própria Constituição. 4. Agravo regimental
desprovido.
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 14-04-2000 PP-00055 EMENT VOL-01987-03 PP-00550
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL CONTRA MASSA FALIDA. INCLUSÃO NO CRÉDITO
HABILITADO EM FALÊNCIA DA MULTA FISCAL COM EFEITO DE PENA
ADMINISTRATIVA. INVIABILIDADE DA SUA COBRANÇA. ART. 23, PARÁGRAFO
ÚNICO, III DA LEI DE FALÊNCIAS. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.
1. A falência tem a natureza de medida preventiva do
prejuízo, para impedir a dissipação dos bens do devedor, que são a
garantia comum dos seus credores. É também processo de execução
extraordinária e coletiva, sobre a generalidade daqueles bens, com o
objetivo de circunscrever o desastre econômico do devedor e igualar
os credores quirografários.
2. Inexigibilidade da multa administrativa, que refletiria
no montante da massa a ser partilhado pelos credores.
3. Agravo regimental não provido.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL CONTRA MASSA FALIDA. INCLUSÃO NO CRÉDITO
HABILITADO EM FALÊNCIA DA MULTA FISCAL COM EFEITO DE PENA
ADMINISTRATIVA. INVIABILIDADE DA SUA COBRANÇA. ART. 23, PARÁGRAFO
ÚNICO, III DA LEI DE FALÊNCIAS. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.
1. A falência tem a natureza de medida preventiva do
prejuízo, para impedir a dissipação dos bens do devedor, que são a
garantia comum dos seus credores. É também processo de execução
extraordinária e coletiva, sobre a generalidade daqueles bens, com o
objetivo de circunscrever o desastre econômico...
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 14-11-1997 PP-58783 EMENT VOL-01891-08 PP-01712
DESAPROPRIAÇÃO - INDENIZAÇÃO - MATA ECONOMICAMENTE EXPLORÁVEL. Longe
fica de implicar violência ao princípio constitucional da "justa
indenização" provimento que, a mercê da conclusão sobre o caráter
explorável de mata existente em imóvel, considerar isso na fixação
do valor devido.
Ementa
DESAPROPRIAÇÃO - INDENIZAÇÃO - MATA ECONOMICAMENTE EXPLORÁVEL. Longe
fica de implicar violência ao princípio constitucional da "justa
indenização" provimento que, a mercê da conclusão sobre o caráter
explorável de mata existente em imóvel, considerar isso na fixação
do valor devido.
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 21-11-1997 PP-60590 EMENT VOL-01892-04 PP-00705
LICENÇA - MILITAR - ELEGIBILIDADE. Longe fica de contrariar
o inciso II do § 8º do artigo 14 da Constituição Federal provimento
que implique reconhecer ao militar candidato o direito a licença
remunerada, quando conte mais de dez anos de serviço.
Ementa
LICENÇA - MILITAR - ELEGIBILIDADE. Longe fica de contrariar
o inciso II do § 8º do artigo 14 da Constituição Federal provimento
que implique reconhecer ao militar candidato o direito a licença
remunerada, quando conte mais de dez anos de serviço.
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 21-11-1997 PP-60592 EMENT VOL-01892-04 PP-00811
EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO REGIMENTAL EM
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO TRABALHISTA.
RECURSO DE REVISTA: PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE. AFRONTA
INDIRETA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL. IMPOSSIBILIDADE.
1. A decisão do Tribunal Superior do Trabalho que não
admite recurso de revista por razões de ordem processual, não
viabiliza a instância excepcional.
2. Admitir-se a ofensa indireta como suficiente para o
conhecimento do extraordinário, seria transformar em questões
constitucionais todas as controvérsias sobre a interpretação de
disposições de leis ordinárias que, com base no princípio da
legalidade, são editadas.
Embargos de declaração rejeitados, por persistirem as
razões do acórdão atacado.
Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AGRAVO REGIMENTAL EM
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO TRABALHISTA.
RECURSO DE REVISTA: PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE. AFRONTA
INDIRETA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL. IMPOSSIBILIDADE.
1. A decisão do Tribunal Superior do Trabalho que não
admite recurso de revista por razões de ordem processual, não
viabiliza a instância excepcional.
2. Admitir-se a ofensa indireta como suficiente para o
conhecimento do extraordinário, seria transformar em questões
constitucionais todas as controvérsias sobre a interpretação de
disposições de leis ordinárias que, com base no pr...
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 14-11-1997 PP-58785 EMENT VOL-01891-05 PP-00944
ARMAS - COMERCIALIZAÇÃO E FABRICAÇÃO - PROIBIÇÃO -
COMPETÊNCIA LEGISLATIVA. Longe fica de vulnerar a autonomia
municipal, considerado o decreto do Chefe do Poder Executivo,
decisão mediante a qual se glosa ato proibindo, em todo o território
do município, a fabricação e comercialização de armas de fogo e
munição.
Ementa
ARMAS - COMERCIALIZAÇÃO E FABRICAÇÃO - PROIBIÇÃO -
COMPETÊNCIA LEGISLATIVA. Longe fica de vulnerar a autonomia
municipal, considerado o decreto do Chefe do Poder Executivo,
decisão mediante a qual se glosa ato proibindo, em todo o território
do município, a fabricação e comercialização de armas de fogo e
munição.
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 21-11-1997 PP-60592 EMENT VOL-01892-04 PP-00795
EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. MEDIDA
PROVISÓRIA Nº 32, DE 15.01.89, CONVERTIDA NA LEI Nº 7.730/89.
RECONHECIMENTO DE INCONSTITUCIONALIDADE "INCIDENTER TANTUM" DO ART.
17, I, DA REFERIDA LEI EM JUÍZO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. DECISÃO
MODIFICADA PELO TRIBUNAL "A QUO". NÃO HÁ QUE SE FALAR EM AFRONTA À
CONSTITUIÇÃO FEDERAL PELA ALÍNEA "B" DO PERMISSIVO CONSTITUCIONAL.
AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO DO TEMA SUSCITADO. AGRAVO A QUE SE
NEGA PROVIMENTO.
1. O Tribunal "a quo", firme no princípio do "tantum
devolutum quantum appellatum", indeferiu a instauração do incidente,
modificando a decisão monocrática, não obstante tenha o juiz de
primeiro grau reconhecido, "incidenter tantum", a
inconstitucionalidade do mencionado dispositivo. Assim, não há que
se falar em afronta à Constituição com fundamento na letra "b" do
permissivo autorizador da instância extraordinária.
2. Quanto à referida contrariedade ao art. 97 da Carta
Magna, forçoso é reconhecer que o dispositivo não se encontra
prequestionado no acórdão recorrido, pois não restou formulada tese
a respeito do tema.
Agravo regimental a que se nega provimento.
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. MEDIDA
PROVISÓRIA Nº 32, DE 15.01.89, CONVERTIDA NA LEI Nº 7.730/89.
RECONHECIMENTO DE INCONSTITUCIONALIDADE "INCIDENTER TANTUM" DO ART.
17, I, DA REFERIDA LEI EM JUÍZO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. DECISÃO
MODIFICADA PELO TRIBUNAL "A QUO". NÃO HÁ QUE SE FALAR EM AFRONTA À
CONSTITUIÇÃO FEDERAL PELA ALÍNEA "B" DO PERMISSIVO CONSTITUCIONAL.
AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO DO TEMA SUSCITADO. AGRAVO A QUE SE
NEGA PROVIMENTO.
1. O Tribunal "a quo", firme no princípio do "tantum
devolutum quantum appellatum", indeferiu a instauração do incidente,
modificando a dec...
Data do Julgamento:29/09/1997
Data da Publicação:DJ 14-11-1997 PP-58780 EMENT VOL-01891-06 PP-01179
EMENTA: Reclamação.
- Inexistência, no caso, de invasão da competência desta
Corte pelo Superior Tribunal de Justiça, por haver este julgado
recurso de "habeas corpus", para o qual era competente, depois de o
Tribunal de Justiça haver decidido definitivamente a ação, sem tê-lo
dado por prejudicado.
Reclamação improcedente.
Ementa
Reclamação.
- Inexistência, no caso, de invasão da competência desta
Corte pelo Superior Tribunal de Justiça, por haver este julgado
recurso de "habeas corpus", para o qual era competente, depois de o
Tribunal de Justiça haver decidido definitivamente a ação, sem tê-lo
dado por prejudicado.
Reclamação improcedente.
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. MOREIRA ALVES
Data da Publicação:DJ 18-06-2001 PP-00003 EMENT VOL-02035-01 PP-00038
EMENTA: - Mesmo após a redação dada, pela Lei nº 9.132-95,
ao art. 528 do Código de Processo Civil, prevalece a regra, ínsita à
natureza do agravo de instrumento de despacho denegatório de recurso
extraordinário, no sentido de que, mesmo reputado intempestivo
aquele agravo, não pode ele deixar de ser remetido pelo Presidente
do Tribunal a quo, ao conhecimento do Supremo Tribunal.
Ementa
- Mesmo após a redação dada, pela Lei nº 9.132-95,
ao art. 528 do Código de Processo Civil, prevalece a regra, ínsita à
natureza do agravo de instrumento de despacho denegatório de recurso
extraordinário, no sentido de que, mesmo reputado intempestivo
aquele agravo, não pode ele deixar de ser remetido pelo Presidente
do Tribunal a quo, ao conhecimento do Supremo Tribunal.
Data do Julgamento:25/09/1997
Data da Publicação:DJ 07-11-1997 PP-57237 EMENT VOL-01890-01 PP-00049
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 35, § 4º DO
REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. INSTAURAÇÃO DE COMISSÃO
PARLAMENTAR DE INQUÉRITO. RESTRIÇÃO: IMPOSSIBILIDADE DE INSTITUÍ-LA
ENQUANTO ESTIVER FUNCIONANDO PELO MENOS CINCO DELAS, SALVO PROJETO
DE RESOLUÇÃO APROVADO POR UM TERÇO DE SEUS MEMBROS. ANTINOMIA ENTRE
O ART. 51, III, IV E O PARÁGRAFO 3º DO ARTIGO 58 DA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL. ALEGAÇÃO IMPROCEDENTE. AUSÊNCIA DE PLAUSIBILIDADE JURÍDICA
E "PERICULUM IN MORA". LIMINAR INDEFERIDA.
1. Não há nenhuma
antinomia entre os artigos 51, III e IV da Constituição Federal -
que autorizam a elaboração dos Regimentos Internos das Casas do
Congresso Nacional e dispõem sobre a sua organização, funcionamento
e poder de polícia -, com o preceito do § 3º do artigo 58 da Carta
Política. Ao contrário, as disposições se complementam, de forma
harmônica e racional.
2. Regimento Interno da Câmara dos
Deputados: norma que estabelece o seu gerenciamento e disciplina as
regras de conduta. Art. 35, § 4º do RICD: preceito que objetiva
tornar compatível, factível e viável o cumprimento do dispositivo
constitucional autorizador da formação das CPIs e torna exequível
esse extraordinário instrumento da atividade parlamentar.
3.
Ausência de plausibilidade jurídica e "periculum in mora". Medida
liminar indeferida.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 35, § 4º DO
REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. INSTAURAÇÃO DE COMISSÃO
PARLAMENTAR DE INQUÉRITO. RESTRIÇÃO: IMPOSSIBILIDADE DE INSTITUÍ-LA
ENQUANTO ESTIVER FUNCIONANDO PELO MENOS CINCO DELAS, SALVO PROJETO
DE RESOLUÇÃO APROVADO POR UM TERÇO DE SEUS MEMBROS. ANTINOMIA ENTRE
O ART. 51, III, IV E O PARÁGRAFO 3º DO ARTIGO 58 DA CONSTITUIÇÃO
FEDERAL. ALEGAÇÃO IMPROCEDENTE. AUSÊNCIA DE PLAUSIBILIDADE JURÍDICA
E "PERICULUM IN MORA". LIMINAR INDEFERIDA.
1. Não há nenhuma
antinomia entre os artigos 51, III e IV da Constituição Federal -
que autorizam...
Data do Julgamento:25/09/1997
Data da Publicação:DJ 05-03-2004 PP-00013 EMENT VOL-02142-02 PP-00222
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. NOVA REDAÇÃO DADA AO
PARÁGRAFO 2º DO ART. 21 DA LEI Nº 8.692/93, PELA MEDIDA PROVISÓRIA
Nº 1.520/93. ALEGADA OFENSA AOS ARTS. 62; 150, I, III, B E § 6º; E
236, § 2º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Contrariamente ao sustentado na inicial, não cabe ao Poder
Judiciário aquilatar a presença, ou não, dos critérios de relevância
e urgência exigidos pela Constituição para a edição de medida
provisória (cf. ADIs 162, 526, 1.397 e 1.417).
De outra parte, já se acha assentado no STF o entendimento
de ser legítima a disciplina de matéria de natureza tributária por
meio de medida provisória, instrumento a que a Constituição confere
força de lei (cf. ADIMC nº 1.417).
Ausência de plausibilidade na tese de inconstitucionalidade
da norma sob enfoque.
Medida cautelar indeferida.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. NOVA REDAÇÃO DADA AO
PARÁGRAFO 2º DO ART. 21 DA LEI Nº 8.692/93, PELA MEDIDA PROVISÓRIA
Nº 1.520/93. ALEGADA OFENSA AOS ARTS. 62; 150, I, III, B E § 6º; E
236, § 2º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Contrariamente ao sustentado na inicial, não cabe ao Poder
Judiciário aquilatar a presença, ou não, dos critérios de relevância
e urgência exigidos pela Constituição para a edição de medida
provisória (cf. ADIs 162, 526, 1.397 e 1.417).
De outra parte, já se acha assentado no STF o entendimento
de ser legítima a disciplina de matéria de natureza tributária por
meio de...
Data do Julgamento:25/09/1997
Data da Publicação:DJ 21-11-1997 PP-60586 EMENT VOL-01892-02 PP-00315
EMENTA: Ação direta de inconstitucionalidade. Lei 1.407,
de 17.03.97, do Distrito Federal que dispõe sobre a colocação de
placas de sinalização para informar sobre proibições e restrições no
uso de vias do Distrito Federal. Pedido de liminar.
- Relevância jurídica da alegação de invasão de
competência privativa da União. Barreira eletrônica que se destina à
fiscalização da observância da velocidade estabelecida para a via
pública é meio de prova para a autuação por infringência da lei de
trânsito, e a competência para a sua disciplina, pelo menos em exame
compatível com o da concessão da liminar, é da União e não dos
Estados ou do Distrito Federal.
- Conveniência da suspensão liminar da lei distrital
atacada, dando-se-lhe eficácia "ex tunc".
Pedido de liminar deferido,para suspender, "ex tunc" e
até o julgamento final desta ação, a eficácia da Lei nº 1.407, de
17.03.97, do Distrito Federal.
Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade. Lei 1.407,
de 17.03.97, do Distrito Federal que dispõe sobre a colocação de
placas de sinalização para informar sobre proibições e restrições no
uso de vias do Distrito Federal. Pedido de liminar.
- Relevância jurídica da alegação de invasão de
competência privativa da União. Barreira eletrônica que se destina à
fiscalização da observância da velocidade estabelecida para a via
pública é meio de prova para a autuação por infringência da lei de
trânsito, e a competência para a sua disciplina, pelo menos em exame
compatível com...
Data do Julgamento:25/09/1997
Data da Publicação:DJ 17-04-1998 PP-00002 EMENT VOL-01906-01 PP-00112
RECURSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS - TCU - DEFESA. A teor do
disposto no artigo 32 da Lei nº 8.443/92, rejeitada defesa em
processo de tomada ou prestação de contas, abre-se a via recursal.
Insubsistência, na espécie, do § 1º do artigo 23 da Resolução nº
36/95 do Tribunal de Contas da União.
Ementa
RECURSO - PRESTAÇÃO DE CONTAS - TCU - DEFESA. A teor do
disposto no artigo 32 da Lei nº 8.443/92, rejeitada defesa em
processo de tomada ou prestação de contas, abre-se a via recursal.
Insubsistência, na espécie, do § 1º do artigo 23 da Resolução nº
36/95 do Tribunal de Contas da União.
Data do Julgamento:25/09/1997
Data da Publicação:DJ 28-11-1997 PP-62221 EMENT VOL-01893-02 PP-00329
MANDADO DE SEGURANÇA - DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS -
SUSPENSÃO DOS EFEITOS. O mandado de segurança não é meio hábil a
suspender-se decisão do Tribunal de Contas da União, mesmo ante a
notícia de pretender o Impetrante ajuizar a ação desconstitutiva do
ato impugnado.
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA - DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS -
SUSPENSÃO DOS EFEITOS. O mandado de segurança não é meio hábil a
suspender-se decisão do Tribunal de Contas da União, mesmo ante a
notícia de pretender o Impetrante ajuizar a ação desconstitutiva do
ato impugnado.
Data do Julgamento:25/09/1997
Data da Publicação:DJ 07-11-1997 PP-57237 EMENT VOL-01890-01 PP-00165
EMENTA: CÂMARA DOS DEPUTADOS. RESOLUÇÃO Nº 70/94, ART.
7º,
PARÁGRAFO ÚNICO. SERVIDOR AFASTADO PARA SERVIR EM OUTROS ÓRGÃOS E
ENTES DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, ONDE EXERCEU FUNÇÕES COMISSIONADAS.
PRETENDIDA INCORPORAÇÃO DOS "QUINTOS", HOJE "DÉCIMOS", COM BASE NA
REMUNERAÇÃO DE FUNÇÕES EQUIVALENTES CONSTANTES DO QUADRO DE PESSOAL
DA CASA LEGISLATIVA.
Pretensão que não tem respaldo nas leis disciplinadoras
da
espécie, onde se prevê que a referida vantagem funcional será
calculada sobre a remuneração da função comissionada efetivamente
exercida, como disposto na Lei nº 8.112/90, art. 62, § 2º, na Lei nº
8.911/94, art. 3º e na MP nº 1.480-28/97, art. 1º, normas
insuscetíveis de ser modificadas por meio de resolução legislativa.
Mandado de segurança indeferido.
Ementa
CÂMARA DOS DEPUTADOS. RESOLUÇÃO Nº 70/94, ART.
7º,
PARÁGRAFO ÚNICO. SERVIDOR AFASTADO PARA SERVIR EM OUTROS ÓRGÃOS E
ENTES DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, ONDE EXERCEU FUNÇÕES COMISSIONADAS.
PRETENDIDA INCORPORAÇÃO DOS "QUINTOS", HOJE "DÉCIMOS", COM BASE NA
REMUNERAÇÃO DE FUNÇÕES EQUIVALENTES CONSTANTES DO QUADRO DE PESSOAL
DA CASA LEGISLATIVA.
Pretensão que não tem respaldo nas leis disciplinadoras
da
espécie, onde se prevê que a referida vantagem funcional será
calculada sobre a remuneração da função comissionada efetivamente
exercida, como disposto na Lei nº 8.112/90, art. 62, §...
Data do Julgamento:24/09/1997
Data da Publicação:DJ 06-02-1998 PP-00008 EMENT VOL-01897-02 PP-00221
EMENTA: I. Medida provisória: a questão do controle jurisdicional
dos pressupostos de relevância e urgência e a da prática das
reedições sucessivas, agravada pela inserção nas reedições da medida
provisória não convertida, de normas estranhas ao seu conteúdo
original: reserva pelo relator de reexame do entendimento
jurisprudencial a respeito.
II. Repouso semanal remunerado
preferentemente aos domingos (CF, art. 7º, XV): histórico
legislativo e inteligência: argüição plausível de conseqüente
inconstitucionalidade do art. 6º da M.Prov. 1539-35/97, o qual -
independentemente de acordo ou convenção coletiva - faculta o
funcionamento aos domingos do comércio varejista: medida cautelar
deferida.
A Constituição não faz absoluta a opção pelo repouso
aos domingos, que só impôs "preferentemente"; a relatividade daí
decorrente não pode, contudo, esvaziar a norma constitucional de
preferência, em relação à qual as exceções - sujeitas à
razoabilidade e objetividade dos seus critérios - não pode
converter-se em regra, a arbítrio unicamente de empregador.
A
Convenção 126 da OIT reforça a argüição de inconstitucionalidade:
ainda quando não se queira comprometer o Tribunal com a tese da
hierarquia constitucional dos tratados sobre direitos fundamentais
ratificados antes da Constituição, o mínimo a conferir-lhe é o
valor de poderoso reforço à interpretação do texto constitucional
que sirva melhor à sua efetividade: não é de presumir, em
Constituição tão ciosa da proteção dos direitos fundamentais quanto
a nossa, a ruptura com as convenções internacionais que se inspiram
na mesma preocupação.
Ementa
I. Medida provisória: a questão do controle jurisdicional
dos pressupostos de relevância e urgência e a da prática das
reedições sucessivas, agravada pela inserção nas reedições da medida
provisória não convertida, de normas estranhas ao seu conteúdo
original: reserva pelo relator de reexame do entendimento
jurisprudencial a respeito.
II. Repouso semanal remunerado
preferentemente aos domingos (CF, art. 7º, XV): histórico
legislativo e inteligência: argüição plausível de conseqüente
inconstitucionalidade do art. 6º da M.Prov. 1539-35/97, o qual -
independentemente de acordo ou convenção c...
Data do Julgamento:24/09/1997
Data da Publicação:DJ 19-09-2003 PP-00014 EMENT VOL-02124-02 PP-00362
EMENTA: Ação direta de inconstitucionalidade: descabimento:
ato concreto de Assembléia Legislativa que concede licença ao
Governador do Estado por motivos que, segundo a Constituição, não a
autorizariam.
Sem que se desconheça a densidade da tese kelseniana da
existência de atos normativos de alcance individual, correta e
orientação do STF que os exclui do controle direto e abstrato da
constitucionalidade de normas, cujo alcance reduz aos atos
normativos gerais.
Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade: descabimento:
ato concreto de Assembléia Legislativa que concede licença ao
Governador do Estado por motivos que, segundo a Constituição, não a
autorizariam.
Sem que se desconheça a densidade da tese kelseniana da
existência de atos normativos de alcance individual, correta e
orientação do STF que os exclui do controle direto e abstrato da
constitucionalidade de normas, cujo alcance reduz aos atos
normativos gerais.
Data do Julgamento:24/09/1997
Data da Publicação:DJ 31-10-1997 PP-55541 EMENT VOL-01889-01 PP-00133
EMENTA: I. Suspensão condicional do processo (L.9.099/95,
art. 89): descabimento quando a denúncia atribui ao acusado infração
cuja pena edital não permite, a suspensão do processo, sendo
irrelevante que com ela fosse compatível a pena aplicada na
sentença, mediante desclassificação, da qual recorreu com êxito a
acusação para restabelecer a classificação inicial do fato: ainda
quando se admita, contra a orientação assentada pelo plenário do
Tribunal (HC 74.305), a suspensão do processo após a sentença
condenatória, a medida seria incompatível com o recurso de acusação
e sobretudo com o seu provimento.
II. Mutatio libelli: inexistência, no caso, de ofensa ao
art. 384, C.Pr.Penal.
Ementa
I. Suspensão condicional do processo (L.9.099/95,
art. 89): descabimento quando a denúncia atribui ao acusado infração
cuja pena edital não permite, a suspensão do processo, sendo
irrelevante que com ela fosse compatível a pena aplicada na
sentença, mediante desclassificação, da qual recorreu com êxito a
acusação para restabelecer a classificação inicial do fato: ainda
quando se admita, contra a orientação assentada pelo plenário do
Tribunal (HC 74.305), a suspensão do processo após a sentença
condenatória, a medida seria incompatível com o recurso de acusação
e sobretudo com o seu proviment...
Data do Julgamento:23/09/1997
Data da Publicação:DJ 07-11-1997 PP-57237 EMENT VOL-01890-03 PP-00493
EMENTA: HABEAS CORPUS. ALEGAÇÃO DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL
DECORRENTE DE DESPACHO DE RELATOR QUE NÃO CONHECEU DE AGRAVO NO
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
Impetração que visa desconstituir decisão que não conheceu
de agravo de instrumento porque fora interposto diretamente no
Superior Tribunal de Justiça e as peças que o instruíram não se
encontravam autenticadas.
Fundamentos impugnados.
Ainda que se pudesse propugnar por um tratamento
benevolente, dispensando-se a autenticação das peças que instruem o
agravo de instrumento, subsistiria o outro fundamento apontado na
decisão impetrada de per se suficiente para a negativa de seguimento
do agravo que a impetração quer reverter. É que a interposição de
agravo de instrumento para o Superior Tribunal de Justiça deve ser
feita mediante petição dirigida ao Presidente do Tribunal de origem
e não diretamente na Corte a que compete apreciar o recurso,
consoante dispõe a Resolução nº 1, de 31 de janeiro de 1996, do
Presidente do STJ.
Habeas corpus conhecido, mas indeferido.
Ementa
HABEAS CORPUS. ALEGAÇÃO DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL
DECORRENTE DE DESPACHO DE RELATOR QUE NÃO CONHECEU DE AGRAVO NO
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
Impetração que visa desconstituir decisão que não conheceu
de agravo de instrumento porque fora interposto diretamente no
Superior Tribunal de Justiça e as peças que o instruíram não se
encontravam autenticadas.
Fundamentos impugnados.
Ainda que se pudesse propugnar por um tratamento
benevolente, dispensando-se a autenticação das peças que instruem o
agravo de instrumento, subsistiria o outro fundamento apontado na
decisão impetrada de per se sufici...
Data do Julgamento:23/09/1997
Data da Publicação:DJ 03-04-1998 PP-00004 EMENT VOL-01905-03 PP-00542
EMENTA: PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. RÉU SEMI-
IMPUTÁVEL. EXAME DE SANIDADE MENTAL. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE.
SUBSTITUIÇÃO POR MEDIDA DE SEGURANÇA. DECISÃO ULTRA PETITA E
REFORMATIO IN PEJUS: INOCORRÊNCIA. CPP, ART. 149. SÚMULA 525-STF.
I. - Se o juiz tiver dúvida razoável sobre a integridade
mental do acusado, poderá, de ofício, submetê-lo a exame médico-
legal. CPP, art. 149.
II. - Não constitui reformatio in pejus o fato de o juiz
substituir a pena privativa de liberdade por medida de segurança,
com base em laudo psiquiátrico que considerou o acusado semi-
imputável. CP, art. 98.
III. - Como a lei não estabelece o momento processual para
a realização do exame médico legal de que trata o art. 149 do CPP,
deverá ele ser realizado com o surgimento de dúvida razoável sobre a
integridade mental do acusado. Precedente do STF.
IV. - Com a reforma penal de 1984, a medida de segurança
passou a ser aplicada apenas aos inimputáveis e aos semi-imputáveis
(CP, arts. 97 e 98). A Súmula 525-STF, editada antes da reforma
penal, subsiste apenas para vedar a reformatio in pejus no caso
específico da medida de segurança. Precedente do STF.
V. - HC indeferido.
HC 75.238-1 - SÃO PAULO
Ementa
PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. RÉU SEMI-
IMPUTÁVEL. EXAME DE SANIDADE MENTAL. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE.
SUBSTITUIÇÃO POR MEDIDA DE SEGURANÇA. DECISÃO ULTRA PETITA E
REFORMATIO IN PEJUS: INOCORRÊNCIA. CPP, ART. 149. SÚMULA 525-STF.
I. - Se o juiz tiver dúvida razoável sobre a integridade
mental do acusado, poderá, de ofício, submetê-lo a exame médico-
legal. CPP, art. 149.
II. - Não constitui reformatio in pejus o fato de o juiz
substituir a pena privativa de liberdade por medida de segurança,
com base em laudo psiquiátrico que considerou o acusado semi-
imputável. CP, art. 98.
III...
Data do Julgamento:23/09/1997
Data da Publicação:DJ 07-11-1997 PP-57234 EMENT VOL-01890-02 PP-00323