- Recurso criminal: devolução: "ne reformatio in pejus".
Embora cometido o fato na vigencia da L. 8.072/90, que o
incluira entre os chamados crimes hediondos e impôs - entre outras
concessões ao terrorismo repressivo - que a pena a ele irrogada fosse
cumprida integralmente em regime fechado, a sentença condenatória o
limitou ao periodo inicial da execução: dado o princípio "ne
reformatio in pejus", em apelação da defesa, não se poderia alterar,
no ponto, em prejuizo do réu, o regime de cumprimento da pena
determinada na decisão de primeiro grau.::
Ementa
- Recurso criminal: devolução: "ne reformatio in pejus".
Embora cometido o fato na vigencia da L. 8.072/90, que o
incluira entre os chamados crimes hediondos e impôs - entre outras
concessões ao terrorismo repressivo - que a pena a ele irrogada fosse
cumprida integralmente em regime fechado, a sentença condenatória o
limitou ao periodo inicial da execução: dado o princípio "ne
reformatio in pejus", em apelação da defesa, não se poderia alterar,
no ponto, em prejuizo do réu, o regime de cumprimento da pena
determinada na decisão de primeiro grau.::
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 29-11-1991 PP-17327 EMENT VOL-01644-02 PP-00233 RTJ VOL-00138-01 PP-00218
Desapropriação. Correção monetária da oferta.
- A jurisprudência desta Corte - fundando-se, inclusive, na
ocorrencia, em caso contrario, de ofensa ao par-22 do artigo 153 da
Emenda Constitucional n. 1/69 - se firmou no sentido de que a quantia
depositada para fins de oferta, no processo de desapropriação, deve
ser corrigida para dedução do total de indenização também corrigida.
Recurso extraordinário conhecido e provido.
Ementa
Desapropriação. Correção monetária da oferta.
- A jurisprudência desta Corte - fundando-se, inclusive, na
ocorrencia, em caso contrario, de ofensa ao par-22 do artigo 153 da
Emenda Constitucional n. 1/69 - se firmou no sentido de que a quantia
depositada para fins de oferta, no processo de desapropriação, deve
ser corrigida para dedução do total de indenização também corrigida.
Recurso extraordinário conhecido e provido.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 06-12-1991 PP-17826 EMENT VOL-01645-02 PP-00203 RTJ VOL-00138-01 PP-00254
Ação de cobrança de contribuição sindical. Acordo coletivo
de trabalho que a preve não homologado judicialmente.
Competência.
Compete a Justiça comum, nos termos do art. 114 da CF.,
dirimir as controversias que tem por objeto a cobrança de
contribuição sindical prevista em acordo coletivo de trabalho, não
homologado judicialmente.
Ementa
Ação de cobrança de contribuição sindical. Acordo coletivo
de trabalho que a preve não homologado judicialmente.
Competência.
Compete a Justiça comum, nos termos do art. 114 da CF.,
dirimir as controversias que tem por objeto a cobrança de
contribuição sindical prevista em acordo coletivo de trabalho, não
homologado judicialmente.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 06-12-1991 PP-17828 EMENT VOL-01645-02 PP-00293.
COMPETÊNCIA - HABEAS-CORPUS - TRIBUNAL DO JÚRI - Segundo o
entendimento até aqui prevalente no Supremo Tribunal Federal, a
competência deste para julgar "habeas corpus" impetrado contra ato de
órgão de Corte estadual pressupoe a atuação de colegiado. Se os temas
veiculados na inicial não passaram pelo crivo do Tribunal de origem,
a este incumbe a apreciação do remedio heroico. Impossivel e ter como
em identico patamar decisão do Tribunal do Júri e do Tribunal de
Justiça local.
Ementa
COMPETÊNCIA - HABEAS-CORPUS - TRIBUNAL DO JÚRI - Segundo o
entendimento até aqui prevalente no Supremo Tribunal Federal, a
competência deste para julgar "habeas corpus" impetrado contra ato de
órgão de Corte estadual pressupoe a atuação de colegiado. Se os temas
veiculados na inicial não passaram pelo crivo do Tribunal de origem,
a este incumbe a apreciação do remedio heroico. Impossivel e ter como
em identico patamar decisão do Tribunal do Júri e do Tribunal de
Justiça local.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 07-02-1992 PP-00738 EMENT VOL-01648-01 PP-00127 RTJ VOL-00138-01 PP-00282
- Desapropriação. Precatorios sucessivos.
Recurso extraordinário de que não se conhece, por estar em
causa, diretamente, a aplicação de lei ordinaria (Lei n. 4.686-65) e
não o princípio constitucional de justa indenização.
Ementa
- Desapropriação. Precatorios sucessivos.
Recurso extraordinário de que não se conhece, por estar em
causa, diretamente, a aplicação de lei ordinaria (Lei n. 4.686-65) e
não o princípio constitucional de justa indenização.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 06-12-1991 PP-17827 EMENT VOL-01645-02 PP-00231
Mandado de segurança concedido. Policiais Militares.
Transferencia compulsoria para a reserva determinada por Lei
Estadual.
- Existência, no caso, de fundamento suficiente de per si
para a manutenção do acórdão recorrido, o qual não foi atacado, como
deveria se-lo, pelo recurso extraordinário.
Recurso extraordinário não conhecido.
Ementa
Mandado de segurança concedido. Policiais Militares.
Transferencia compulsoria para a reserva determinada por Lei
Estadual.
- Existência, no caso, de fundamento suficiente de per si
para a manutenção do acórdão recorrido, o qual não foi atacado, como
deveria se-lo, pelo recurso extraordinário.
Recurso extraordinário não conhecido.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 06-12-1991 PP-17828 EMENT VOL-01645-02 PP-00345
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Constitucional. Tributário.
Contribuição de melhoria. ART. 18, II, da CF/67, com redação dada
pela EC n. 23/83. Recapeamento asfaltico.
Não obstante alterada a redação do inciso II do art. 18
pela Emenda Constitucional n. 23/83, a valorização imobiliaria
decorrente de obra pública - requisito insito a contribuição de
melhoria - persiste como fato gerador dessa espécie tributaria.
Hipótese de recapeamento de via pública ja asfaltada:
simples serviço de manutenção e conservação que não acarreta
valorização do imóvel, não rendendo ensejo a imposição desse tributo.
RE conhecido e provido.
Ementa
RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Constitucional. Tributário.
Contribuição de melhoria. ART. 18, II, da CF/67, com redação dada
pela EC n. 23/83. Recapeamento asfaltico.
Não obstante alterada a redação do inciso II do art. 18
pela Emenda Constitucional n. 23/83, a valorização imobiliaria
decorrente de obra pública - requisito insito a contribuição de
melhoria - persiste como fato gerador dessa espécie tributaria.
Hipótese de recapeamento de via pública ja asfaltada:
simples serviço de manutenção e conservação que não acarreta
valorização d...
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 08-05-1992 PP-06268 EMENT VOL-01660-03 PP-00520 RTJ VOL-00138-02 PP-00600
Defesa previa: omissão irrelevante, quando imputavel a
defesa, que não a ofereceu, apesar de intimados o réu e seu defensor
constituido.
Prova: indeferimento de inquirição de testemunha, que, além
de requerida extemporaneamente, seria irrelevante, se não se
destinava a elidir a descaracterização do crime e o réu foi condenado
a pena minima.
Ementa
Defesa previa: omissão irrelevante, quando imputavel a
defesa, que não a ofereceu, apesar de intimados o réu e seu defensor
constituido.
Prova: indeferimento de inquirição de testemunha, que, além
de requerida extemporaneamente, seria irrelevante, se não se
destinava a elidir a descaracterização do crime e o réu foi condenado
a pena minima.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 14-11-1991 PP-16357 EMENT VOL-01642-02 PP-00183 RTJ VOL-00138-02 PP-00537
- TENDO O RÉU, NO INTERROGATORIO, DECLARADO SER
USUARIO ESPORADICO DAS DROGAS, NÃO CONSTITUI NULIDADE HAVER-SE O
JUIZ ABSTIDO DE INDAGAR SOBRE A OCORRENCIA DE EVENTUAL DEPENDÊNCIA
(ART. 22, PAR. 5, DA LEI N. 6.368-76).
PEDIDO INDEFERIDO, POR MAIORIA.
Ementa
- TENDO O RÉU, NO INTERROGATORIO, DECLARADO SER
USUARIO ESPORADICO DAS DROGAS, NÃO CONSTITUI NULIDADE HAVER-SE O
JUIZ ABSTIDO DE INDAGAR SOBRE A OCORRENCIA DE EVENTUAL DEPENDÊNCIA
(ART. 22, PAR. 5, DA LEI N. 6.368-76).
PEDIDO INDEFERIDO, POR MAIORIA.
Data do Julgamento:Relator(a) p/ Acórdão: Min. OCTAVIO GALLOTTI
Data da Publicação:DJ 25-09-1992 PP-16183 EMENT VOL-01677-01 PP-00173 RTJ VOL-00142-02 PP-00589
- Habeas corpus. Prisão preventiva.
- Com a anulação do processo a partir do interrogatorio,
não foi anulada a decretação da prisão preventiva, prisão esta que
expressamente não foi desconstituida pelo acórdão recorrido, e contra
a qual - ja que não e pena - não há que se falar, no caso de excesso
de prazo decorrente da acusação, nem, evidentemente, de progressão de
regime, não tendo, ainda, sido alegada qualquer ilegalidade quanto a
sua decretação, nem fato novo capaz de afastar sua necessidade.
Ementa
- Habeas corpus. Prisão preventiva.
- Com a anulação do processo a partir do interrogatorio,
não foi anulada a decretação da prisão preventiva, prisão esta que
expressamente não foi desconstituida pelo acórdão recorrido, e contra
a qual - ja que não e pena - não há que se falar, no caso de excesso
de prazo decorrente da acusação, nem, evidentemente, de progressão de
regime, não tendo, ainda, sido alegada qualquer ilegalidade quanto a
sua decretação, nem fato novo capaz de afastar sua necessidade.
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 06-12-1991 PP-17826 EMENT VOL-01645-01 PP-00172 RTJ VOL-00138-01 PP-00236
- Agravo Regimental de que não se conhece, visto haver
sido interposto por meio de telex, desprovido de reconhecimento de
firma (art. 374, paragrafo único, do Código de Processo Civil).
Ementa
- Agravo Regimental de que não se conhece, visto haver
sido interposto por meio de telex, desprovido de reconhecimento de
firma (art. 374, paragrafo único, do Código de Processo Civil).
Data do Julgamento:29/10/1991
Data da Publicação:DJ 22-11-1991 PP-16848 EMENT VOL-01643-02 PP-00297
EMENTA: Aprovação em concurso público para o cargo de
Analista de Finanças e Controle Externo do Quadro Permanente da
Secretaria Geral do Tribunal de Contas da União.
Legalidade da exigência, para a investidura, da prova
do reconhecimento do curso superior correspondente ao diploma cuja
posse é requisito estabelecido pelas normas do processo seletivo.
Mandado de segurança, por maioria, indeferido.
Ementa
Aprovação em concurso público para o cargo de
Analista de Finanças e Controle Externo do Quadro Permanente da
Secretaria Geral do Tribunal de Contas da União.
Legalidade da exigência, para a investidura, da prova
do reconhecimento do curso superior correspondente ao diploma cuja
posse é requisito estabelecido pelas normas do processo seletivo.
Mandado de segurança, por maioria, indeferido.
Data do Julgamento:25/10/1991
Data da Publicação:DJ 06-04-2001 PP-00069 EMENT VOL-02026-03 PP-00580
Ação direta de inconstitucionalidade. Pedido de liminar.
Legitimação ativa.
- Falta de legitimação para propor ação direta, porquanto
os Auditores Fiscais do Tesouro Nacional não constituem uma classe,
mas apenas pequena parcela de servidores publicos que integram uma
das diversas carreiras existentes no Poder Executivo. Ademais, a
autora e uma associação de associações e, portanto, representa estas
e não os membros de uma classe.
Ação direta de inconstitucionalidade não conhecida,
ficando, assim, prejudicado o pedido de liminar.
Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade. Pedido de liminar.
Legitimação ativa.
- Falta de legitimação para propor ação direta, porquanto
os Auditores Fiscais do Tesouro Nacional não constituem uma classe,
mas apenas pequena parcela de servidores publicos que integram uma
das diversas carreiras existentes no Poder Executivo. Ademais, a
autora e uma associação de associações e, portanto, representa estas
e não os membros de uma classe.
Ação direta de inconstitucionalidade não conhecida,
ficando, assim, prejudicado o pedido de liminar.
Data do Julgamento:25/10/1991
Data da Publicação:DJ 22-11-1991 PP-16846 EMENT VOL-01643-01 PP-00059 RTJ VOL-00138-01 PP-00081
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - CONCESSÃO DA
LIMINAR. Presentes o sinal do bom direito e o "periculum in mora",
impõe-se a concessão da liminar. Isto ocorre quando dispositivos da
Constituição do Estado preveem reajustamentos de salarios,
vencimentos, soldos e proventos dos servidores civis e militares da
administração direta, das autarquias e das fundações publicas
estaduais, mediante aplicação automática de indice estranho a propria
atividade estadual, como acontece, por exemplo, no caso da tomada de
emprestimo do Indice de Preços ao Consumidor. A Constituição Federal
revela como princípio basico, a ser observado nas Constituições
Estaduais, isto a teor do disposto no artigo 11 do Ato das
Disposições Constitucionais Transitorias, que compete ao Executivo a
iniciativa das leis que aumentem a remuneração de cargos, funções ou
empregos publicos da administração direta e autarquica - inciso II do
artigo 61 - sendo certo, ainda, que qualquer vantagem há de estar
autorizada na Lei de Diretrizes Orcamentarias, devendo, ainda, contar
com a indispensavel dotação - inciso I do artigo 69.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LIMINAR -
PRERROGATIVA DE FORO - PROCURADORES ESTADUAIS. De inicio, não se
mostra ofensivo a Carta preceito de Constituição Estadual que
contempla os Procuradores do Estado com a prerrogativa de foro, isto
ao atribuir ao Tribunal de Justiça a competência para processa-los e
julga-los nos crimes comuns e de responsabilidade. Se de um lado
compete a União legislar sobre direito processual - artigo 22,
inciso I - de outro cabe as Constituições dos Estados a fixação das
competencias dos respectivos Tribunais - artigo 125, par-1., ambos
da Constituição Federal.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - CONCESSÃO DA
LIMINAR. Presentes o sinal do bom direito e o "periculum in mora",
impõe-se a concessão da liminar. Isto ocorre quando dispositivos da
Constituição do Estado preveem reajustamentos de salarios,
vencimentos, soldos e proventos dos servidores civis e militares da
administração direta, das autarquias e das fundações publicas
estaduais, mediante aplicação automática de indice estranho a propria
atividade estadual, como acontece, por exemplo, no caso da tomada de
emprestimo do Indice de Preços ao Consumidor. A C...
Data do Julgamento:25/10/1991
Data da Publicação:DJ 14-02-1992 PP-01165 EMENT VOL-01649-01 PP-00193 RTJ VOL-00140-01 PP-00026
Extradição.
- Não pode ser deferida a extradição quanto a porte de
arma, por se tratar, no Brasil, de fato qualificado como
contravenção.
- No direito brasileiro, com relação aos crimes de roubo e
de constrangimento ilegal há concurso aparente de normas que se
resolve pelo princípio da subsidiariedade tacita, não ocorrendo,
portanto, concurso deles.
Extradição deferida em parte, para concede-la apenas pelo
crime de roubo que e imputado ao extraditando.
Ementa
Extradição.
- Não pode ser deferida a extradição quanto a porte de
arma, por se tratar, no Brasil, de fato qualificado como
contravenção.
- No direito brasileiro, com relação aos crimes de roubo e
de constrangimento ilegal há concurso aparente de normas que se
resolve pelo princípio da subsidiariedade tacita, não ocorrendo,
portanto, concurso deles.
Extradição deferida em parte, para concede-la apenas pelo
crime de roubo que e imputado ao extraditando.
Data do Julgamento:24/10/1991
Data da Publicação:DJ 29-11-1991 PP-17326 EMENT VOL-01644-01 PP-00032 RTJ VOL-00138-02 PP-00424
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI N. 9.300, DE
10/9/91, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, QUE CONCEDEU AUMENTO DE
VENCIMENTOS AOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO. INEXISTÊNCIA DOS
PRESSUPOSTOS DE CONCESSÃO DA MEDIDA CAUTELAR PLEITEADA.
INDEFERIMENTO.
Ementa
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI N. 9.300, DE
10/9/91, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, QUE CONCEDEU AUMENTO DE
VENCIMENTOS AOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO. INEXISTÊNCIA DOS
PRESSUPOSTOS DE CONCESSÃO DA MEDIDA CAUTELAR PLEITEADA.
INDEFERIMENTO.
Data do Julgamento:24/10/1991
Data da Publicação:DJ 16-04-1993 PP-06431 EMENT VOL-01699-02 PP-00227
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Medida Cautelar.
Incisos VI e VII, do art. 12, da Constituição do Estado do Tocantins
e Lei n. 210, de 4/12/90, do mesmo Estado.
Suspensão cautelar da Lei n. 210/90 que, com fundamento no
princípio da isonomia, vincula o aumento ou reajuste dos vencimentos
dos membros do Ministério Público ao dos magistrados. Precedentes.
Gratificações funcionais inscritas no texto constitucional
estadual. Necessidade de observancia pelos Estados-membros das regras
e princípios federais concernentes ao processo legislativo. Tema
ainda não decidido pelo Supremo Tribunal Federal. Conforme orientação
fixada na ADIn. n. 216-3, enquanto não sobrevier esse pronunciamento,
defere-se, como medida de cautela, a suspensão da eficacia das normas
constitucionais impugnadas.
Ementa
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Medida Cautelar.
Incisos VI e VII, do art. 12, da Constituição do Estado do Tocantins
e Lei n. 210, de 4/12/90, do mesmo Estado.
Suspensão cautelar da Lei n. 210/90 que, com fundamento no
princípio da isonomia, vincula o aumento ou reajuste dos vencimentos
dos membros do Ministério Público ao dos magistrados. Precedentes.
Gratificações funcionais inscritas no texto constitucional
estadual. Necessidade de observancia pelos Estados-membros das regras
e princípios federais concernentes ao processo legislativo. Tema
ainda não...
Data do Julgamento:24/10/1991
Data da Publicação:DJ 27-03-1992 PP-03801 EMENT VOL-01655-01 PP-00175 RTJ VOL-00138-02 PP-00431
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Federação Nacional
dos Advogados. Cuidando-se, no caso, de entidade sindical, não possui
a autora a condição de "confederação sindical". Não basta o caráter
nacional da organização sindical, aos fins do art. 103, IX, da
Constituição. Em se tratando de profissionais liberais, há a
Confederação Nacional das Profissões Liberais, que reune, em grau
mais elevado, as entidades sindicais dessa área de atividades
profissionais. Não se admite, outrossim, no conceito de entidade de
classe de âmbito nacional, ente sindical, eis que, no mesmo
dispositivo (art. 103, IX), há previsão especifica de legitimidade a
ação direta de inconstitucionalidade, para organizações sindicais,
limitando a Constituição a abrangencia do dispositivo, no ponto,
tão-só, as confederações sindicais, que possuem conceito especifico
em nosso direito. Ação de que não se conhece, por falta de
legitimidade ativa da autora.
Ementa
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Federação Nacional
dos Advogados. Cuidando-se, no caso, de entidade sindical, não possui
a autora a condição de "confederação sindical". Não basta o caráter
nacional da organização sindical, aos fins do art. 103, IX, da
Constituição. Em se tratando de profissionais liberais, há a
Confederação Nacional das Profissões Liberais, que reune, em grau
mais elevado, as entidades sindicais dessa área de atividades
profissionais. Não se admite, outrossim, no conceito de entidade de
classe de âmbito nacional, ente sindical, e...
Data do Julgamento:24/10/1991
Data da Publicação:DJ 15-05-1992 PP-06781 EMENT VOL-01661-01 PP-00068 RTJ VOL-00144-02 PP-00434
-"Habeas corpus" contra decreto de expulsão.
Pedido indeferido, por não ter ocorrido o suposto
cerceamento de defesa no procedimento administrativo, nem comprovada
a guarda da prole e respectiva dependência econômica.
Ementa
-"Habeas corpus" contra decreto de expulsão.
Pedido indeferido, por não ter ocorrido o suposto
cerceamento de defesa no procedimento administrativo, nem comprovada
a guarda da prole e respectiva dependência econômica.
Data do Julgamento:24/10/1991
Data da Publicação:DJ 08-11-1991 PP-15953 EMENT VOL-01641-01 PP-00125
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Falta legitimidade
ativa ao Diretorio Regional ou a Executiva Regional de Partido
Político, com representação no Congresso Nacional, para propor ação
direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal.
A disposição do inciso VIII, do art. 103, da Constituição, pressupoe
procedimento do Diretorio Nacional do partido político, com
representação no Congresso Nacional. O órgão regional não representa
o partido político, senao nos limites de sua atuação estadual. Ação
de que não se conhece, por ilegitimidade ativa da requerente,
Executiva Regional do Piaui, de Partido Político. Pedido de cautelar
prejudicado.
Ementa
Ação Direta de Inconstitucionalidade. Falta legitimidade
ativa ao Diretorio Regional ou a Executiva Regional de Partido
Político, com representação no Congresso Nacional, para propor ação
direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal.
A disposição do inciso VIII, do art. 103, da Constituição, pressupoe
procedimento do Diretorio Nacional do partido político, com
representação no Congresso Nacional. O órgão regional não representa
o partido político, senao nos limites de sua atuação estadual. Ação
de que não se conhece, por ilegitimidade at...
Data do Julgamento:24/10/1991
Data da Publicação:DJ 07-02-1992 PP-00737 EMENT VOL-01648-01 PP-00037 RTJ VOL-00138-01 PP-00089